Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 05:12:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador 6AW8A  (Lida 20878 vezes)
a.sim
Visitante
« : 13 de Janeiro de 2012, as 17:55:43 »

Olá, gente :

Poxa, muito bom mesmo. Show de bola a plaquinha ficou.

Parabéns meu caro.

A entrada é de 100v a quantos ma?

já testou no som para ver como o som se comporta?

Os testes na fonte continuam. Montei um amplificador com uma 6AW8A que dá cerca de 500 mW, no qual estou escutando Roxette enquanto a fontezinha vai alimentando a válvula...

Nenhum ruído; ripple zero; som limpo como se fosse transistorizado.

A seguir eu posto o esquema do amplificador.

-----
Olá gente :

O esquema do amplificador é esse :

http://www.orkut.com.br/Main#AlbumZoom?gwt=1&uid=1766721204546236354&aid=1&pid=1326489605326

Esse editor de texto que não aceita anexar imagem...
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, as 18:24:01 por a.sim » Registrado
plautz
Visitante
« Responder #1 : 13 de Janeiro de 2012, as 18:27:11 »

Não é que o editor não aceite anexar imagens.

A pasta de anexos está lotada (mesmo), e os anexos estão desativados.

Mas não se preocupe, eu jogo na minha conta do imageshack e ponho aqui.

Abraços e parabéns.

Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #2 : 13 de Janeiro de 2012, as 18:50:41 »

Ok, obrigado.

Somente comentando o circuito do amplificador :

a) O consumo do amplificador inteiro é de 7mA em repouso. A potência de saída sem distorção é de cerca de 500 mW.
b) O transformador precisa ter uma impedância primária de 50kohms. O TS 1.60.B é um transformador bem pequeno, ideal para esse amplificador, mas tem primário de 25kohms para 4 e 8 ohms. Para obter os 50kohms, basta colocar o alto-falante de 8 ohms na saída de 4 ohms.
c) A 6AW8A não é uma válvula de saída, mas como tem filamento de 600 mA, achei bastante conveniente usá-la para carregar a linha de 6,3 V com a corrente nominal.
d) Como a tensão de grade screen é baixa ( 58 V ) a sensibilidade do pentodo é alta. Assim, não achei necessário desacoplar o resistor de catodo do triodo, pois o ganho é suficiente. Quem quiser mais ganho, é só pôr o capacitor...
e) Daria para fazer um excelente estéreo para usar com o computador, substituindo as caixinhas SS.
f) Daria para realimentar o sinal de saída para o triodo, usando o ganho extra proporcionado pelo desacoplamento de catodo. Com isso, o amplificador ficaria um perfeito HiFi!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2012, as 20:40:18 por a.sim » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #3 : 18 de Janeiro de 2012, as 19:50:56 »

Olá, colegas.

Eu andei aperfeiçoando o amplificador !

a) O amplificador agora tem 1 W por canal. A fonte 6,5 W apanha um pouco, mas sustenta o amplizinho...

b) Substituí o transformador por um menor, TS 1.180.A . É para usar com os alto-falantes das caixinhas do computador, cuja resposta não vai muito abaixo de 180 Hz! Caso o colega deseje, pode usar o TS1.60.B para mais graves.

c) Foi introduzida a realimentação negativa. O amplificador está " HiFi " ...

d) As imagens, agora, estão no servidor da Schatz. Vai facilitar para o pessoal que não tem orkut.

-----
Facilitar nada...a imagem não entra, embora eu consiga vê-la no editor.

Desisto. Peguem, por favor, a imagem no meu servidor:  
http://schatz.eng.br/ampli_teste_2.htm
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, as 21:40:50 por a.sim » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:16:16 »

É... tentei de um tudo e nada da imagem aparecer aqui...

Edit:
Mas to tentando clicando no link e ta aparecendo um aviso de "403 Forbidden! - The address you have entered is not open to the public. " com um logo da zymic (que deve ser seu servidor). Acho que por isso que você consegue ve-la mas ela não aparece no topico...

« Última modificação: 19 de Janeiro de 2012, as 07:43:15 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
a.sim
Visitante
« Responder #5 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:20:59 »

É... tentei de um tudo e nada da imagem aparecer aqui...

Edit:
Mas to tentando clicando no link e ta aparecendo um aviso de "403 Forbidden! - The address you have entered is not open to the public. " com um logo da zymic (que deve ser seu servidor). Acho que por isso que você consegue ve-la mas ela não aparece no topico...


Oi :

Tenta copiar e colar o endereço que entra.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #6 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:25:27 »

Fiquei na duvida agora.
A imagem aparece pra vocês???
Pra mim aparece no meu post anterior, mas pode ser por causa do cache... Porque agora até clicando no link funciona...
a.sim... aquele capacitor de 4.7n na entrada não poderia ser maior???
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:32:09 »

Copiando e colando na guia que aparece,  o esquema aparece.

Abraços.
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #8 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:54:36 »

a.sim

coloca o link da imagem  [img ]aqui [ /img]
mas tira os espaços.

Abraço!
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, as 20:57:40 por Chris » Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 18 de Janeiro de 2012, as 20:56:17 »

Fiquei na duvida agora.
A imagem aparece pra vocês???
Pra mim aparece no meu post anterior, mas pode ser por causa do cache... Porque agora até clicando no link funciona...
a.sim... aquele capacitor de 4.7n na entrada não poderia ser maior???

Oi :

O capacitor de 4,7n estabelece o corte de graves em cerca de 300 Hz. É necessário estabelecer uma frequência inferior meio elevada, pois o transformador responde só até 180 Hz a -3 dB...se entrar muito grave no amplificador, o transformador satura e o amplificador engasga. Veja que um alto-falante de 2,5 " de caixinha de computador não responde abaixo de 180 Hz, a não ser que seja algum modelo especial. De qualquer maneira, o circuito ainda é experimental; pode ser que alguns valores possam ser mais otimizados.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, as 21:00:01 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #10 : 18 de Janeiro de 2012, as 21:39:44 »

Oi A.sim

Posso sugerir que você dispense o capacitor de 4n7 e o resistor de 100k de grade, ligando o potenciômetro de volume direto na grade do triodo. O corte dos graves pode ser feito reduzindo o valor dos capacitores de 10nF, 47uf e pela rede de realimentação.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #11 : 18 de Janeiro de 2012, as 21:45:11 »

Oi A.sim

Posso sugerir que você dispense o capacitor de 4n7 e o resistor de 100k de grade, ligando o potenciômetro de volume direto na grade do triodo. O corte dos graves pode ser feito reduzindo o valor dos capacitores de 10nF, 47uf e pela rede de realimentação.

Abraços

Eduardo

A conexão da grade de controle diretamente ao cursor do potenciômetro provoca o aparecimento do ruído de " raspagem " quando o eixo é atuado. Pode parecer insignificante quando o potenciômetro é novo, recém-colocado, mas após alguns dias, fica insuportável. A rigor, deveria ter um outro capacitor em série com a própria entrada.

O ajuste dos demais capacitores de acoplamento/desacoplamento dá a oportunidade de ajustar a perda de resposta nos graves de forma a cortá-los mais rapidamente, caso necessário. Nunca tentar fazê-lo através da rede de realimentação !
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2012, as 21:50:21 por a.sim » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #12 : 18 de Janeiro de 2012, as 21:58:22 »

Oi A.sim

Você está usando aqueles potenciômetros de cinquenta centavos?!?! Use um potenciômetro bom que não raspa, mesmo depois de anos!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
a.sim
Visitante
« Responder #13 : 18 de Janeiro de 2012, as 22:06:57 »

Oi A.sim

Você está usando aqueles potenciômetros de cinquenta centavos?!?! Use um potenciômetro bom que não raspa, mesmo depois de anos!

Abraços

Eduardo

Olá.

Independente do preço ou qualidade de potenciômetro, parece que o colega desconhece que, num potenciômetro destinado a controlar sinais AC, não deve existir nenhuma corrente DC através de sua pista, muito menos entre a pista e o cursor ! Para aqueles que estranharem a afirmação, lembrem-se que existe a infinitesimal corrente de grade, que é pequena, mas não nula. Que, por sinal, é quem cria o ruído de raspagem no potenciômetro. Um potenciômetro de boa qualidade somente vai retardar o efeito; mais cedo ou mais tarde, a raspagem começa...já a colocação dos capacitores de acoplamento, vai fazer com que um potenciômetro de R$ 2,00 dure para sempre.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2012, as 22:23:23 »

Oi A.sim

Você está dizendo que uma corrente da ordem de poucos uA pode danificar um potenciômetro que deveria suportar uma dissipação de 1/8W?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal