Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 04:29:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amp para fone de ouvido TDA2822M  (Lida 15586 vezes)
Will_GS
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 39

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 16



« : 14 de Novembro de 2011, as 22:43:22 »

E aí galera! Estava procurando alguns CIs para montar um amplificador de fone de ouvido. Inicialmente fiz um utilizando o LM 386 com ganho de 200 vezes, sem utilizar pré amplificador. Ficou bom pra rifs, mas quando faz acordes com batidas mais fortes ele raja. Pesquisei mais um pouco e descobri o TDA2822M. Decidi tentar montar um com ele, mas como possui sinal de entrada baixo, tive que fazer um pré amplificador. Fiz o que postei aqui anteriormente mesmo: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2672.0 . Ficou muito bom o resultado, ele tem um som muito bem definido até ligando pedais de distorção nele,fiz o teste com um Shred Master e um Gonador, ficou ótimo, recomento! Só um porém, o ganho do pré amplificador tá em cerca de 31 vezes, isso é muito. Deixando o volume do potenciômetro do TDA muito baixo e o volume da guitarra na metade já fica alto, tenho que recalcular o ganho do pré-amplificador e mudar, mas por enquanto vou deixar assim mesmo. Vai algumas fotos do projeto:















Abraços!
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #1 : 16 de Novembro de 2011, as 09:50:46 »

Esse TDA é o mesmo utilizado naquelas caixinhas "tranqueiras" de computador. Pra fone fica realmente muito bom, mas pra falantes eu acho ruim quando passa de 60% do volume porque começa distorcer muito, mesmo com falantes de boa qualidade. Mas mesmo assim vale a pena, já que ele custa por volta de 1 real aqui na minha cidade.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 18 de Novembro de 2011, as 10:19:05 »

Mas foi pra fone de ouvido que ele fez né Wink
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #3 : 18 de Novembro de 2011, as 12:32:52 »

Por isso que eu disse que fica muito bom pra fone  Tongue... apenas sitei que pra falantes fica ruim, vide as "caixinhas" que são vendidas junto com os computadores, em sua maioria são uma porcaria(rimou  Cheesy), se trocar os falantes(fiz isso) muda da água pro vinho, mas ainda sim distorce tudo com volume acima de 60%.
Agora eu estava pensando, já que é pra utilizar esse TDA com um pré, acho que um pré com o OPA2134 deve ficar o bixo com esse TDA, principalmente levando em consideração que é apenas pra fone.

Vou pensar seriamente em fazer um ampzinho desses pra usar em algumas ocasiões já que estou com 4 OPA2134 em casa pastelando sem utilizar. Devo utilizar 1 deles num Home que estou montando a uma década, mas ainda sobram 3... veremos num futuro próximo...
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #4 : 29 de Novembro de 2011, as 18:56:06 »

Muito bomm!
Montei aqui, liguei meu baixo nele, ficou ótimo, levando em consideração que é um fone de ouvido!
Montei usando o esquema do próprio datasheet, só aconselho a colocar um potenciometro de volume na entrada de cada canal.
Coloquei 10K linear e vou trocar, ainda não ficou muito bom... vou testar 5k ou 1K pra ver como fica!

Abçs!
Registrado
vitorwolff
Visitante
« Responder #5 : 19 de Abril de 2012, as 21:45:33 »

Com esse amplificador daria pra colocar uns 4 fones de ouvido?
Registrado
sodomyzer
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 2


« Responder #6 : 19 de Abril de 2012, as 22:05:56 »

Sim, basta você colocar as saídas.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #7 : 20 de Abril de 2012, as 02:56:54 »

Mas nao esqueça de obedecer o limite de impedancia do CI...
Registrado

mrvalterhugo
Visitante
« Responder #8 : 09 de Julho de 2012, as 13:02:04 »

voce poderia postar o esquema que usou com tda2828?
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #9 : 09 de Julho de 2012, as 21:31:21 »

Alguém tem as manhas de fazer um layout desse TDA 2822 na configuração bridge, melhor que o que tem no datasheet ?  Wink Acho que daria um bom amp de estudo. Sou péssimo em layouts  Cry
Registrado

Di. Rocha
like a bass
Visitante
« Responder #10 : 10 de Julho de 2012, as 17:10:52 »

vey nao tem como especificar melhor um poco esse projeto? e será que da tranquilo pra baixo?
Batendo Cabeça
Registrado
Epron
Visitante
« Responder #11 : 10 de Julho de 2012, as 19:41:34 »

vey nao tem como especificar melhor um poco esse projeto? e será que da tranquilo pra baixo?
Batendo Cabeça

Olha, dependendo do fone fica bom sim!
Eu usei fones de 15 reais e ficou bom... só não pode aumentar demais, se não distorce...
Voce pode ligar até em caixinhas de PC que fica bom!

Abçs!
Registrado
like a bass
Visitante
« Responder #12 : 12 de Julho de 2012, as 15:38:51 »

esse projeto é tipo um vox amplug pra fone? (usei o vox só como exemplo conhecido)
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #13 : 14 de Abril de 2013, as 16:18:00 »

Gente, tou ressuscitando o tópico porque vou falar do TDA2822 mesmo e não haveria o porque de criar outro tópico desnecessariamente.
Bem, tou estudando o comportamento desse CI para aplicações em mini powers e para fones. Estudando tanto teoricamente como na prática. Achei um CI muito bom (dentro da proposta do mesmo) com um bom volume de saída e baixa distorção.
Porém, no datasheet dele, "TDA2822M" especificamente na parte das características elétricas (ELETRICAL CHARACTERISTICS) no campo "BRIDGE" a potência de saída com uma carga de 8r e alimentação de 6V é de 1350mW com distorção de 10%.
Não tem a descrição da saída com 8r@9V.
Será que é porque fica inviável? Será que corre o risco de queimar a saída do CI?
Fiz os testes com 9V e não foi ruim. Realmente, ele esquenta muito mas não notei o som ruim em si (voltando a falar que na proposta do CI.
Bem, mas a pergunta principal é: quantos watts (aprox.) Ele entrega numa carga de 8r e alimentação de 9V, levando como base as informações do datasheet?
Para o que pretendo 3W já é suficiente. Ele chega a isso? Passa disso?
Fico muito agradecido a quem poder me ajudar nisso também.
Att. Rafael Albuquerque
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #14 : 14 de Abril de 2013, as 16:37:25 »

Pelo que vi no datasheet em 9V com 8R ultrapassa a dissipação maxima do CI...
A distorção vai aumentar muito, e acho que a potencia não vai subir muito.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal