Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 22:41:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: GRAVANDO GUITARRA NO PC  (Lida 9798 vezes)
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« : 09 de Janeiro de 2010, as 11:57:42 »

Bom, quero fazer umas gravações em casa e pretendo fazer assim:
Vou comprar uma placa de som Sound Blaster Live MP3 5.1
E um microfone Leson SM58.
Minha ideia é microfona o meu Mrashall.
Aí a dúvida:
O microfone precisa passar por um pré-amplificador antes de entrar na placa de som??
E quando eu for gravar a voz, precisa passar por um pré também o sinal do microfone??
Posso usar um pedal de Booster como pré??
Valeu galera.
Registrado
emersoneler
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 274

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 5



« Responder #1 : 09 de Janeiro de 2010, as 14:53:15 »

Caro Vox,
Para você microfonar o seu marshal, se a placa que adquiriu já dispuser de entrada balanceada, não há necessidade de pré, mas... uma boa preamplificação melhora muito o som. Para a voz não precisa pré, você poderá melhorar o som gravado com programas como Sony vegas, audacity e seus respectivos plugins. Um abraço e boa gravação.
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #2 : 10 de Janeiro de 2010, as 00:34:15 »

Bom, quero fazer umas gravações em casa e pretendo fazer assim:
Vou comprar uma placa de som Sound Blaster Live MP3 5.1

Cara, eu acho que essa Sound Blaster é mais pra reprodução de som 5.1 (pro caso de pcs que não têm esse sistema já embutido), não?

No meu caso o que eu faço: comprei meu pc com sistema de som 5.1 já, então, pra gravar, eu comprei uma placa offboard específica pra "estúdio" (mais home-studio).
Uso uma M-audio Audiophile 2496 dessa:
.
Aí eu garanto qualidade. E o preço é BASTANTE acessível!
Essa tem 4 plugs RCA, que podem ser usados tanto como 4 entradas de gravação, ou 2 saídas e duas entradas.

Para uma coisa mais legal, eu sei (apesar de nunca ter experimentado) por terceiros que é bom usar um directbox entre o sinal de origem (microfone ou guitarra) e o pc.
Tem um MIC100 da behringer que dizem ser muito bom e acessível:



Abraço!
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2010, as 00:37:43 por Marcel. » Registrado
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #3 : 10 de Janeiro de 2010, as 19:24:48 »

Tem muita discussão em torno de equipamentos de estudio, mas como a intenção é apenas uma gravação simples, tenho uma dica muito boa:

Em vez de comprar uma 2496, que está em torno de R$300 e mais um mic100 (que dizem ser bom quando está em bypass hehe) por mais R$300, você com essa grava pode pegar uma Delta1010LT e ter 8 canais, 2 deles com preamp mas sem phantom power (impedindo você de ligar um mic condensador...).

Ou ainda comprar uma UCA-100 (interface externa via USB) que tem dois canais e mais o mic100, assim você gastaria até R$400 e teria o phantom power.

Ou apenas a UCA, mas sem o preamp (se quiser monte o pré do site, já testei com microfones dinamicos em -10dB e ficou muito bom o som!), assim você gasta R$100 e ainda tem uma qualidade melhor no som e mobilidade, pois é USB!

Essas opções são boas em qualidade em comparacão ao que você irá ter com uma soundblaster, também são opções mais caras, mas compensam cada centavo.

Só por curiosidade: meu home tá agora com uma Delta1010Lt e uma 2442fx, assim posso ter até 8 canais simultaneos (ou vender tudo e comprar uma presonus ou m-audio 2626 e ter muuuuito mais qualidade, mas assim já estarei pensando em gravações mais profissionais, e não apenas gravar meu baixo.)
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
paulor
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 57

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1



« Responder #4 : 11 de Janeiro de 2010, as 03:34:36 »

passar por um pré amplificador ajuda muito ,
sendo que muitos dizem que o que menos importa
em uma gravação é a placa de som e o microfone,
e sim o que há entre eles.
não posso confirmar isso, mais fiquei impressionado
com um microfone de karaokê ligado onboard no computador
com um ultra-voice vx2496 da behringer ,da MUITA diferença.

não acho que essa Sound Blaster seja a melhor opção para gravações
tem outras opções bem melhores , como a Audiophile 2496 ou a delta1010
uma placa interessante também é a maya44 o único contra é que não possui MIDI

enfim realmente existem muitas opções se tratando de equipamentos de estudio

já pensou em montar um pré de microfone?
 




Registrado
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #5 : 11 de Janeiro de 2010, as 14:32:50 »

Pô, valeu galera.Muito bom ter a opinião de vocês.
Vou escolher bem direitinho uma placa, bem com calma pra não gastar (os poucos recursos) mal, hehehe...
Obrigadão a todos.
Registrado
Edu17
Visitante
« Responder #6 : 22 de Janeiro de 2010, as 02:55:19 »

Vox, tu já viu as novas fast track MKII da m-audio? Dá uma olhada no ML, até q não são caras. Dizem q essas interfaces são fáceis de mexer e t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) são bem portáteis. Parece ter um ótimo custo/benefício.
Registrado
maioli
Visitante
« Responder #7 : 23 de Janeiro de 2010, as 20:22:52 »

Só sugiro uma coisa: se vc quer algo de bom custo/benefício, não compre placa + preamps. Certamente custa mais do que uma interface usb com preamps internos que é bem mais prática.

Tenho uma 2496 + mic100, tem boa qualidade. Esse mic100 é melhor que qualquer preamp feito em casa e se acha bem barato novo ou usado. A limitação desse sistema é que grava apenas dois canais por vez.

Eu estou migrando o home para longe do PC, pois pra mim não deu certo. Não tenho lugar suficiente para colocar o pc em uma sala diferente da gravação e o ruído dos coolers é um trovão nos microfones. Vou adotar o portastudio.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2010, as 20:32:34 por maioli » Registrado
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #8 : 26 de Janeiro de 2010, as 19:54:48 »

O mic100 melhor que preamp feito em casa? Eu discordo... dá pra fazer coisa muito boa em casa, Maioli. Eu fiz 4 pres e os uso para guitarras em linha, e eu pude testar o mic100 de um amigo, lado a lado. O pré handmade teve uma resposta melhor em termos de fidelidade sonora e headroom, coisa que o mic100 pareceu "xôxo" perto dele.

Depende do preamp que você está usando na entrada da placa. Um BlueTube ou até um daqueles feitos pela Alto já dão muita qualidade ao som!

Maioli, já tentou trocar os coolers?As vezes se você configurar o cooler na BIOS para que ele não fique direto em rotação máxima o ruído cai bastante!

 Eu tenho apenas UMA sala, e é nela que eu gravo tudo...sem isolamento, apenas um tratamento acústico. Meu problema é manter o ar condicionado ligado e gravar vozes, agora no verão a região fica infestada de grilos e cigarras, então já viu como que eu gravo... tem que ser ninja e gravar rapidinho, num take só! (isso para voz e bateria, para guitarra e baixo eu microfono sem problemas de ruídos de origem mecânica, elétrica ou animal hehehe)
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
maioli
Visitante
« Responder #9 : 10 de Fevereiro de 2010, as 09:31:50 »

Bruno,

Eu me considero bom de "ouvido seletivo", ou seja, em termos de faixa dinâmica e curva de resposta, bem como em timbre. EU me considero, não quer dizer que EU SEJA..., hehehe. Daí eu "pensar" que o MIC100 é um produto razoável pelo seu preço e que dificilmente vai ser possível fazer algo melhor em casa com o mesmo dinheiro. Mas ele é apenas um exemplo, não sou fã de behringer, pelo contrário.

Depois de fazer muitas coisas em casa, pelos últimos 20 anos, cheguei à conclusão que, EM MÉDIA, nossos handmades são satisfatórios até que sejam comparados com um produto comercial razoável. É claro que há casos em que o Handmade está em um nível qualitativo superior aos produtos comerciais médios, quase se equiparando aos de alto nível ou mesmo igualando ou superando. Casos raros! Para que essa qualidade seja atingida, normalmente são necessários componentes de primeiríssima e um handmaker de responsa, com conhecimento teórico e prático muito grandes. Isso costuma sair tão caro quanto um produto comercial razoável.

No meu caso específico, meus equipamentos feitos em casa atualmente em uso tiveram custo de produção apenas 20 a 30% menor que o preço comercial de equivalentes "de marca", são bons para o meu gosto, mas tenho amigos que já não acham o mesmo!

pra resumir, handmade é uma paixão. Se vc quer coisas realmente boas, não é muito mais barato que comprar pronto, e se vc quer economizar, também dá, mas o resultado não vai ser grande coisa.

Quanto a gravar em PC, o "baixo custo" é totalmente ilusório. Um PC com capacidade para gravar "apenas" um canal stereo e rodar mais 8 em playback não é barato, a placa "2496" que faz isso não é barata e o preamp stereo não é barato. Colocando isso na ponta do lápis, dá pra ver que um portastudio de 8 canais simultaneos, com HD e 8 preamps custa o mesmo que o PC base! nem se conta uma placa tipo a 1010 e os preamps discretos que ela exige, que tem um custo de 1,5 x o preço do PC.

Se vc está falando de um SNR de 40 dB, até dá pra falar em ficar na mesma sala que um cooler. Se vc for pensar em 80 dB, que ainda está bem aquém dos 100 dB de estúdio, não dá nem pra sonhar em estar sequer na mesma sala que um monitor de video ou uma lâmpada fluorescente com reator.

Quem for comprar um PC novo só pra fazer homestudio, pense nisso. Desculpem o desabafo, ele é o resultado de muitas frustrações.
 
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2010, as 09:42:51 por maioli » Registrado
juliano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 66

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #10 : 23 de Fevereiro de 2010, as 13:04:57 »

Se levar em consideração o custo/benefício uma Audiophile 2496 ou 192 está na faixa de R$400,00 trabalhando em 2 canais analógicos e uma Delta 1010LT por R$700,00 trabalhando com 8 canais Analógicos, não precisa dizer mais nada né, é melhor comprar a Delta1010LT!
Mas pra que uma placa de 8 canais analógicos se você vai fazer uma bateria sequênciada, vou gravar no máximo um violão usando dois microfones, pra que isso? Muitos se perguntam....
Se você precisa de no máximo 2 canais, sugiro que veja o quanto pode investir e mantenha a ideia de 2 canais e dois microfones, dose sempre uma interface boa, mas microfones bons sempre dão resultados satisfatórios, quanto que ligar uma guitarra direta usando o Amplitube ou Guitar Rig numa Audiophile ou numa MBox a diferença não será tão perceptível quanto gravar uma voz ou um violão com um microfone "Karine" ou um AKG C414.


Obs: não estou considerando canais MIDI e SPDIF
Registrado
Brunotrema
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 293

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 7



« Responder #11 : 23 de Fevereiro de 2010, as 22:45:08 »

Hm... entendi seu ponto de vista Maioli

Realmente pra montar um home acaba saindo caro. Se não me engano já gastei em torno de 3k de dinheiro brasileiro... isso porque já tinha a sala, caixas e computador. Mais para frente espero trocá-lo porque estou começando a ter clientes, felizmente. Pra mim está sendo um investimento a longo prazo, os frutos serão colhidos lá em 2012 se o mundo não acabar hehe.

Para o amigo que criou o tópico, já viu a Fast Track, que é uma interface USB muito boa para gravar? Sai em torno de 300 (a simples, a PRO se não me engano vi por 550...). Um colega comentou também das MKII, mas nunca vi uma dessas pessoalmente (só vi uma PRO e pude tirar minhas conclusões sobre ela: NOTA 9,9999 para nao dar 10 xD)
Registrado

+ Inteligência é um imperativo do Universo +
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal