Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:25:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré Amp simples!  (Lida 16834 vezes)
NIZ
Visitante
« : 29 de Fevereiro de 2012, as 14:23:24 »

Saudações Handmakers! Minha placa de som é bem genérica (daquelas que vem com o pc), então fui atrás de um pré amp simples que pudesse dar uma forcinha para ela. Acabei encontrando esse circuito do Newton C. Braga.

http://www.4shared.com/photo/PbNU4wIC/pr_amp.html

Ele é muito simples de montar e usa componentes que quase todo mundo tem. Eram umas 2h da manha quando encontrei o projeto e fui correndo fuçar meus componentes. Em meia hora estava pronto Wink. O BC549 pode ser substituido por um BC548 ou BC547. Na verdade você pode usar qualquer transistor NPN de sinal, mas é importante que ele tenha ruido baixo em relação ao ganho (vide datasheet). Funciona com uma fonte entre 6 e 9v. A amplificação, neste arranjo com o BC549, fica em torno de 50 vezes.

Quem quiser pode desenhar uma plaquinha com caneta mesmo. O meu eu fiz na base do "circuito aranha".

http://www.4shared.com/photo/VErVkEcr/pr1.html

E montei dentro de uma caixinha de fonte de telefone.

http://www.4shared.com/photo/4L_3sJeJ/pr2.html

Considerações finais: Ele faz o que se propõe fazer. Não apresenta ruído (mesmo com um BC548), e pode ser usado tanto para ligar um microfone quanto para ligar algum instrumento em linha (confesso que ainda nao fiz o teste para um instrumento). É uma mão na roda para quem precisa de um pré e não pode adquirir nem construir um melhor. Ainda pretendo montar um mais elaborado, mas este sem duvida é um excelente "quebra galho". Espero que tenham gostado e que eu possa ajudar alguem que tenha o mesmo problema que eu. Abraço!

Fontes: http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/287 (precisa se cadastrar para ler o artigo inteiro, mas eu já deixei mastigadinho no tópico Wink)
           http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura/888 (préamplificador para microfone com BC549 e TL081).



« Última modificação: 29 de Fevereiro de 2012, as 14:25:39 por NIZ » Registrado
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #1 : 29 de Fevereiro de 2012, as 14:30:35 »

Eu Gostei, achei uma solução prática, simples e barata, tenho tudo aqui em casa,
ja tive ideias pra adaptar de acordo com minha necessidade:

Vou trocar o BC549 pelo 2N5088, no output vou por um jack P2 ja que ligarei no line da placa do PC,
no input vou por entrada P10 e P2 Cheesy

Obrigado por compartilhar!  Wink

Abraço!
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
NIZ
Visitante
« Responder #2 : 29 de Fevereiro de 2012, as 14:48:32 »

A gente ta aqui para compartilhar  Wink.

Se teus jacks forem stereo, aproveita e faz uma configuração stereo para o teu pré. Aumenta as possibilidades dele dai Cheesy. Eu tambem queria por P2, mas eu nao tinha nenhum em casa  Cry. Acabei usando P10 com um adaptador mesmo...

Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #3 : 29 de Fevereiro de 2012, as 15:45:57 »

Beleza de projeto hein?! Já o conhecia como muitos outros do Newton. Esse eu posso afirmar que é relmente muito bom, cumpre o que diz!  Smiley
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #4 : 29 de Fevereiro de 2012, as 16:49:18 »

Gostei!! tenho uma meia duzia desses transistores em casa!!!
Abraço!
Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #5 : 29 de Fevereiro de 2012, as 19:19:27 »

Eu Gostei, achei uma solução prática, simples e barata, tenho tudo aqui em casa,
ja tive ideias pra adaptar de acordo com minha necessidade:

Vou trocar o BC549 pelo 2N5088, no output vou por um jack P2 ja que ligarei no line da placa do PC,
no input vou por entrada P10 e P2 Cheesy

Obrigado por compartilhar!  Wink

Abraço!

valeu NIZ  um simples pré valeu depois vo testar!

marcusbass da para trocar o bc549 pelo 2n5088 sem nenhuma alteração nesse pré ai?
valeu galera abraço!

Registrado
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #6 : 29 de Fevereiro de 2012, as 20:25:03 »

Se eu não me engano pra por o 5088 tem que inverter em 180°  Legal!

Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
Marcus Vinícius
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 908

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 81



WWW
« Responder #7 : 29 de Fevereiro de 2012, as 23:09:59 »


valeu NIZ  um simples pré valeu depois vo testar!

marcusbass da para trocar o bc549 pelo 2n5088 sem nenhuma alteração nesse pré ai?
valeu galera abraço!



Exatamente o que o jonas falou, da um giro de 180º e sem problemas,

Ex.: BC 549 monta assim (| e o 2N5088 assim |) acho que deu pra entender!

Abraço
Registrado

HandMaker Colaborador em treinamento! Me desculpe se não te ajudei ou pareço redundante!
NIZ
Visitante
« Responder #8 : 03 de Março de 2012, as 03:21:26 »

E ai galera? Andei brincando com o meu pré essa semana... com a guitarra ligada em linha, eu tive q deixar o pot de ganho entre 7 e 8h pois o ganho era muito alto e distorcia a entrada... com o ganho no máximo meu microfone (um lyco sml58, desses bem genéricos) captou até alguns carros passando la na rua. Alguem aí já montou um?

Abraço!
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #9 : 03 de Março de 2012, as 12:15:07 »

Aí gente, passeando pela NET há alguns tempos, me deparei com esse preamp muito curioso:

Link: http://www.bobblick.com/techref/projects/preamp/preamp.html

Achei interessante o fato de ligar dois diodos na entrada do Op Amp como referência de tensão para estabilizá-la. Confesso que nunca tinha vista assim! (Ou eu que sou muito desatualizado!  Cheesy) Daí aproveitei esse tópico pra tirar minhas dúvidas.
Alguém já viu circuitos do gênero? Será que é uma boa?
Registrado
pedryvo
Visitante
« Responder #10 : 09 de Fevereiro de 2015, as 16:35:11 »

pessoal, vocês acham que há algum risco em utilizá-lo na entrada MIC do notebook ao invés de uma Line-in convencional?
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.072 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal