Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 19:08:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 94633 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #75 : 21 de Agosto de 2011, as 10:21:19 »

Bossman,

desculpa, mas cometi um erro no esquema, ao passar os dados da simulação para o mesmo:
- C4 deveria ser 15 nF e não 1,5 nF.
- C11 deveria ser 15nF e não 2,7 nF.

Por favor experimente usar os seguintes valores acima e devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série). O valor de 1 nF diminui a excursão dos agudos.

O valor de 3k e 33pF não interferem tanto.

Uma outra experiência é, C1 = 220nF e C4= 22nF (isso fará que os graves sejam localizados na região dos 55Hz.


Resumindo:

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Freq Hz[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C1[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C4[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]55[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]220 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]22 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]100[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]150 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]15 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[/table]
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #76 : 21 de Agosto de 2011, as 10:33:56 »

Bossman,

desculpa, mas cometi um erro no esquema, ao passar os dados da simulação para o mesmo:
- C4 deveria ser 15 nF e não 1,5 nF.
- C11 deveria ser 15nF e não 2,7 nF.

Por favor experimente usar os seguintes valores acima e devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série). O valor de 1 nF diminui a excursão dos agudos.

O valor de 3k e 33pF não interferem tanto.

Uma outra experiência é, C1 = 220nF e C4= 22nF (isso fará que os graves sejam localizados na região dos 55Hz.


Resumindo:

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Freq Hz[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C1[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C4[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]55[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]220 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]22 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]100[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]150 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]15 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[/table]

Não tem problema! Vou procurar as peças aqui e vamos aos testes !  Você deseja que eu poste samples de como o circuito está ou só depois de fazer as modificações sugeridas ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #77 : 21 de Agosto de 2011, as 10:37:08 »

Bossman,

guarde alguma gravação dele agora. Acho que será de alguma ajuda.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bec2010
Visitante
« Responder #78 : 21 de Agosto de 2011, as 11:06:23 »


Uma outra experiência é, C1 = 220nF e C4= 22nF (isso fará que os graves sejam localizados na região dos 55Hz.

Resumindo:

[t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]Freq Hz[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C1[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]C4[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]55[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]220 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]22 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[tr][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]100[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]150 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]|[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)]15 nF[/t d (moderador, peço que me suspenda do fórum)][/tr]
[/table]

Somente para constar, 55Hz é uma frequencia muito baixa (grave), melhor deixar em torno de 100Hz mesmo, ou 120, um teste com ou 200Hz também seria uma boa, se não me engano 200Hz é a frequencia de graves usada pelos Ampeg...

GENTE GENTE, NÃO DÁ PRÁ COLOCAR UMA CHAVINHA SPDT NO PROJETO PARA SELECIONAR ENTRE ESSES CAPACITORES DE FREQUENCIA? Seria uma opção muito versátil para nós baixistas...


-----
Sim, da para ligar no return.
Eu faço isso em testes.
Uma unica observaçao, é referente ao nivel de sinal.

Haveria algum problema com relação ao nível de sinal?
Por favor mais detalhes Amorin...
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, as 11:23:01 por bec2010 » Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #79 : 21 de Agosto de 2011, as 12:46:31 »

Camaradas gostaria de uma ajuda, quanto à alimentação desse circuito:

Percebi que GND está na conexão de C8/R8/C9 e no pino 5 do TL072.
Devo usar como +B o pino 8 e -B o pino 4???
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #80 : 21 de Agosto de 2011, as 12:52:28 »

Haveria algum problema com relação ao nível de sinal?
Por favor mais detalhes Amorin...
Desculpe por nao ter sido mais expressivo.  Roll Eyes

Em relaçao ao nivel de sinal, é que o send-return tem um nivel de entrada e saida, que varia dependendo da marca, modelo, etc.
Geralmente, este nivel é em torno de -20dB, que é o nivel medio de sinal de pedais e pedaleiras mult-efeitos.

Ha modelos, que tem uma chave para mudar o nivel, ou o nivel é maior, neste geralmente é 0dB ou +2 ou +4dB.
Esses niveis sao para ser usados com outros tipos de equipamentos, como por exemplo, um equalizador, mesa, ou racks em geral.
Geralmente racks de efeitos, quando sao proprios para intrumentos musicais, costumam ter uma chave de nivel tambem, para se adequar melhor. Mas os racks mult-uso, ou que nao sao especificos para instrumentos, atuam em outros niveis, como na faixa de -7db e 0dB.

Para haver um bom casamento de nivel de sinal, é bom que o pre tenha o mesmo ou aproximado nivel de sinal.

NAo se preoculpe se o nivel nao for igual (ou proximo), nao danifica o equipamento, apenas tera uma distorcao.

PAra baixar o nivel, voce adiciona um resistor em serie com a saida, e adicona mais outro resitor da saida para o GND.
Os valores tem que ser testados-calculados, isso depende muito da intensidade do sinal.


Por favor experimente usar os seguintes valores acima e devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série).

Nao funciona muito bem, na pratica.
Veja:
Ao passar pelo 1nF esta bem, mas ao passar pelo 470pF, este dara passagem aos agudos, e limitara os graves.
Teoricamente, em paralelo, acontecera igual, os agudos "vazaram" pelo capacitor de menor valor...

Um pouco complexo para explicar isso...

Mas faça um pequeno teste:
Coloque um capacitor de 47nF na entrada de um amp, teste.
Agora em serie com este capacitor, coloque um de 470pF ou menor. Se medir o valor da assossiacao dos capacitor sera um valor, obvio.
Mas agora teste, o que resulta?
Mais agudos, e menos graves?

É o que acontece.
Em paralelo acontece algo semelhante.
Se colocar o de 470pF em paralelo com o de 47nF, tera uma passagem de agudos maior...

Obs. Volores simbolicos.

Por isso tenho duvidas quanto ao funcionamento da assossiaçao dos capacitores, como filtro e outras finalidades funciona bem, mas com acoplamento de audio, as vezes parece fugir das regra...
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #81 : 21 de Agosto de 2011, as 13:02:59 »

Bossman,

guarde alguma gravação dele agora. Acho que será de alguma ajuda.

Guardei logo duas! Favor não levar em consideração a rádio ao fundo, mas é porque moro perto de um repetidora de rádio e pra completar o circuito do TBP-1 está todo aberto e sem blindagem alguma então acho que é até normal que ele capte sinais de rádio.

Esses samples foram gravados com o circuito do jeito que eu montei primeiramente e acho que servirá pra futura comparações, ou não...

http://www.4shared.com/audio/h71rUQRG/TBP-1_verso_10_sample1.html
http://www.4shared.com/audio/lrJc_13u/TBP-1_verso_10_sample2.html

E por favor não ouçam em míseras caixinhas de PC, sob pena de não poder ouvir/sentir um pouco da pressão sonora do bixo! Evil

-----

... devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série).

Quis dizer em paralelo ?
« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, as 13:14:43 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #82 : 21 de Agosto de 2011, as 13:41:52 »

... devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série).

Quis dizer em paralelo ?

Isso! desculpa!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bec2010
Visitante
« Responder #83 : 21 de Agosto de 2011, as 14:32:20 »

PAra baixar o nivel, voce adiciona um resistor em serie com a saida, e adicona mais outro resitor da saida para o GND.

Não dá prá colocar mais uma chavinha prá fazer isso também...

-----
E por favor não ouçam em míseras caixinhas de PC, sob pena de não poder ouvir/sentir um pouco da pressão sonora do bixo! Evil

Acabei de ouvir com fones profissionais.

Não está nenhum bixo a pressão sonora não.

Mas você conseguiu fazer duas equalizações bem equilibradas, gostei bastante, acho que vocês estão no caminho...

A propósito, com que contrabaixo você gravou? Aí fica até mais fácil ter uma idédia de quanto essa equalização está atuando no timbre do instrumento...

« Última modificação: 21 de Agosto de 2011, as 14:40:10 por bec2010 » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #84 : 21 de Agosto de 2011, as 14:44:21 »

Acabei de ouvir com fones profissionais.

Não está nenhum bixo a pressão sonora não.

Mas você conseguiu fazer duas equalizações bem equilibradas, gostei bastante, acho que vocês estão no caminho...

A propósito, com que contrabaixo você gravou? Aí fica até mais fácil ter uma idédia de quanto essa equalização está atuando no timbre do instrumento...

Ok mas eu não disse que a pressão sonora estava "o bixo" você interpretou erroneamente . Gravei com um contrabaixo da marca "bossman" conhece ? Aposto que não... haha .Como já escrevi ele é de 5 cordas e com dois captadores duplos Kent Armstrong. Sou grato a você porque depois de 24 downloads você pelo menos emitiu sua opinião, Obrigado!

-----
desculpa, mas cometi um erro no esquema, ao passar os dados da simulação para o mesmo:
- C4 deveria ser 15 nF e não 1,5 nF.
- C11 deveria ser 15nF e não 2,7 nF.

Por favor experimente usar os seguintes valores acima e devolva C10 = 1,5nF (ou coloque um de 1nF + 470pF em série). O valor de 1 nF diminui a excursão dos agudos.

Haroldo acabo de fazer as modificações dos capacitores sugeridas por você acima, mas sem ainda trocar o integrado (até mesmo para eu ter uma base de comparação). Meus impressões foram as seguintes:

Me parece que o equalizador ficou situado numa região mais grave do espectro

Senti o baixo mais "macio" ao tocar, quero dizer que ele perdeu um pouco de sensibilidade (de maneira nenhuma quero dizer que essa característica é ruim!)

Soou menos embolado também!

Perdeu os médios quase todos, antes com uma equalização aqui era possível ouvir nítidamente os médios mesmo eu estando tocando num amplificador sem driver de médios coisa impressionante.

O pot. de graves quando posto no mínimo faz perder grande parte do volume. (Mas quem é que vai tocar com um amp. de baixo com o pot de graves no mínimo não é mesmo ??  Cheesy)

É isso ai estamos lapidando a pedra! E eu sigo na busca pelo 072 perdido.




-----
Camaradas gostaria de uma ajuda, quanto à alimentação desse circuito:

Percebi que GND está na conexão de C8/R8/C9 e no pino 5 do TL072.
Devo usar como +B o pino 8 e -B o pino 4???

Jupterra alimentação positiva no pino 8 e negativa no pino 4, lembrando que tem que se usar uma fonte simétrica.

-----
Já que o espanhol é permitido aqui. Lo prometido es deuda!

http://www.4shared.com/photo/tbqKVO_a/IMG00131-20110821-1110.html

Agradecimentos especiais ao Chris que fez o layout mais do que rapidamente! Desculpa Haroldo e Plautz, mas na minha cidade não encontrei as placas padrão e o preço que estão cobrando numa protoboard é um absurdo! Pode até parecer desculpa esfarrapada mas creia me, não é.
« Última modificação: 22 de Agosto de 2011, as 00:33:44 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #85 : 23 de Agosto de 2011, as 14:09:15 »

Bossman,

você testou o setup para 55 Hz?

Pessoal,

Acho que a falta de médios será remediada com a sessão de médios do equalizador. O valor errado do capacitor fazia com que o grave desviasse em direção aos médios.

Nesta questão, conversando com o Alex Frias, ele disse me que talvez fosse melhor duas bandas de pédios fixas do que duas paramétricas. No projeto de paramétrico que estou finalizando, e neste caso quem fará o protótipo serei eu, cada sessão de médios usa quatro op-amps. Com duas sessões, serão 8 op-amps. Agora eu pergunto, será que vale a pena esta complexidade maior?

Gostaria que argumentássemos este assunto em especial, ou seja,

     opção 1: duas sessões de médios fixas (neste caso quais seriam as bandas?);
     opção 2: duas sessões paramétricas (neste caso, quais seriam os inícios e fim de bandas de cada sessão?)

Continuarei com o projeto do paramétrico de qualquer forma.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bec2010
Visitante
« Responder #86 : 23 de Agosto de 2011, as 14:31:19 »

Gostaria que argumentássemos este assunto em especial, ou seja,

     opção 1: duas sessões de médios fixas (neste caso quais seriam as bandas?);
     opção 2: duas sessões paramétricas (neste caso, quais seriam os inícios e fim de bandas de cada sessão?)

E porque não somente uma sessão de médios paramétrica? Gk e Ampeg são assim...

Sendo paramétrica basta uma sessão..., somente é necessário duas sessões no caso de serem fixas para haver maior flexibilidade, mas no caso de haver um controle paramétrico não há necessidade de duas sessões.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 14:35:01 por bec2010 » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #87 : 23 de Agosto de 2011, as 14:46:12 »

Ok:

   opção 1: duas sessões de médios fixas (neste caso quais seriam as bandas?);
   opção 2: duas sessões paramétricas (neste caso, quais seriam os inícios e fim de bandas de cada sessão?)
   opção 3: uma sessão paramétrica (neste caso, quais seriam os inícios e fim da banda de médios)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #88 : 23 de Agosto de 2011, as 15:03:25 »

Uma pergunta: a idéia seria buscar novas opções, mesmo que nem tão originais assim, ou apenas pegar o que já existe e tem bastante aceitação popular e formular uma colcha de retalhos? Ou mesmo um pouco das duas coisas?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #89 : 23 de Agosto de 2011, as 15:07:45 »

Uma pergunta: a idéia seria buscar novas opções, mesmo que nem tão originais assim, ou apenas pegar o que já existe e tem bastante aceitação popular e formular uma colcha de retalhos? Ou mesmo um pouco das duas coisas?

Neste primeiro momento, estou focado na seção de equalização. Depois pensava em cobrir "as outras opções".

Acho que não adianta projetar a coisa toda no início, e como todo pré precisa de equalização, este é um bom lugar para começar.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.079 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal