Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:49:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Otávio - oitavador valvulado  (Lida 34847 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« : 04 de Agosto de 2011, as 15:39:59 »

Oi Pessoal

Otávio nasceu e já está cantando bonito. Novamente tive a ajuda dos amigos André e Valdir para testar mais essa engenhoca. Agora preciso desenhar o esquema e fazer a memória de cálculo para futuras referências.

Sei que a boa prática da engenharia manda a gente desenhar e fazer a memória de cálculo antes, mas eu gosto de trabalhar "on the fly"!

Veja o video do Andre e não esqueçam de dar +1 pra ele:

http://www.youtube.com/watch?v=9GTvd1zSinE

O narigudo que se intromete no meio da apresentação sou eu!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 15 de Abril de 2014, as 07:49:49 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fovb
Visitante
« Responder #1 : 04 de Agosto de 2011, as 16:16:41 »

 Palmas

Muito bom o som Eduardo! Parabéns pelo projeto!!!

O problema vai ser escolher qual rim vender para conseguir dinheiro pra comprar as peças  Cheesy

Aguardo ansioso o layout para comprar contigo os componentes, ja vou aproveitar e pegar do BW junto...

Grande abraço.
Registrado
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #2 : 04 de Agosto de 2011, as 16:33:19 »

Maaaaaaaaaaaaaanooooooooooo  Huh? Huh? Huh? Huh? Huh?


 Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro Metaleiro
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
plautz
Visitante
« Responder #3 : 04 de Agosto de 2011, as 16:39:47 »

Palmas

Muito bom o som Eduardo! Parabéns pelo projeto!!!

Faço dessas as minhas palavras também!  Legal!

Citar
Aguardo ansioso o layout

Já ví que vai sobrar pra mim....

Abraços.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 04 de Agosto de 2011, as 18:37:26 »

Rapaaizzz!  Shocked  Legal!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #5 : 04 de Agosto de 2011, as 18:38:26 »

Se precisar de mais "layouteiros" estamos ai...

Parabéns pelo projeto Eduardo... massa demais...
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #6 : 04 de Agosto de 2011, as 18:43:36 »

Muito bom!

(o que são esses controles que ele tem?)
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #7 : 04 de Agosto de 2011, as 18:46:26 »

Como ficou a alimentação dele Eduardo?
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #8 : 04 de Agosto de 2011, as 19:06:50 »

Eduardo hey, é você que estava espremendo a válvula pra ver se saia mais caldo, _ o cara debulhou na guitarra meu, que sonzera!!!

parabéns pelo projeto
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 04 de Agosto de 2011, as 21:42:02 »

Bom demais, parabéns!!! Palmas
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 04 de Agosto de 2011, as 22:27:30 »

Eduardo, mandou muito bem!  Aliás, vocês dois!   Legal! Legal!
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 05 de Agosto de 2011, as 15:57:03 »

Oi Pessoal

Deixei este tópico para responder por último, pois queria fazer isso com calma. Ficou meio longo, mas tem muita coisa para falar. Espero que não fiquem entediados!

Antes de mais nada, ninguém vai ter que vender rim para montar um Otávio. As válvulas que estão nele, e que vocês ouviram, são usadas! O jogo todo fica em R$49,00. As peças usadas que eu tenho na loja são boas! Só vendo como usada porque vieram em lotes sem caixinha, não dá para ler o código, tem manchas no vidro ou estão com aspecto ruim. Fora isso, dão leitura de peça nova no testador. Não vendo peça com menos de 90% de emictância, que é o mínimo exigido de uma peça nova. As do Otávio estão bonitas porque foram lavadas com água e sabão (válvula é a prova d'água!)

Eu também fiquei bem feliz com o som do Otávio, mas sem o André ele não faz som nenhum. Está aqui na minha frente calado. Tenho muita sorte em ter amigos como o André e o Valdir que se dispõem a interromper suas coisas para me atender e postar um vídeo. A ajuda que eles me deram tanto no Otávio quanto no Baby Wonder não tem preço!

Eu apareço espremendo a válvula porque desrespeitei aquilo que sempre prego aqui. Nunca usem peças velhas. Não vale a pena. Só dá dor de cabeça e você pode condenar o que seria um projeto excelente por serem sovinas. No meu estoque particular, eu tinha apenas dois soquetes novos deste tipo que usei. Em vez de pegar um novo no estoque da loja, arranquei um de um outro experimento que estava fazendo. O resultado foi que o pino 6 da 6SQ7 estáva dando mau contato e perdi um tempo para descobrir isso. Gastei uma lata de limpa contato no desgraçado, apertei contatos, raspei e acho que vou acabar trocando. No meio do vídeo eu encanei com o som e achei que poderia ser o tal mal contato que me atormentou tanto enquanto eu testava o Otávio no osciloscópio. Por isso fui ver se estava bem encaixada. Nunca usem peça velha!

Os controles do Otávio são, da esquerda para a direita, volume, tom e ganho. O tom é um circuito um Big Muff simples, mas que dá um bom caldo!

A fonte do Otávio é um assunto bem interessante e que merece um artigo todo a parte. Vou apenas dar uma ideia para vocês irem pensando a respeito. Para não ter dor de cabeça com ruído, resolvi usar tensão regulada nos filamentos. Estou usando um 7806, fornecendo 1,2A e o integrado está trabalhando com folga! A mágica eu conto depois. A alta tensão dele é que é interessante. O primário dele é 0V-127V-220V. O que eu fiz foi abrir o papel de fora, soltar o enrolamento 127V-220V e usar como HT. Então fiquei com um transformador 0-127V no primário, 9V+9V por 2A em um secundário e 0-93V em outro novo secundário. Aplico esses 93V em um dobrador de onda completa e tenho lindos 250V para alimentar minhas válvulas!

Com esta técnica dá para puxar no enrolamento separado todo o excedente de carga que não foi pego no secundário principal. Como eu gastei 1,2*9=10,8VA nos filamentos, restam 7,2VA dos 18VA que o transformador pode dar. Assim posso puxar 7,2/250=28mA sem medo! Eu sei que o primário deve suportar uma corrente de 18/220=81mA, que é o limite de capacidade do fio usado. O dobrador vai puxar 56mA para fazer os meus 250V com 28mA. O Otávio precisa de apenas 6mA para funcionar. A ideia básica e esta, mas será assunto de outro artigo bem detalhado.

Quando comecei este projeto, eu não poderia imaginar a que resultado chegaria. Só tinha certeza que seria algo completamente diferente. De todos os oitavadores que eu estudei, o Otávio é o único que não tem que lidar com o problema do cross-over dos diodos. O que me motivou a ir em frente foi uma frase de Oscar Niemeyer:

"Podem gostar ou não do que veem, porém não podem dizer que viram antes algo parecido. Podem ver algo melhor, mas não parecido."

Tenho minhas ressalvas com ele, como é normal para todo engenheiro ter rusgas com arquitetos, mas gosto de trabalhar assim! Agora preciso desenhar o que fiz para nossos amigos fazerem as placas.

Respondi todo mundo?

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 05 de Agosto de 2011, as 16:08:03 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #12 : 05 de Agosto de 2011, as 16:56:44 »

Respondeu lindamente... rs

No aguardo do esquema.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 08 de Agosto de 2011, as 16:22:37 »

Senhores!

Eu lhes dou Otávio!

A partir deste momento o circuito é de domínio público.

O esquema que estou postando é um pouco diferente do que vocês viram no primeiro vídeo. Incluí uma chave para selecionar os modos oitavador ou booster e ajustei a resposta em frequência. O André está fazendo um novo vídeo demonstrando o Otávio em toda sua versatilidade.

Roteadores de plantão! Agora é com vocês! O esquema do Eagle esta no ZIP.

Grande abraço

Eduardo
« Última modificação: 08 de Agosto de 2011, as 17:14:33 por Plautz » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
plautz
Visitante
« Responder #14 : 08 de Agosto de 2011, as 17:15:05 »

Resorvido.

Abraços.
Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal