Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:41:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Controle distorção mini fuzz Bertola plus  (Lida 4683 vezes)
amfrederico
Visitante
« : 20 de Outubro de 2011, as 11:02:43 »

Olá pessoal,
Estou começando a ficar viciado neste negócio de montal pedal. Quem sabe daqui uns 10 anos chego a 10% da qualidades dos grandes mestres.
Montei um mini fuzz Bertola plus, com controle de distoção(POT 1K)(http://plautz.atspace.org). O pedal é muito bom(o Bertola já dever ter recebido milhões de parabéns mas fica aqui mais um)!
Mas uma coisa está me entrigando, quando ao controle da distoção. O pontenciômetro esta atuando da seguinte forma: no zero, fica sem som, quando chega em 12h ele "libera" toda distorção praticamente de um vez, avançando para 2 ou 3h ele corta de novo o som até chegar no final. Coloquei outro pontenciômetro para verificar se não era defeito.
Esse funcionamento é normal? Alguem que já montou ele ficou deste jeito? Pegunto isso, porque, apesar do som legal, ficou sem muitas possibilidades de regulagem da distorção, só volume mesmo.
Valeu.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 20 de Outubro de 2011, as 11:41:51 »

    Você montou com pot de 1kB (linear) igual pede no projeto? Ou você montou algo errado, ou os dois pot's que você colocou estão com problema!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
amfrederico
Visitante
« Responder #2 : 20 de Outubro de 2011, as 12:51:17 »

Sim o de 100K é log(A), e o de 1K é linear(B).
O conrole de volume funciona perfeitamente, então, provavelmente o de 100K esta OK, certo?
Para ter certeza que é o pontenciômetro de controle de distorção  eu poderia ligar diretamente os fios que vão até ele, seria como se estivesse todo aberto, correto?
Valeu.

Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #3 : 20 de Outubro de 2011, as 13:05:58 »

 Sim, ele ficará como se o pot estivesse no máximo, ou melhor, pra ficar como o pot no máximo tem que colocar u resistor de 1k. Se você colocar um jump ele ficará sem resitência nenhuma.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, as 13:09:33 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
amfrederico
Visitante
« Responder #4 : 20 de Outubro de 2011, as 14:15:40 »

Eu acho que tem a ver com as ligações nos terminais do pot(1K). Eu liguei cada saída em cada terminal, mas será que duas delas não deveriam ficar juntas? Olhando mais detalheadamente o layout vi que é 1 3 3 e não tem o 2. Deve ser isso? Aindo sou estou engatinhando na arte da eletrônica Smiley Se for isso, estranho p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o volume funcionou p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o de 100k também é 1 3 3.
Aproveitando o assunto, para entender melhor funcionamento de pontenciomêtro. Um jumper, nada de resitência, é equivalente ao pot no máximo. Um resitor de 1K seria o pot no mínimo, ou seja, aplicando toda sua resistência. O pot todo aberto é sem resistência e o todo fechado é sua resistência(no caso 1K)?
Obrigado pela força.
Registrado
Cogumelo
Visitante
« Responder #5 : 20 de Outubro de 2011, as 14:57:37 »

Citar
Eu acho que tem a ver com as ligações nos terminais do pot(1K). Eu liguei cada saída em cada terminal, mas será que duas delas não deveriam ficar juntas? Olhando mais detalheadamente o layout vi que é 1 3 3 e não tem o 2. Deve ser isso? Aindo sou estou engatinhando na arte da eletrônica  Se for isso, estranho p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o volume funcionou p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o de 100k também é 1 3 3.
No caso do de 1K você pode usar 2 fios apenas, ligando um até o 1 do pot e o outro no 2+3 que você faz com um jumper.

Como você fez a ligação dele?

Abraço!
Registrado
amfrederico
Visitante
« Responder #6 : 20 de Outubro de 2011, as 17:03:37 »

Eu liguei 1 para 1, cada ilha em um terminal do pot. Vou fazer o teste ligando somente 2.
Valeu.

-----
Pessoal,
Fiz tudo quando foi teste e resultado ficou o mesmo. O pot de 1K(controle distorçao) quando chegar + ou - na metade "libera" a distoção, antes e depois disso ele corta. Fiz o teste ligando os fios direto e resultado foi o esperado, a distorção no seu total(igual ao pot no meio).
Sera que pode ser o pot? Poderia trocar o valor? Eu comprei 2 juntos, na mesma loja e os dois apresentam a mesma situação.
Agradeço se alguem der uma luz.

« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, as 20:27:33 por amfrederico » Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #7 : 20 de Outubro de 2011, as 20:58:53 »

  Com certeza é o potênciometro que está ruim, você não tem mais nenhum pra colocar no lugar só pra teste? Pode ser de valor um pouco maior, 5k ou 10k que vai funcionar, só que quanto maior for a resistência menor será o efeito.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
amfrederico
Visitante
« Responder #8 : 21 de Outubro de 2011, as 07:29:30 »

Também acho que é o pot. Se fosse algum problema de componente ou montagem do circuito, quando eu fiz a ligação direta, equivalente ao modelo do mini fuzz padrão, ele não funcionaria, e pelo contrário, ficou bom.
Amanhã vou comprar outro, nas verdade testei 2 que comprei juntos, mas já aconteceu comigo antes de mais de um pot estar com problema, sendo comprados juntos. Oo pecinha pra dar problema!
Valeu pelo apoio, tento novidades aviso.
Registrado
amfrederico
Visitante
« Responder #9 : 24 de Outubro de 2011, as 00:07:13 »

Pessoal, problema resolvido, eram os capacitores. Com no site estava 0.47uF (470uF), na de comprar passou batido que deveria ser 470 k, então estava usando capacitor de 470uF ao invés de .47(1000 X mais forte certo?). Meu consultor para assuntos aleatórios de eletônica(dono da loja onde compro, conhece tudo de eletrônica e é maior gente boa) descrobriu o mistério na lata. Coisa de amador mesmo, foi mal tomar o tempo de vocês mas fica o caso para se alguém passar por problema semelhante.
No final o pedal ficou show, mesmo antes esta dando uma distorção legal, mas com o controle ficou excelente.
Abraços.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal