Como adaptar transformadores para pré valvulado

Started by Eduardo, 13 de August de 2011, as 22:56:28

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Obrigado pelo retorno tão positivo! Para mim é uma alegria poder dividir com vocês o que eu aprendi ao longo dos anos por meio de testes e erros.

Quote from: Rikrdo on 14 de August de 2011, as 10:51:57
Só um adendo, caso a pessoa não queira ter o trabalho de separar os enrolamentos "primarios" é só comprar um transformador que tenha 4 fios no primario pois neste os primarios geralmente já estão isolados.

Rikrdo, no transformador de 4 fios, cada enrolamento é dimensionado para aguentar apenas metade dos VAs total do tranformador. Embora você tenha razão, o custo desta opção ficaria muito alto.

Quote from: fallout on 14 de August de 2011, as 11:54:09
Meu desejo é que você crie gosto (lê-se vicie) em gravar video aulas! Muito bom, obrigado.

Acho que já viciei! É mais fácil mostrar num vídeo que escrever várias páginas de texto descrevendo o processo.

Quote from: Bertão on 14 de August de 2011, as 12:35:47
se não for pedir muito você poderia dar mais detalhe do dobrador?!?!?

Oi Bertão, qual sua dúvida quanto ao dobrador?

Abraços a todos

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

Rikrdo

Guest
Eduardo
Realmente, esqueci de mencionar. Em 110VAC os enrolamentos ficam em paralelo então cada um é responsável por metade da corrente do transformador como você disse. Pra um circuito com consumo real de 5VA o transformador teria de ser 10VA.

Cogumelo

No seu caso não há muito o que fazer pra alimentar preamps valvulados. Ou você usa aquele esquema de transformadores 220/12 - 12/220 ou então encomenda um transformador 220/220 de acordo com a potencia que for necessária até porque não teria sentido um transformador 220/110 e aplicar um dobrador nos 110.

Abraço!

Cogumelo

Guest
Pois é, foi o que eu pensei!

E se for pra encomendar vale mais pegar com tensão separada para os filamentos já.

Abraço!

hgamal

Hand MasterMind
Rapaz,

esse pessoal é muito mal educado, nem agradeceram o melhor do vídeo.

O vídeo sobre a operação do transformador é sem dúvida muito bom, mas a dica NINJA do papel de etiquetas + fita isolante, *@#8723&@"! essa sim, mereceu um OSCAR de melhor atuação.

Depois desta dica, devo ficar uns 4 meses sem escrever nada aqui... estou chapado, mal consigo falar!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Cogumelo

Guest
Concordo com você Haroldo!

Fiquei boquiaberto com essa técnica Jedi

kem

DIY Freak
É sobre essa dica do papel de etiqueta + fita isolante que fiquei com duvida?
Eduardo... algum problema em desmontar o transformador pra facilitar esse processo?
Tirar o suporte do transformador e recoloca-lo não é tão dificil (eu acho).
[]s.
I don't want to die young...
I want to diode!

harckan

Guest
Quote from: kem on 14 de August de 2011, as 21:58:25
É sobre essa dica do papel de etiqueta + fita isolante que fiquei com duvida?
Eduardo... algum problema em desmontar o transformador pra facilitar esse processo?
Tirar o suporte do transformador e recoloca-lo não é tão dificil (eu acho).
[]s.

Kem, se o Eduardo me permite, o grande problema em desmontar para isolar os fios é que para isso precisa retirar ou os parafusos que une as laminas E + I ou retirar o Perfil lateral, a depender do modelo do transformador mas isso não é o grande problema, o maior é que a grande maioria dos fabricantes mergulham o transformador em Verniz para conferir-lhe proteção contra umidade e esse verniz penetra nas laminas unindo-as e ajudando a manter o núcleo o mais conciso possível eliminando grande parte da vibração, se vc retirar todas as laminas irá perder esse processo de fábrica, sem falar que aquilo proposto pelo Eduardo é bem mais simples que todo esse processo.

Abraço

viagem_mental

Handmaker
Modo Nerd On: o Eduarto é um Jedi que dominou as técnicas ocultas dos Sith's! A idéia do papel de etiqueta mais fita isolante é de uma criatividade possível somente para quem consegue dominar os dois lados da força [beer2]!
Guitar Craft

kem

DIY Freak
harckan, tem razão. O unico que desmontei até agora era um de saida com "E"s e "I"s todos do mesmo lado, então foi facil...
I don't want to die young...
I want to diode!

Roberto Alves

Hand MasterMind
Um, Dois, Três!
Plim-plim pra vocês!!!!

Valeu, Eduardo!
Muito legal mesmo.

E o do cálculo da fonte é muito bom também!
Quero ser assim quando crescer!

E, como o Haroldo disse, muito boa a dica de como passar uma fita no transformador! Eu já penei e não tinha pensado nessa dica!

abração,
Roberto
Eclético mas com parcimônia!!!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
A ideia do papel de etiqueta é realmente excelente!  Eu também já tive um trabalhão para passar fita por um transformador, também.  Acabei usando fibra, mesmo.

biglouis

DIY Freak
  1. bigl0uis@hotmail.com
hahaha sensacional!

E realmente, o lance da fita foi excelente, grande sacada!

Valeu Eduardo, e parabéns!

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Pessoal

O vídeo ficou um pouco longo porque eu deixei a parte da cirurgia em tempo real. Sem cortes e sem censura! Queria mostrar que é simples e rápido. Desmontar o núcleo para isolar seria dar um tiro no pé, como o Harckan explicou com riqueza de detalhes. Para mim, só o trampo de abrir a braçadeira já mata o processo. Sem contar que todas as que eu abri até hoje nunca fecharam direito depois!

Este transformador eu alterei para o projeto do tremolo Tremodoro. Depois de pensar um pouco, acho que nem vou usar o dobrador, pois se fizer direto no 127, ele fica compatível com a tensão do Baby Wonder e pode até ser incluido no mesmo chassis.

Rikrdo, obrigado por responder a dúvida do Cogumelo. Deixei passar! Desculpe.

Quem mora em regiões com rede 220V não vai poder se beneficiar desta técnica, a menos que use um outro transformador bem maior para baixar a tensão, mas fica mais caro que mandar enrolar um adequado. E o objetivo principal é usar coisas prontas no mecado. Transformadores para fonte são baratos.

E é bom lembrar que não se deve violar o máximo de VAs que o primário aguenta, ou o transformador vai fritar!

Abraços

Eduardo

Fernando Bello

Handmaker
  1. nandobello2003@hotmail.com
Eduardo, deixe eu abusar um pouco do seu conhecimento:

Estou pensando em usar essa idéia para um circuito que estou montando, que tem 450v no B+.
Até hoje eu simplesmente usei uma tensão menor, na mesma polarização e pronto, mas acho que o som não fica a mesma coisa.
Como eu calculo a polarização do triodo pra dimunuir a tensão pra 250, 300v?
Exemplo, nessa imagem da mais clássica configuração de triodo que conheço, tem um resistor de 100K no anodo e 1K5 com um capacitor de 22u em paralelo no catodo, como eu calculo esses valores? Precisa alterar?
Salto - SP

Eduardo

Hand MasterMind
Oi Fernando

Tá fácil! Na ficha técnica da 12AX7:

http://www.mif.pg.gda.pl/homepages/frank/sheets/030/e/ECC83.pdf

tem tudo tabelado para várias voltagens. É só substituir os valores. Se a sua tensão não estiver na tabela, é só fazer regra de três!

Abraços

Eduardo