Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 19:49:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como adaptar transformadores para pré valvulado  (Lida 43692 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #15 : 14 de Agosto de 2011, as 17:09:03 »

Oi Pessoal

Obrigado pelo retorno tão positivo! Para mim é uma alegria poder dividir com vocês o que eu aprendi ao longo dos anos por meio de testes e erros.

Só um adendo, caso a pessoa não queira ter o trabalho de separar os enrolamentos "primarios" é só comprar um transformador que tenha 4 fios no primario pois neste os primarios geralmente já estão isolados.

Rikrdo, no transformador de 4 fios, cada enrolamento é dimensionado para aguentar apenas metade dos VAs total do tranformador. Embora você tenha razão, o custo desta opção ficaria muito alto.

Meu desejo é que você crie gosto (lê-se vicie) em gravar video aulas! Muito bom, obrigado.

Acho que já viciei! É mais fácil mostrar num vídeo que escrever várias páginas de texto descrevendo o processo.

se não for pedir muito você poderia dar mais detalhe do dobrador?!?!?

Oi Bertão, qual sua dúvida quanto ao dobrador?

Abraços a todos

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Rikrdo
Visitante
« Responder #16 : 14 de Agosto de 2011, as 19:22:00 »

Eduardo
Realmente, esqueci de mencionar. Em 110VAC os enrolamentos ficam em paralelo então cada um é responsável por metade da corrente do transformador como você disse. Pra um circuito com consumo real de 5VA o transformador teria de ser 10VA.

Cogumelo

No seu caso não há muito o que fazer pra alimentar preamps valvulados. Ou você usa aquele esquema de transformadores 220/12 - 12/220 ou então encomenda um transformador 220/220 de acordo com a potencia que for necessária até porque não teria sentido um transformador 220/110 e aplicar um dobrador nos 110.

Abraço!
« Última modificação: 14 de Agosto de 2011, as 19:26:06 por Rikrdo » Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #17 : 14 de Agosto de 2011, as 20:02:25 »

Pois é, foi o que eu pensei!

E se for pra encomendar vale mais pegar com tensão separada para os filamentos já.

Abraço!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #18 : 14 de Agosto de 2011, as 20:53:03 »

Rapaz,

esse pessoal é muito mal educado, nem agradeceram o melhor do vídeo.

O vídeo sobre a operação do transformador é sem dúvida muito bom, mas a dica NINJA do papel de etiquetas + fita isolante, *@#8723&@"! essa sim, mereceu um OSCAR de melhor atuação.

Depois desta dica, devo ficar uns 4 meses sem escrever nada aqui... estou chapado, mal consigo falar!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Cogumelo
Visitante
« Responder #19 : 14 de Agosto de 2011, as 21:05:41 »

Concordo com você Haroldo!

Fiquei boquiaberto com essa técnica Jedi
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #20 : 14 de Agosto de 2011, as 21:58:25 »

É sobre essa dica do papel de etiqueta + fita isolante que fiquei com duvida?
Eduardo... algum problema em desmontar o transformador pra facilitar esse processo?
Tirar o suporte do transformador e recoloca-lo não é tão dificil (eu acho).
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
harckan
Visitante
« Responder #21 : 14 de Agosto de 2011, as 22:07:37 »

É sobre essa dica do papel de etiqueta + fita isolante que fiquei com duvida?
Eduardo... algum problema em desmontar o transformador pra facilitar esse processo?
Tirar o suporte do transformador e recoloca-lo não é tão dificil (eu acho).
[]s.

Kem, se o Eduardo me permite, o grande problema em desmontar para isolar os fios é que para isso precisa retirar ou os parafusos que une as laminas E + I ou retirar o Perfil lateral, a depender do modelo do transformador mas isso não é o grande problema, o maior é que a grande maioria dos fabricantes mergulham o transformador em Verniz para conferir-lhe proteção contra umidade e esse verniz penetra nas laminas unindo-as e ajudando a manter o núcleo o mais conciso possível eliminando grande parte da vibração, se vc retirar todas as laminas irá perder esse processo de fábrica, sem falar que aquilo proposto pelo Eduardo é bem mais simples que todo esse processo.

Abraço
Registrado
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #22 : 14 de Agosto de 2011, as 22:08:33 »

Modo Nerd On: o Eduarto é um Jedi que dominou as técnicas ocultas dos Sith's! A idéia do papel de etiqueta mais fita isolante é de uma criatividade possível somente para quem consegue dominar os dois lados da força !
Registrado

Guitar Craft
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #23 : 14 de Agosto de 2011, as 22:10:06 »

harckan, tem razão. O unico que desmontei até agora era um de saida com "E"s e "I"s todos do mesmo lado, então foi facil...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #24 : 14 de Agosto de 2011, as 22:23:10 »

Um, Dois, Três!
Plim-plim pra vocês!!!!

Valeu, Eduardo!
Muito legal mesmo.

E o do cálculo da fonte é muito bom também!
Quero ser assim quando crescer!

E, como o Haroldo disse, muito boa a dica de como passar uma fita no transformador! Eu já penei e não tinha pensado nessa dica!

abração,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #25 : 14 de Agosto de 2011, as 22:28:19 »

A ideia do papel de etiqueta é realmente excelente!  Eu também já tive um trabalhão para passar fita por um transformador, também.  Acabei usando fibra, mesmo.
Registrado

biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #26 : 15 de Agosto de 2011, as 02:22:39 »

hahaha sensacional!

E realmente, o lance da fita foi excelente, grande sacada!

Valeu Eduardo, e parabéns!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 15 de Agosto de 2011, as 08:14:52 »

Oi Pessoal

O vídeo ficou um pouco longo porque eu deixei a parte da cirurgia em tempo real. Sem cortes e sem censura! Queria mostrar que é simples e rápido. Desmontar o núcleo para isolar seria dar um tiro no pé, como o Harckan explicou com riqueza de detalhes. Para mim, só o trampo de abrir a braçadeira já mata o processo. Sem contar que todas as que eu abri até hoje nunca fecharam direito depois!

Este transformador eu alterei para o projeto do tremolo Tremodoro. Depois de pensar um pouco, acho que nem vou usar o dobrador, pois se fizer direto no 127, ele fica compatível com a tensão do Baby Wonder e pode até ser incluido no mesmo chassis.

Rikrdo, obrigado por responder a dúvida do Cogumelo. Deixei passar! Desculpe.

Quem mora em regiões com rede 220V não vai poder se beneficiar desta técnica, a menos que use um outro transformador bem maior para baixar a tensão, mas fica mais caro que mandar enrolar um adequado. E o objetivo principal é usar coisas prontas no mecado. Transformadores para fonte são baratos.

E é bom lembrar que não se deve violar o máximo de VAs que o primário aguenta, ou o transformador vai fritar!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #28 : 15 de Agosto de 2011, as 09:30:07 »

Eduardo, deixe eu abusar um pouco do seu conhecimento:

Estou pensando em usar essa idéia para um circuito que estou montando, que tem 450v no B+.
Até hoje eu simplesmente usei uma tensão menor, na mesma polarização e pronto, mas acho que o som não fica a mesma coisa.
Como eu calculo a polarização do triodo pra dimunuir a tensão pra 250, 300v?
Exemplo, nessa imagem da mais clássica configuração de triodo que conheço, tem um resistor de 100K no anodo e 1K5 com um capacitor de 22u em paralelo no catodo, como eu calculo esses valores? Precisa alterar?
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 15 de Agosto de 2011, as 10:00:43 »

Oi Fernando

Tá fácil! Na ficha técnica da 12AX7:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/e/ECC83.pdf

tem tudo tabelado para várias voltagens. É só substituir os valores. Se a sua tensão não estiver na tabela, é só fazer regra de três!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal