Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 12:45:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Criando Wah-Wah com indutor de menor valor  (Lida 16654 vezes)
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #15 : 05 de Dezembro de 2011, as 20:29:44 »

Aposto nos nucleos reaproveitados das lampadas  Smiley

Ja a algum tempo venho juntando alguns para fazer experimentos (indutores para wha).

Sobre o calculo, o de relacao das expiras, funciona quando é do tipo camada unica.
Para os de multiplas camadas, como disse antes, os calculos sao outros.

Me lembrei de um programa que faz o calculo, de quantas espiras sao nescessarias para indutancia desejada.
O programa faz calculo tanto para camada unica quanto para camadas multiplas.
Tambem postarei ele.
Por vez, compartilho uma arquivo que tenho sobre indutores, mas nao é o que eu mencionei anteriormente.
http://www.4shared.com/file/jLuLFTpj/calc_bobinas.html


Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #16 : 05 de Dezembro de 2011, as 21:04:36 »

O caso é que para os programas ou outros cálculos, temos que conhecer as características do núcleo.  Pra saber isso com núcleos de reator eletrônico, só ensaiando mesmo.  Pra saber os de fábrica, só confiando muito nos fabricantes, quando temos essa informação.  Na maioria das lojas, nem se sabe a referência para os núcleos.

Se tem que ensaiar, porque não ensaiar pra saber logo um valor de indutância com certo número de voltas de fio e ir por aproximações até obter o valor desejado??

Nos circuitos de wah, o indutor é submetido a valores de tensões muito baixos, e correntes tão baixas quanto as tensões.  Na verdade, acho muito dificil que sature...  a não ser que seja uma saturação induzida.  Então, na verdade acho que qualquer núcleo serve(dependendo do fio e do espaço disponível prá enrolar).

São só questionamentos pragmáticos.  Se agrada a cada um calcular, acho que deve calcular.

Abraços, T+

-----
Aposto nos nucleos reaproveitados das lampadas  Smiley

Ja a algum tempo venho juntando alguns para fazer experimentos (indutores para wha).


Então aproveita essa aposta e tenta montar um wah-wah com indutor de 29mH que postei ali em cima. creio que com um transistor MPSA18 na etapa após o potenciômetro funciona.  Se não tiver esse, usa dois BC549 darlington que creio que está bem.  tem que mecher em outros valores, mas acho que dá até com a mesma placa do VOX!!

Eu na verdade nem posso montar nada pelos próximos meses... e quando puder, tenho a fila com outras coisas na frente.  Vezinquando, como hoje, deixo o PC ligado e vou fazer outras coizas aqui por perto.

Abraços, T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 21:27:55 por Patines » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #17 : 06 de Dezembro de 2011, as 05:47:45 »

Ensaios sao fundamentais, para se ter melhor exito.
Nao que seja nescessario uma precisao alta para indutores de wha (uma precisao alta é nescessaria para outras finalidades).
Mas o indutor precisa ter uma indutancia bem proxima do seu valor requerido (caso queira timbre similar).
Se analisar alguns esquemas, vera que alguns wha tem mesmo circuito, mas os indutores tem valor diferente.
Alguns tem como diferença um indutor de 590mH em um e 600mH no outro.
Diferença pouco, mas resulta em um timbre um pouco diferente.

Usando um programa de calculos (que apenas facilita no quesito de calcular inumeras variaveis), tem-se melhor resultado.
Ja que em bobinas tem um fator como um detalhe em seu funcionamento.

Nao da para ser muito otimista com um resultado querendo que ele seja o real resultado.
Nao da para pensar que 100 voltas de fio tera 10mH, e fazer outra bobina pensando que 200 voltas de fios sera 20mH.

O modo como pensamos, nao mudara o resultado.
Se usarmos calculos, teremos maior exatidao no resultado.

... Se agrada a cada um calcular, acho que deve calcular.
Vixe...  calculo de indutor é algo que nao me agrada muito nao, hein!   Cheesy

Nos circuitos de wah, o indutor é submetido a valores de tensões muito baixos, e correntes tão baixas quanto as tensões.
Por esse motivo os indutores de wha tem resistencias baixas.
Tem quem usa ate rele como indutor, confesso que ja fiz isso.
Ate funciona, mas nao é a mesma coisa.
O rele pode ate ter uma indutancia proxima a requerida no pedal, mas a resistencia de um rele é bem diferente.
Alguns reles chega a ter mais de 2400 OHMs (2K4), enquanto se recomenda que os indutores de wha tenham na faixa entre 15 OHMs e 50 OHMs.

Agora encontrei o programa que mencionei no post anterior.

E tambem a apostila sobre indutor.
Registrado

Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #18 : 06 de Dezembro de 2011, as 06:33:42 »

O mojento VOX clássico tem resistência de bobina de 83 ômes...  isso não é baixo..  baixo é de 5..

Fiz duas simulações, e não tem muita diferença por conta disso...  só falta fazer agora no mesmo simulador....  Tão as duas simulações nos arquivos, pode olhar.

Se nota muita diferença de faixa de frequencia variando o capacitor de realimentação.  Se nota maior Q no filtro de wah quando variamos o resistor em paralelo com o indutor.  Se tirar o resistor(circuito aberto) pode até oscilar.  vira um gerador de audio!!

Na verdade no meu pensamento simplista, diria que passando o dobro de voltas a tendência é dar 4X a indutãncia, pois é proporcional ao qudrado do número de espiras...  é lógico que não dá.  Já fiz isso...  mas devagarzin a gente chega perto.

Abraços, T+
Registrado
Sávio_RJ
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 42

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 3



« Responder #19 : 07 de Setembro de 2020, as 19:16:48 »

Amigos, desculpem ressuscitar o tópico.
Não saco nada de indutores, mas apenas substituí o original do meu Wah Dunlop Mister Cry Baby Super (aquele indutor pretinho escrito Dunlop em cima, que tem uns 6 terminais) por um Red Fasel (que tem apenas 2 terminais). Então pergunto:

1 - Que implicações podem existir em trocar um indutor de 6 terminais por um de 2 terminais?

2 - No caso desse meu Wah (que é um 2 em 1: wah + volume), acham que fiz bem em colocar um Red Fasel?
« Última modificação: 07 de Setembro de 2020, as 19:35:43 por Sávio_RJ » Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #20 : 07 de Setembro de 2020, as 19:26:01 »

Se você gostou, fez muito bem.
A quantidade de terminais, nesse caso, pouco importa já que normalmente apenas dois têm contatos elétricos distintos. Os demais ou são abertos ou redundantes entre si.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal