Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 06:47:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tap Tempo com LM555  (Lida 8143 vezes)
FESTER
Visitante
« : 20 de Outubro de 2011, as 17:24:53 »

E ai galera, beleza?

Bom é o seguinte, estava pesquisando na net para ver se achava algum CI que pudesse ser usado como tap tempo no Rebote delay 2.5.
Encontrei que o LM ou NE555 é um gerador de pulso com opção de delay....

Bom, um possível circuito para fazer isto é este http://home.cogeco.ca/~rpaisley4/LM555.html#20.

Agora a dúvida é a seguinte, eu deveria ligar o out deste circuito com o pino 5 ou 6 do pt2399.

E vai mais uma pergunta: para que serve o pino 5 do pt2399? porque o datasheet dele não é bem completo....

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) galera.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 20 de Outubro de 2011, as 17:45:16 »

Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh?Huh??

Você poderia explicar essa idéia melhor? Que eu saiba o PT2399 só obedece aos níveis de corrente e tensão na porta de controle do tempo de atraso. O 555 é bom para timer delay de pulso, para oscilador, etc. Não consegui pegar sua idéia, desculpe! Talvez como parte de um circuito mais complexo para poder perceber o tempo entre dois ou mais "tappings" e depois traduzir esse evento para um nível de tensão correspondente em termos de tempo de atraso do PT2399...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FESTER
Visitante
« Responder #2 : 20 de Outubro de 2011, as 20:48:44 »

Intendi a sua resposta...., então é por isto que na porta 6 do pt2399 tem um potenciometro, o qual, regula uma tensão e corrente que consequentemente resulta em um tempo de atraso, e no caso do 555 ele apenas envia um pulso com uma tensão e corrente e não segura uma tensão para que seja interpretado pelo 2399 como um "potenciometro"? Te entendi Alex?

Então no caso eu posso usar este 555 para acionar um led que mostra os "batimentos" que o 2399 fornece, ou seja, utilizando ele como indicador de repetições do delay?

Valews
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 20 de Outubro de 2011, as 21:29:33 »

Se você souber como fazer isso, com outros componentes além do 555, certamente que pode. Eu não saberia como...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
FESTER
Visitante
« Responder #4 : 21 de Outubro de 2011, as 06:38:20 »

Você está falando com relação ao led indicador de repetições ou controle de tempo com tap com o lm555?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 21 de Outubro de 2011, as 07:27:06 »

Ambos!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #6 : 27 de Março de 2012, as 10:04:10 »

Galera, também quero um, mas fiquei pensando se ficaria funcional. Não vi potenciômetro de regulagem nesse projeto:

fonte: http://www.aronnelson.com/gallery/main.php?g2_view=core.DownloadItem&g2_itemId=38018&g2_serialNumber=1


Também tem o taptation, mas juntar tudo que é meu medo. Não sei nem por onde começar.

Alguém que tenha muita paciência, tempo disponível e boa vontade sobrando poderia montar a placa desse esquema para a galera daqui ter um Rebot Tap Delay?: http://www.thetonegod.com/tech/datasheets/taptation_pt2399.pdf


http://img58.imageshack.us/img58/7401/tapboardsch.png
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #7 : 21 de Dezembro de 2012, as 23:14:05 »

Afinal isto funciona?
Registrado
designermx2
Visitante
« Responder #8 : 22 de Dezembro de 2012, as 05:30:50 »

Não consegui fazer funcionar...
Registrado
ccsphsc
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 27

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 0


« Responder #9 : 13 de Março de 2013, as 17:49:06 »

Estava viajando ontem no trabalho, por conta de uma queda de luz, e fiquei pensando...
Tem um modo do LM555 que detecta a largura de um pulso e reproduz repetidamente, não?
Se o 555 mantiver esse sinal com o intervalo de TAP, não dá pra implementar um sistema parecido com o das fontes chaveadas?
Ou seja, a saída do 555 seria usada junto com o FET pra chavear um sinal DC, depois retificada. Assim teríamos uma saída DC que varia conforme a frequência determinada pelo TAP.

Foi só um delírio, mas achei interessante...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 13 de Março de 2013, as 18:15:15 »

Pode bem ser um princípio caso haja correlação possivel entre as tensões produzidas pelo "contador" e as frequencias lidas e os passos na unidade PT2399.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Tomati
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 40

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 11


« Responder #11 : 13 de Março de 2013, as 18:19:17 »

Galera, também quero um, mas fiquei pensando se ficaria funcional. Não vi potenciômetro de regulagem nesse projeto:

fonte: http://www.aronnelson.com/gallery/main.php?g2_view=core.DownloadItem&g2_itemId=38018&g2_serialNumber=1


Também tem o taptation, mas juntar tudo que é meu medo. Não sei nem por onde começar.

Alguém que tenha muita paciência, tempo disponível e boa vontade sobrando poderia montar a placa desse esquema para a galera daqui ter um Rebot Tap Delay?: http://www.thetonegod.com/tech/datasheets/taptation_pt2399.pdf


http://img58.imageshack.us/img58/7401/tapboardsch.png


Pelo que eu entendi, esse Taptation é um kit composto de 2 chips: o "Taptation" e um MCP41100-I/P que é um potenciometro digital.
Acho que não existe nenhum chip equivalente que substitua o original, pelo menos para uso com esse esquemático, pois pelo que parece foi escrito para executar essa função, mas nunca se sabe, alguém tem alguma idéia?

O kit com os 2 chips é vendido por 20 dólares em
http://diystompboxes.com/zencart/index.php?main_page=product_info&products_id=65

Estou pensando seriamente em comprar um para fazer um teste...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 13 de Março de 2013, as 19:32:24 »

Pelas características elétricas e pinagem, esse chip taptation deve ser um PIC 16F676 ou outro de 14 pinos.  Sabendo todas as funções que ele deve fazer, talvez nem seja muito difícil programar o software do microcontrolador. Quem comprar o kit com os dois chips, conseguiria verificar qual o microcontrolador, mas com certeza o firmware estará protegido contra leitura. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 13 de Março de 2013, as 22:42:20 »

Uma das coisas que pareceu interessante no Taptation é que o tempo de delay pode ser ajustado no Tap ou no potenciômetro. Valendo o último ajuste feito. Além de oferecer modulação para mexer com a afinação do sinal atrasado, criando outros efeitos interessantes.

Um controle desse num projeto como o Yerasov, mais um companderzinho...rs.
« Última modificação: 13 de Março de 2013, as 22:44:49 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #14 : 14 de Março de 2013, as 01:00:35 »

Dá para adaptar em flangers, chorus e delays analógicos de boa.
Quem sabe até um wah  ótimo para quem tem o pé durão...
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal