Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 14:55:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento geral em pedais  (Lida 72751 vezes)
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #15 : 27 de Dezembro de 2011, as 08:37:21 »

Eu já usei tintas da Colorgin (quase sempre uso essas) sem mesmo aplicar um Primer.
O que faço é lixar um pouco a caixa e lavar, sim lavar, com agua e sabão de côco para tirar a gordura e a tinta aderir bem.
Ao levar a caixa, depois de lavada e seca, eu a pego por dentro para evitar que a gordura das mãos passe para a caixa. Com gordura a tinta abre buracos e fica muito feia. Lembrando que a tinta deve ser para metais. Há diversos tipos de tinta. Para madeiras, metais, plásticos e etc. Prestar atenção ao comprá-las.

Concordo que com primer consegue-se uma adesão maior e acabamento melhor, mas na preguiça e para mim mesmo eu faço só com tinta até porque quando o pedal for para o case, ficará paradinho e sem problemas de levar porrada e ficar sujeito a arranhão.

Depois de pintada, com diversas mãos de tinta bem distantes da caixa, e aos poucos, eu passo um verniz depois de colocar o adesivo ou o que for para a arte dele, para evitar mais arranhões e que as coisas fiquem soltando.

Recomendo uma coisa bem legal para fechar as porcas dos pots na caixa: Uma chave de boca no tamanho das porcas dos pots. Não lembro a que comprei mas basta levar umas porcas na loja e ver o tamanho. Se não me engano 14...mas pode ser 11...não lembro mesmo.
Elas evitam bastante, arranhões indesejáveis ao se rosquear as porcas dos pots, que às vezes são muitos em alguns pedais.

O cuidado e a prática levam a pedais com acabamentos muito bons.
Güero (com tremas) que nos diga.

abraços e gostei do tópico.
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #16 : 27 de Dezembro de 2011, as 08:48:06 »

Roberto,

tenho usado um forno elétrico numa temperatura de 50ºC aproximadamente por 20 minutos para secagem. O resultado é muito bom.

Gostaria de saber quantas mãos de verniz você normalmente usa?
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #17 : 27 de Dezembro de 2011, as 09:03:05 »

   Eu fiz uma estufa com uma caixinha de "padrão de força", um cara da minha rua trocou a caixinha e deixou a velha na calçada pra alguém levar pra reciclagem (aqui onde moro separamos o reciclável e deixamos na calçada para os coletores levarem).

   Tá certo que não ficou ecológicamente correta, mas só uso de vez enquando... coloquei 2 lâmpadas incandecentes de 100W.... seca rapidinho rs....
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #18 : 27 de Dezembro de 2011, as 09:03:34 »

Marcos,
eu acho que não conto o número de mãos de tinta.
Acho que vou no olhometro mesmo. Smiley

Eu costumo passar uma camada bem de longe, depois de uns minutos passo outra e deixo a noite inteira.
Repito talvez mais umas duas ou três vezes, não sei.
Depois faço o acabamento e aí o verniz que vai da mesma maneira.

Mas em dias mais chuvosos eu deixo uma luminária com lâmpada pra esquentá-lo e ajudar na secagem de cada passo.
Um forno ou estufa é o ideal.

abraço,
Roberto
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 27 de Dezembro de 2011, as 09:51:29 »

Eu já usei tintas da Colorgin (quase sempre uso essas) sem mesmo aplicar um Primer.
O que faço é lixar um pouco a caixa e lavar, sim lavar, com agua e sabão de côco para tirar a gordura e a tinta aderir bem.
TAmbem ja usei colorgin sem usar primer ou outro fundo.
Ate fica bom, mas algumas das tintas tendem a nao ficar legais sem o fundo.
Vale lembrar tambem o material da caixa.

Considera-se sempre, que o material ja esteja limpo e preparado...
É mais fundamental a limpeza do material a ser pintado do que o proprio fundo.
Se o material a ser pintado nao estiver devidamente limpo, nem o fundo pega direito.

Sobre as chaves de boca:
A maioria dos potenciometros do tipo "mini" que sao mais comum de encontrar no mercado usam chave 10.
Aqueles potenciometros maiores (tipo os mais antigos) usam 13 ou 14 dependendo da marca.
Os jacks de fixar em paineis (que nao tem terminais para placa) usam chave 12, e aqueles pretos de plastico que solda na placa tambem usa 12.
Os jacks tipo aquele usado nos amplificadores Fender (pode ser visto nesta foto postada pelo FOVB) usa chave 14.
Registrado

bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #20 : 27 de Dezembro de 2011, as 12:56:02 »

Recomendo uma coisa bem legal para fechar as porcas dos pots na caixa: Uma chave de boca no tamanho das porcas dos pots. Não lembro a que comprei mas basta levar umas porcas na loja e ver o tamanho. Se não me engano 14...mas pode ser 11...não lembro mesmo.
Elas evitam bastante, arranhões indesejáveis ao se rosquear as porcas dos pots, que às vezes são muitos em alguns pedais.

Recomendo ainda mais uma chave do tipo canhão porque pra arranhar o acabamento do pedal com esse tipo de chave só sendo um bruto mesmo  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #21 : 27 de Dezembro de 2011, as 15:58:29 »

É essa!
Eu uso a tipo canhão.
Mas às vezes o pot não cabe no copo da chave.
Eu tinha esquecido o nome dela.

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum), Patrão!

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
mercury
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 253

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 46



« Responder #22 : 27 de Dezembro de 2011, as 18:30:42 »

Eu to usando tinta automotiva PU agora, o bom da tinta PU é que não precisa de verniz só um catalizador pra secar, comprei um compressor desses pequenos e nossa como facilita a vida.
A tinta automotiva não é muito cara e dá pra pintar varias caixas e você pode misturar as tintar pra obter tons diferentes.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #23 : 27 de Dezembro de 2011, as 19:00:53 »

Aproveitando, alguem ja fez algum acabamento com laca? ou nao rola?
Registrado

Wolverine
Visitante
« Responder #24 : 28 de Dezembro de 2011, as 08:00:38 »

Aproveitando, alguem ja fez algum acabamento com laca? ou nao rola?

Laca seria um tipo de verniz natural??
Registrado
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #25 : 28 de Dezembro de 2011, as 13:48:43 »

Eu comprei um compressor e testei pintando meu portão de casa.
Achei muito bom mas vi que pra pintar caixas de pedal não rola porque deixa um bucado de tinta no fundo se ser puxada e isso daria uma despesa grande no bolso.
Mas, se for pra pintar várias, vai valer a pena. Ou pra pintar coisas maiores, tipo uma guitarra.
Uma boa base e tinta automotiva.
Ainda vou comprar uma guitarra ferrada, remover a tinta e repintá-la.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #26 : 28 de Dezembro de 2011, as 15:13:10 »

Tambem, gosto e prefiro as tintas automotivas, principalmente os esmaltes acrilicos.
Registrado

Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #27 : 28 de Dezembro de 2011, as 15:31:30 »

Já que estamos falando de tintas e vernizes, gostaria de pedir permissão para sair do assunto de acabamento de pedais para perguntar sobre a química usada em madeiras (de guitarras) para remover a tinta e deixá-la na madeira pronta para uma nova pintura.
Entendo que ainda terei que lixar para remover resquícios mas já faz 90% do serviço.
Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #28 : 28 de Dezembro de 2011, as 15:45:07 »

PAra a remocao da tinta em guitarras, eu uso lixas pesadas, tipo 80 ou 60, para tirar o grosso.
Vai detonar bem...  Grin

Para tirar as "cicatrizes" deixadas, passo uma lixa 180.
A partir dai ja comeco o processo de nova pintura (Primer, ou seladora).

Uma coisa que recomendo neste caso, creio que ja ate saiba disso, é nao usar a mao na lixa.
Pegue um toco plano e envolva a lixa nele. Isso evita que um local  fique afundado, ou marcado, etc...
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #29 : 28 de Dezembro de 2011, as 15:49:45 »

Eu comprei um compressor e testei pintando meu portão de casa.
Achei muito bom mas vi que pra pintar caixas de pedal não rola porque deixa um bucado de tinta no fundo se ser puxada e isso daria uma despesa grande no bolso.
Mas, se for pra pintar várias, vai valer a pena. Ou pra pintar coisas maiores, tipo uma guitarra.
Uma boa base e tinta automotiva.
Ainda vou comprar uma guitarra ferrada, remover a tinta e repintá-la.

Roberto,

A pistola do compressor que você comprou é com caneca em baixo? Eu também tinha esse problema de ter que preparar um monte de tinta pra pintar uma caixinha, ai comprei uma pistola com caneca na parte de cima, dita "por gravidade" e meus problemas acabaram... preparo só a tinta que vou usar!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Páginas:  1 [2] 3 4 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal