Boss OD-1 - capacitor

Started by Wilow, 02 de February de 2012, as 23:11:22

Previous topic - Next topic

Wilow

Guest
Salve galera do handmades, eu estou montando um OD-1, layout do Güero, e não estou conseguindo compra o capacitor de 18n, nem os de 16n e 22n, que já me recomendaram. Enquanto estava dando uma olhada no solda fria e achei o de 18n, porém é Stiroflex, e gostaria de saber se posso usá-lo, sem que haja mudança de som.

Adiel

DIY Freak
Resistance is futile, if <1R

GrAmorin

Hand MasterMind
Originalmente, o OD-1, e os demais pedais da Boss usam stiroflex.
Capacitor de 16n  :-\   onde que esta ele no circuito?
Nao é um valor comercial, nao sera tao facil encontrar, mas pelo que me lembro, nao tem nenhum capacitor de 16n no OD1, o que tem é 18n, talzez pela qualidade da imagem dos esquema eletrico, pareça que é 16n mas o certo é 18n.

Wilow

Guest
Foi isso que eu quis dizer, o original é de 18n, mas me disseram que poderia usar de 16 ou 22n.

gil_holanda

*
Iniciante
  1. gilberto.holanda@hotmail.com
montei o OD1 do Güero,não encontrei o 18n,usei 22n.todos os capacitores de poliéster normal exceto os eletrolíticos.
também testei os com TL072,TL082 e Jrc4558,sutis diferenças,mas gostei mais do 4558.
comparando com meu SD1 original,ficou bem parecido. Parabéns ao Güero!  (brav)

Jonatha Fernandes

Guest
Galera voltando o assunto do capacitor, uma vez um colega me disse que os capacitores stiroflex são mais precisos, isso é verdade?

GrAmorin

Hand MasterMind

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

GrAmorim, em quais situações você observou isso? Pode dar exemplo de algum circuito e falar a respeito da resposta nos filtros RC?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Jonatha Fernandes

Guest
 Vou confiar no GrAmorin. Já que é assim imaginem a qualidade de um pedal com capacitores mais precisos (stiroflex) e resistores de precisão !

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Lembre que muitos dos efeitos considerados mágicos eram feitos com componentes que não tinham tanta precisão. Acho que até vale a pena em alguns efeitos mas em outros seerá que é assim tão necessário?

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Em pedais, principalmente distorções e similares nao vi diferença significativa usar resistores de precisão.
Em pedais que tenham um oscilador faz uma diferença pouca...

Quote from: victor nery on 08 de February de 2012, as 17:41:15
GrAmorim, em quais situações você observou isso? Pode dar exemplo de algum circuito e falar a respeito da resposta nos filtros RC?
Eu ja havia percebido diferença em pedais que usavam capacitores stiroflex e capacitores comuns (verdinhos).
Para um tira teima, montei 3 pre identicos, mudando apenas os capacitores usados, um foi usado capacitores stiroflex, outro capacitores Panassonic e o outro com capacitores verdes.
O de stiroflex e Panasonic tiveram um resultado muito melhor, o com capacitores verdes foi bom mas grande diferença (inferior) aos outros 2 pre.
Neste topico postei isso.

Tem um site que tem sample de mesmos pedais Taiwan e Japan, onde da para perceber a diferença de um para o outro. Os JApan sao feitos com stiroflex, e os Taiwan usam capacitores verdes...
O site é o Pedal Area, de uma olhada...
Obviamente que nas caixinhas do PC nao da para perceber a diferença, mas use um fone, ou passe o sample para um MP3 e ouça em um bom sistema de som.

A diferença em usar esses capacitores mais precisos, pode nao ser pela precisao, e sim pela velocidade de resposta do mesmo, ou o proprio material.
Com stiroflex o som é bem nitido e claro, se tocar as 6 cordas, da para perceber cada uma delas, nao embola nem mistura o som...

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Vou tentar conseguir alguns e vou testar num LPB-1. Vou fazer o teste com uma chave nos capacitores de entrada e de saída. Sempre tive essa vontade de testar mas nunca havia tido coragem... Dessa vez vou tomar vergonha na cara e fazer testes.

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Os stiroflex nao sao mais fabricados.
Encontra eles apenas em estoques antigos, e sucatas.
Os PAnasonic sao vendidos no smallbear, sao ate melhores que os stiroflex.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Aqui tem uma loja que ainda é possível encontrar alguns valores de um estoque antigo. Vou ver o que consigo.

Abraço

GrAmorin

Hand MasterMind
Se tiver 10nF, 22nF, 33nf, 47nF, 68nF e 82nF, avise  ;D