Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 17:53:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Onde descartar o percloreto de ferro?  (Lida 12534 vezes)
lucasengler
Visitante
« : 03 de Janeiro de 2012, as 22:28:15 »

Eu decidi fazer um pedal e comprei tudo que precisava faz tempo, agora que estou com coragem para montar surgiu essa dúvida.. Onde eu jogo o percloreto de ferro? Tem validade? Posso corroer em média quantas placas com um? Faz tempo que eu tenho ele aqui é melhor comprar outro? Eu posso corroer em uma bacia? obrigado Smiley
Registrado
fvinicius
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 58

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 3



« Responder #1 : 03 de Janeiro de 2012, as 22:37:26 »

Pode colocar em um recipiente plástico. Eu utilizo aqueles potes de sorvete de 1L.
O percloreto é reutilizável, e dura um bom tempo.
Registrado
Jean R.
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 352

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0


« Responder #2 : 03 de Janeiro de 2012, as 22:41:45 »

Dá uma lida nesse tópico aqui que tem bastante informação http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.0

Especialmente para a sua dúvida aqui: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.msg17911#msg17911

A quantidade depende do tamanho das placas, ou melhor, da área a ser corroída então não tem um número exato, quando começar a demorar muito acima da média de tempo de corrosão está na hora de recuperar ou trocar o percloreto.

Abraço
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2012, as 22:44:14 por kabuloso0101 » Registrado

ex-kabuloso0101
lucasengler
Visitante
« Responder #3 : 04 de Janeiro de 2012, as 02:38:55 »

Ok, obrigado gente Wink
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #4 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:06:08 »

Aproveitando de outro tópicoooo....

Após o uso, utilizo um funil plástico e guardo em uma garrafa de coca-cola de 1L, com a tampa bem fechada. Mas remova o rótulo e nunca deixe ao alcance de crianças, pois parece coca-cola mesmo. Use um funil plástico e lave bem a garrafa e o funil por fora após fechar a garrafa.


Saudações

Aron
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #5 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:15:17 »

Aron tome cuidado pois no manual que vem junto com o percloreto está escrito para não em garrafa de coca-cola!

Lucas... nos site existe bastante assunto relacionado a isso... como ja foi citado... o Eduardo tem uns métodos que que consegue "renovar" a solução.... dê uma pesquisada no site que você encontrará muitas dicas!
Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #6 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:21:18 »

Aron tome cuidado pois no manual que vem junto com o percloreto está escrito para não em garrafa de coca-cola!

Lucas... nos site existe bastante assunto relacionado a isso... como ja foi citado... o Eduardo tem uns métodos que que consegue "renovar" a solução.... dê uma pesquisada no site que você encontrará muitas dicas!

Sério?

Por que será? Seria alguma reação com o plástico ou com restos de Coca? Sei que a Coca tem ácido fosfórico, mas eu sempre lavo a garrafa com muito esmero, inclusive preparando ela antes, ficando algumas horas cheia de água e trocando essa água algumas vezes.

Quanto a "fazer pressão", após esfriar nunca vi esse efeito.

Agradeço o aviso, mas nunca havia lido isso. Gostaria de saber o porquê.

Saudações

Aron
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #7 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:29:37 »

Eu também ja usei garrafas pet de coca-cola... mas no ultimo percloreto que comprei... eu li esta instrução... porém não estava explicando se ocorre reação... ou seja o simples fato da pessoa poder se confundir e beber o liquido por engano...
Infelizmente joguei a instrução fora... senão eu leria de novo... e até postaria o texto aqui!

Abraço

Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #8 : 04 de Janeiro de 2012, as 17:34:37 »

Lamer,

encontrei a razão: é devido ao risco de acidente por ingestão mesmo. Quando eu tiver netos vou ter que mudar o procedimento....

Interessante observar este link: http://www.suall.com.br/arqs/pdf/fispq_007_cltferr.pdf que contem a Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISQP) do tal.

Saudações

Aron
Registrado
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 7



« Responder #9 : 04 de Janeiro de 2012, as 19:09:58 »

eu coloco em potes de maionese
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #10 : 14 de Janeiro de 2012, as 14:16:13 »

Eu guardava em uma garrafa de cerveja, agora mudei pra um pote daqueles de azeitona em conserva (os dois sem rótulo e bem escondidos), prefiro o vidro do que o plástico, não que faça alguma diferença, é só uma questão de preferência mesmo. Eu também estava com essa dúvida sobre o descarte, mas aí descobri esse tópico do Eduardo que indicaram e comecei a reaproveitar o percloreto e a usar aquela história do cimento para o descarte, a recuperação da solução tá funcionando pra mim!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #11 : 17 de Janeiro de 2012, as 23:09:04 »

Cimento?! Posta o link para nós.. acho que seria interessante!
Abraço
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #12 : 22 de Janeiro de 2012, as 21:51:31 »

Cimento?! Posta o link para nós.. acho que seria interessante!
Abraço
Bom, acho que não me expressei muito bem com essa palavra.  Cheesy
Na verdade não sei como se deveria chamar isso, mas o link já foi postado pelo nosso colega kabuloso0101, onde o Eduardo explica o método mais ecologicamente correto de descarte: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1192.msg17911#msg17911
Abraços!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #13 : 22 de Janeiro de 2012, as 23:32:53 »

Gostei muito do post do Eduardo!!! Uma verdadeira aula de quimica!
Registrado
rikathu
Visitante
« Responder #14 : 23 de Janeiro de 2012, as 19:13:22 »

Gostei muito do post do Eduardo!!! Uma verdadeira aula de quimica!

Realmente, ele deu um belo show! Me ajudou e com certeza vai continuar a ajudar muitos outros interessados. Antes de encontrar esse post dele eu tinha dado uma pesquisada sobre o assunto e com certeza não consegui achar explicação melhor! Além do mais, agora não vejo mais a necessidade do descarte devido ao método da recuperação do percloreto.  Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal