Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 06:39:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 24   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: TBP-1 Pré Amplificador para contrabaixos  (Lida 94601 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #90 : 23 de Agosto de 2011, as 15:47:06 »

É o que vai dizer como soará o bicho!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #91 : 23 de Agosto de 2011, as 18:00:58 »

Bossman,

você testou o setup para 55 Hz?

Pessoal,

Acho que a falta de médios será remediada com a sessão de médios do equalizador. O valor errado do capacitor fazia com que o grave desviasse em direção aos médios.

Nesta questão, conversando com o Alex Frias, ele disse me que talvez fosse melhor duas bandas de pédios fixas do que duas paramétricas. No projeto de paramétrico que estou finalizando, e neste caso quem fará o protótipo serei eu, cada sessão de médios usa quatro op-amps. Com duas sessões, serão 8 op-amps. Agora eu pergunto, será que vale a pena esta complexidade maior?

Gostaria que argumentássemos este assunto em especial, ou seja,

     opção 1: duas sessões de médios fixas (neste caso quais seriam as bandas?);
     opção 2: duas sessões paramétricas (neste caso, quais seriam os inícios e fim de bandas de cada sessão?)

Continuarei com o projeto do paramétrico de qualquer forma.

Haroldo ainda não testei o setup de capacitores pra 55Hz porque queria um parecer seu sobre os testes que fiz primeiro, agora sim irei fazer os testes com esse setup pra 55Hz. 4 Opamps por seção de médios !? Eita! Melhor usar dois quad opamp tipo o TL074 correto ?

Sobre as opções eu voto pela opção 2. Sobre as frequências eu deixo pros baixistas de ofício opinarem, caso não haja interresse ai sim dou meu pitaco.

-----
Uma pergunta: a idéia seria buscar novas opções, mesmo que nem tão originais assim, ou apenas pegar o que já existe e tem bastante aceitação popular e formular uma colcha de retalhos? Ou mesmo um pouco das duas coisas?

Acho que seriam um pouco das duas coisas Alex, falando nisso... Haroldo você desistiu de meter umas válvulas nesse bixo ? Tinha comentado sobre a 6AU6 certo ?

-----
Mais um reporte que queria deixar aqui é que com TL072 o pré deu beeeem menos ruídos, mas quanto a som não deu pra notar uma grande melhora com esse CI não.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 18:12:59 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #92 : 23 de Agosto de 2011, as 18:28:31 »

Me parece que o TL so tem diferença perceptivel com medios acima...
Parece nao responder abaixo de 100Hz.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #93 : 23 de Agosto de 2011, as 20:34:53 »

Esclarecendo:

- pretendo usar a válvula, mas na fase após fecharmos a questão do controle de tonalidade;
- se a galera quer menos ruído, talves o TL-082 seja mais indicado;
- pretendo entregar uma saída máxima de 1V RMS na saída do pré. Acredito que este valor seja bom para a maioria dos powers e efeitos externos;
- podemos ter um circuito de mandada de efeito que cubra os circuitos mais sensíveis, como pedais, e que recupere o sinal para enviar a power;
- gostaria de uma bela saída de linha, balanceada e se possível com firulas. (isso sim iria garantir gravações de baixo poderosas);
- posso estar enganado, mas já usei o TL-072 com DC, não conheço a limitação dele em 100 Hz (não se iluda com os gráficos do datasheet que começam em 100 Hz).

Continuemos a questão do controle de tom. Vamos que a coisa está esquentando. Se mais gente montasse a fase 1 do protótipo ajudaria.

Bossman, relação aos agudos, eles estão adequados?
« Última modificação: 23 de Agosto de 2011, as 20:39:25 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #94 : 23 de Agosto de 2011, as 20:41:31 »

Haroldo, nao sei responder com exatidao, mas o TL 082 nao teria o mesmo problema de nao responder abaixo de 100Hz?
JA que a diferença do 082 para o 072, é que o 072 é low noise e o 082 nao.
Um CI que sei que é silencioso e responde na area do 100Hz e abaixo, é o 4560.
Registrado

hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #95 : 23 de Agosto de 2011, as 20:45:12 »

Haroldo, nao sei responder com exatidao, mas o TL 082 nao teria o mesmo problema de nao responder abaixo de 100Hz?
JA que a diferença do 082 para o 072, é que o 072 é low noise e o 082 nao.
Um CI que sei que é silencioso e responde na area do 100Hz e abaixo, é o 4560.

Como corrigi acima, já usei o TL-072 com DC. Não tenho conhecimento da limitação do mesmo em 100 Hz.

Como o 081 consume menos corrente, assim sendo ele é inerentemente menos ruidoso (menos corrente = menos ruído térmico). Mas para falar a verdade, eu tenho uma tara muito especial pelos 072.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #96 : 23 de Agosto de 2011, as 22:10:50 »

Os 072 são bem legais mesmo e não sei se nessa opção de pré seriam problemáticos em termos de ruído, muito menos em termos de resposta abaixo de 100Hz. Os 082 são reconhecidamente menos ruidosos. Tem os NE5532, que são bem HI-FI e ainda baratos se comparados aos BurrBrown da vida, mas apresentam impedância de entrada bem mais baixa... Eu defendo a idéia de um pré como o de guitarra do site: bom demais usando apenas componentes mais manjados.. TL072 na cabeça, ao menos como ponto de partida.

EQ: dois shelvings nas pontas com dois passa-banda no meio, nada genial, mas bem prático e funcional. Fiz alguns testes com um baixo aqui e achei esses cortes interessantes: 75Hz, 250Hz, 800Hz e 2KHz. Tudo com o "Q" bem gordo e relaxado...rs
Penso nessa EQ mais no sentido de adequar o timbre ao gosto do freguês, mas não como maquiador de instrumento ruim... Mesmo assim, com um uso extremo pode-se conseguir resultados bem, digamos assim, "extremos"...rs

A adição de válvula é bem vinda no sentido de produzir compressão e aumentar os harmônicos de forma a enriquecer o som do instrumento. Pode ser uma parte do circuito inclusive "bypassável".
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #97 : 23 de Agosto de 2011, as 22:44:30 »

Haroldo
o tech 21 Bass Driver tem saida balanceada
acho que vale como "consulta" pra ter ideia para adaptar no pré
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #98 : 23 de Agosto de 2011, as 22:50:41 »

Ele também tem simulador de cabinet como é costume da Tech21?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #99 : 23 de Agosto de 2011, as 23:47:22 »

de acordo com o manual simula amp microfonado
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #100 : 23 de Agosto de 2011, as 23:49:25 »

Mas para falar a verdade, eu tenho uma tara muito especial pelos 072.
Cheesy
Somos dois  Grin Cheesy

Mas quero dizer uma coisa, sobre o 072 nao responder bem, abaixo dos 100Hz, nao foi com base nos datasheets.
PAra falar a verdade nem vi isso nos datasheet.
Disse como experiencia propria. Mas mesmo assim posso estar enganado.
Usei o 072 em um eq, e o mesmo nao dava ganho nas faixas abaixo de 100Hz.
Isto vendo no osciloscopio.
Ja com o 4558 nao estava tendo o problema.

O TL 081, o consumo nao é menor por ser apenas 1 op.amp enquanto 082 sao 2?

... BurrBrown da vida...
Eita OPA 2134...  ja arranquei alguns cabelos por causa deles.
Foi-se quando eu comprava em uma loja em SP por apenas 2,40, agora so encontro com um cara, que o vende a 20,00  Cry

Os 082 são reconhecidamente menos ruidosos.

Tem uma coisa, que as vezes fica desapercebido, na teoria eletronica.
Quando se fala em low noise, as vezes se confunde com o ruido de fundo (barulho de chuva).
Alex, nao sei se é sobre isso que voce menciona. Mas nao o estou afrontando.  Azn

Na teoria eletronica, o "baixo ruido", quer dizer que nao "adicona" nem "retira" ( nao modifica) algo sobre a onda (senoide) do sinal.

Esses CIs tem a capacidade de corrigir uma deformacao (leve) na onda que entra no CI.

Por exemplo, o Marshall 8080, em um setor do circuito, tem uma leve deformacao na senoide, em algumas regulagens (gain e EQ).
O sinal com essa deformacao entra em um 072, e "sai" com a deformacao.
Se no lugar deste 072 (low noise), colocar um 4558, este corrige esta deformaçao, e o sinal que sai, esta perfeito.

O 082, é mais silencioso, em varios casos. Nao sei se ele faz a mesma correcao do 4558.
Mas ele tem menos HUM do que os demais.
Se ele consegue "reduzir" o hum, ele esta eliminando (modificando o sinal original), isto na teoria é o "tal" ruido.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #101 : 24 de Agosto de 2011, as 01:02:09 »


Continuemos a questão do controle de tom. Vamos que a coisa está esquentando. Se mais gente montasse a fase 1 do protótipo ajudaria.

Bossman, relação aos agudos, eles estão adequados?

Sim Haroldo! Os agudos aos meus ouvidos estão ok! Agora sobre o pessoal montar a fase 1 do prótotipo o Chris se quizer pode liberar o layout que ele fez ai e que eu confirmo que foi testado e aprovado! Talvez isso facilite a vida do pessoal como está facilitando a minha.

-----

Como corrigi acima, já usei o TL-072 com DC. Não tenho conhecimento da limitação do mesmo em 100 Hz.

Devo testar na prática essa possível limitação hoje mais tarde e então posto meus comentários aqui.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, as 01:04:57 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
bec2010
Visitante
« Responder #102 : 24 de Agosto de 2011, as 10:35:42 »

  opção 3: uma sessão paramétrica (neste caso, quais seriam os inícios e fim da banda de médios)

Minha preferência é pela opção 3, duas sessões de equalização de médios paramétricas é exagero (além de aumentar desnecessariamente a complexidade do circuito), e duas sessões de equalização de médios fixas vai ficar sempre faltando algo pois haverá a tendência em atingir os extremos das frequência médias (médios-graves e médios-agudos) ficando um "buraco" nas frequencias bem médias.

E em torno de 400Hz até 800Hz me parece ser uma faixa bem útil para contrabaixos para o início e fim da banda de médios paramétricos.

« Última modificação: 24 de Agosto de 2011, as 10:38:24 por bec2010 » Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #103 : 24 de Agosto de 2011, as 18:07:28 »

Bossman
acho melhor não liberar layout mesmo que eu não tenha sido citado proibido pelo Plautz  Cheesy
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
plautz
Visitante
« Responder #104 : 24 de Agosto de 2011, as 18:32:46 »

Bossman
acho melhor não liberar layout mesmo que eu não tenha sido citado proibido pelo Plautz  Cheesy

Não é questão de proibir.

Quando eu falei que estava proibido é que o G4 entendeu que, além de ser desperdício (de dinheiro, tempo e material) que é hora de outros usuários começarem a fazer layouts.

O HM não pode ter "apenas" o BigL, Güero, você (que já está fazendo ótimos layouts, a propósito), etc.

Uma protoboard é cara? Pode até ser, mas o investimento se paga em pouco tempo, ao não necessitar fazer placas de teste.

É isso.

Liberar o layout apenas daquele circuito é uma insensatez, pois o circuito está longe (muito) de estar próximo de algo a ser testado com mais vigor.

Abraços.
Registrado
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 24   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal