Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 11:19:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: 2N5952 do Phase 45  (Lida 21421 vezes)
a.sim
Visitante
« Responder #15 : 28 de Janeiro de 2012, as 16:27:09 »

Bom, eu não sei o quão preciso é esse procedimento, mas foi isso mesmo que eu fiz: coloquei um FET em um dos estágios do phaser, e regulei o trimpot até achar o som. Quando encontrei dois que funcionavam na mesma posição, coloquei um em cada estágio e voilà...

Olá, colegas :

Essa acima foi excelente...vou passar para os meus alunos. Mas há um método mais fácil para casar dois FETs, sem precisar de um traçador de curvas.

Basta unir o gate com o source e ligar numa fonte de uns 12 V ( a tensão não é crítica ) com o multiteste em série medindo a corrente. Dreno no positivo e gate + source no negativo. Escolher os dois que apresentarem a mesma corrente. A temperatura tem alguma influência na medida, assim, é conveniente aguardar até a corrente se estabilizar.

Para um dado FET, existe uma relação que liga Idss, Vgsoff, gm, etc. O processo acima mede o Idss. Quando eu projetava osciloscópios, eu usava esse método para casar os FET's do estágio de entrada do amplificador vertical e os resultados eram excelentes.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2012, as 16:41:55 por a.sim » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #16 : 05 de Fevereiro de 2012, as 00:39:52 »

Muito boa essa dica, e bem facil  Smiley  Legal!
Registrado

tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #17 : 05 de Fevereiro de 2012, as 08:39:58 »

O phase funciona com os fets não casados.
Esse procedimento de casar fets é para você conseguir uma oscilação mais redondinha. E pode ter certeza, com eles casados, o pedal é outro.  Wink

o layout do 4shared nao esta mais ativo Sad mas nao da pra fazer este "casamento" usando um multimetro que
faz teste de transistores nao Grin.
Obrigado. Legal!
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #18 : 06 de Fevereiro de 2012, as 13:24:28 »

Faça esse FET MATCHER (casador de fets) e tenha um phase 90 de sucesso Legal!

http://www.aronnelson.com/gallery/main.php/v/MarkMs-Gallery/album15/album76/Improved_JFET_Matcher_LAYOUT.gif.html

http://www.aronnelson.com/gallery/main.php/v/MarkMs-Gallery/album15/album76/?g2_page=23

 
Registrado
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #19 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:32:24 »

Obrigado xandaum vo montar esta semana, so mais duas perguntas pra que serve esses dois DMM que tem ai
 Embarrassed e outra coisa casar fets é recomendavel para circuitos que usam mais de um do mesmo transistor como por
exemplo o dynacomp o bigmuff e outros ou so recomenda para o phase. Legal!
valeu.
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #20 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:34:55 »

O Dynacomp não usa fets.
DMM significa multímetro digital. Em cada saída você terá uma leitura  Vgs diferente. Anote as duas de cada fet medido para então ver quais o que se aproximaram mais.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, as 14:41:18 por Marcos Câmara » Registrado
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #21 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:52:18 »

O Dynacomp não usa fets.
DMM significa multímetro digital. Em cada saída você terá uma leitura  Vgs diferente. Anote as duas de cada fet medido para então ver quais o que se aproximaram mais.

entendi a questao dos fets, entao vo ter que colocar a ponta preta do multimetro no G e testar as duas saidas com a vermelha é isso mesmo? Embarrassed Batendo Cabeça
vou ter que estudar este negocio de fets j-fets mosfet e por ai vai...
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #22 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:53:10 »

Isso mesmo.

Lembre-se de colocar os terminais corretos do fet (D S G) para fazer a medição.
« Última modificação: 06 de Fevereiro de 2012, as 14:54:48 por Marcos Câmara » Registrado
tjeffects
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 202

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 7


O silêncio é um amigo que nunca trai.


« Responder #23 : 06 de Fevereiro de 2012, as 14:57:51 »

valeu Marcos Câmara vo fazer desse jeito me ajudou muito obrigado. Legal!
Registrado

Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein
mercury
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 253

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46



« Responder #24 : 06 de Fevereiro de 2012, as 15:26:07 »

Pro meu phase 90 consegui as seguintes medições 1,67; 1,68; 1,67; 1,62 de um lote de 20 transistores que eu tinha aqui
Ta funcionando bem mais ainda quero melhorar esses valores
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #25 : 06 de Fevereiro de 2012, as 15:34:27 »

Faça pelo menos as duas medições.
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #26 : 06 de Fevereiro de 2012, as 16:32:44 »

Colegas, pra quem não tem amperímetro é possível fazer essa medida obtendo a resistência entre o dreno e o gate + source e usando este valor no cálculo I=U/R? Acredito que sim, mas gostaria da confirmação de alguém com mais experiência.

E quanto a questão apresentada pelo tjeffects, não vi ninguém responder e também possuo a mesma dúvida: é preciso usar fets casados apenas no phase ou em distorcedores e outros pedais que usem dois ou mais fets também faz uma diferença tão significativa? Obrigado a todos!
 Legal!
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #27 : 06 de Fevereiro de 2012, as 20:18:45 »

é preciso usar fets casados apenas no phase ou em distorcedores e outros pedais que usem dois ou mais fets também faz uma diferença tão significativa?

Que pedais??  Em eletrônica não existe formula de bolo!!

Responda esta pergunta: Todo bolo é preparado com uma pitada de sal?

T+
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #28 : 06 de Fevereiro de 2012, as 22:44:50 »

Pois então, aplicações diferentes, necessidades diferentes. Sei que parece difícil para alguns, mas sem conhecimento complica o entendimento e aí normalmente acaba caindo no misticismo desenfreado, o atalho vira uma armadilha!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #29 : 07 de Fevereiro de 2012, as 05:40:51 »

O Alex Frias disse tudo.

Aos novatos...dêem uma lida sobre os FETS.
Vão aprender alguma coisa sobre estes transistores com certeza. Serão muito usados.

Aprendam pelo menos o básico de eletrônica para não serem medíocres "montadores de pedais", que só ficam olhando desenhos coloridinhos e soldando componentes nas placas   Roll Eyes
Registrado
Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal