2N5952 do Phase 45

Started by Albuquerque, 05 de October de 2011, as 16:43:11

Previous topic - Next topic

a.sim

Guest
Quote from: t.aquino on 03 de November de 2011, as 09:43:04
Bom, eu não sei o quão preciso é esse procedimento, mas foi isso mesmo que eu fiz: coloquei um FET em um dos estágios do phaser, e regulei o trimpot até achar o som. Quando encontrei dois que funcionavam na mesma posição, coloquei um em cada estágio e voilà...

Olá, colegas :

Essa acima foi excelente...vou passar para os meus alunos. Mas há um método mais fácil para casar dois FETs, sem precisar de um traçador de curvas.

Basta unir o gate com o source e ligar numa fonte de uns 12 V ( a tensão não é crítica ) com o multiteste em série medindo a corrente. Dreno no positivo e gate + source no negativo. Escolher os dois que apresentarem a mesma corrente. A temperatura tem alguma influência na medida, assim, é conveniente aguardar até a corrente se estabilizar.

Para um dado FET, existe uma relação que liga Idss, Vgsoff, gm, etc. O processo acima mede o Idss. Quando eu projetava osciloscópios, eu usava esse método para casar os FET's do estágio de entrada do amplificador vertical e os resultados eram excelentes.

GrAmorin

Hand MasterMind

tjeffects

*
Iniciante
O silêncio é um amigo que nunca trai.
  1. thiagoja20@hotmail.com
Quote from: Marcos Câmara on 03 de November de 2011, as 09:47:25
O phase funciona com os fets não casados.
Esse procedimento de casar fets é para você conseguir uma oscilação mais redondinha. E pode ter certeza, com eles casados, o pedal é outro.  ;)

o layout do 4shared nao esta mais ativo :( mas nao da pra fazer este "casamento" usando um multimetro que
faz teste de transistores nao ;D.
Obrigado. :tup
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein

tjeffects

*
Iniciante
Obrigado xandaum vo montar esta semana, so mais duas perguntas pra que serve esses dois DMM que tem ai
:-[ e outra coisa casar fets é recomendavel para circuitos que usam mais de um do mesmo transistor como por
exemplo o dynacomp o bigmuff e outros ou so recomenda para o phase. :tup
valeu.
Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta. Albert Einstein

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
O Dynacomp não usa fets.
DMM significa multímetro digital. Em cada saída você terá uma leitura  Vgs diferente. Anote as duas de cada fet medido para então ver quais o que se aproximaram mais.

tjeffects

*
Iniciante
Quote from: Marcos Câmara on 06 de February de 2012, as 15:34:55
O Dynacomp não usa fets.
DMM significa multímetro digital. Em cada saída você terá uma leitura  Vgs diferente. Anote as duas de cada fet medido para então ver quais o que se aproximaram mais.

entendi a questao dos fets, entao vo ter que colocar a ponta preta do multimetro no G e testar as duas saidas com a vermelha é isso mesmo? :-[ )>|
vou ter que estudar este negocio de fets j-fets mosfet e por ai vai...

Marcos Câmara

*
Iniciante
Isso mesmo.

Lembre-se de colocar os terminais corretos do fet (D S G) para fazer a medição.

tjeffects

*
Iniciante
valeu Marcos Câmara vo fazer desse jeito me ajudou muito obrigado. :tup [beer]

mercury

**
Freqüente
Pro meu phase 90 consegui as seguintes medições 1,67; 1,68; 1,67; 1,62 de um lote de 20 transistores que eu tinha aqui
Ta funcionando bem mais ainda quero melhorar esses valores

Marcos Câmara

*
Iniciante
Faça pelo menos as duas medições.

rikathu

Guest
Colegas, pra quem não tem amperímetro é possível fazer essa medida obtendo a resistência entre o dreno e o gate + source e usando este valor no cálculo I=U/R? Acredito que sim, mas gostaria da confirmação de alguém com mais experiência.

E quanto a questão apresentada pelo tjeffects, não vi ninguém responder e também possuo a mesma dúvida: é preciso usar fets casados apenas no phase ou em distorcedores e outros pedais que usem dois ou mais fets também faz uma diferença tão significativa? Obrigado a todos!
:tup

Patines

Handmaker
Quote from: rikathu on 06 de February de 2012, as 17:32:44
é preciso usar fets casados apenas no phase ou em distorcedores e outros pedais que usem dois ou mais fets também faz uma diferença tão significativa?

Que pedais??  Em eletrônica não existe formula de bolo!!

Responda esta pergunta: Todo bolo é preparado com uma pitada de sal?

T+

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Pois então, aplicações diferentes, necessidades diferentes. Sei que parece difícil para alguns, mas sem conhecimento complica o entendimento e aí normalmente acaba caindo no misticismo desenfreado, o atalho vira uma armadilha!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

xandaum

Handmaker
O Alex Frias disse tudo.

Aos novatos...dêem uma lida sobre os FETS.
Vão aprender alguma coisa sobre estes transistores com certeza. Serão muito usados.

Aprendam pelo menos o básico de eletrônica para não serem medíocres "montadores de pedais", que só ficam olhando desenhos coloridinhos e soldando componentes nas placas   :-)