Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 11:42:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Polarização Capacitores  (Lida 6871 vezes)
.arc
Visitante
« : 10 de Dezembro de 2011, as 20:10:27 »

E ai galera, tudo bem?
Eu estou com uma duvida na polarização de capacitores.
Estava vendo um projeto que tem um capacitor de 1u polarizado ( ele da o sinal de + no circuito), provavelmente esse capacitor deve ser eletrolitico. Agora minha duvida é a seguinte, eu posso colocar um capacitor de poliester de 1u no lugar? A troca de um capacitor polarizado por um nao polarizado vai fazer diferença no circuito? Ou o fato da polarizaçao é só por causa que normalmente 1u é valor de eletrolitico e eles são polarizados?
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #1 : 10 de Dezembro de 2011, as 20:58:03 »

se for no caminho do sinal (acoplamento) ou controle de tonalidade fica até melhor com poliester!
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 10 de Dezembro de 2011, as 22:28:16 »


Estava vendo um projeto que tem um capacitor de 1u polarizado ( ele da o sinal de + no circuito), provavelmente esse capacitor deve ser eletrolitico. Agora minha duvida é a seguinte, eu posso colocar um capacitor de poliester de 1u no lugar? A troca de um capacitor polarizado por um nao polarizado vai fazer diferença no circuito? Ou o fato da polarizaçao é só por causa que normalmente 1u é valor de eletrolitico e eles são polarizados?

Não entendi bem a dúvida; mas partindo do princípio que este capacitor esteja num circuito de acoplamento de sinal, a indicação do sinal de "+", alem de indicar um capacitor polarizado (claro), pode servir de indicação que do lado "+" do capacitor, a componente "DC" é maior que o lado "-", ainda assim poderia ser substituido por um de poliester, e neste caso sem a preocupação da componente "DC".  Mas caso não seja esta a dúvida, seja mais específico, e outros poderão ajudar mais precisamente.

Abraços,
Alfredo
Registrado

.arc
Visitante
« Responder #3 : 11 de Dezembro de 2011, as 00:16:34 »

Acho que entendi, bom mas para ser mais especifico é nesse caso aqui: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6
Gostaria de saber se os capacitores C2 e C3 podem ser substituidos por poliester.
Valeu ai, abraços
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #4 : 11 de Dezembro de 2011, as 00:59:33 »

C3 e C4 você quer dizer?

nesse caso somente o C4
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #5 : 11 de Dezembro de 2011, as 08:58:13 »

Acho que entendi, bom mas para ser mais especifico é nesse caso aqui: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=6
Gostaria de saber se os capacitores C2 e C3 podem ser substituidos por poliester.
Valeu ai, abraços

C2 na placa já nos fala que não é eletrolítico.
C3, fica muito melhor no circuito se colocar um de poliéster e um de 10nF cerâmico em paralelo....  mas vai ficar grandalhão e sair pra fora desta plaquinha...  fica muito feioso, além de ser bem mais caro.

Acho que era isso que tu queria saber.

T+

-----
Modifica o circuito assim:
R2=R5=R6=1M
C3= cerãmico de 100nF

Vai funcionar pra guitara ou baixo...  perfeitamente!!  ou no mínimo igual ao anterior.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2011, as 09:06:59 por Patines » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 11 de Dezembro de 2011, as 09:50:26 »

Oi .Arc

Vamos deixar a coisa bem clara. Você SEMPRE pode trocar um capacitor polarizado por um despolarizado. O contrário pode não ser possível.

Do ponto de vista do circuito o que importa é o valor em uF do capacitor. A grande vantagem do capacitor eletrolítico sobre os outros é o seu tamanho e preço. Eles são muito pequenos e baratos comparados aos de poliester com as mesmas especificações. Um capacitor de 1uF em poliester será mais ou menos do tamanho de metade da placa de circuito do seu projeto. Se você tiver espaço na placa, pode usar poliester, mas vai gastar dinheiro a toa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
.arc
Visitante
« Responder #7 : 11 de Dezembro de 2011, as 10:41:40 »

Desculpa, eu falei errado era o C3 e C4 mesmo.
Valeu Eduardo, era exatamente essa minha duvida! Em relação ao funcionamento do capacitor polarizado em regime alternado.
Eu vou montar com eletroliticos mesmo, é que tinha rolado a duvida se podia ou não e procurei em livros de eletronica e nao achei muito bem isso, ai resolvi perguntar!
Abração
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal