Dicas para manipulação de metal

Started by Epron, 11 de January de 2012, as 20:00:45

Previous topic - Next topic

Epron

Guest
Fala ae galera!
Eu queria saber se tem algum material disponivel que de dicas práticas para manipular o metal, aluminio, ferro e essas coisas...
Pra construção de chassis para amplificadores e pedais...
Queria saber desde o corte e dobra, até pintura, cromo e essas coisas...

Se alguem tiver alguma dica, coloque aqui! Sei que tem muitas pessoas experientes aqui nesse forum, e seria legal para iniciantes como eu aprender ou até mesmo ter uma idéia de por onde começar! =)

Abçs!

felixmeirelles

Guest
A primeira vista pensei que fosse sobre Heavy Metal, depois que vi que estava em luthieria.

Mas então é sempre bom começar a partir de coisas já feitas, como os distribuidores de energia lá do outro tópico, eu por exemplo estou com 2 marmitas de alumínio para virarem um chorus e um TS.

Existem tantas opções que ainda não foram pensadas a partir de coisas que já existem.

Porque se formos entrar nos detalhes da manipulação de metal em chapas, esse fórum iria virar um fórum de usinagem e funilaria, porque são tantas técnicas(design, modelagem, soldagem...) que não temos como aplicar direito de forma "caseira" que tudo seria em vão .

O grande barato da coisa é improvisar de forma limpa e compartilhar o conhecimento teórico e prático, pelo menos é o que sinto.

Scorpion

Handmaker
  1. e-castilho@hotmail.com
eu estou a procura de uma dobradeira para montar...

Epron

Guest
Pois é...
Mas pra amplificadores não é tão simples... queria um resultado mais profissional... e ao mesmo tempo caseiro, porque eu não tenho tantos recursos assim... profissional mesmo só com uma fabrica com linha de produção.. hehe

Enquanto a dobradeira, eu tambem penso nisso... achei 2 esquemas na internet de como montar uma caseira... mas da muito trabalho e eu não tenho casa pra fazer essas coisas... moro em apartamento... hehe

Scorpion

Handmaker

levitaju

*
Iniciante

Scorpion

Handmaker

Epron

Guest
Esse é um dos projetos...
Vou ver se acho outro...

Outra coisa é: Qual é a melhor forma de soldar aluminio ?

Abçs!

Edit:

Enfim, não achei... mas achei o PDF aqui no PC e upei pra galera ver o outro tipo de viradeira ou dobradeira, tanto faz... hehe

http://www.4shared.com/office/EMSNJ-3y/Press-Brake.html

Abçs!

Lamer

Handmaker
Quote from: Epron on 13 de January de 2012, as 02:40:58
Outra coisa é: Qual é a melhor forma de soldar aluminio ?
Se não me esqueci das aulas do Senai... TIG
Abraço

Jairo

Handmaker
É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem
Procura no google que voce encontra para download o livro "sheet metal handbook", de Ron e Sue Fournier. Material muito bom para quem quer trabalhar com folhas de metal
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!

Jonatha Fernandes

Guest
Pessoal, qual seria uma forma eficiente para cortar chapas ?

fovb

Guest
Quote from: Jonatha Fernandes on 07 de February de 2012, as 10:56:10
Pessoal, qual seria uma forma eficiente para cortar chapas ?

Eficientes existem várias, muda o custo e precisão. Depende também da chapa a que você se refere (material x espessura).

Pode ser plasma, guilhotina, serra...

bossman

Administrator
DIY Freak
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof

GrAmorin

Hand MasterMind