Principiante: Projeto VOX AC30 Replica

Started by xandeguarah, 01 de October de 2011, as 20:18:42

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Xandeguarah

O que você precisa fazer agora é construir um ingetor de sinais e usar para pesquizar onde está ocorrendo o corte no amplificador. Você aplica o sinal em cada grade de cada válvula, da saída para a entrada, procurando por uma mudança de comportamento. Desta forma fica mais fácil isolar o setor onde está o problema e resolve-lo.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá pessoal!

Bom até o presente momento só tenho que agradecer a todos os amigos que contribuíram para com o meu objetivo.

Estou agora, conforme conselho do Eduardo, Xformer, Kem e visioncb, medindo a tensão nos pinos e relatarei abaixo o que estou lendo.
Liguei o amp e deixei-o esquentar por uns 5 minutos. Liguei o multímetro em DCV, selecionado "200", conectei o cabo preto do multimetro com garra jacaré no chassis e conferi os pinos com o cabo vermelho.
Seguem abaixo:

12 AX7

Valvula 1:
Pin1 = 87,4
Pin2 = -00,0
Pin3 = 00,7
Pin4 = -00,0
Pin5 = -00,0
Pin6 = 102,7
Pin7 = -00,1
Pin8 = 00,6
Pin9 = -00,0

Valvula 2:
Pin1 = 4,7
Pin2 = -00,7
Pin3 = -00,0
Pin4 = -00,0
Pin5 = -00,0
Pin6 = 9,5
Pin7 = 4,5
Pin8 = 4,9
Pin9 = -00,0

Valvula 3:
Pin1 = 151,9
Pin2 = 13,6
Pin3 = 38,7
Pin4 = -00,0
Pin5 = -00,0
Pin6 = 163,1
Pin7 = 13,8
Pin8 = 37,8
Pin9 = -00,0

EL84
Todas as válvulas do power apresentaram a mesma leitura. Segue abaixo:

Válvulas 1,2,3 e 4:
Pin1 = 0,00
Pin2 = 0,00
Pin3 = 6,8
Pin4 = -0,00
Pin5 = -0,00
Pin6 = 0,00
Pin7 = 1 (como se estivesse com a polaridade invertida, eu acredito)  :-X
Pin8 = 0,00
Pin9 = 1 (como se estivesse com a polaridade invertida, eu acredito)  :-X

E agora meus amigos? Que diagnóstico podemos chegar com essas medidas?

Um forte abraço

Xandeguarah
temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse

Eduardo

Hand MasterMind
Tem erro na válvula 2. Comfira as ligações.

Os pinos 7 e 9 das EL84 devem estar perto de 300V. A leitura que você obteve foi um "over scale".

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: Eduardo on 06 de May de 2012, as 21:57:28
Tem erro na válvula 2. Comfira as ligações.

Os pinos 7 e 9 das EL84 devem estar perto de 300V. A leitura que você obteve foi um "over scale".

Boa noite mestre

De fato foi um over scale, desculpe. Ainda vou ficar bom nisso, prometo ;)

Seguem as leituras das EL84 nos respectivos pinos com a seleção em "1000" no multímetro:

Valvula 1:
Pin7 = 232 V
Pin9 = 237 V

Valvula 2:
Pin7 = 222 V
Pin9 = 235 V

Valvula 3:
Pin7 = 219 V
Pin9 = 224 V

Valvula 4:
Pin7 = 217 V
Pin9 = 222 V

E agora?! Todas elas marcaram abaixo de 300 V! O que proporcionou isso provavelmente??

Vou verificar com mais cuidado a ligação da V2 (12AX7) e posto em seguida.

Um forte abraço

Xandeguarah

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: xandeguarah on 06 de May de 2012, as 23:07:15
E agora?! Todas elas marcaram abaixo de 300 V! O que proporcionou isso provavelmente??

As tensões nas EL84 poderiam ser mais altas, mas isso não é grave agora. Antes ache o erro da V2. As tensões nos pinos 1 e 6 precisam estar acima de 50V para a válvula dar ganho.

kem

DIY Freak
Não esqueçam que o transformador de força esta levemente sub-dimensionado...
I don't want to die young...
I want to diode!

Eduardo

Hand MasterMind
Quote from: kem on 07 de May de 2012, as 00:09:47
Não esqueçam que o transformador de força esta levemente sub-dimensionado...

Mesmo assim eu esperava uma tensão mais alta com uma GZ34 na retificação. Pode ter algum curto drenando correte perto da V2 e isso explicaria muita coisa.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: xandeguarah on 06 de May de 2012, as 23:07:15
(...)
Seguem as leituras das EL84 nos respectivos pinos com a seleção em "1000" no multímetro:

Valvula 1:
Pin7 = 232 V
Pin9 = 237 V

(...)

Valvula 4:
Pin7 = 217 V
Pin9 = 222 V

Um forte abraço

Xandeguarah

O pino 9 da 12AX7 é um dos terminais de filamento.  Nunca poderia estar com essa tensão de mais de 200V.  Com certeza você fez ligação errada ou está confundindo a numeração dos pinos no soquete.

Atenção com as citações
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: xformer on 07 de May de 2012, as 10:57:30
O pino 9 da 12AX7 é um dos terminais de filamento.  Nunca poderia estar com essa tensão de mais de 200V.  Com certeza você fez ligação errada ou está confundindo a numeração dos pinos no soquete.

Xformer
As valvulas em questão são as EL84 e não as 12AX7.

Um forte abraço

Xandeguarah

Atenção com as citações!

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quote from: xandeguarah on 07 de May de 2012, as 13:06:06
Xformer
As valvulas em questão são as EL84 e não as 12AX7.

Um forte abraço

Xandeguarah

Tem razão, foi falta de atenção da minha parte.  Sugestão: tente trocar as 12AX7 de lugar (V1 com V2) e veja o que acontece com as tensões.  De qualquer forma, verifique as ligações da V2 como o Eduardo falou.  Pode ser que elas estejam corretas, mas a válvula com defeito.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá pessoal

Em meio a uma correria dei uma olhada básica nessa ligação (V2) e me deparei com um erro  :-X.
O capacitor de 32 uF que vai ligado ao pino 6 foi ligado ao negativo, ou seja, liguei no polo que apresenta a faixa no corpo do capacitor (foto ilustrativa abaixo).

Tomara que não tenha danificado nada e que este seja o problema.
Mais tarde refarei a soldagem e verificarei todas as ligações desta válvula com mais carinho.

Um forte abraço

Xandeguarah

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Você ligou o capacitor eletrolítico com a polaridade invertida, geralmente ele explode nessa condição.Talvez não tenha tido tempo de acontecer isso, mas grande chance dele estar danificado.  Veja se ele não inchou um pouco ou se começou a rasgar na parte de cima.  De qualquer forma, é melhor usar outro capacitor novo no lugar dele.

xandeguarah

**
Freqüente
Olá pessoal

Verifiquei novamente a ligação da valvula 2 (12AX7) e dei uma boa revisada no restante do circuito, onde constatei muitos "erros bestas".  )>|
Além da polaridade invertida do capacitor citado anteriormente, as ligações de continuação B e C estavam erradas. Refiz tudo e liguei para medir novamente as tensões da V2, que ficaram 135 V no pino 1 e 216 V (!!!) no pino 6. Isso está certo??
Pelo o que o mestre Eduardo disso teria que estar acima de 50V, mas ao meu entender está muito além disso  ???

Outra particularidade que percebi foi que a leitura com o pot de volume "brilliant" zerado deu essas que mencionei acima, mas se eu aumentasse o volume até o máximo o valor também aumentava, e drasticamente. Fiquei com receio de continuar e baixei o volume no zero. O volume "normal" não alterava a leitura.

Enquanto aumentava o volume brilliant até o máximo, produzia um apito bem agudo, como se estivesse sintonizando um rádio de ondas curtas, o que pode estar proporcionando isso??

Xfomer, o capacitor de 32 uF ficou um pouco abaulado mesmo, mas felizmente não deu o estouro conforme seria possível.  :-X

Aguardo a manifestação dos amigos.

Um forte abraço

Xandeguarah

bossman

Administrator
DIY Freak
Quote from: xandeguarah on 08 de May de 2012, as 21:38:36

Xfomer, o capacitor de 32 uF ficou um pouco abaulado mesmo, mas felizmente não deu o estouro conforme seria possível.  :-X

Nem pense em usá-lo pra mais nada que não seja um chaveiro ou enfeite! hehe Esse já era...
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

xandeguarah

**
Freqüente
Quote from: bossman on 08 de May de 2012, as 21:41:48
Nem pense em usá-lo pra mais nada que não seja um chaveiro ou enfeite! hehe Esse já era...

Sim, substituirei ele o quanto antes, mas hoje resoldei ele mesmo, com a polaridade correta, para ver se surtia alguma mudança no som.

Um forte abraço

xandeguarah