Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 07:37:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criando Wah-Wah com indutor de menor valor  (Lida 16713 vezes)
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« : 05 de Dezembro de 2011, as 11:18:31 »

O desafio aqui é criar um pedal wah-wah que se comporte como os clássicos, mas que sejam construídos com outros valores de indutores.
Já começarei a postar aqui a simulação do pedal clássico VOX para inicio de conversa.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #1 : 05 de Dezembro de 2011, as 12:28:16 »


O desafio aqui é criar um pedal wah-wah que se comporte como os clássicos, mas que sejam construídos com outros valores de indutores.


Aí fica mais complicado, pois os clássicos tem valores de indutores que variam entrec 500 e 600 mh
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #2 : 05 de Dezembro de 2011, as 12:40:52 »

Já simulei um clone que trabalha com 29mH!!  até já fiz um arquivo dizendo como fazer o indutor com indutores de lâmpadas econômicas!!!

Só não consegui postar ainda o pdf..  a opção de anexos sumiu!!   Como faço aí???   Cry

T+
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #3 : 05 de Dezembro de 2011, as 12:46:41 »

Qual a impedância (valor resitivo) dos indutores de valores entre 500 e 600mh?
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #4 : 05 de Dezembro de 2011, as 13:01:51 »

Muitos valores diferentes.  No clássico é 83  e alguma coisa.

No do clone de 29mH, tive que acrescentar  em série, pois o do fio era bem pequeno.

E agora??  como meto pdf nas mensagens??

T+
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #5 : 05 de Dezembro de 2011, as 13:04:34 »

Posta no 4shared e depois coloca o link aqui.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 05 de Dezembro de 2011, as 13:12:37 »

Eu perguntei o valor resitivo, pois no meu multímetro, não mede indutância, e também quero fazer algumas experências com uns transformadores com núcleo e capa de ferrite.  Não queria comprar outro multimetro só para este fim, nem mesmo montar um circuito específico para medir indutâncias.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #7 : 05 de Dezembro de 2011, as 13:45:24 »

Aí está então gente:
http://www.4shared.com/document/OLx-tPgg/SimulaClassico.html
http://www.4shared.com/document/Ksq_l7gK/Constroi_Indutor.html
http://www.4shared.com/document/viN_N8g7/SimulaClones.html

Nunca postei assim, espero que funcione e continue lá!!

Outra simulação do clássico VOX, esta com QUCS para linux, com resistor de 83,3(indutor real) em série com o indutor de 500mH.  Quase não se nota diferença.
http://www.4shared.com/photo/x07UUTYm/SimulaVOXIntegral.html

Todos os arquivos fabricados por mim.  Este é o único lugar que encontrarão.

Comentários??

T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 14:19:31 por Patines » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #8 : 05 de Dezembro de 2011, as 16:07:09 »

Fala Patines

Faltou falar como fez passo-a-passo o indutor
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #9 : 05 de Dezembro de 2011, as 17:01:47 »

Falaí Apache.

Peguei um fio e enfiei em uma agulha.  passei a metade do fio por dentro do toróide.  depois veio a parte braçal, passando o fio pelo meio do toróide tantas vezes quantas consegui, assentando bem, cada uma das vezes.  depois que passei uma metade do fio, fui á outra ponta e passei da mesma forma.  Sei eu se tem muita complicação..  é mais é trabalhoso mesmo.  ao final da enrolação, raspei as duas pontas do fio e soldei em um resistor de 1M, pra fazer os terminais mais fortes.

Após tudo feito, passei massa plástica durepoxi por cima pra não soltar, pintei com esmalte de unha e escrevi o valor com uma caneta dessas de retroprojetor, que uso pra desenhar as PCBs vezinquandt.

O mesmo pros dois indutores que fiz, o de 448mH e o de 29mH.

O valor da indutancia é diretamente proporcional ao quadrado do número de espiras: Por exemplo, se tu enrolou 49 espiras e mediu 7,25mH; se enrolar 49*2=98espiras, vai dar 7,25mH*2*2=29mH.

Com esse cálculo, se chega logo ao número de espiras que se quer.

T+

-----
Feitos os indutores, simulei os circuitos até obter resposta parecida com o VOX, alternando os valores do circuito até ficar bom!!

Agora só falta um corajoso prá montar e ver se funciona bem!!

T+

-----
Com dois transistores tipo MPSA18, vai funcionar melhor pois são de alto ganho.  T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 18:42:43 por Patines » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #10 : 05 de Dezembro de 2011, as 17:18:27 »

você mede a indutância com um Multímetro com indutor, ou tem outro método?
Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #11 : 05 de Dezembro de 2011, as 17:33:46 »

Indutímetro?

Acho que Multímetro com Indutor é igual/parecido com indutímetro
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #12 : 05 de Dezembro de 2011, as 18:06:30 »

Coloco um resistor em série com o indutor.  Aplico uma tensão alternada e vou medir a tensão em cada um dos elementos.  A soma do quadrado das tensão do resistor e do quadrado da tensão no indutor é igual ao quadrado da tensão total...  pra conferir.

A corrente I=Vr / r.    A impedância indutiva ZL=VL / I.  O valor do indutor: L = ZL/(2*3,1416*60).

Não precisa nem gerador de sinais, aplico a tensão no secundário de um pequeno transformador, 60HZ.  é lógico, com uns 600HZ ficaria bem mais alta a tensão do indutor, seria mais precisa a medida.

Quem puder, pode aplicar em toda a faixa de frequências do wah, até uns 1200HZ e fazer uma média.

Sempre é bom lembrar, que um valor preciso não interessa tanto assim , pois existe muita variação do valores num indutor conforme a temperatura varia.  O que importa é que esteja próximo do valor.  tenho certeza que se alguém colocar o indutor no congelador e logo  for medir, vai chegar a outros valores, diferentes de uma temperatura de 25C.

Abraços, T+



-----
Veja que esta conta direta se faz quando o valor resistivo do indutor é baixo, caso contrário, temos que considerar também o valor do resistor interno, o que pode também ser feito com método parecido, já que se conhece variáveis suficientes para chegar num resultado com cálculos não recursivos e lineares.

Inclusive, tentar medir um indutor com L=500mH e  R=83 ôms, com indutímetro não é recomendável, pois vamos ter muito erro!  Li isso nos manuais dos indutímetros.

Eu sempre acho melhor medir por métodos indiretos(aplicando uma corrente ou tensão), e na faixa da tensão de trabalho, para observar possíveis saturações.  Se possível olhar as formas de onda no osciloscópio.

Abraços, T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 18:39:44 por Patines » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #13 : 05 de Dezembro de 2011, as 18:52:00 »

...O valor da indutancia é diretamente proporcional ao quadrado do número de espiras...

Nem tao exatamente assim.
O calculo de indutores é um pouco complexo, e envolve algumas variantes.
Alguns detalhes fazem grande diferenca.

O diametro do nucleo faz grande diferenca, se for com nucleo ou sem, ou o material do nucleo, mudara drasticamente o valor final.

O calculo para uma bobina simples (apenas uma camada de espiras) é um, o calculo para bonibas com mais de uma camada é outro.
O comprimento da bobina intefere, a propria medida do fio interfere.
Se eu fizer uma bobina com 100 voltas de fio 28 tera um valor, se eu fizer a mesma bobina usando fio 32 tera outro valor.
Uma bobina de 100 voltas em uma unica camada, tera um valor.
Uma bobina de 100 voltas divididas em 2 camadas (2 camadas de 50) tera outro valor.

Se a bobina tiver 100 voltas, com nucleo de 5mm, tera um valor.
Se a mesma bobina tiver nucleo de 6mm tera outro valor.

Vou procurar uma apostila que tenho sobre indutores e postarei.

Neste site tem um trecho que ensina como fazer um indutor.
Outro site mais detalhado (em ingles).
Na Smallbear vende kits dos itens nescessarios.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 05 de Dezembro de 2011, as 19:24:20 »

Bem..  no caso dos wah, onde os indutores tem sempre o mesmo valor, acho que é mais simples pelo método interativo e calculando mais ou menos pelo quadrado do número de espiras.

Com 3 interações acho que chegamos bem perto do que precisamos.  com mais interações, chegamos mais perto ainda!

Com uma montagem e um cálculo, cheguei a um valor de 448mH, quando o objetivo era 500mH.

Mas estudo nunca é demais!!

Creio que no Brasil, conseguimos tanto núcleos toroidais quanto núcleos E...  ou qualquer um consegue um núcleo num reator como o Eduardo explicou num tópico ali adiante.  Essa é a barbada, já que dessa forma conseguimos o que queremos, em qualquer canto do país e bem baratinho...

T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 19:27:02 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal