Montagem de amplificador de 50W

Started by Builder, 24 de December de 2011, as 13:10:26

Previous topic - Next topic

Builder

*
Iniciante
Achei um que é parecido com esse, só que ao meu ver, funcionaria melhor:

Patines,
Qual é a potencia dele?
Quantos Volts de alimentação?

-----

Quote from: Adiel on 25 de December de 2011, as 12:10:46
Patines, monte um M150, e verá um amplificador excelente que mal esquenta os transistores de saída em 8 Ohms.  Os dissipadores podem ser realmente pequenos, sem problemas, e ele esquenta ligeiramente em 4 Ohms.  Nós usávamos dois deles na banda, na saída da mesa, e o único dia em que eles ficaram mornos foi em janeiro, às 5 horas da tarde, depois de 3 horas de ensaio a plena carga, num calor de uns 35 graus, dentro do galpão, sem ventilação forçada.  Monte e comprove, pois, dizendo, pouca gente acredita.

Adiel,
Tem o esquema dele?

ZAS

**
Freqüente
Um ao outro ajudou.
Builder, o esquema do Ibrape M150 você pode baixar aqui, 4shared.com.
Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.

Patines

Handmaker
Ã" Builder:

Pra amplificadores com 2N3055, +-20V de alimentação é o mais seguro!
Esses amplificadores da revista, em configuração diferencial de entrada com fonte de corrente no emissor, podem funcionar com uma diversidade de tensões, e conserva a mesma corrente(pois o zener ajuda nisso).  Só tem que cuidar o quanto os transistores aguentam, no caso do 2N3055, aguenta 60V. daí divide por 60/1,5=40V, e da justamente o que é usado no circuito lá de cima, 20V=20V = 40V!!  No primeiro circuito a corrente de polarização muda com o valor da fonte e com a ondulação de 120HZ da fonte também, é por isso que não gosto dele.

Usa o circuito da revista, mas com saída com transistores igual ao teu primeiro circuito, daí pode usar o 2N3055.  Eu usaria transistores de média potẽncia pra acionar o 2N3055, pois se usa de baixa potência, queima junto com o 2N3055, quando queimar.

O único porém, é que pra testar um amplificador criado/modificado pela gente, tem que ter um osciloscópio pra ver se está oscilando e resolver o problema.

Eu já montei e usei vários amplificadores com configuração diferencial de entrada, e ao meu ver são os melhores.  São como amplificadores operacionais discretos, dá até prá calcular e alterar o ganho sem problemas.

Abraços, T+

-----

Dei uma olha no M150!

A etapa de saída é bem legal, com o BD137 e BD138, de média potência!!!

Deixa que vou verificar algum amplificador que tenha o que acho que tem que ter.

Abraços, T+

-----

Camarada, se usar o circuito da revista, mas com os valores e funções de transistores do M150, ficaria perfeito!

Atenção para o M150: polariza a saída com 2 diodos, mas para 3VBE e sem ajuste de corrente de bias..  Ã© uma limitação...  já que em amplificadores de classe AB, isto é crítico.

Também dá pra usar com  fonte única, como o MPF...  daí modifica alguma coisa...  mas o circuito é praticamente o mesmo...  for algum componente de polarização DC.

Abraços, T+

Builder

*
Iniciante
Valeu Patines pelas dicas!!

-----

Quote from: ZAS on 25 de December de 2011, as 13:01:29
Builder, o esquema do Ibrape M150 você pode baixar aqui, 4shared.com.
Bruigadu manu!!!

Rikrdo

Guest
Builder
Se você estiver procurando um amp que dê realmente os 50W e seja robusto (a prova de curtos na saída) e simples de montar da uma olhada no LM3886 layout do BigLouis que tem aqui no forum. Montei um e gostei muito. Fala muito alto e um dissipador de processador de PC da conta tranquilo a 8 ou 6ohms. Só tem que conferir um capacitor que no layout está invertido em relação ao esquema.

Abraço!

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R
Quote from: Patines on 25 de December de 2011, as 12:23:51

Aliás..  tira os dissipadores do teu ampli aí pra ver se ele esquenta!  Só não vai queimar o dedo!!  heheheh!!

Usei dissipadores pequenos, de sucata, de uns 8cm por 11cm, dois 2N3055 em cada (aqueles das philco P&B 17" antigas).

Builder

*
Iniciante
Quote from: Rikrdo on 25 de December de 2011, as 16:44:53
Builder
Se você estiver procurando um amp que dê realmente os 50W e seja robusto (a prova de curtos na saída) e simples de montar da uma olhada no LM3886 layout do BigLouis que tem aqui no forum. Montei um e gostei muito. Fala muito alto e um dissipador de processador de PC da conta tranquilo a 8 ou 6ohms. Só tem que conferir um capacitor que no layout está invertido em relação ao esquema.

Abraço!
Valeu!
Vo segui o seu conselho.
Fiquei interessado por esse projeto com o LM3886.
Peguei o layout do Marcos Thor e também tô dando uma olhada no está no Gerenal Gadgets.

Rikrdo

Guest
Esse é o que montei:
So não esqueça de inverter C1 (100uF/35V) senão ele irá pro espaço! Ele está invertido tanto no layout quanto no esquema do pdf.
http://www.4shared.com/office/GvMR24Um/Power_Amp_-_LM3886_Layout_Big_.htm

Abraço!

Builder

*
Iniciante
Quote from: Rikrdo on 26 de December de 2011, as 18:05:47
Esse é o que montei:
So não esqueça de inverter C1 (100uF/35V) senão ele irá pro espaço! Ele está invertido tanto no layout quanto no esquema do pdf.
http://www.4shared.com/office/GvMR24Um/Power_Amp_-_LM3886_Layout_Big_.htm

Abraço!
Ok!

sassa

Guest
pó eu montei um amplificador de 90w com tda 7294 muito bom,mais eu to precisando de algum esquema de pre de guitarra se alguem tiver um bom ai pra passar...
o ampli ta nesse link ai...http://www.te1.com.br/2009/01/amplificador-potencia-audio-com-tda7294-80w/#axzz1hggUiqsc

Tmc

Colaborador
Se Deus é por nós quem será contra nós!

Builder

*
Iniciante
Rikrdo
Há algum problema se eu montar os circuitos do amp e da fonte na mesma placa?

Rikrdo

Guest
Builder

Não há problema nenhum! Inclusive saiu um presente do Plautz nesse tópico que talvez seja a solução pra você.
Preamp + Power LM3886 + Fonte na mesma placa. De uma olhada:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.0
http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/C386%201.2.pdf

Feliz Ano Novo!!!

Epron

Guest
Não aconselho a montar tudo na mesma placa.
Porque se voce errar em algo, dependendo do que for, vai ter que descartar a placa inteira.
Outro motivo é se voce quiser usar uma das placas para outra coisa, ou trocar o preamp ou outra placa para obter mais potencia ou mais variação no som... aí não vai precisar descartar tudo, ou contruir do zero...

Abçs!

Builder

*
Iniciante
Quote from: Rikrdo on 01 de January de 2012, as 11:41:03
Builder

Não há problema nenhum! Inclusive saiu um presente do Plautz nesse tópico que talvez seja a solução pra você.
Preamp + Power LM3886 + Fonte na mesma placa. De uma olhada:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3131.0
http://www.handmades.com.br/conteudo/projetos/pdfs/C386%201.2.pdf

Feliz Ano Novo!!!
b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum)!