Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:35:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tirar alimentação pro Valvecaster direto do amp  (Lida 7794 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 26 de Dezembro de 2009, as 20:39:20 »

Boa Noite!
Feliz Natal atrasado e um excelente ano de 2010 a todos!

A algum tempo já tenho montado dentro do meu amp transistorizado o Valvecaster entre o pré e o power funcionando a 12V. Até aí tudo bem pois coloquei um trafinho só pra alimentar ele com regulador de 12V e deu certo. Funciona sem ruídos. Mas vi relatos aqui no forum que o Valvecaster melhora muito se aplicar a ele voltagens maiores e como o amp tem uma linha +42V e -42V eu gostaria de utilizar da seguinte forma: do +42 puxar direto pra alimentação dele e arrumar um jeito de puxar os 12V daí também pros filamentos mas que eu saiba os reguladores 7812 só aguentam 35V na entrada. Dessa forma elimino o 2º trafinho dentro do amp.
Já fiz um teste puxando só o +42V do amp e ligando nele e puxando os 12V do trafinho pros filamentos mas aparece um ruido grave. O capacitor do amp onde tem os +42V é de 2200uF. Será que se aumentá-lo acaba o ruído?
Alguém tem alguma sujestão do que posso fazer pra eliminar o transformador menor e utilizar uma voltagem maior no Valvecaster sem ter ruídos?

Desde já agradeço.


Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #1 : 27 de Dezembro de 2009, as 01:01:56 »

primeiro, que amplificador é esse? um LM3886??? lembre-se que ele não usa fonte regulada, e por isso ocorrem ruidos no Valvecaster.

você pode tentar fazer o circuito do DIYStompboxes onde eles fizeram um elevador de tensão com o 555. se não me engano ele tem um trimpot que ajusta a tensão de saída. ou procure um transformador de mesma tensão mas de corrente menor (12v/300mA é mais que suficiente) e faça um esquema igual o hotbox/JCM800 em formato de pedal... aí você faz a retificação de onda completa com 2 diodos, e adiciona uma chave pra trocar entre os fios de 110v (que nessa retificação fica por volta de 50 ou 60v) e o 220v (que daria uns 110v), e usa um capacitor de no máximo 68uF, já que valvulas não precisam de muita capacitância na fonte, pois puxam pouquissima corrente.

essas são minhas idéias. outra seriaprocurar um regulador pra tensão alta (acima de 50v) que possa ser regulado por um trimpot em um circuito pequeno, ou coisa do tipo, se for mesmo usar a fonte da potência
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Rikrdo
Visitante
« Responder #2 : 27 de Dezembro de 2009, as 18:13:04 »

blackcorvo

O amp tem o power com um par de transistores 2sa1943 e 2sc5200.

Imagino que o elevador com o 555 não vai me fornecer corrente suficiente mas posso estar errado. Já montei um dobrador com o 555 pra usar em pedal e deu muito certo, mas pra valvulas não sei se rola.
Não consegui achar o esquema lá no DIYStompboxes...hehe não sou muito bom em ingles....Você poderia postar o link aqui pra mim?

Quanto ao esquema do hotbox seriam 2 transformadores de 12V 500mA ligados entre si pelos enrolamentos de 12V certo? O primario do 1º transformador vai direto na rede, eu puxaria o 12V pro filamento do 12V do primeiro transformador e a fonte seria puxada do final do 2º transformador, retificaria e colocaria o capacitor de 68uF 200V com a chave para comutar os 60V ou 110V né?

A sua ideia é muito boa mas não disponho de espaço dentro do amp para implementar isso. Estou mesmo é querendo eliminar o trafinho que ja tem lá só por causa da válvula e puxar tudo que precisar direto da alimentação do amp pois o transformador dele é forte (32+32V 6A).

Você tem algum esquema do tal regulador para alta tensão?

Obrigado pela atenção!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 28 de Dezembro de 2009, as 15:19:16 »

Eu te respondi tudo no MSN já, mas como o fórum serve pra gente compartilhar informações, vou por as respostas aqui.

blackcorvo
Imagino que o elevador com o 555 não vai me fornecer corrente suficiente mas posso estar errado. Já montei um dobrador com o 555 pra usar em pedal e deu muito certo, mas pra valvulas não sei se rola.
Não consegui achar o esquema lá no DIYStompboxes...hehe não sou muito bom em ingles....Você poderia postar o link aqui pra mim?

Ele pode fornecer corrente o bastante pra um pequeno power com mini-válvulas! (até 2w se não me engano), então acredito que um pequeno pré não seria problema com ele.

Aqui está o tópico no DIYStompboxes falando sobre esse tipo de circuito, com um esqueminha no fim da prmeira página: http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=74088.0

Quanto ao esquema do hotbox seriam 2 transformadores de 12V 500mA ligados entre si pelos enrolamentos de 12V certo? O primario do 1º transformador vai direto na rede, eu puxaria o 12V pro filamento do 12V do primeiro transformador e a fonte seria puxada do final do 2º transformador, retificaria e colocaria o capacitor de 68uF 200V com a chave para comutar os 60V ou 110V né?

Era essa a idéia, mas lembrei que só dá pra usar retificação com 2 diodos se o transformador tiver center tap, pois esse ponto seria ligado ao terra. ou seja, no caso de um transformador de força você não teria como montar a retificação de 2 diodos com o enrolamento de 110v pois ele não teria center tap... Toma na Cabeça dei bobeira.

Você tem algum esquema do tal regulador para alta tensão?

Aqui tem todas as informações sobre o regulador, um LM317HV / LM117HV: http://www.national.com/mpf/LM/LM317HV.html#Overview

Obrigado pela atenção!

Que isso, sempre que precisar é só perguntar!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
maioli
Visitante
« Responder #4 : 29 de Dezembro de 2009, as 15:37:11 »

Dá certo sim puxar tensão  mais alta do ampli. Apenas capriche na filtragem e use uma "camisinha" na válvula, já que maior tensão = maior ganho.

Para os 12 V de filamento, na falta de melhor alternativa, acrescente um enrolamento por fora do isolamento do carretel do transformador. Serão necessárias poucas espiras. Faça um teste de tensão por espira fazendo cinco voltas de fio cabinho isolado e vc terá o numero de voltas necessárias. vc precisa de 9VAC para fazer 12VDC em onda completa.
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #5 : 29 de Dezembro de 2009, as 19:16:13 »

blackcorvo
maioli

Obrigado pelas informaçoes!
Vou correr atras dos reguladores LM317HV / LM117HV mesmo. Parece a alternativa mais facil e que ocupa menos espaço dentro do amp.

Alguém pode indicar alguma loja na net que tenha esses reguladores pra vender?
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #6 : 03 de Fevereiro de 2010, as 16:53:13 »

Boa Tarde pessoal!
Estou postando para dizer que procurei bastante o regulador LM317HV mas não encontrei em lugar algum nem na net nem em loja física alguma. Ae resolvi seguir a ideia do maioli e fiz o teste das espiras. Segundo meus testes a cada 10 espiras apareciam 2,5VAC ae calculei que precisaria de 22VAC para depois de retificados aparecer de 30V a 35VDC que seriam o máximo que os reguladores normais aguentam então desmontei o transformador do amp e enrolei umas 90 voltas de fio da mesma medida que havia no trafinho que estava usando. Imagino que se usasse a mesma espessura do fio do transformador menor aguentaria a mesma corrente. Daí montei e deu certo. Medi o novo enrolamento e deu 23,5VAC que retificados deram em torno de 32VDC. A partir desses 32V filtrados por um capacitor de 2200uF eu liguei um regulador LM317T e consegui tirar dele 28V regulados para a válvula que em comparação com os 12V que eu estava usando já foi de grande melhora no ganho(volume) do som. No datasheet do LM317T sugere um capacitor de 1uF em paralelo na saída mas deu muito ruído entao coloquei um de 470uF e acabou o problema. Daí liguei nos 32V também um regulador 7812 comum para alimentar os filamentos da válvula.
Por enquanto é isso. Eliminei o transformador menor que estava ocupando espaço e consegui alimentar a válvula sem ter ruidos.
Problema resolvido.
Muito obrigado aos que ajudaram.
Abraços!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal