Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:25:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 22 23 [24]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 94612 vezes)
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #345 : 18 de Julho de 2016, as 10:55:47 »

Acho que ficou bem legal nesta disposição.  Bravo
Mas um send-return acho que caberia bem, não acha?
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #346 : 01 de Junho de 2017, as 12:03:01 »

Amigo FernandoBelo,

Eu já fiz duas montagens desse GK400RB do site construyasuvideorockola.com.... Achei a placa muito grande e redefini seu layout, e cheguei na metade do seu tamanho, ou seja, 15cm x 8cm.  Mas nessa versão, os controles via potênciometro, não poderiam ser soldados na placa.  Optei pela versão com 19cmx8cm, também feita por mim, e nessa os potenciômetros estão fixo na placa.  Eu concordo com você, que os efeitos proporcionados pelas chaves, são praticamente descartáveis, não surtem grande diferença.  Porém, o meu problema com esse PRÉ-Amplificador, se encontra na saturação e o zumbido que ele apresenta. estou enviando a versão do layout da placa feita por mim.  Estou fazendo testes, mas o zumbido e a saturação que ocorreu, aumenta ainda mais quando usamos o baixo como ativo, é algo que queria conseguir solucionar...pois demandou um bom tempo para deixar a placa assim, e tenho até aspiração em fazer uma versão ainda mais compacta tecnologia SMT(Tecnologia de montagem superficial), mas para isso, queria solucionar estes problemas. Fico no aguardo da análise dos amigos, e caso a versão que você montou não apresente este problema, se o  amigo identificar qual a possível causa, eu faço a correção.

« Última modificação: 01 de Junho de 2017, as 13:50:00 por MarlynRoots » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #347 : 01 de Junho de 2017, as 12:22:27 »

MarlynRoots

Sendo sua primeira postagem aqui no Handmades, seja bem-vindo.
Porém aqui no fórum Handmades, existem regras sobre internetês e abreviações que devem ser respeitadas. Por isso edite e corrija sua postagem anterior para resolver esse problema.

A moderação.
« Última modificação: 02 de Junho de 2017, as 09:19:04 por Matec » Registrado
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #348 : 02 de Junho de 2017, as 11:41:08 »

Continuando, testei o primeiro estagio do projeto do Elliot, surpreendente em ganho e clareza de som, controle de ganho perfeito e ainda o lance do capacitor como chave de ativo/passivo sensacional.


Não sei se o video demostra bem o que quero dizer, mas ao vivo impressiona.

https://www.youtube.com/watch?v=X8eRna5yQ48

Olá Amigo Fernando Bello,

Você teria o esquema completo desse projeto do pré-amplificador do Elliot? eu gostaria muito de observá-lo pra ver se seria viável dar continuidade aos testes iniciado por você, pois o som que obteve neste primeiro estágio, está muito bom.  Queria ver se é um projeto muito grande, ou se daria pra fazer uma réplica completa dele e testar.  Desde já agradeço!

« Última modificação: 03 de Junho de 2017, as 20:14:30 por kem » Registrado
rodlburigo
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 410

Obrigado
-Dado: 93
-Recebido: 121



« Responder #349 : 02 de Junho de 2017, as 12:20:24 »

Olá MarlynRoots,

Não sou o FernandoBelo, mas está aí:
http://sound.whsites.net/project152-1.htm
Eu também tenho interesse em continuar este projeto, mas ando sem muito tempo para montar os protótipos.
Podemos continuar trabalhando em conjunto!  Legal!
Registrado

Mesmo a maior jornada começa com o 1º passo!
Rodrigo.
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #350 : 03 de Junho de 2017, as 19:05:23 »

Olá MarlynRoots,

Não sou o FernandoBelo, mas está aí:
http://sound.whsites.net/project152-1.htm
Eu também tenho interesse em continuar este projeto, mas ando sem muito tempo para montar os protótipos.
Podemos continuar trabalhando em conjunto!  Legal!

Obrigado amigo pela atenção e consideração.  Eu enviei aquela mensagem, mas no mesmo dia, encontrei esse site, através de outro companheiro de um outro fórum.  Teria o maior prazer de poder executar em parceria, porém não acredito que consiga, pois as ameaças constantes de banimento, ainda que estejamos aprendendo a lidar com um site novo, e a forma arrogante como isso é colocado, digamos que não é nada agradável, pois ainda que estejamos com a razão, a maneira como se faz, não precisa ser....bom...acredito que serei banido mesmo, mas novamente obrigado amigo pelo retorno e atenção...Abraços Legal!
« Última modificação: 03 de Junho de 2017, as 21:44:00 por MarlynRoots » Registrado
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #351 : 05 de Junho de 2017, as 13:06:16 »

Olá Amigo rodlburigo,

Eu também tô sem tempo, dividindo meu tempo entre trabalho, obra de dois andares em minha casa nova, e os outros afazeres.  Eu já conhecia esse site, mas decidi entrar nele só agora, pra tentar interagir nesse tópico específico sobre pré-amplificador para contra baixo.  Vou tentar a longo prazo, ir desenvolvendo os protótipos. Pena que o FernandoBello não deixou o esquema montado por ele, pelo menos em rabisco, dessa etapa que se encontra nesse site passado por você.  Eu também gostei muito do som que ele conseguiu somente com aquela etapa montada, muito limpo mesmo, e me parece com um bom ganho. De qualquer forma, vamos ver no que vai dar.  Abraço


« Última modificação: 05 de Junho de 2017, as 13:12:02 por MarlynRoots » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #352 : 05 de Junho de 2017, as 13:23:26 »

Imagino que o "pedaço" que o Fernando montou seja esse aqui:

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #353 : 05 de Junho de 2017, as 13:40:25 »

Imagino que o "pedaço" que o Fernando montou seja esse aqui:


Obrigado amigo Kem, vou baixar o datasheet do Circuito Integrado, para poder adquirir e montar um protótipo e observar o que consigo aqui.  Espero que na eletrônica aqui do meu bairro tenha ele, pois senão só pedindo pela net, daí tenho que esperar a oportunidade de adquirir mais coisas pra aproveitar o frete.  Abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #354 : 05 de Junho de 2017, as 14:56:49 »

Pra experimentar pode ir de TL072 (ou 62 ou 82) mesmo. Esse você vai achar.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #355 : 05 de Junho de 2017, as 19:17:58 »

Pra experimentar pode ir de TL072 (ou 62 ou 82) mesmo. Esse você vai achar.

Ok amigo. Então como o TL072 já tenho em mãos, vou fazer o primeiro teste com ele, e quando passar pela eletrônica ao longo da semana, compro um OPA2134PA, daí analiso pra ver as diferenças no uso de um ou outro, se houver.  Eu olhei o datasheet do OPA2134PA, e reparei que a ligação dos dois são bem parecidas. Tô imprimindo agora a imagem pra montar na protoboard, e ia deixar vago só o local do circuito integrado, mas usarei o TL072, e a princípio uma alimentação de 12V.  Abraço
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #356 : 05 de Junho de 2017, as 21:54:57 »

Se você tiver um transformador de 12V, faça um dobrador de onda completa pra alimentar esse estágio do pré como na imagem abaixo (esquerda).
Assim você vai ter uns  +15/-15V. Só 12V ou 15V simples vai dar muito pouco headroom.

« Última modificação: 05 de Junho de 2017, as 21:59:21 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #357 : 06 de Junho de 2017, as 13:00:25 »

Salve Kem,

Mais uma vez obrigado pela atenção.  Eu tenho um Transformador center Tap 12V-0-12V.  Para o teste inicial, iria usar uma dessas fontes prontas mesmo tipo celular, pra não ter que montar o circuitinho de retificação, preguiça é desleixo Grin . Vou preparar, ou até já tenha uma plaquinha de retificação dessas prontas na bagunça. Tô separando os componentes pra poder realizar a montagem.  Ontem fiquei olhando a página do circuito, e observando as outras etapas e suas conexões. Se os componentes lá assinalados nos esquemas estiverem todos certinhos, talvez seja possível ir montando e testando as etapas, e com certeza vou consultar o amigo quando eu esbarrar com as dúvidas.  Forte abraço!

Já separei os componentes. Achei todos eles aqui no baú.  Só o potenciômetro que só tenho um de  10k, mas pra teste usarei um outro de 20k.  Agora só montar ele, daí brevemente farei o teste, e ficando tudo na boa, posto um pequeno vídeo com o teste.  Abraço
« Última modificação: 06 de Junho de 2017, as 20:08:24 por MarlynRoots » Registrado
MarlynRoots
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 1


« Responder #358 : 09 de Junho de 2017, as 17:41:35 »

Olá amigo,

Montei o circuito, mas não deu pra organizar a alimentação para testar. Breve farei isso.  O circuito integrado to seguindo a sugestão do amigo Kem, pois nem passei pela eletrônica, então nem tive como comprar o OPA2134pa, e o potenciômetro VR1B tô usando um de 20k, pois não tinha outro de 10k.

Registrado
castrodga
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 62

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #359 : 12 de Julho de 2017, as 01:03:19 »

E ai pessoal, tudo certo?

Bom, como alguns colegas aqui do fórum, também me aventurei a montar o pré do 400rb do construyasuvideorockola, aliás estou usando ele no meu amplificador. Ele realmente tem um timbre muito bom, porém com aquele problema que o edyguitar cita no tópico dele. Além disso, eu sou bem simplista, e admito para vocês que nem cheguei a encostar em todas aquelas chavinhas hahaha. Por fim, um knoob de volume, boost e o de master, acho bem exagerado. Porém uma coisa que eu gostei desse circuito é o seu EQ, simplesmente perfeito. Então estou pensando em mexer no pré(não no momento, estou bem sem tempo, então estou só nas idéias por enquanto).

Gostei bastante do vídeo que o Fernando Bello fez do teste do circuito de ganho do site do Elliot, além disso, o circuito DI também é muito interessante. Então juntei essas partes com o equalizador do GK. Por fim, um seguidor de tensão e um filtro que tem por finalidade atenuar baixas e altas frequências(abaixo dos 50Hz e acima de uns 5kHz, por aí) e principalmente dar um ganho de aproximadamente uns 3dB nas frequências agudas(lá pelos 2kHz). A ideia aqui é o "presence".

Por hora fica: Entrada, chave de ganho, controle de ganho, os 4 controles de EQ, controle master. Controle de saída balanceada, chave ground lift, e saída XLR.

Abaixo o circuito do DI, simulação da ultima parte e o circuito completo.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

É uma contribuição bem simples, mas espero que de um up no animo da galera das quatro cordas 

Como eu disse estou sem tempo, então nem pude chegar a testar ainda, mas pretendo logo que puder. Para quem tiver interesse em usar a ideia para dar continuidade ao projeto, fiquem a vontade para usar o esquema, qualquer coisa me avisa que eu passo os arquivos(e já peço desculpas pela péssima qualidade da ultima imagem, foi um print muito mal feito, mas não faço ideia de como melhoro a resolução dela para dar zoom e ver com mais detalhes).

Abraços, Gabriel.
Registrado
Páginas:  1 ... 22 23 [24]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal