Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 23:45:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém conhece o vendedor destes amps?  (Lida 20550 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #30 : 26 de Novembro de 2011, as 06:26:46 »

Quando eu era moleque, já mexia com eletrônica. E havia um senhor, em uma loja de peças, ao lado da escola, que achava engraçado os circuitos com semicondutores que eu montava. Ele dizia que os projetos com válvula eram mais fáceis, que a válvula tolerava mais erros que os semicondutores, etc. Puxa, acho que ele nunca havia pensado em amplificadores de guitarra com altos ganhos.

Ao pessoal que quer começar o mundo das altas tensões e do vidro e  metal quente, fica o conselho:

http://www.ax84.com/index.php/oldprojects.html?project_id=hioctane

e a imagem:

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #31 : 26 de Novembro de 2011, as 07:07:54 »

Oi Haroldo

O senhor que te dizia que válvulas eram mais fáceis tinha razão na época. Hoje não tem mais. A questão é a facilidade do conhecimento estabelecido. No tempo das válvulas, todos pensavam em válvula. Quando se encontrava um problema, havia um exército de pessoas a quem perguntar. Transistores eram mais caros que válvulas! Tenho um exemplar da Anthena que prega o uso de 1 transistor em um amplificador para reprodução de fitas magnéticas. O autor do artigo gasta dois parágrafos justificando o uso de um componente exótico e caro!

Hoje o paradigma é contrário. Eu compro transistores em sacos com milhares! Quando suspeito que um tenha queimado, as vezes nem testo. Transistor não perdoa erro, mas o erro é barato. Os mais caros, de potência, custam R$10,00 cada. Uma válvula de pré não sai por menos de R$20,00.

Mas principalmente, válvula de recepção é conhecimento ultrapassado, é lingua morta. Antigamente qualquer um falava Latim, nem que fosse um simples "Liber in mensa est". Quem sabia Inglês era uma pessoa culta. Hoje quem não arranha o Inglês tem vergonha disso e o latinista é alguém muito estudado.

Hoje quem for pensar em desenvlver qualquer coisa com válvulas, precisa se preparar com conhecimentos da mesma forma que um mateiro se mune de suprimentos para entrar em uma floresta. Se algo errado acontecer, você estará sozinho! Para pegar o metrô até o centro, uma nota de 10 e o RG já é preparo suficiente!

O mundo das válvulas é uma cidade perdida. Foi abandonada e a floresta da ingnorância a cercou com as árvores de mitos e feras de achismo. Hoje temos que pegar nossos facões para cortar o mato e redescobrir esses Machu-Picchu eletrônicos! Por sorte o HandMades tem bons sherpas!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #32 : 26 de Novembro de 2011, as 21:48:25 »

Minhas palavras sao as mesma do Eduardo.
Na epoca em que as valvulas reinavam, creio que nao tinha muitas outras opcoes, por isso quem mexia ou mexe com esta area, tinha em mente que era melhor ou mais facil.
Mas hoje os tempos sao outros...

Antigamente, a valvulas eram o centro.
Antigamente, os cursos de eletronica eram melhores que estao sendo hoje em dia.
Tem cursos de hoje em dia, que embora abragem bem o assunto, tem aluno que conclui o curso sem saber ler um codigo de cor de resistores.
Saem do curso sem saber confeccionar uma placa.
Nao sabem para que serve um trasistor PNP e um NPN.
Pelo menos em minha regiao, agora esta tendo um curso bom de eletronica, se nao me engano é no SENAC ou SENAI.
NAo sei se é assim em todo o estado.

Registrado

guitar_luthier
Visitante
« Responder #33 : 26 de Novembro de 2011, as 23:30:14 »

Minha maior dificuldade é transformar esquema em layout. As apostilas do nosso mestre Eduardo são ótimas! mas já lí todas e não achei nenhuma dica de como fazer isso, eu acho muito lindo essa arte mas fazer o que não acho nenhuma apostila que realmente nos ensina o assunto. Essas dias conversando com um amigo na net ele me disse que toda valvula tem IN Out que é a coisa mais fácil e simples fazer um power, ou um pré mas isso pra ele que fez curso no senai e tal, acho que o jeito é mandar o esquema que quero para uma pessoa montar um layout pra mim até quem sabe um dia eu chegar nesse nivel hehehehe!!!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #34 : 27 de Novembro de 2011, as 02:08:50 »

Sobre layout, dificilmente tera uma apostila que ensina profundamente como desenhar um layout, porque cada caso é especifico.
É como aprender a fazer sequisso  Cheesy, por mais que se leia variadas edicoes do kama sutra, se aprende por instinto.
Assim é tambem como aprender a desenhar layouts.
Voce deve ir interligando os terminais de cada componente, conforme orientacao do esquema eletrico.
Deve-se começar com circuitos pequenos, poucos componentes e ir pegando pratica.

Nessa ocasião faz lembrar aquelas aulas-brincadeiras que se tem na pre escola, e primeiras series, de desenhar interligando um ponto ao outro, para ver que desenho se forma.  Cheesy
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #35 : 27 de Novembro de 2011, as 10:14:25 »

Oi Pessoal

Antigamente, os cursos de eletronica eram melhores que estao sendo hoje em dia.

... tem aluno que conclui o curso sem saber ler um codigo de cor de resistores.

O ensino antigamente era melhor. Tem aluno que sai da oitava série sem saber ler e escrever! Agradeça a essa sequência infindável de energúmenos que assumiram o MEC nos últimos 40 anos pela conquista. E pensem bem antes de votar no próximo analfabeto buscando cargo em Brasília.

Minha maior dificuldade é transformar esquema em layout. As apostilas do nosso mestre Eduardo são ótimas! mas já lí todas e não achei nenhuma dica de como fazer isso, eu acho muito lindo essa arte ...

Falou bem. É uma arte. Você vai achar muito material falando sobre pinseis, tintas, técnicas de perspectiva, estilos, etc. Se você achar uma apostila ensinando a ser Picasso, me mande uma cópia!

Fazer layout, seja em placa ou ponto a ponto, é como pintar um quadro. Você só aprende fazendo e vai se sentir humilde diante do trabalho do Plautz.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
viagem_mental
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.660

Obrigado
-Dado: 260
-Recebido: 277



« Responder #36 : 27 de Novembro de 2011, as 10:35:02 »

Como professor não posso concordar totalmente. Antigamente não existiam tantos alunos por sala, havia uma seleção para entrar nas "boas" escolas, etc, ou seja, era outro contexto. Se você usar hoje a mesma metodologia de ensino de 40 anos, não vai funcionar, aliás, são métodos que só funcionam para poucos (apenas aqueles que possuem algum tipo de aptidão). Agora que as políticas educacionais são falhas, isso é evidente.
Abraço


Registrado

Guitar Craft
guitar_luthier
Visitante
« Responder #37 : 27 de Novembro de 2011, as 10:45:16 »

O que eu acho dificil é que tem muitos esquemas pela net de valvulados onde ele não menciona o número de pinagem das valvulas, eu sei que nas maiorias das valvulas o pino 4, e 5 são filamentos, nas 12ax7 o pino 9 pega um filamento também já as EL84 são só os pinos 4e5 o resto já não sei nem mesmo lendo o datasheet das valvulas.Outro ponto que acho complicado são as retificações quando se trata de um projeto com valvula retificadora. Aos poucos vou tentando entender do assunto, mas falta material mais explicativo.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 27 de Novembro de 2011, as 10:51:25 »

Oi Viagem

Mas o ponto é exatamente esse! Em lugar de melhorar o que havia antigamente, a política de ensino foi de sobrecarregar os professores colocando 40 alunos por turma. Em lugar de construir novas escolas e contratar mais professores, criou-se um "ensardinhamento" estudantil que mata qualquer tentativa dos professores sérios em fazer um bom serviço.

Além disso no sistema público a cada 5 funcionários, 2 são professores. Na rede privada e em outros países a proporção é de 4 professores para cada 5 funcionários. Isso foi levantado pela ONU. Deu na Globo News umas semanas atrás.

Semana passada encontrei com minha antiga professora da quarta série. Conversamos por quase duas horas. Ela comentou que quando saiu a Lede de Diretrizes e Base da Educação de 1971 os professores do grupo deram exclamaram que "está decretado o fim do ensino público no Brasil". E foi isso mesmo. O governo que tenhos hoje é o resultado daquelas políticas. Um povo ignorante aceita qualquer porcaria que lhe enfiem goela abaixo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #39 : 27 de Novembro de 2011, as 13:23:18 »

Concordo com o Eduardo.
Tem profesdsores que sao otimos, outros excelentes.
Mas tem professores que nao valem nem o comentario.
Ao invez de ensinar, copia na lousa o que esta no livro, e nao explica nada.
Se isso é ser professor, quero ser professor voluntario...

Ha algum tempo atras, presenciei uma aluna perguntar algo para o professor, a resposta dele, entra no google e procura a resposta.
Se os alunos perguntam, isso é resposta de um professor sobre sua materia?

Tambem ja tive professores que quando perguntados sobre algo diziam "se viram".
Outros passavam a materia, e dizia, quem entendeu entendeu, quem nao entendeu... se vira, ou fique sem entender.

O que acontece, é que tem um despreparo, ou falta de vontade por parte dos professores.
Nao  me entendam errado, nao estou ofendendo a categoria, de modo generalizado, e sim reclamando de alguns que sao assim.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #40 : 27 de Novembro de 2011, as 15:48:51 »

Outro ponto que acho complicado são as retificações quando se trata de um projeto com valvula retificadora. Aos poucos vou tentando entender do assunto, mas falta material mais explicativo.

O volume 7 do Curso Monitor trata de retificadores a válvula!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
aron62br
Visitante
« Responder #41 : 06 de Janeiro de 2012, as 06:57:11 »

O que eu acho dificil é que tem muitos esquemas pela net de valvulados onde ele não menciona o número de pinagem das valvulas, eu sei que nas maiorias das valvulas o pino 4, e 5 são filamentos, nas 12ax7 o pino 9 pega um filamento também já as EL84 são só os pinos 4e5 o resto já não sei nem mesmo lendo o datasheet das valvulas.Outro ponto que acho complicado são as retificações quando se trata de um projeto com valvula retificadora. Aos poucos vou tentando entender do assunto, mas falta material mais explicativo.

Luthier,

uma coisa, se não fundamental ao menos recomendável para fazer um layout, é obter a folha de dados dos componentes principais (válvulas, transistores, CIs, etc). Esses arquivos estão hoje disponíveis aos montes, pergunte para o google, por exemplo: "12ax7 datasheet" (sem as aspas), e lá estarão pinagem, tensões, curvas, regimes recomendados, e mais um monte de coisas úteis e inúteis para seu momento  Legal!

O site http://www.alldatasheet.com é um dos melhores.

Outro detalhe importante é verificar as dimensões características dos componentes na folha de dados. Medir no componente causa uma certa imprecisão, chutar ou copiar de outro layout então, mais ainda.

Saudações

Aron
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #42 : 06 de Janeiro de 2012, as 07:15:30 »

Oi Pessoal

Completando o Aron, o mais completo site para encontrar dados sobre válvulas é o :

www.tubedata.org

Todos os demais referenciam este.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #43 : 03 de Março de 2012, as 22:17:33 »

Pessoal, como eu faço para montar só o pre do hi octane que tem aqui no site? eu não entendei a ligação do transformador para alimentar as valvulas, alguém pode me dar alguma dica de como se montar só o pré dele??e como fazer a ligação das valvulas? obrigado
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal