Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 01:38:58


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com 33GY7A Compactron  (Lida 13311 vezes)
PMARTINS
Visitante
« : 20 de Setembro de 2011, as 12:43:47 »

Boa Tarde a todos! Palmas

Este é o meu primeiro post aqui no site.. Legal!

Eu sempre gostei de eletrônica, em particular por circuitos valvulados (amplificadores) e resolvi montar um esquema que eu vi na net.

Trata-se de um amplificador com as válvulas 33GY7A, que são compostas por um diodo e um pentodo de potencia. O que me fez interessar por este circuito foi o baixo custo da válvula e o fato dela trabalhar em baixa voltagem (em relação a outras válvulas, como EL34, 6L6, etc). Os contra são: soquete e o transformador de saída. Creio que como o próprio nome das válvulas sugere  é possível obter um amplificador bastante compacto. Metaleiro

Aqui vai o esquema em questão.

 

As minhas dúvidas são:

1) Fonte de alimentação: A queda de potencial pelo uso delas em ponte retificadora é de 21 V mesmo? Logo vou precisar de um transformador de alimentação de 150V, para obter os 130V de entrada? Os valores dos capacitores da fonte estão adequados para uma boa filtragem?

2) Retirando os potenciômetros de ganho e volume que serão trocados por 1M, o que mais poderia ser feito para melhorar este circuito?  

3) A válvula 6C4 pode ser substituída por uma 12AU7A (como pretendo montar um amplificador estéreo  evitaria usar 2 6C4). Existe uma alternativa para a válvula 5670 de fácil aquisição?

4) A dupla capacitor / resistor que sai do catodo das 33GY7A está correto ?

Obs:Este circuito não foi finalizado. O autor desistiu Lips Sealed


Desde já agradeço a boa vontade de todos.

Saudações

Paulo.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2011, as 12:47:54 por PMARTINS » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2011, as 13:11:31 »

Oi Paulo

Se vai iniciar com válvulados, não perca seu tempo com circuitos que não foram testados. Se o autor desistiu, porque você quer pegar a bomba?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 20 de Setembro de 2011, as 17:53:42 »

PMARTINS... eu também tenho procurado valvulas diferentes para montar um ampli, mas a não ser que você tenha o conhecimento do Eduardo, HGamal e outros, e MUITO tempo sobrando, vai ser dificil partir do zero, ou de um circuito que não esta pronto nem debugado.
Mas tem 2 valvulas BEM interessantes, baratas e quem tem alguns (poucos mais tem) esquemas montados e testados na net.
São a 6bq6 e a 6dq6. A primeira da em PP em torno de 35W e a 2ª em torno de 60W (pelos relatos de quem montou).
Mas não sei se são realmente viaveis... O Eduardo pode dizer mais sobre elas...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #3 : 30 de Dezembro de 2011, as 19:32:50 »

Ah, a 33GY7...

Essa valvula permite construir um amplificador com cerca de 10 W em push-pull. Mas é necessário usar uma tensão de +B mais elevada que os 130 V do circuito. A 33GY7 aceita trabalhar com 400 V no anodo e é bastante robusta, pois é um pentodo de deflexão horizontal. Eu, inclusive, acho os 9 W de dissipação de placa meio conservativos demais. É uma válvula " dura ", necesitando uma tensão de excitação meio elevada, e sujeita a oscilações Barkhausen quando usada em amplificadores lineares. Para que isso não aconteça, a reta de carga escolhida não pode atravessar a zona de resistência negativa da válvula, o que exige que a mesma opere com uma tensão de screen bastante baixa - talvez 75 ou mesmo 50 V. Com uma tensão de screen assim baixa, a sensibilidade da válvula vai melhorar. Essas válvulas não foram projetadas para amplificadores lineares, mas, sim, estágios de deflexão horizontal que operam em classe C.

A Schatz se propõe a projetar os transformadores para esse amplificador, se algum colega desejar montá-lo. É um projeto bastante interessante...


-----
A propósito :

Para quem tiver acesso, daria para substituir os três triodos pela 6K11.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2011, as 19:39:05 por a.sim » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #4 : 30 de Dezembro de 2011, as 20:50:37 »

É um projeto tentador pelo custo beneficio, 70 conto todas as valvulas na loja do Eduardo e dando uma olhada rapida no site da Schatz os tranformadores de nucleo de ferro comum tem um preço muito bom, principalmente os de saida! Mas alguem com mais experiencia precisaria dar uma pincelada no projeto para nem um "iniciante" como eu dar com os burros na agua, como o Eduardo disse ali em cima...

Citar
não perca seu tempo com circuitos que não foram testados. Se o autor desistiu, porque você quer pegar a bomba?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 31 de Dezembro de 2011, as 09:21:08 »

PMARTINS

A menos que você tenha alguma preferência por esta válvula (no meu caso eu amo as ECL-82), insistir em projetos com válvulas "diferentes" é bem complicado.

Por outro lado, fazer as coisas sempre iguais é chato! E quando funciona dá vontade de dizer: "O *(&@#*@#*(# do handmades.... eu consegui!"

No meu caso, só de ver o Eduardo e o a.sim falando mal, já dá vontade de fazer! Smiley
(eu também tenho minhas reservas, eu não usaria uma válvula com um retificador dentro para áudio - puro preconceito, um dia tento)

Pese os prós e contras e decida. Garanto que mesmo no caminho mais esquisito do mundo, o pessoal aqui acaba por te ajudar.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
a.sim
Visitante
« Responder #6 : 31 de Dezembro de 2011, as 09:53:02 »

Oi :

O A.Sim não está falando mal da 33GY7...eu mesmo já quis construir um amplificador usando elas, pois tenho algumas na sucata. Infelizmente não tenho soquetes para elas; quem sabe alguém não me presentearia com uns 4 soquetes ?

O uso moderno de válvulas exóticas é plenamente justificado : os antigos não usavam essas válvulas para áudio porque eles tinham as válvulas de áudio - EL84, EL34, 6V6 e demais - em abundância. Para que comprar uma válvula de saída horizontal, se havia as válvulas de áudio na loja ? hoje, com a relativa " escassez " de válvulas no mercado, toda iniciativa de aproveitamento é válida. Se o colega tem uma cesta cheia de 33GY7 e nenhuma EL84, por que não usá-las ? Só porque ela tem um diodo dentro ? Deixa ele desligado...

A propósito, as válvulas de áudio estão cada vez mais caras, não obstante sua produção ter aumentado e até recomeçado em vários lugares do mundo. Por que não usar as 33GY7, 6CM7, ECL85, entre outras - tão baratinhas ?
E a pergunta que não deixa calar : já se perguntaram o porquê de ninguém usar as ECL85 em áudio ?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #7 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:27:04 »

Oi A.sim

Tenho um cliente que fez um amplificador usando as ECL85. A Lynx forneceu os transformadores. A única razão para não serem usadas é que ninguém fez isso comercialmente até agora. Eu construí um home-theater para minha irmã e meu cunhado usando as 12CM5/XL36 em UL. Ficou muito bom entregando 18W por canal. Usei um inversor de carga dividida em cascata, que dá um ganho perto de 500, o que possibilitou um feedback negativo forte.

Hoje, além de estar trabalhando no novo projeto do IALL10.5 com o Haroldo, estou projetando um amplificador PPP com as EL508. O objetivo é fazer um amplificador leve e que caiba no móvel do apartamento. Por isso terá de ser PPP. Os transformadores de saída serão instalados dentro das caixas de som e a fonte deverá ser chaveada. O problema está sendo a fonte....

O problema de usar o diodo da 33GY7 na retificação, além da baixa eficiência, é a possibilidade de haver alguma interferência no áudio de saída. Este diodo era usado como damper do deflector horizontal e por isso ficava sincrono com a oscilação da 33GY7. Embora eu ache que não vai ser algo significativo, seria bom fazer um teste antes.

Se quiser soquetes para a 33GY7, ou qualquer outra válvula, procure minha loja. Tenho tudo. Por uma questão ética, não posto links dela no fórum.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 10:37:44 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
DARKSEK
Visitante
« Responder #8 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:33:15 »

Loja do Eduardo:

http://www.altanatubes.com/
Registrado
PMARTINS
Visitante
« Responder #9 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:44:07 »

Oba!!!!!

A placa com os componentes eu já soldei. Roll Eyes
Substitui a 6C4 por uma 12AU7 (ECC 82) ligada em estagio amplificador com dois triodos (em outro sitedisseram-me  que aumentaria o ganho).  A 7025 foi substituida pela 12AX7.   Quanto ao circuito Caro A.Sim o que poderia ser mudado para operar acima dos 130 v?   Cada 33GY7 não fornece aproximadamente 9 W  de potencia. Se for assim em push-pull seriam quase 20W (18w)certo? Veja que o transformador de saida que o autor iria montar é um toroidal com saida de 20 VA. Quanto as 33GY7 me custaram R10,00 cada, as outras valvulas eu tenho.

Vale a pena citar as lindas valvulas 12DQ6B e PL509 (40KG6). ´Tenho as duas. Roqueiro

Para as 12DQ6B olha um circuito abaixo:



Para mais informações procurem por PLAYMASTER neste site:http://www.ozvalveamps.org/playmaster.htm

Para as PL509 olha o circuito abaixo:

Para mais informações procurem por Verstärker SYNOLA SE 509 neste site: http://www.jogis-roehrenbude.de/Leserbriefe/Synola-509/SYNOLA_SE509.htm

Abs

Paulo.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 11:01:09 por PMARTINS » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:54:32 »

Oi PMartins

R$410,00 por uma 33GY7? É isso mesmo ou você errou o lugar da virgula?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
PMARTINS
Visitante
« Responder #11 : 31 de Dezembro de 2011, as 10:58:31 »


Olá Eduardo. Legal!

Errei mesmo, mas já consertei (R$10,00 cada).

Abs.

Paulo
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #12 : 31 de Dezembro de 2011, as 11:00:27 »

Tenho um cliente que fez um amplificador usando as ECL85. A Lynx forneceu os transformadores.
Eu vi esse amplificador no youtube, ficou muito bom.
Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #13 : 31 de Dezembro de 2011, as 12:18:01 »

Oi :

Citar
Quanto ao circuito, caro A.Sim, o que poderia ser mudado para operar acima dos 130 V?
Seria necessário repolarizar a válvula e eventualmente alterar a impedância primária do transformador de saída.
Citar
Cada 33GY7 não fornece aproximadamente 9 W  de potencia. Se for assim em push-pull seriam quase 20W (18w)certo?

A dissipação máxima de placa da 33GY7, quando usada como saída horizontal, é de 9W. Um amplificador SE construído com essa válvula teria uma potência máxima teórica de 4,5 W. Em push-pull teria-se o dobro, ou seja, 9W. Esses valores são ideais; na prática, a potência máxima é sempre menor. Como comparação, tome a EL84. Máxima dissipação de placa = 12W, máxima potência em SE 5,7 W, máxima potência em PP 17W. Essas potências são obtidas a 10% de distorção, o que significa que, para operação linear, teremos menos ainda...

Citar
Veja que o transformador de saida que o autor iria montar é um toroidal com saida de 20 VA.

Eu não recomendo transformadores toroidais como saída de áudio. Transformador toroidal é sempre um problema e como transformador de saída, obriga que as válvulas tenham de ser super-casadas.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2011, as 14:31:10 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 31 de Dezembro de 2011, as 12:34:30 »

PMARTINS, se quer pegar uma valvula boa pra audio e não tão dificil de fazer, pegue a 6DQ6 (ou 12DQ6 ja que você a tem).
Ela da uns 60W em PP (até 86W de acordo com os dados abaixo). Tinha uma empresa que fazia "bons" (entre aspas porque eu mesmo nunca ouvi - só li sobre) amplificadores com elas, a Goldentone, e você encontra facil alguns esquemas na net. Tem a tabela com dados para aplicação em audio dela ai embaixo.
Outras que podem ser usadas são a 6BQ6, similar a 6DQ6, mas com potencia final um pouco menor e a 6BG6, que de acordo com sites gringos, é identica internamente a 6L6, apesar da pinagem diferente. É vendido inclusive um adaptador para usa-la em amplificadores que vieram com as 6L6. http://www.vacuumtubes.com/6BG6.html

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal