Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 16:19:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador Push-pull com ECL84  (Lida 31007 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 31 de Outubro de 2011, as 16:43:59 »

E aí, como estão todos?
Eu andei pesquisando sobre opções de amplificadores usando válvulas triodo-pentodo, semelhantes à ECL82, e encontrei esse tópico num fórum australiano:

http://www.guitargear.net.au/discussion/index.php?topic=14767.00

Achei muito interessante e simples esse circuito, e penso em tentar montá-lo em breve (no momento, tem umas reformas em andamento na casa, então estou sem espaço pra fazer nada).

Inicialmente, eu penso em montar somente a parte da potência (formada por: segundo estágio de ganho + inversor de fase + pentodos de saída), e testar alguns pré-amps antes de chegar a algo definitivo. Isso não somente visando o que eu considere ter uma sonoridade mais agradável, mas também para apresentar opções diferentes para quem decidir experimentar montar esse circuito no futuro.

Gostaria de ouvir a opinião do pessoal do fórum sobre esse projeto.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2011, as 01:26:09 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 31 de Outubro de 2011, as 17:09:46 »

Eu acho que você vai montar um ampli com 2W com custo muito parecido com PP de ECL82 (Iall 10.5) que tem 10W...
Eu não perderia tempo...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #2 : 31 de Outubro de 2011, as 18:08:42 »

Oi Pessoal

Nem tanto! Deve chegar nuns 5W, mas disso não passa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 31 de Outubro de 2011, as 18:29:02 »

Eduardo... os 2W tirei do artigo do link que o blackcorvo postou...
Talvez a ideia la seja baixa distorção.
Mas mesmo com os 5W ainda acho que as ECL82 valem mais a pena... Eu esperaria o Iall 10.5 2.0
[]s.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 01 de Novembro de 2011, as 01:44:41 »

Eu acho que você vai montar um ampli com 2W com custo muito parecido com PP de ECL82 (Iall 10.5) que tem 10W...
Eu não perderia tempo...

Meu problema é que não posso ter nada com muita potência. Sempre tem alguém reclamando de barulho.
Pra ter uma idéia, eu NUNCA ouvi meu amp de estudo, um Condor GX-10 (como o nome diz, ele é de 10w), com o volume no máximo.  E tenho ele já faz uns 5 anos.

Por isso, um amp com menor potência seria ideal, ainda mais se eu quiser usar ele com tudo no máximo. E como eu só toco guitarra pra mim mesmo, não toco em banda nem nada do tipo, não preciso de nada que vá além dos 5W. Já levei bronca tocando com um Ruby! Imagina a bronca com um IALL 10.5...

Eduardo... os 2W tirei do artigo do link que o blackcorvo postou...
Talvez a ideia la seja baixa distorção.
Mas mesmo com os 5W ainda acho que as ECL82 valem mais a pena... Eu esperaria o Iall 10.5 2.0
[]s.

Na verdade, a idéia é poder conseguir saturação de power sem estourar os ouvidos! Tanto pra estudo, como pra "brincar", ou mesmo pra gravação.
Eu poderia montar um IALL 3.5, mas depois que vi o trafinho de saída já pronto na loja do Eduardo, to pensando em arriscar.

Falando no circuito, acho bom eu colocar a imagem aqui pro pessoal não ter que ficar indo no link toda hora, certo? É melhor que ele fique de referência pras fotos da montagem, e comentários feitos naquele fórum.



Eu aproveitei e fiz uma correção de um erro. O resistor de 1M na entrada estava ligado ao terra do jack de entrada, quando o correto é ligá-lo da forma que eu fiz, no "tip" do jack.

Já tenho umas idéias e pequenas mudanças pro projeto, mas prefiro passá-las a vocês mais detalhadamente quando já estiver com tudo em mãos, para montá-lo.
Algumas idéias que já passaram por minha cabeça seriam de, por exemplo, usar transformadores de 12v ao invés de 6v, com os filamentos das ECL em série. Mas, isso seria só no caso de eu usar mesmo uma 12A*7 no primeiro estágio. Mas também pensei em usar o pré EF184...
E os 12v também dariam a opção de usar um pré JFet (podendo-se usar um dobrador de tensão pra conseguir um som mais limpo).
Uma última idéia seria usar um Depletion Mode Mosfet, como o LND150, que funciona quase que como um triodo, e em alta tensão também.

Mas, até a real conclusão do projeto, haverão várias idéias que surgirão, e vários testes sendo feitos e apresentados a vocês.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #5 : 01 de Novembro de 2011, as 07:23:09 »

Oi Blackcorvo

Se você acredita que o amplificador será útil, então vá em frente! Eu sempre tive curiosidade em ver que tipo de som as ECL84 podem dar. Uma dica que dou é usar um transformador de step-up menor que o de step-down. Não há porque serem do mesmo tamanho. O de entrada deve ter a capacidade para atender os VAs totais do amplificador, mas o segundo precisa atender apenas as placas!

Também achei meio forçado aqueles zeners para forçar um cliping. Tente com e sem para ver como fica melhor!

No mais, boa sorte no projeto!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fovb
Visitante
« Responder #6 : 01 de Novembro de 2011, as 10:53:59 »



Meu problema é que não posso ter nada com muita potência. Sempre tem alguém reclamando de barulho.
Pra ter uma idéia, eu NUNCA ouvi meu amp de estudo, um Condor GX-10 (como o nome diz, ele é de 10w), com o volume no máximo.  E tenho ele já faz uns 5 anos.


Ah, por isso que quando você vem aqui na loja "torce" o potenciometro no último? hahaha, brincadeira...


Uma última idéia seria usar um Depletion Mode Mosfet, como o LND150, que funciona quase que como um triodo, e em alta tensão também.


Acabou de chegar sua amostra gratis pela FedEx Smiley

Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 01 de Novembro de 2011, as 14:41:31 »



Meu problema é que não posso ter nada com muita potência. Sempre tem alguém reclamando de barulho.
Pra ter uma idéia, eu NUNCA ouvi meu amp de estudo, um Condor GX-10 (como o nome diz, ele é de 10w), com o volume no máximo.  E tenho ele já faz uns 5 anos.


Ah, por isso que quando você vem aqui na loja "torce" o potenciometro no último? hahaha, brincadeira...


Uma última idéia seria usar um Depletion Mode Mosfet, como o LND150, que funciona quase que como um triodo, e em alta tensão também.


Acabou de chegar sua amostra gratis pela FedEx Smiley



Opa! Bom saber! Semana que vem passo daí com minhas "tralhas", e a gente faz uns testes com elas. Vamo botar seu IALL pra gritar, hahaha!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #8 : 01 de Novembro de 2011, as 15:10:44 »

É... minha sugestão ia ser o Iall 3.5 mesmo...
Mas como disse o Eduardo, manda bala.
Duvida... na inversora, não teria que ter um resistor de 470k a 1M ligando do pino 1 até entre os resistores de 2k2 e 120k, para o Bias?
O controle de tom não é meio esquisito?
E eu também acho que a 12AX7 na entrada perde o sentido do ampli... Que tal uma EF184 como você citou ou uma 6BQ7A??? Smiley


Agora desvirtuando completamente do topico (ninguém mandou o fovb comentar).
Vocês ja testaram o LND150? Pedi uns samples, mas acho que fui ignorado... Sad
To tentando comprar na mouser... O som é bom mesmo?
Minha ideia é justamente complementar um SE de ECL82. Eu vou usar 2 2N3819 em cascata até o LND150 chegar...





Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #9 : 01 de Novembro de 2011, as 15:58:25 »

É... minha sugestão ia ser o Iall 3.5 mesmo...
Mas como disse o Eduardo, manda bala.
Duvida... na inversora, não teria que ter um resistor de 470k a 1M ligando do pino 1 até entre os resistores de 2k2 e 120k, para o Bias?
O controle de tom não é meio esquisito?
E eu também acho que a 12AX7 na entrada perde o sentido do ampli... Que tal uma EF184 como você citou ou uma 6BQ7A??? Smiley


Agora desvirtuando completamente do topico (ninguém mandou o fovb comentar).
Vocês ja testaram o LND150? Pedi uns samples, mas acho que fui ignorado... Sad
To tentando comprar na mouser... O som é bom mesmo?
Minha ideia é justamente complementar um SE de ECL82. Eu vou usar 2 2N3819 em cascata até o LND150 chegar...



O bias é feito pelo próprio pot de volume, mas poderíamos colocar esse resistor que você falou, e usar um pot duplo pra controlar o volume logo depois da inversora (como tem no Orange Tiny Terror). O controle de tom é igual ao do Marshall 18W.

Sobre os LND, nunca usei. Pedi pro Fovb pegar uns samples exatamente pra gente ver se são bons mesmo. Vou fazer uns testes no circuito de Source, pois quero testar polarização com resistor e com diodo, já que vi ambas opções serem usadas. Pode deixar que a gente vai passar os resultados dos testes (talvez eu até re-utilize o tópico que criei algum tempo atrás falando do LND150...)!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 16:00:05 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 01 de Novembro de 2011, as 16:10:58 »

Agora que o Kem falou, eu me toquei! De fato o bias da inversora está errado. Desse jeito não vai funcionar!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #11 : 01 de Novembro de 2011, as 16:17:21 »

Será que os 2W afinal é porque só um dos pentodos ta funcionando?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #12 : 01 de Novembro de 2011, as 16:35:56 »

Agora que o Kem falou, eu me toquei! De fato o bias da inversora está errado. Desse jeito não vai funcionar!
Será que os 2W afinal é porque só um dos pentodos ta funcionando?

O que tem de errado? Eu não entendo dessa parte de circuitos inversores...
Será que o que eu falei de mudar pra um pot duplo depois da inversora seria uma opção mais apropriada?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #13 : 01 de Novembro de 2011, as 17:49:26 »

Agora que o Kem falou, eu me toquei! De fato o bias da inversora está errado. Desse jeito não vai funcionar!
Será que os 2W afinal é porque só um dos pentodos ta funcionando?

O que tem de errado? Eu não entendo dessa parte de circuitos inversores...
Será que o que eu falei de mudar pra um pot duplo depois da inversora seria uma opção mais apropriada?
Tem que ser como eu falei... um resistor de 470k a 1m (ai pra calcular só pedindo ajuda do Eduardo) ligando do pino 1 até entre os resistores de 2k2 e 120k.
Eu não sou expert em circuitos (tenho estudado bastante, mas a uns 6 meses eu não sabia nem qual era o anodo e o catodo Smiley ), mas achei esse ai muito esquisito. Podia ser mais simples...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #14 : 01 de Novembro de 2011, as 18:11:03 »

Agora que o Kem falou, eu me toquei! De fato o bias da inversora está errado. Desse jeito não vai funcionar!
Será que os 2W afinal é porque só um dos pentodos ta funcionando?

O que tem de errado? Eu não entendo dessa parte de circuitos inversores...
Será que o que eu falei de mudar pra um pot duplo depois da inversora seria uma opção mais apropriada?
Tem que ser como eu falei... um resistor de 470k a 1m (ai pra calcular só pedindo ajuda do Eduardo) ligando do pino 1 até entre os resistores de 2k2 e 120k.
Eu não sou expert em circuitos (tenho estudado bastante, mas a uns 6 meses eu não sabia nem qual era o anodo e o catodo Smiley ), mas achei esse ai muito esquisito. Podia ser mais simples...

Na minha opinião, em questão de complexidade, mais simples que isso só se comprar pronto. O circuito em si não é complicado, mas parece que precisa de uns ajustes...
Eu postei ele aqui porque, pelo que tinha lido, quem monta ele é bem conhecido, e dizem que suas montagens são de boa qualidade, então imaginei que esse circuito seria confiável. Mas, se houver algo que se possa fazer pra melhorá-lo, estarei disposto a fazer.
Se fosse pra eu escolher um amplificador pra montar, sem ter que me preocupar com a questão do volume, eu faria o Orange Tiny Terror, porque adoro o som daquele bixo! hehehe! Se fosse possível, faria desse amp uma versão "mini" do Orange. Já tenho até nome pra ele: Tangerine Nano Trauma (TNT, mora?  Afro).
Mas eu não sei nada sobre projetar circuitos valvulados, sou mais do tipo que "monta e fuça" baseado em circuitos prontos. Se não fica bom, fuço até que fique bom!
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, as 18:13:26 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.069 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal