Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:14:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DOD FX70C Corrosion Distortion, pesado!!!!!!!!!!!  (Lida 56757 vezes)
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« : 11 de Janeiro de 2010, as 09:11:54 »

Galera do handmades e honoráveis mestres do layout profissional em PDF.hehehehe

Durante o ano de 2005 encontrei na internet vários esquemas da série de efeitos dos anos 80 e 90 da DOD , a série FX, porém somente os esquemas.

Um amigo meu que trabalhava junto comigo e era o layoutista da empresa (em tango) fez algumas placas para mim e montei alguns destes pedais, o DOD FX54 Attacker (distorção com compressor no mesmo circuito, funcionou), O DOD FX52 Classic Fuzz (funcionou mas não tem nada de excepcional), o DODFX53 Classic Tube (funcionou mas também não é nada especial), FX57 Hard Rock Distortion (Distorção com delay no mesmo circuito ,não funcionou), enfim alguns não funcionaram, mas o FX70C Corrosion Distortion eu guardei a placa feita e nunca montei, faltava colocar os componentes e faze-la funcionar, então faz algum tempo eu terminei este projeto, e bem... devo dizer:

Achei o final do arco-íris das distorções.!!!!

Não achei nenhum sample no youtube desse pedal, mas o clone que fiz tem uma distorção pesada, forte, encorpada , que lembra um mesa booguie, parece distorção de valvulado high gain, vou tentar fazer um sample desse meu pedal pra v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) verem no youtube, agora eu gostaria de pedir o seguinte, o esquema funciona, porém a placa que eu fiz eu não tenho mais nada nem o arquivo, o programa que eu uso para layouts é o Express PCB, ele é bem simples e o formato de arquivos só abre nele, é um programa bem limitado, eu uso para pequenos layouts, mas o FX70C tem um tamanho um pouco maior que o comum, alguém que faz layouts aí pro site, desses que já fica em PDF pode fazer este???Seria uma grande distorção .....i promess.... v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) vão ver no sample de youtube!!!!

aí esta o esquema...

http://www.schematicheaven.com/effects/dodfx70c_corrosion_dist.pdf

detalhe: quando o meu colega desenhou pra mim ele suprimiu o circuito de chaveamento digital que controla os fets de chaveamento e colocou pads para ligar uma chave que mandasse para esses fets a tensão positiva (9V) ou o terra 0V (nos gates deles).
E ficou conforme no esquema anexado:

Quando vai positivo nos fets eles não chaveiam e quando vai negativo chaveiam pois são canal N (negativo).
Então se a chave manda positivo (9v) para Q10 e Q2 , e negativo para Q4, o efeito fica desligado pois o sinal da guitarra para sem distorcer, porém se achave inverte então a polarização dos gates dos fets de chaveamento também, então Q10 e Q2 recebem terra no gate e Q4 recebe positivo (9v) e o sinal da guitarra distorce pois passa pelo circuito do efeito.O meu esta assim .

Agora vejam se é mesmo necessário fazer isto, e façam este layout, garanto que será um projeto "premium".

logo coloco o link de vídeo do meu pedal no youtube.

abraços....

Mensagem Mesclada
Bom aí vai 2 links de vídeos que fiz com a ajuda de um amigo meu que trabalha na loja de instrumentos em aqui em Rio Claro, nós testamos em um head Buguera 6262 e no primeiro vídeo comparamos com o drive do cabeçote, o pedal é bom mesmo, vejam aí....

http://www.youtube.com/watch?v=i_pfa3w3VyA

e o segundo vídeo com mais riffs...

http://www.youtube.com/watch?v=t3oEsnDV0ms
.....

abraços...
« Última modificação: 12 de Janeiro de 2010, as 17:05:23 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 12 de Janeiro de 2010, as 20:26:03 »

Gostei hein!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
amipedro
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 8

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #2 : 13 de Janeiro de 2010, as 15:56:55 »

 Shocked
Po, me amarrei no timbre desse pedal.  Grin
Tu usou esses fets que estão no circuito, ou substituiu?
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #3 : 13 de Janeiro de 2010, as 18:00:59 »

Shocked
Po, me amarrei no timbre desse pedal.  Grin
Tu usou esses fets que estão no circuito, ou substituiu?

Usei os J113 para chaveamento , usei eles mesmo, mas acho que J111 ou algum fet de chaveamento no lugar serve, é uma aplicação pouco crítica.....pode ser um equivalente ...por exemplo o 2SK30A, ele é de chaveamento ...a boss usa desses...
Registrado

...money for nothing!!!
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #4 : 14 de Janeiro de 2010, as 11:58:44 »

Rapaz há um tempo atrás eu me animei a montar o layout desse pedal, mas acabei deixando de lado...rs...Muito bom mesmo o video e o pedal...Quem sabe posso fazer o layout e disponibilizar...
Registrado

Long live the King!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #5 : 18 de Janeiro de 2010, as 01:00:28 »

Bom mesmo e tirar esse chaveamento daí e por um true bypass...

Facilita bastante o processo de "layoutagem" também... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Analizarei com carinho... quem sabe não rola...
Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #6 : 18 de Janeiro de 2010, as 08:20:23 »

Bom mesmo e tirar esse chaveamento daí e por um true bypass...

Facilita bastante o processo de "layoutagem" também... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Analizarei com carinho... quem sabe não rola...

Big Louis..... quando montei esse pedal eu não tinha tanta experiência para fazer isso, até pensei em fazer , mas preferi apenas substituir o circuito de chaveamento por uma chave ligada aos fets, com medo de fazer tudo e não dar certo (coeficiente de cagaço alto), bom com certeza ele rola assim também, e fica mais simples ainda....considerando que esses fets não são muito fáceis de achar.....bem analise com carinho , amor, tesão e tudo mais.....vc viu o som dele, ao vivo é 1000 vezes melhor......seria um bom projeto, valewwww pela atenção....

abraço..
Registrado

...money for nothing!!!
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #7 : 18 de Janeiro de 2010, as 20:02:58 »

Big pensei nisso também, porem fiquei matutando aqui onde poderia retirar, se puder ajudar no esquema mesmo marcando com o paint já serve...eu me prontifico em fazer o layout...ate comecei...mas fiquei com essa duvida.
Registrado

Long live the King!
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #8 : 04 de Setembro de 2010, as 10:12:25 »

Olá LAYOUTEIROS......?Cheesy

Seria uma boa, hein?! Head Banger

Forte abrax!
« Última modificação: 10 de Março de 2011, as 14:36:19 por xandaum » Registrado
tufoeffect
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 380

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 35


...Like the sign of the southern cross....


« Responder #9 : 31 de Agosto de 2011, as 11:28:17 »

Estou aqui novamente para ressucitar este tópico mesmo!!!!!!!!!!!!

É que ontem comprei no mercadolivre um pedal FX70 da DOD, porém é um modelo chamado Metal X, se v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) pesquisarem no Google vão ver que se trata do mesmo circuito do corrosion distortion, inclusive vou poder comparar com o esquema do FX70C Corrosion que é o que clonei á partir apenas do esquema e ver se o meu realmente é fiel ao original.
A DOD lançou três pedais com este tipo de circuito, todos eles são FX70 porém, os nomes é que diferenciam:

Big Fat Pig
Corrosion Distortion
Metal X

Deve haver, ainda não consigo afirmar isso, uma diferença entre os FX 70 nos circuitos de tonalidade ativos que se vê no esquema feitos com transistores e filtros RC, quando tiver em mãos o FX70 Metal X DOD original que comprei pela bagatela de R$79,00  no ML (postarei fotos para v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) inclusive do circuito internamente)...

O que quero é com a juda dos nossos layouteiros fazer um clone desta distorção, pois pelo que notei agradou á todos...

Assim que tiover mais informações eu volto....

abraçços...

-----
E referente ao último assunto que se tratava aqui neste post sobre como fazer o layout retirando os chaveamentos com fets, acho que os estágios de boost de entrada e saída com transístores 2N5088 (acho que são eles) poderiam ser suprimidos também ficando o sinal de entrada indo logo após o transistor Q1 (fet J201) para o pino 5 de IC1B atravéz do capacitor de 15 nf e resistor 100K e a saída do efeito saindo logo após o capacitor C28 (220Nf).
Acho que dessa forma o efeito ficaria sem alterações.

O que acham??

Abraços.
« Última modificação: 31 de Agosto de 2011, as 11:37:33 por tufoeffect » Registrado

...money for nothing!!!
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #10 : 26 de Agosto de 2012, as 12:12:11 »

tufoeffect

e as fotos cara?
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
ApAcHe*
Visitante
« Responder #11 : 26 de Agosto de 2012, as 12:26:33 »

Esse pedal me agradou muito mesmo! Se não houver quem possa fazer o layout, será uma grande perca pra gente, que é bem servido de overdrives, mas mal servidos de distorções (se bem que o marshallizer é ótimo)
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #12 : 26 de Agosto de 2012, as 14:08:02 »

Eu estava tentando fazer um layout do pedal anterior a este podemos dizer, o DOD fx69B um pedal de grunge mas de alto ganho também, porém não sei como proceder com os jfets, me ajudem a analisar os 3 fets do meu circuito está praticamente acabado no eagle só falta a certeza.



Então os 3 fets que estão circulados, é só colocar negativo no gate deles? Creio que já tento o IN e OUT já é possivel fazer uma bypass convencional nele.

O que acham?
Registrado
adrseg
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 30

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 19


« Responder #13 : 21 de Outubro de 2012, as 13:48:07 »

Senhores (as)

Boa tarde

Minha primeira singela contribuição para o fórum.

http://www.4shared.com/office/jVQRH_up/DOD_FX70C.html

No esquema original encontrei algumas falhas, são elas:

1) R12=R1 (no esquema original) está indicado como 10R. Esse valor é muito baixo e acarreta um sinal muito baixo de saída, da ordem de 300mv em uma frequência 1KHz com 100mV na entrada e todos os knobs no máximo. Adotei 100k, e nas mesmas condições, o sinal de saída foi ampliado para 2,5v.

2) R22 foi omitido no esquema original. Adotei 47K. Sem esse resistor o filtro estaria incompleto, ou seja, o filtro formado por R20, R21, R22, C15, C16 e Q3 é um filtro passa faixa de "Q" fixo, conhecido como GYRATOR, esse em especial esta sintonizado em 325Hz. O DOD FX 70C, assim como os FX 86 e FX 69B, são baseados nesses filtros que podem ser alterados. Para isso basta usar essa "calculadora" desse link,

http://www.muzique.com/lab/gyrator.htm

Mudando os valores de R1, R2, C1 e C2  e recalculando a frequência central e "Q":

Vale lembrar que "Q" é o fator de qualidade que indica a banda passante do filtro. Tem bastante material sobre isso na internet.

Esses filtros GYRATORS são encontrados em equalizadores gráficos.

3) C21=C24 (no esquema original) o valor foi omitido, adotei 8.2nF, o mesmo usado no DOD FX86. Esse é um filtro R-C passa baixa sintonizado em 9,7KHz. Também pode ser modificado utilizando a “calculadora” desse link:

http://www.muzique.com/schem/filter.htm

Os demais valores foram mantidos.

O esquema apresentado foi emulado no NI Multisim e funciona. Eu não montei o circuito ainda.

Como esse pedal usa o mesmo circuito do DOD FX86, utilizei o layout do Guero 2.0. Desenhei o mesmo no Eagle e fiz as devidas modificações e adaptações para o DOD FX70C.

Mantive contato com o Alex Frias por MP e o mesmo me disse que não vê problema em efetuar tais modificações aproveitando o layout do Guero 2.0

Foram dados os devidos créditos no documento.

Perguntas e sugestões devem ser enviadas.

Atenciosamente

Adriano (adrseg)
« Última modificação: 02 de Novembro de 2012, as 18:32:17 por adrseg » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #14 : 21 de Outubro de 2012, as 15:30:31 »

Primeira contribuição, dois posts apenas (neste momento) e já apresenta um trabalho assim?

Pessoal, vamos fazer uma vaquinha para pagar o aluguel, o consórcio de um VW Fox e grana
para as cervejas do rapaz.  Cheesy

Muito bom adrseg.  Palmas

Abraços.
 
« Última modificação: 21 de Outubro de 2012, as 15:38:43 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas:  [1] 2 3 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal