Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:27:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com 33GY7A Compactron  (Lida 13308 vezes)
PMARTINS
Visitante
« Responder #15 : 31 de Dezembro de 2011, as 13:54:28 »

Oi :

Citar
Quanto ao circuito, caro A.Sim, o que poderia ser mudado para operar acima dos 130 V?
Seria necessário repolarizar a válvula e eventualmente alterar a impedância primária do transformador de saída.
Citar
Cada 33GY7 não fornece aproximadamente 9 W  de potencia. Se for assim em push-pull seriam quase 20W (18w)certo?

Obrigado pela explicação A.Sim Legal!

Poderia me dizer dentro do circuito apresentado as alterações para que ele pudesse trabalhar com mais de 130 V. E caso eu mantenha este circuito o que ele pode ser modificado para que forneça um som audível.

Abs

Paulo.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 14:52:22 por Plautz » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 31 de Dezembro de 2011, as 15:14:51 »

Oi Pessoal

A dissipação máxima de placa da 33GY7, quando usada como saída horizontal, é de 9W. Um amplificador SE construído com essa válvula teria uma potência máxima teórica de 4,5 W. Em push-pull teria-se o dobro, ou seja, 9W. Esses valores são ideais; na prática, a potência máxima é sempre menor. Como comparação, tome a EL84. Máxima dissipação de placa = 12W, máxima potência em SE 5,7 W, máxima potência em PP 17W. Essas potências são obtidas a 10% de distorção, o que significa que, para operação linear, teremos menos ainda...

Na verdade não dá para concluir quanta potência você consegue da válvula em PP pela dissipação de placa. Isso só é válido se for ficar restrito a classe A. A EL36 por exemplo tem uma dissipação máxima de 10W mas com um par se consegue 45W PP com 5% de distorção. O UL que eu fiz com elas deu 18W com placa a 170V. Pelo seu raciocínio eu não conseguiria mais de 10W A própria EL34 pode fornecer 100W de um par, sendo que cada uma dissipa apenas 25W.

Dei uma olhada rápida na ficha da 33GY7 e fiz umas contas num papel de pão. Com uma carga PP de 5150 Ohms, 400V na placa, 130V em G2 e -30V em G1 dá para tirar 50W. Na prática deve chegar a um pouco mais de 40W, mas a distorção harmônica não será das melhores. A válvula não é muito linear. Pode ser que valha a pena!

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 16:17:37 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #17 : 31 de Dezembro de 2011, as 16:32:33 »

Citar
Na verdade não dá para concluir quanta potência você consegue da válvula em PP pela dissipação de placa. Isso só é válido se for ficar restrito a classe A.

Dá, sim...Pmax é a máxima potência na saída; Pa é a potência máxima de placa. SE, Pmax = 0,5 x Pa; PP classe A Pmax = Pa; PP classe B Pmax = 5 x Pa. Esses valores são clássicos e podem ser encontrados nos antigos livros de Eletrônica. As não-idealidades das válvulas vão limitar a potência máxima que se pode obter na prática.

Citar
A EL36 por exemplo tem uma dissipação máxima de 10W

Na verdade, seriam 12 W.

Citar
mas com um par se consegue 45W PP com 5% de distorção.

Sim, em classe B, cuja potencia máxima teórica seria 60W. Eu tenho o datasheet que descreve essa etapa de saída...44,5 W com 7,2 % de distorção, classe B, carga de 3,5 kohms, polarização de grade -29 V.

Citar
O UL que eu fiz com elas deu 18W com placa a 170V. Pelo seu raciocínio eu não conseguiria mais de 10W

Com 2 x EL36 PP classe A a máxima potência teórica é de 24 W. Os 18 W estão dentro do razoável.

Citar
A própria EL34 pode fornecer 100W de um par, sendo que cada uma dissipa apenas 25W.

Sim...de novo, em classe B. Perfeitamente correto; potência máxima teórica com 2 x EL34 em classe B é 25 W x 5 = 125 W.

Citar
Dei uma olhada rápida na ficha da 33GY7 e fiz umas contas num papel de pão. Com uma carga PP de 5150 Ohms, 400V na placa, 130V em G2 e -30V em G1 dá para tirar 12,6W. Na prática deve chegar a um pouco mais de 11W, mas a distorção harmônica não será das melhores. A válvula não é muito linear. Francamente eu acho muito trabalho para pouca potência.

Pois é, colega, novamente estás falando em classe B...o projeto original, que gerou a discussão e ao qual eu estava tecendo meus comentários opera em classe A...

A propósito, esses 12,6 W estão muito poucos, pois em classe B a máxima potência teórica é 45 W para um par de válvulas com 9 W de dissipação de placa como a 33GY7...

A propósito, conforme está escrito no meu manual Philips, " the limiting values represent the manufacturer's opinion on the most satisfactory compromise between effciency and life ". Quem quiser ter outra opinião, pode ter. A válvula não vai queimar instantaneamente se a potência de placa for estabelecida em 11, 12 ou 15 W ao invés de apenas 10 W. Válvulas não são transistores, onde o aumento da densidade de corrente ou  da tensão de trabalho podem levar a falhas catastróficas instantaneamente.


-----
Revisando :

Os 12,6 W com as 33GY7 em PP é em classe A, mesmo...mas a distorção será grande, bem como  a tendência para oscilações parasitas. É por essa razão que é necessário usar uma tensão de grade screen bem baixa...tipicamente uns 60 V.

Alguém me consegue uns soquetes de Compactron para eu montar esse ampli e publicar os resultados ?
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 17:04:52 por a.sim » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #18 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:07:28 »

Código:
Alguém me consegue uns soquetes de Compactron para eu montar esse ampli e publicar os resultados ?

São estes? http://www.ebay.com/itm/New-12-pin-Ceramic-Tube-Socket-50CA10-6CA10-6HF5-X-10-/290579283651?pt=Vintage_Electronics_R2&hash=item43a7dffec3

Tem um diferente na tubes and more http://www.tubesandmore.com/scripts/foxweb.dll/catalog@d:/dfs/elevclients/cemirror/ELEVATOR.FXP?PAGE=SUBCAT&SEARCH_TREE01=VTUBEACC&SEARCH_TREE02=03_SOCKETS&SEARCH_TREE03=09_12PIN
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 18:06:53 por fallout » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #19 : 31 de Dezembro de 2011, as 17:21:03 »

Oi A.sim

Na primeira linha do meu post eu coloquei que sua proposta só é válida se ficar restrico a classe A. Todas as demais afirmações que fiz são para classe AB e B. Não vejo vantagem em fazer PP em classe A.

Dá, sim...Pmax é a máxima potência na saída; Pa é a potência máxima de placa. SE, Pmax = 0,5 x Pa; PP classe A Pmax = Pa; PP classe B Pmax = 5 x Pa. Esses valores são clássicos e podem ser encontrados nos antigos livros de Eletrônica. As não-idealidades das válvulas vão limitar a potência máxima que se pode obter na prática.

Se fosse assim, então um par de EL84 deveriam chegar em 60W em classe B. Dá para perceber com poucos exemplos que esses limites teóricos são de pouca utilidade.

Sobre o ponto da 33GY7, eu estava mesmo pensando em classe B, mas errei ao digitar alguma coisa na calculadora. Corrigi o post, pois na verdade dá para chegar em potência bem mais alta. Mas a não linearidade de fato é um problema.

Aliás, qualquer válvula de saída horizontal que se vá usar em saída PP terá de operar em classe B para ter alguma coisa descente. O grosso delas tem uma transcondutância alta, mas uma dissipação de placa baixa.

Uma situação mais factivel para a 33GY7 seria empregar uma tensão de placa de 260V proveniente de um dobrador. Assim teriamos 130V para a G2 e 260V para a placa. Nesta condição com o mesmo bias de -30V e uma carga de 3K PP dá para conseguir 32W teóricos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #20 : 31 de Dezembro de 2011, as 18:26:37 »

Oi :
Citar
Se fosse assim, então um par de EL84 deveriam chegar em 60W em classe B.

Sim, sem problemas. 2 EL84 em classe B devem render uma boa potência.

Citar
Dá para perceber com poucos exemplos que esses limites teóricos são de pouca utilidade.

O colega está enganado...eles são a base para que se possa construir os amplificadores com alguma ciência, ao invés de empirismo.

Citar
Sobre o ponto da 33GY7, eu estava mesmo pensando em classe B, mas errei ao digitar alguma coisa na calculadora. Corrigi o post, pois na verdade dá para chegar em potência bem mais alta.

Sim, eu percebi...

Citar
Aliás, qualquer válvula de saída horizontal que se vá usar em saída PP terá de operar em classe B para ter alguma coisa decente. O grosso delas tem uma transcondutância alta, mas uma dissipação de placa baixa.

Uma situação mais factivel para a 33GY7 seria empregar uma tensão de placa de 260V proveniente de um dobrador. Assim teriamos 130V para a G2 e 260V para a placa. Nesta condição com o mesmo bias de -30V e uma carga de 3K PP dá para conseguir 32W teóricos.

Deixa eu ter um pouco mais de tempo, que irei procurar um ponto de trabalho bom para a 33GY7.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 31 de Dezembro de 2011, as 19:02:39 »

Oi A.sim

Ok, vamos ver o que você consegue.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
PMARTINS
Visitante
« Responder #22 : 04 de Janeiro de 2012, as 22:51:04 »

Bom dia Eduardo. Legal!

Num texto anterior voce fez a seguinte afirmação:


Uma situação mais factivel para a 33GY7 seria empregar uma tensão de placa de 260V proveniente de um dobrador. Assim teriamos 130V para a G2 e 260V para a placa. Nesta condição com o mesmo bias de -30V e uma carga de 3K PP dá para conseguir 32W teóricos.

Abraços

Eduardo


Eu gostaria de saber, caso seja possível se o circuito abaixo que modifiquei poderia ser usado baseado em sua afirmação acima. Tenho dúvidas no que se refer aos rsistores em amarelo, tanto ao seus valores. Poderia me dizer o que necessitar mudar para o bom funcionamento deste circuito. Desde já fica o meu agradecimento pela boa vontade.




Abraços

Paulo.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2012, as 04:39:16 por PMARTINS » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 05 de Janeiro de 2012, as 17:28:13 »

Oi Paulo

Os de 10K pode diminuir par 1K que será suficiente. Os de 100R pode tirar. Não vão ajudar em nada.

O inversor como está não vai funcionar, mas acho que você ainda não terminou o desenho.

Veja que eu fiz apenas uma conta rápida para avaliar a possibilidade. Não sei quanta distorção vai ter neste ponto de trabalho! Mas a potência final vai ficar perto dos 30W mesmo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
PMARTINS
Visitante
« Responder #24 : 06 de Janeiro de 2012, as 05:49:28 »


Obrigado Eduardo pela resposta.  Legal!


Realmente faltou fazer a modificação no inversor e gostaria de saber a sua opinião a respeito dele. Sinta-se a vontade, caso não goste do circuito, sugerir outro para o inversor. Este inversor pode trabalhar com uma valvula como a 6BS8 (Medium-Mu Twin Triode (Low Noise) e fator de amplificação de 36) ou seria melhor manter  a 12at7?




Desde já agradeço a sua boa vontade em me ajudar.

Abraços

Paulo
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #25 : 06 de Janeiro de 2012, as 06:18:02 »

Oi Paulo

No inversor concertina, a válvula usada deve ser de baixa impedância. Por isso se usa a 12AU7 ou 12AT7. No caso o autor colocou as duas seções em paralelo para baixar ainda mais a impedância. Eu deixaria esta mesma.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal