Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 18:43:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AC188K Germânio para Fuzz  (Lida 29593 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #45 : 27 de Fevereiro de 2012, as 14:43:20 »

Se tem a ver com o que eu disse, simplesmente são as variaçòes causadas pela fuga em relação à temperatura e não o ganho exatamente, apesar de que uma coisa afetará a outra, então...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #46 : 27 de Fevereiro de 2012, as 15:06:10 »

Técnica com outro transistor em paralelo com somente um coletor conectado.

 "A couple of years back, RG suggested "piggybacking" transistors to get low hFE.  2 devices in parallel, but with the collector of one unconnected reduces the hFE.  But it reduced hFE more than anyone expected.  Two devices of 200 give about 10 when connected like this.  To remedy this, and give hFE values more like 100, a resistor (e.g. 10k) was introduced between the emitters."

Em: http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=53744.0



Técnica de um diodo de germânio em paralelo com a base emissor do transistor, pode se usar um resistor de 10-100 ohms em série com o diodo para "sugar" um pouco mais do ganho. Mas é importante que o diodo seja de germânio porque este "polariza"(bias) a 0.2v já os de silício só com 0.6v.

http://archive.ampage.org/threads/0/fxdiy/001346/Re_Fuzz_Face_for_the_people-1.html
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, as 15:08:12 por felixmeirelles » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #47 : 27 de Fevereiro de 2012, as 15:41:26 »

A técnica de "piggybackar" o transistor, ou seja usá-lo com o coletor no lugar do emissor e vice-e-versa realmente funciona e reduz muito o hfe, o problema é que demais até.

O resto parece bem interessante. Mas é engraçado como pode um pedal de um circuito tão simples virar um cavalo de batalha por conta de se tentar usar componentes não adequados...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #48 : 27 de Fevereiro de 2012, as 16:02:22 »

Acho que justamente por ele ser tão simples, e apresentar tantas variáveis as vezes sem muito nexo, que o torna uma das coisas mais louca que eu já vi.

Tem uns "Fuzz Factory" da vida que os caras usam "clip" até com diodos infravermelhos... E tem gente que gosta.

Ai a gente vê dois DS-1 Taiwan cada um com um op-amp diferente, um com R40 outro sem, soam muito mais parecidos entre si do que 2 fuzz faces feitos os dois com os mesmos componentes mas utilizando transistores com leve diferença no beta.

Se pararmos para debater profundamente sairemos loucos assim como EJ, e acabaremos tocando Manhattan em um hospício .....

O Eric Johnson é tão detalhista que ele reparou que certos pedais soam melhores quando utilizamos certos tipos de baterias, detalhe assustador - mesmo quando usamos FONTES nos pedais!!!!

Ele usa um toco de um certo tipo de madeira embaixo do BK dele, detalhe o toco tem que ter uma certa INCLINAÇÃO, segundo ele sem INCLINAÇÃO teremos outro timbre....

Coisas do gênero....


 
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #49 : 27 de Fevereiro de 2012, as 16:35:44 »

O próprio Eric Johnson faz piada de suas excentricidades...rs

Quanto às baterias, também assunto discutido ad nauseum na net, há diferença sim e se quiser "aquele" som de FF, use baterias e de preferência de carbono.  

Se gosta de maluquices do Mr Johnson, saiba que o FF dele não usa o parafuso para fechar a caixa, mas sim um elástico. Eu sinceramente prefiro escutá-lo tocando...rs
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2012, as 16:38:21 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #50 : 27 de Fevereiro de 2012, as 18:30:24 »

Concordo em gênero, número e elástico.   Legal!
Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #51 : 27 de Fevereiro de 2012, as 23:07:45 »

Tu mediu num multímetro comum??

Se sim, pode ter medido a corrente de fuga + a corrente devido à base, desta forma vai parecer que tem um ganho maior do que tem na realidade.

No geoflex tem um artigo que explica como fazer isso.  Eu acho que poderia ser de outra forma, não a que está no artigo, mas pra tua finalidade serve bem: "The Technology of the Fuzz Face", em: http://www.geofex.com/article_folders/fuzzface/fffram.htm

Mesmo se tu medir uma alta corrente de fuga com a base aberta (Ice0) não desanima, pois se tu colocar a base em curto vai ver que diminui a corrente de fuga, não esquecendo que para entrar em corte, somente com tensão reversa na base para transistores de germãnio.

Desta forma, o segundo transistor(de saída) não é crítico quanto à corrente de fuga, digo: pode cortar, se o potenciômentro de ganho estiver pela metade.  agora o primeiro transistor(de entrada), com muita fuga é uma tristeza.  Até podemos dar um jeito, mas ainda acho precário o circuito do fuzz quanto à polarização.

Na minha opinião, tu pode até colocar um transistor de silício na entrada, tipo um BC559(tenho vários aqui de ganho 350) com um capacitor de 100pF entre base e emissor, e acrescentar um resistor de 220 (experimenta outros menores também) entre emissor e GND, que vai funcionar parecido com o circuito original, e ainda dar uma impedância de entrada maior e melhor linearidade na amplificação, com som limpo(potenciômetro da guitarra em menor volume), além de ficar mais grave.

De qualquer maneira, guarda com carinho os teus transistores, mesmo com fuga, vai que algum louco consegue contornar esse problema da fuga.

Abraços, T+



Medi num multímetro comum, já ouvi dizer que eles não são muito bons pra testar hFE não, me recomendaram aqueles analógicos com ponteiro mesmo pra fazer isso, mas não sei se é isso é certo.
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
ApAcHe*
Visitante
« Responder #52 : 27 de Fevereiro de 2012, as 23:15:48 »

Sim, mas uma dúvida simples mas que vários tem: O que ocorre quando usamos por exemplo, transistores BC108 com HFE de, por exemplo, 450? o que se houve de diferença?
Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #53 : 28 de Fevereiro de 2012, as 00:05:06 »


Depoimento de quem mora numa cidade que pode fazer 15C ao amanhecer e 45C no final da tarde...   o germânio dobra a corrente de fuga com base aberta a cada 5,5C..  o silício a cada 10C, porém o transistor de silício tem corrente de fuga cerca de 1000X menor que os germânios.


Por falar nisso, o AC188k vem além do encapsulamento com um corpo metálico maior, com um furo na parte de cima, será que é pra usar um dissipador de calor se necessário?

-----

Em relação a temperatura os AC188K parecem menos propícios a alterações do que os AC128 originais.

Tô cismado que a história da temperatura que dizem sobre esse transistor com o "k" no final tem a ver com o encapsulamento mesmo, a possibilidade de colocar um dissipador, não sei se seria algo da fabricação... mas é melhor deixarmos pra fontes mais confiáveis  Smiley


PS: Acabei respondendo de acordo com a ordem em que fui lendo as respostas ao tópico e acabei repetindo sem querer coisas que haviam sido ditas... inexperiência em fórums
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 00:28:51 por Henriq » Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
felixmeirelles
Visitante
« Responder #54 : 28 de Fevereiro de 2012, as 06:34:28 »

A temperatura afeta qualquer componente de germânio, no caso dos Fuzz Face não precisa de dissipador extra ou ventoinha, só uma caixa bem arejada já serve.

Estamos perto de uma solução mais definida para o seu ganho extra.

Agora diz para gente o hfe exato dos 2 pares que você pode usar para podermos adequar o sistema.





Em:
http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=86374.0
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2012, as 06:38:00 por felixmeirelles » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #55 : 28 de Fevereiro de 2012, as 11:41:39 »

Sim, mas uma dúvida simples mas que vários tem: O que ocorre quando usamos por exemplo, transistores BC108 com HFE de, por exemplo, 450? o que se houve de diferença?


* Maior impedância de entrada, com hfe maior;
* Interação diferente com as impedâncias da guitarra(se ligado sem buffer), resultando em timbres diferente;
* Maior ganho do amplificador quando o  potenciômentro do ganho está no máximo;
* devido a maior ganho, menor corrente de fuga, e menor capacitãncia, resulta que climpa mais quadrado e com níveis de tensão(volume da guitarra) de entrada menores, que os de germânio.
* Tensão de saída maior, pois depende de Vbe e os tranvecos de silicio tem vbe maior;
* Mais estabilidade na polarização, uma vez alcançada, pois as correntes de fuga são muito menores e o joelho da tensão Vbe com corrente de base mais acentuado.
*Às vezes oscila, pois com ganho muito alto, e sem altas capacitâncias entre base e coletor que o AC128 blá-bla(isto é outra história)....  olhe com osciloscópio, pois pode não se escutar.  se colocar os capacitores de 100pF entre base e coletor esta chance diminiu.

Mas veja só: gosto é gosto, dizia uma véia comendo ranho!  cada um gosta de um som diferente.

Abraços, T+
Registrado
atj77
Visitante
« Responder #56 : 26 de Junho de 2012, as 23:21:49 »

pessoal

tenho alguns transistores de germânio NPN ac176 aqui em casa sem uso...

tem algum fuzz ou outro efeito que posso usa-los?

v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum)
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #57 : 26 de Junho de 2012, as 23:29:42 »

Faça um fuzz Face com terra negativo!  T+
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, as 23:32:21 por Patines » Registrado
atj77
Visitante
« Responder #58 : 26 de Junho de 2012, as 23:38:19 »

ja tentei fazer um FF pnp com os bc 108 e troca-los pelos ac176...não funcionou...

não encontrei nada na internet....por isso pedi ajuda aqui..."hora!!""

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #59 : 26 de Junho de 2012, as 23:45:12 »

O BC108 é NPN também.  O que aconteceu com o teu fuzz??  mediu a tensão no coletor do transistor de saída? Que tensão existe lá, como AC176 e com BC108?

Não sei se é tão óbvio: gnd é negativo no teu projeto certo?



Abraços, T+
« Última modificação: 26 de Junho de 2012, as 23:51:18 por Patines » Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal