Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 22:18:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Verificador de Tensão/Alternador  (Lida 3908 vezes)
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« : 22 de Fevereiro de 2012, as 13:51:59 »

      Vamos la, estou montando um adaptador de conexões para usar uma fonte de computador como alimentação de câmeras de monitoramento,
eu fiz um protótipo beta aqui, do que será uma caixa com entrada e saída, que nada mais é que um adaptador de conexões:

Entra conexões típicas de fonte de computador  -   Sai P4!

     Lembrando que não precisa regular tensão, pois vou aproveitar as conexões 12 volts, já devidamente reguladas na fonte ATX de Computador!


Dúvida: Trabalhando com 2 Entradas "A" e "B", como montar um circuito comparador de tensão que verifique a presença de energia em "A"
e caso não encontre troque a alimentação padrão para "B", por se tratar de alimentação das câmeras meu patrão solicitou essa hipótese de trabalhar,
com duas fontes de computador conectadas pra caso de uma dar defeito utilizar a outra.

Observação importante para dar a "partida" em uma fonte de computador, você faz um "curto" entre o "fio verde" e um preto qualquer do conector principal,
normalmente os técnicos fazem um "jump" com clips eu pretendo por o circuito em funcionamento contínuo, ou seja manter internamente a fonte ligada,
a idéia era que quando fosse alternar para à entrada B, desse a partiria direto!

Obs¹.: O meu chefe quer usar fonte de computador como alimentação, por motivos como: ter um estoque gigante e ser extremamente fácil para ele conseguir o equipamento!

-----
Não tenho fins lucrativos nessa tá?
Mas quando ele me perguntou se era possível eu disse acreditar que sim e iria estudar a possibilidade,
eu já quis usar isso em outras situações nas minhas engenhocas em casa, então se os amigos puderem
compartilhar conhecimento agradeço bastante!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2012, as 13:55:04 por marcusbass » Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2012, as 15:53:19 »


Dúvida: Trabalhando com 2 Entradas "A" e "B", como montar um circuito comparador de tensão que verifique a presença de energia em "A"
e caso não encontre troque a alimentação padrão para "B", por se tratar de alimentação das câmeras meu patrão solicitou essa hipótese de trabalhar, com duas fontes de computador conectadas pra caso de uma dar defeito utilizar a outra.

Observação importante para dar a "partida" em uma fonte de computador, você faz um "curto" entre o "fio verde" e um preto qualquer do conector principal,
normalmente os técnicos fazem um "jump" com clips eu pretendo por o circuito em funcionamento contínuo, ou seja manter internamente a fonte ligada,a idéia era que quando fosse alternar para à entrada B, desse a partiria direto!


Coloca as duas fontes sempre funcionando e usa um componente que costuma ter também nas fontes e podem ser canibalizados, um Diodo Schottky duplo, tipo esse aí: http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/diodes/ds23016.pdf

Então, no anodo de cada diodo liga o positivo de cada fonte, os GND juntos e sai do terminal de catodo o positivo que vai pras cameras. Uma das duas fontes fornecerá corrente.  Caso uma pare de funcionar, a outra entra.

A queda de tensão nesses diodos é bem pequena.

Abraços, T+
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #2 : 23 de Fevereiro de 2012, as 09:30:07 »

Bacana este artigo desenvolvido por marcusbass e Patines.
Tenho alguns componentes desses e não conhecia a utilização.

Valeu, caras.
Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #3 : 23 de Fevereiro de 2012, as 09:58:22 »

Obrigado pela ideia Patines, algo relacionado a limitar com diodo eu já tinha pensado,
furtei tirei a ideia de um artigo do Plautz que falava sobre "Monitor de Carga de Bateria",
tinha um teórico la parecido com a tua ideia...

A parte contrária a essa ideia seria porque teria o consumo de duas fontes e "vida útil",
de duas fontes indo pro beleléu, queria poder montar algo mais complexo, que de fato
verificasse a tensão e acionasse o circuito B em caso de necessidade, penso eu que no circuito B,
automaticamente estaria fechando o curto necessário dos fios que partem a fonte B, algo do gênero!

Desculpe se falei algo errado...
Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
a.sim
Visitante
« Responder #4 : 23 de Fevereiro de 2012, as 10:46:20 »

Obrigado pela ideia Patines, algo relacionado a limitar com diodo eu já tinha pensado,
furtei tirei a ideia de um artigo do Plautz que falava sobre "Monitor de Carga de Bateria",
tinha um teórico la parecido com a tua ideia...

A parte contrária a essa ideia seria porque teria o consumo de duas fontes e "vida útil",
de duas fontes indo pro beleléu, queria poder montar algo mais complexo, que de fato
verificasse a tensão e acionasse o circuito B em caso de necessidade, penso eu que no circuito B,
automaticamente estaria fechando o curto necessário dos fios que partem a fonte B, algo do gênero!

Desculpe se falei algo errado...
Abraço

Usa um relé de 12 V, cuja bobina é ligada na fonte A e que corte a alimentação da fonte B através do contato NF. Assim, quando a fonte A falhar, liga a fonte B...
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 23 de Fevereiro de 2012, as 11:40:43 »

Li este artigo e pensando nisso eu creio que o uso de 2 reles aux. automotivo de 5 pinos sejam uma boa solução.
Eu sempre uso reles assim para cortes/bloqueios automotivos.
Os pinos de um rele assim são:
30 Entrada
85 Bobina(pode ser +)
86 bobina(pode ser negativa)
87 Saida quando atracado(oque entra no 30 sai no 87)
87a Saida do 30 quando o rele está em descanso(o 30 sai para o 87a quando o rele está sem a alimentação de uma das bobinas)
Como o rele automotivo trabalha com 12v e uma corrente de consumo baixa nas bobinas creio que ai voce tem uma solução pratica e barata, já que um rele destes custa em média de R$10,00-R$15,00.
Desculpem eu usar uma solução não muito eletronica(com circuito) é que a minha area é automotiva.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2012, as 16:27:23 por GuitarCris » Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 24 de Fevereiro de 2012, as 10:52:42 »



Citar
Usa um relé de 12 V, cuja bobina é ligada na fonte A e que corte a alimentação da fonte B através do contato NF. Assim, quando a fonte A falhar, liga a fonte B...
Eu tinha pensado num contator, mas é matar uma formiga com uma calibre12 né rsrsrsr Essa idéia do relé é perfeirta!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #7 : 25 de Fevereiro de 2012, as 08:56:33 »

Buenas

Complementando a idéia do a.sim, podes usar um relé com um ou dois contatos da seguinte forma:

-Na fonte A ligue a bobina do relé e em paralelo com esta um diodo, pode ser 1N4007, com "+" no catodo e "-" no anodo, para proteção da fonte;
-Manter os terminais da fonte B, responsáveis pela partida, conectados;
-Utilizar o terminal NF (normalmente fechado) na saída da fonte B, o NA (normalmente aberto) na saída da fonte A (
após a bobina do relé) e o terminal comum à carga.
-O outro contato, se houver, utilize o comum e o NF em série com a entrada da fonte B, a fim de economizar energia (opcional).


Espero ter ajudado.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #8 : 25 de Fevereiro de 2012, as 10:37:16 »

Realmente usando um diodo dá para ser um rele só(pode ser o automotivo que eu citei), não havia pensado nisso. Fiz um esquema desenhado e enviei para o Marcusbass mas vou criar um tambem uando um rele e diodo.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #9 : 25 de Fevereiro de 2012, as 12:56:24 »

Não tinha lido este tópico antes.. Muito bacana

Penso que para um sistema eficiente seja necessário 2 relés.

O primeiro relé deve ser usado da seguinte forma...

Bobina na saída da fonte A, com um diodo em paralelo conforme já foi discutido.
Contato NF na entrada da fonte B (para que a mesma fique desligada).


Segundo relé:

Bobina na saida da fonte B, com um diodo em paralelo conforme já foi discutido.
Contato NF na entrada da fonte A. (para que a mesma fique desligada).

Colocar diodos na saída de ambas as fontes.

Abraço!


Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal