Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Abril de 2024, as 08:42:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: como dimensionar fusível em amp  (Lida 10588 vezes)
geréba
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 114

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« : 23 de Janeiro de 2010, as 00:44:29 »

seguinte galera,
coloquei um porta fusível no amp que montei e na hora de comprar o fusível veio a dúvida:
qual o valor do fusível, 1A, 2, 3 ?
li alguma coisa no audiolist que dizia (podemos dimensionar o fusível para um amplificador de qualquer
potência: para cada 125W RMS, 1A no fusivel em rede de 127V ou 0,5A em 220V.) e em uma lista de materiais para o gaiclone +/- 50W, disponibilisada no fórum antigo pedia um fusível de 3A.
alguém com conhecimento poderia esclarecer o assunto ?

abraços!!!!!!!!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 23 de Janeiro de 2010, as 10:11:58 »

geréba,

O fusível deve ser dimensionada de forma que um surto de corrente, causado por um curto por exemplo, não destrua os componentes que compõem o circuito.

Se você conhece todos os componentes e conhece o menor valor de corrente que vai destruir o componente mais sensível, você dimensiona o fusível para este valor de corrente.

Se você desconhece os valores, o dimensionamento pode ser realizado como o audiolist recomenda. Neste caso, você utiliza a maior corrente que o equipamento pode fornecer mais uma pequena margem de folga - afinal é muito ruim o amplificador parar de funcionar por acionamento indevido do fusível.

Então veja: Se o amplificador em 127V produz 120W RMS. A corrente que e fornece a carga é por volta de 1 A. Imaginando as perdas, fatores de erro, variações do fusível e etc, você pode usar um fusível de 1 A, 1.5 A ou até 2 A.

O chato nesta história toda, é que há circuitos que queimam antes que o fusível, mas isto é outra história - nestes casos, recomendo o uso de fusível para evitar problemas maiores como incêndio e etc; e usar circuitos de proteção  de saída.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
geréba
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 114

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #2 : 23 de Janeiro de 2010, as 10:46:21 »

hgamal,
com relação aos valores do meu amp:
power pl1050 50w rms  (transformador 0+24v 3A)
préamp blackface jfet (transformador 12+12v 1A) (Total current drawing at all supply voltages (18 - 30V) is only 8.5mA.)
então posso usar algo em torno de 500ma certo ?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 23 de Janeiro de 2010, as 14:24:33 »

Imagine 50W de potência entregue. Portanto ele consome mais que 50W (princípio da conservação da energia). Então especifiquemos uma perda de 30% (chute). Então o consumo será:

1.3 x 50W = 65W

P = V x I. Então 65W / 127V = 511 mA.

Então .5 Ampere me parece no limite!

Eu usaria .8A ou 1A.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
geréba
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 114

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 4



« Responder #4 : 23 de Janeiro de 2010, as 16:05:44 »

hgamal,
muito obrigado pela atenção, agora pude entender melhor.

abraço!!!!
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #5 : 27 de Janeiro de 2010, as 19:46:20 »

procura no forum antigo, fiz um pdf, e ta postado lá entra em eletronica e procura um poste sobre fontes lá tem como calcular o fusivel. tipo se for usar um transformador que largue 3A na saida por uma determinada ((12,24,36)sei lá qual...) tensão, e você sabendo a tensão de entrada 220 ou 127, você descobre a corrente consumida na entrada do transformador e  com essa corrente você especifica o fusivel... agora não me lembro bem os calculos, mas se procurar lá, você acha! abraços!
Registrado
vcore
Visitante
« Responder #6 : 31 de Janeiro de 2010, as 12:03:07 »

Da uma olhada nesse link aqui da valvestate, lá ta tudo explicado em relação a "amperagem" do fusível que deve ser usado.

http://sites.google.com/site/valvestaterio/transformers/power/fuses

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal