Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 18 de Abril de 2024, as 17:02:22


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador 130W !  (Lida 54235 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #45 : 29 de Maio de 2010, as 20:44:32 »

O melhor seria reduzir a tensão de saída do transformador.

Para um consumo de 3A, a redução de tensão de 47 para 42V, resultaria de uma dissipação de (47-42)*3A=5*3=15 Watts, mesmo assim, a redução só aconteceria em plena carga. 15W em uma resistência não me parece uma boa idéia.

Não costuma-se usar regulador em circuitos de potência, as razões acima mostram porque. Ou você produz a tensão correta ou faz um cricuito que tolere a variação. Usar o resistor em circuitos de potência não é muito inteligente, ele irá esquentar e você vai ter problemas em colocá-lo no gabinete.

As vezes, o fato da fonte fornecer mais tesnão não é problema, uma vez que com carga as tensões caem. Não sei se este é o caso. Submeta a sua fonte a uma carga, use uma lâmpada de 100W ligada entre os terminais postivos e negativos - submetendo a lâmpada a 94V), e verifique a tensão resultante.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #46 : 29 de Maio de 2010, as 21:19:03 »

kra... Pra mim está complicado de entender! _
Tem como você me explicar menos técnico?  Eu entendi 70% mais, como fazer que eu não entendi.
Qual você acha que deve ser o fusivel do power? Eu estou com de 15a... Onde moro de 10 vai pra 15a _

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)  hgamal!!!!!!!!!!!!!
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #47 : 03 de Junho de 2010, as 01:56:24 »

   Pessoal! Terminei esse power!

   Na 3ª vez que eu trocava os TRs e já tinha até feito 1 nova placa, acabei apelando e levando para 1 senhor que faz potência a muito tempo aqui na minha cidade.... Ele gostou muito da qualidade de construção do meu projeto e foi no fundo da casa dele buscar uma pasta que deve ter uns 25 anos. E lá ele me mostrou o mesmo projeto, segundo ele, este projeto é bastante e rodado de revistas eletrônicas antigas. Disse que já tinha o feito. Me disse quando colocado em 1 volume muito baixo ele hurra (não tem qualidade com baixo volume). Falou também que os TRs são ruim (mau escolhidos), disse até que o tipo do 2N3773 é muito mau replicado (piratiado),  e defasado de mais para ficar-se usando hoje em dia.... Me aconselhou sempre os TRs estilo "TIP".
   
   Depois dele conferir meu projeto disse que o problema era..... Justamente o que ele já avia me dito, TRs adulterados. Todos os meus componentes foram colocados certos. Ele falou que quando eu tivesse que comprar TRs antigos como aquele, sempre prestasse atenção se estiverem escritos de vermelho e se sair fácil na unha é provável que ele seja aproveitado de lotes com valores diferentes (meio que reciclados).
 
  Ele só colocou substitutos para mim, e me disse que o Q3=BD137 deveria ter seu calor dissipado na mesma placa dos 2N3773, devido ao fato de ele ser tipo um termômetro dos TRs de potencial.

  Ele nem me cobrou nada. Disse que eu devia procurar um power melhor para fazer.


  Testei ele em casa e comprovei que quando o som está baixo fica ruim mesmo.... Mais como alegria de pobre dura pouco.... Queimei ele!!!! kkkkkkkkkkkk com um belo vacilo meu!! De todo modo acho que devo relatar o que ele me ensinou!!! Já que nem sempre se acha ajuda por aqui...  Embarrassed


Vou agora procurar um projeto que tenho TRs NPN e PNP, bem elaborados com aquele antigo.

Se tiverem algum palpite fico grato desde já!
« Última modificação: 03 de Junho de 2010, as 01:59:49 por vandroyse » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #48 : 03 de Junho de 2010, as 08:40:00 »

...
Já que nem sempre se acha ajuda por aqui...  Embarrassed
...

Fico particularmente ofendido com esta afirmação e acho de péssimo tom este seu comentário.

Não achar ajuda por aqui é uma coisa rara de acontecer. Temos muitos usuários interessados e prestativos. O que algumas pessoas devem entender, é que nem sempre há respostas para alguns tópicos apresentados> Veja bem,  muitos aqui não entendem a teoria a fundo e por isto as "ajudas" tem que fazer parte da "experiência" de cada um. Mesmo o seu amigo que lhe ajudou, contou com a experiência para te indicar o caminho.

Vasculhe o forum e você vai logo perceber que há muitas discussões "acaloradas" por excesso de opinião. Ou seja, muitos querem ajudar e opinar.

Também percebo que alguns usuários não se comportam de acordo e fazem comentários pouco ortodoxos, mas em via de regra a ajuda aqui é constante. Temos algumas centenas de usuários e mais tópicos por dia que qualquer outro forum em português.

Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
plautz
Visitante
« Responder #49 : 03 de Junho de 2010, as 10:24:30 »

...
Já que nem sempre se acha ajuda por aqui...  Embarrassed
...

Falta de ajuda?

Perai. Agora me senti ofendido também.

Mas recolho-me à minha insignificância ao lembrar das contribuições do Barci, MClasta, Catapano, Güero 2.0, BigLouis, Laerte Andrade, Scorpion, e tantos outros que foram, e são, importantíssimos ao Handmades, principalmente no começo.

É por ver comentários deste tipo com certa frequência que desmotivam outras pessoas a continuar colaborando.

Eu já pensei inúmeras vezes em não mais disponibilizar layout, dar dicas sobre o eagle, consertar LBRs ou quaisquer coisa assemelhadas mas não o fiz, sabe por quê? Pelo simples motivo de que em agindo assim me igualaria a todos àqueles de quem reprovo (pessoalmente) essas atitudes, pois entendo que o conhecimento sem divulgação é nulo e não vale de nada.

Pode não ter sido sua intenção, e acredito que seu comentário tenha sido apenas uma infelicidade.

O fato de você não ter obtido uma resposta que lhe ajudasse 100% por aqui não quer dizer que ninguém quis ajudar ou que não tenha conhecimento para tal. Veja o que você falou:

Na 3ª vez que eu trocava os TRs e já tinha até feito 1 nova placa, acabei apelando e levando para 1 senhor que faz potência a muito tempo aqui na minha cidade.... Ele gostou muito da qualidade de construção do meu projeto e foi no fundo da casa dele buscar uma pasta que deve ter uns 25 anos. E lá ele me mostrou o mesmo projeto, segundo ele, este projeto é bastante e rodado de revistas eletrônicas antigas.

Perceba que um senhor já com certa idade e (pelo que disse) com uma experiência considerável no assunto matou a charada, justamente por ter feito isso boa parte da vida.

Citar
Falou também que os TRs são ruim (mal escolhidos), disse até que o tipo do 2N3773 é muito mal replicado (piratiado),  e defasado de mais para ficar-se usando hoje em dia.... Me aconselhou sempre os TRs estilo "TIP".

Outra coisa que vêm apenas com a experiência: saber, só de olhar, que o transistor é pirateado. Algumas falsificações são muito bem feitas, outras não. O que diferencia o montador é saber diferenciar um do outro, o que, novamente, só vem com a experiência.

Não conheço transistor estilo TIP. Conheço da família TIP (TIP120, TIP127, etc).
 
Citar
Depois dele conferir meu projeto disse que o problema era..... Justamente o que ele já avia me dito, TRs adulterados. Todos os meus componentes foram colocados certos. Ele falou que quando eu tivesse que comprar TRs antigos como aquele, sempre prestasse atenção se estiverem escritos de vermelho e se sair fácil na unha é provável que ele seja aproveitado de lotes com valores diferentes (meio que reciclados).

Experiência, mais uma vez.
 
Citar
Ele só colocou substitutos para mim, e me disse que o Q3=BD137 deveria ter seu calor dissipado na mesma placa dos 2N3773, devido ao fato de ele ser tipo um termômetro dos TRs de potencial.

Mas pelo que me lembro dos arquivos deste projeto esta informação estava presente. Se você não a seguiu, ninguém tem nada a ver com isso. Termômetro não é o termo correto. Se bem me lembro ele está configurado para diminuir a corrente dos transístores de saída em caso de superaquecimento.

Voltando, o fórum foi criado objetivando a ajuda entre os usuários, coisa que você disse não encontrar aqui.

E isso sendo verdade o fórum não teria mais razão de existir, certo?

Reveja seus conceitos, por favor.

Um forte abraço.
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #50 : 03 de Junho de 2010, as 15:24:14 »

  Peço desculpas aos usuários. Acredito que fui infeliz no comentaria.
Mais tem muitos que se acham um "DEUS" aqui... Gastam a maior parte do tempo dando broncas, do que liberando seu conhecimento.
  Tem que ter controle mesmo, mais com bom senso. Por exemplo... Plautz você adora corrigir detalhes do tipo que me corrigiu agora! Porem reprime muitas idéias que nem sempre são ruim. Muitos ficam indispostos envergonhados para arriscar palpites que podem ser sim aproveitados. Olha os detalhes que me corrigiu agora. Você concorda comigo que é bobeira? 

 O BD137 tem tudo a ver com um termômetro sim. Ele "capta a temperatura" e regula para não esquentar de mais. Foi o seu nenê (o senhor que me ajudou) quem me disse termômetro. Olha que ele faz potências de até 8000w em... Tem muitos cursos, e deve ter mais tempo de eletrônica que a maioria do pessoal aqui. Sem deixar de lembra que é um cara atualizado. Usa muito PC, e domina serigrafia, enrola transformadores.  Sou suspeito a falar... Sou fã do velho _.
  E o outro comentaria é só nomeclatura. Familia, tipo, modelo, estilo etc. Besteira de corrigir!

 Nos ultimo 4 meses que estou investindo horas e horas na minha "bancada" e 60% do que sei, vem daqui. Não deve de ser nada fácil ajudar leigos como eu aqui! Porem nós sempre somos influenciados e influenciamos nosso meio, seja ele qual for. Isso serve para todo ser humano normal.
 
  Olha só como foi rápida a resposta ríspida!!! Tenho duvidas simples que você mesmo sabe responder, e foram postadas a muito mais tempo. Aqui onde estamos brigando mesmo tem muitas não respondidas. Detalhes simples que já descobri em outros forums. 

  Não vou mais opinar esse tipo de coisa sem fundamento! E que não evolui ninguém! E mais uma vez minhas desculpas.
« Última modificação: 03 de Junho de 2010, as 15:27:12 por vandroyse » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #51 : 03 de Junho de 2010, as 16:43:19 »

Parabéns pelo seu esforço.

Você pode ou não ter razão. Não vou entrar nesse mérito.

Só uma coisa.

Estilo é uma coisa (ex: estilo de uma pessoa -> como ela se comporta).
Família é outra coisa (remete à um grupo).

Termômetro é algo que só capta e temperatura e mostra de alguma forma (pelo mercúrio, display, etc), e não faz mais nada.
O transistor está ali como protetor térmico, pois além de captar a temperatura "comanda" o circuito para não sobrecarregar os transistores de saída.

Enfim, cada dia mais me convenço de que estou ficando deslocado daqui. Talvez seja a hora de dar um tempo.

Abraços.
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #52 : 03 de Junho de 2010, as 16:49:48 »

Talvez!!!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #53 : 03 de Junho de 2010, as 20:15:53 »

Talvez!!!

A função do referido transistor é compensar a variação do Vbe (tensão base-emissor) dos transistores de potência. Conforme um transistor tem sua temperatura alterada, o Vbe do mesmo também acompanha esta variação. O problema é que se mantivermos a tensão entre as bases fixa, ocorrerá um incremento de corrente de Ibe (corrente base-emissor) dos transistores de potência,  fazendo com que eles tambem aumentem suas correntes Ice (correntes emissor-coletor). O resultado prático é uma realimentação positiva que irá causar a destruição dos transistores de potência.

O Transistor colado ao mesmo dissipador dos transistores de potência irá compensar a variação dos Vbes, mantendo as correntes dentro de limites toleráveis.

É muito comum o acoplamento térmico entre o referido transistor e os de potência ser ruim, assim a compensação não ser perfeita e a destruição dos transistores de potência ocorre.

Assim sendo, a função do referido transistor não é de termômetro, uma vez que ele não mede a temperatura (termo = temperatura, calor; metro = medida), mas sim de sensor de temperatura e compensador de tenção entre as bases dos transistores de potência.

Senhores, claro que podemos POETICAMENTE dizer: o referido transistor é um termometro que ao medir a temperatura compensa a variação de Vbe dos transistores de potência para que eles não queimem.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #54 : 04 de Junho de 2010, as 00:09:58 »

Plautz faltou lembrar do kelson ali... hehe
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #55 : 04 de Junho de 2010, as 02:30:58 »

  Descobri isso tudo na marra.... Eu tinha feito o dissipador fora da placa, por isso que o BD  acabou ficando, até então não sabia de tudo isso e era mais cômodo para ele ficar lá mesmo.

  Agora devo começar um curso técnico de eletrônica e não vou falar tanta besteira tipo "Termômetro", "Estilo".
 
 Qual seria um power que consigo aproveitar meu transformador 35 + 35 4a?
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #56 : 04 de Junho de 2010, as 07:19:43 »

Plautz faltou lembrar do kelson ali... hehe

Faltou citar um monte de gente, mas se fosse fazer isso, levaria muito tempo mesmo.

À todos, meus cumprimentos.
Qual seria um power que consigo aproveitar meu transformador 35 + 35 4a?

Com esse transformador você tem uma tensão no secundário de aproximadamente 49,4 Volts.

Ao ler a primeira vez pensei de cara em LM3886 e TDA7294, mas ambos não suportam essa tensão.

Não conheço amplificadores que trabalhem com essa tensão (digamos entre 45 e 50V), apenas  aqueles que pedem 60V, 70V ou mais.

Abraços.
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #57 : 04 de Junho de 2010, as 12:12:42 »

O meu transformador quando retificado está dando 47 + 47. Em projetos que pedem 45 + 45 não queimaria esses 2v. Ou queimaria ?

Obrigado desde já!
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #58 : 04 de Junho de 2010, as 16:07:41 »

O meu transformador quando retificado está dando 47 + 47. Em projetos que pedem 45 + 45 não queimaria esses 2v. Ou queimaria ?

Obrigado desde já!

Aí é uma coisa que você só pode saber testando.

Você esqueceu de dizer se mediu depois dos diodos ou do eletrolítico.

Se mediu depois da filtragem e deu essa tensão, particularmente acho que não terá problema, pois esses 47 Volts estão sem carga, de modos que assim que for ligada uma carga nele a tensão deve abaixar um pouco.

Já se você mediu depois dos diodos (sem o setor de filtragem ligado) é possível que a tensão de saída seja um pouco mais alta.

A teoria diz que: a tensão em aberto é maior do que com carga aplicada, e a prática tem me mostrado que quase sempre é assim.

Sugestão: faça uma fonte, não precisa ser establizidada, coloque uma carga nela e meça.

Agora que carga, aí já não sei. Alguém já te dá uma idéia.
Registrado
vandroyse
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 6



« Responder #59 : 04 de Junho de 2010, as 17:49:28 »

Peguei!!!
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal