Redução no tamanho das placas [Dúvida]

Started by 2LOBOS, 22 de December de 2011, as 11:26:43

Previous topic - Next topic

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Viva! O Plautz voltou!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

GrAmorin

Hand MasterMind
Uma coisa  que ajuda a nao dar problemas, é usar trilhas com separacao de 2,5mm entre elas.
E trilhas de sinal de audio no maximo 1mm.
Evitar uma trilha de sinal longa.

Montar 2 placas em uma mesma caixa é bem comum. Se fica bom, depende do gosto de cada um, particularmente eu gosto, e dependendo do set a ser montado, fica bem melhor.

Para esta opcao, sugiro que a separacao entre chaves seja de 7,5 cm.
Menos que isso fica incomodo e ruim para acionar, mais que isso, pode afetar a estetica.

Patines

Handmaker
Ao fazer layout, se sobrar amplificador operacional, ligar como buffer e entrada no terra virtual ou GND.   Se ligar a entrada e a saída juntas, pode ocorrer oscilação, e queimar o circuito. Idem se deixar entradas flutuando.  Já vi muitas vezes isso acontecer.
Também nunca esqueça de colocar capacitores de 100nF, cerâmicos nas placas, em paralelo com a entrada de alimentação ou então próximo aos terminais dos CIs, quando houver....

Não esqueça de manter os CIs com o mesmo tamanho, caso diminua os tamanhos das placas.

T+

GrAmorin

Hand MasterMind
Quote from: Patines on 22 de December de 2011, as 15:37:30
Não esqueça de manter os CIs com o mesmo tamanho, caso diminua os tamanhos das placas.

A nao ser que queira usar SMDs.  :D

2LOBOS

Guest
E ae Marcos Câmara baum! :)

Que pena cara fiquei curioso deve ter ficado bem legal (hdbngr mas ta beleza  ;D

Opa mestre Eduardo baum dimais? :)

Em relação a teoria  :D acho que vou escolher a prática como citou  :D

Beleza Dr Plautz

Valeu pela sugestão e as dicas, vou rever meus projetos aqui e tentar fazer o sugerido por você e a galera (aplaus2)

E ae GrAmorin e Patines beleza caras (deathmet

Valeu pelas dicas vou seguir e as medidas sugeridas...
Sobre as 2 placas também vou testar  :) já ví uns pedais muitos legais desse estilo aqui no FÃ"RUM (aplaus2).

GrAmorin

SMDs rola não cara  :D

Galera não imaginei que o pessoal iria se interessar por esse projeto ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ (aplaus)

Estamos ar pro quer der e vier lembrem-se rs :tup

plautz

Guest
Quote from: 2LOBOS on 24 de December de 2011, as 12:13:38
Beleza Dr Plautz

Valeu pela sugestão e as dicas, vou rever meus projetos aqui e tentar fazer o sugerido por você e a galera (aplaus2)

Esquece o Dr. certo?

Rola sim. Aguarde mais um ou dois meses e terá a prova disso (se bem que o Fovb já montou um projetinho em SMD, mas nada comparado ao que fizemos juntos).  >d

Abraços.

2LOBOS

Guest
Quote from: Plautz on 24 de December de 2011, as 12:31:06
Quote from: 2LOBOS on 24 de December de 2011, as 12:13:38
Beleza Dr Plautz

Esquece o Dr. certo?...

Rola sim. Aguarde mais um ou dois meses e terá a prova disso (se bem que o Fovb já montou um projetinho em SMD, mas nada comparado ao que fizemos juntos).  >d

Abraços.

Ok sem brincadeiras rs  :)

Sobre os SMDs, interessante essas suas ultimas palavras  ;D
Em relação a falar que não rola
Falo por não ter experiência e não conhecer um projeto feito do mesmo, sem falar da dificuldade de encontrar SMDs na minha cidade (já imagino o que o povo vai pensar :D).

Queria ver um exemplo do Tipo OCD Original vs OCD SMD.

Mas beleza vamos esperar as novidades que a galera tá trazendo  (deathmet

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Eu sou totalmente a favor de uma redução de tamanho das placas, assim como a utilização de SMDs, de uma forma ou de outra...

Eis o meu Rebote Delay, versão Copycat, em fase final, com a modificação para repetições infinitas e oscilação:

tiagojoy

Handmaker
  1. tiagobarretosoares@hotmail.com

Adiel

DIY Freak
Quote from: tiagojoy on 24 de December de 2011, as 13:17:00
Ta ficando bom eim Adiel , belas placas essa!

:D :D :D :D :D

São as melhores placas do mercado!!    [beer]

Feliz Natal, meu caro Tiago!

2LOBOS

Guest
Quote from: Adiel on 24 de December de 2011, as 13:06:49
Eu sou totalmente a favor de uma redução de tamanho das placas, assim como a utilização de SMDs, de uma forma ou de outra...

Eis o meu Rebote Delay, versão Copycat, em fase final, com a modificação para repetições infinitas e oscilação:

Opa beleza Adiel (deathmet

O negócio ja ficou interessante ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ (aplaus2)

Esse fraverb ae ta na minha lista ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Gostei da ideia da repetição infinita também ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ teria o projeto dele ae?  ;D

Valeus

Adiel

DIY Freak
Para a modificação das repetições infinitas ajustáveis até a oscilação, basta substituir o resistor de 33K marcado no circuito da Tonepad por um trimpot de uns 47K, e brincar com os ajustes.    :)

Eduardo

Hand MasterMind
Paricipe da World Community Grid!
Oi Pessoal

Conforme o tempo passa e os anos se somam, fico mais amigo dos meus óculos e mais próximo das válvulas e componentes "hand sized". Montagem SMD é uma realidade cada vez mais distante. Cada nova placa que desenho, faço as trilhas mais grossas e mais espaçadas.

A velhice é  recompensa irônica da natureza aos que foram prudentes ao volante e cuidaram da saúde!

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.

ApAcHe*

Guest
Olha, eu tenho quebrado esses dogmas de "vintage" de uns tempos pra cá, quando começei observar que toda mudança é passível de observação. Pois com aquele vídeo da UFPR mostrando que guitarras de madeiras diferentes, soam com diferenças não-audíveis usando a mesma captação, a mesma palhetada e todo o resto igual, se um componente SMD não irá mudar a sonoridade, e o custo-benefício não será prejudicado, porquê não experimentar? A Vibe de se ter um pedal ou guitarra antigo, ou de usar um resistor do tamanho de uma bala mastigável é interessante, mas o que não se pode acontecer e acontece é querer supervalorizar uma guitarra ralada e descascada, ou um pedal que é igual a qualquer outro, mas por ser mais velho, tem que valer mais? o valor que se deve dar é sim o do tempo, onde a guitarra tem história pra contar, que preserva as características originais, nada de nego comprar uma guitarra por R$ 1.000, descascar ela toda, e achar que com isso, ela valerá R$ 1.500... Se fosse assim, Fuscas, Brasilias deveriam valer mais, e cada vez estão valendo menos.

Ao meu ver, placas menores serão SEMPRE bem-vindas desde que não comprometam o bom-funcionamento do circuito, já que pra quem toca e precisa levar um amp e um pedalboard, se puder ser mais leve é até melhor e já até passou da hora da gente montar 2 pedais, um com componentes SMD e um com componentes comum pra fazer a comparação.

E uma coisa pra quem anda querendo tirar uma de mais sábio: Se eu der um livro " Como fundir Alumínio " para o Eduardo e der um E-book " Como fundir Alumínio, Versão Agora em PDF" para o Adiel, os dois, terão pelo menos a mesma base do funcionamento de uma fundição e cada um irá tirar suas conclusões, mas o que importa é que seja com livro (papel) ou E-Livro (Online) o aprendizado é O MESMO, nada de dizer " Estou ficando velho mesmo porquê gosto de livro", o livro é bom, mas não se deve descartar que novas ideias e tecnologias facilitam a sua vida

Não quero alfinetar o Eduardo disse sobre os óculos e válvulas, mas fica essa pra quem acha que é melhor só porquê gosta de livro, todo conhecimento é válido e não deve ser descartado, e não existe ninguém "burro" ou "burrice", cada um sabe algo e todos nós devemos respeitar o conhecimento do próximo, por menor que ele seja

Always Keep Studing

Adiel

DIY Freak
Quote from: Eduardo on 25 de December de 2011, as 08:37:09
Oi Pessoal

Conforme o tempo passa e os anos se somam, fico mais amigo dos meus óculos e mais próximo das válvulas e componentes "hand sized". Montagem SMD é uma realidade cada vez mais distante. Cada nova placa que desenho, faço as trilhas mais grossas e mais espassadas.

A velhice é  recompensa irônica da natureza aos que foram prudentes ao volante e cuidaram da saúde!

Abraços

Eduardo

Concordo com você, Eduardo, mas ainda invisto bastante nos meus óculos, para não perder bonde nenhum...   :D