Tubescreamer

Started by whitebilly, 01 de March de 2012, as 21:19:12

Previous topic - Next topic

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Simétrica é a clipagem do sinal em partes iguais nas excursões do sinal acima e abaixo. Por isso se usa dois diodos iguais, um em cada direção. Com mais um diodo em série com o outro, você passa a clipar no dobro da tensão necessária de um lado da forma de onda que do outro, provocando um corte desigual, assimétrico.

O 1N4148 é praticamente o igual ao 1N914.

Originalmente o Tube Screamer é conhecio como um pedal de distorção/overdrive com symetrical soft clipping.
Já o BOSS SD-1 usa asymetrical soft clipping.
Os MXR Distortion + e ProCo RAT usam symetrical hard clipping.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

GrAmorin

Hand MasterMind
Desculpe a pergunta estupida...
Como souldou os fios no potenciometro de drive?
Usou terminais 1 e 3, 1 e 2 ou 2 e 3?
Confira os didos, se nao ficou algum invertido em relaçao ao desenho do layout de peças.

guifelippelli

Guest
Quote from: GrAmorin on 18 de May de 2012, as 17:51:12
Desculpe a pergunta estupida...
Como souldou os fios no potenciometro de drive?
Usou terminais 1 e 3, 1 e 2 ou 2 e 3?
Confira os didos, se nao ficou algum invertido em relaçao ao desenho do layout de peças.

Olá amigo, não é estúpida não. Tentei de 2 jeitos, e o que percebi que mudava era o lado que aumentava ou diminuia o drive. O do meio do potenciometro soldei com o do meio da placa. Não sei se entendeu, fiz mais ou menos assim. Olhando de cima o potenciometro:  soldei o 3 e 1 do potenciometro com o 1 e 3 da placa, e o contrário também, 1 e 3 do pot. com o 1 e 3 da placa. Troquei inclusive o potenciometro, por outro de mesmo valor.

Quanto aos diodos, ja conferi e ta igual ao do layout.

-----

Quote from: Alex Frias on 18 de May de 2012, as 15:18:57
Simétrica é a clipagem do sinal em partes iguais nas excursões do sinal acima e abaixo. Por isso se usa dois diodos iguais, um em cada direção. Com mais um diodo em série com o outro, você passa a clipar no dobro da tensão necessária de um lado da forma de onda que do outro, provocando um corte desigual, assimétrico.

O 1N4148 é praticamente o igual ao 1N914.

Originalmente o Tube Screamer é conhecio como um pedal de distorção/overdrive com symetrical soft clipping.
Já o BOSS SD-1 usa asymetrical soft clipping.
Os MXR Distortion + e ProCo RAT usam symetrical hard clipping.

entendi amigo, mas do ponto de vista do som, o que influenciaria? Teria difença no ganho ou no timbre?

obrigado!!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Sim, muda as duas coisas. Com a assimetrica você terá mais volume na saída com o pot de ganho no mesmo lugar, mas nada absurdo. O timbre é difícil dizer com palavras, mas alguns dizem que as distorções valvuladas costumam apresentar distorção assimétrica. Eu acho que é uma procura pessoal por timbre e a melhor dica na minha opinião seria usar uma chave para poder ter as duas configurações e compará-las. Seu ouvido julgará o que for melhor pra você.
Pagão e feliz!!

hcbhugo

Guest
Bom dia pessoal,
Eu havia terminado a montagem da placa e testei com os garrinhas de jacaré plugados na placa, ou seja sem chaveamento anida.
Havia funcionado muito bem (eu particularmente adorei o som dele) e então fui fazer a ligação da chave com o deceniumII do Adiel.
a primeira vista funcionou, com um click o led acendia, com outro apagava.
quando fui testar com a guitarra o pedal não tava funcionando mais.
com o led apagado o som passava normal, com ele aceso havia um pequeno drive no fundo, mas muito, muito baixo.
resolvi testar a placa sem o deceniumII para ver se havia algo errado com ele, e o resultado foi o mesmo deste anterior:
um drive bem la no fundo, e os potenciometros sem funcionar. nem level, nem tone, nem drive.

alguem tem alguma sugestão do ocorrido?
(pela minha verificação na placa não há nada errado...)

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Solda fria, ligação errada ou chave defeituosa?
Pagão e feliz!!

Fabio D.

Colaborador
Teste ele sem a chave ligando direto,depois teste com a chave sem a decenium.
:tup [beer]
ex fabio123,nick novo Fabio D.

hcbhugo

Guest
olhando não vejo solda fria...
eu jatirei a chave e todo o esquema deceniumII
ta só a placa do ts mesmo...

Espanhol

Hand MasterMind
Repasse as soldas outra vez, teste a continuidade dos fios dos potenciômetros e alimentação com o multímetro, ás vezes, de tanto mexer algum fio pode ter quebrado.     
"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".

hcbhugo

Guest
Espanhol, fiz como você mandou, repassei as soldas e e testei a continuidade dos fios.
tudo ok.
MAS... continua não funcionando...

para falar verdade é como se no final de todo o esquema tivesse um misturador que deixa passar o sinal do jeito que entrou.
quando eu mexo no volume ele adiciona o sinal distorcido. o ganho funciona e o tone tambem...
só que o sinal fica misturado e o sinal normal da guitarra fica bem mais alto que o com o efeito

Fabio D.

Colaborador
O efeito funciona mais não funciona como deveria?
já trocou o CI?
poderia postar fotos para facilitar?
[beer] :tup

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Hcbhugo, procura no site da geofex que lá tem um artigo com um step-by-step de como encontrar o seu problema.

Offtopic: Aos amigos do fórum, não seria interessante bolarmos um tutorial com um passo a passo de como encontrar defeitos e postá-lo num tópico fixo? Acredito que isso facilitaria muito a visibilidade do fórum e as dificuldades que os amigos que estão entrando no fórum encontram.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

Fabio D.

Colaborador
Quote from: victor nery on 21 de May de 2012, as 09:10:14
Offtopic: Aos amigos do fórum, não seria interessante bolarmos um tutorial com um passo a passo de como encontrar defeitos e postá-lo num tópico fixo? Acredito que isso facilitaria muito a visibilidade do fórum e as dificuldades que os amigos que estão entrando no fórum encontram.

Abraço

Ã"tima ideia Victor Nery. (rckt

Hcbhugo Acho que o injetor de sinais ajudaria bastante a descobri o problema.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=inj_sinais_projeto

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Uma outra sugestão:

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

guifelippelli

Guest
Olá galera!!

Estavamos conversando sobre distorção simétrica e assimétrica, e vi nos tutoriais um esquema com uma chave de 3 "pólos" ou "terminais" (não sei qual o termo correto) para alternar o timbre. Enfim, tenho 2 chaves aqui (inclusive uma delas de 3 posições) porém com 6 "terminais" para a ligação, e me interessei em fazer no meu tubescreamer. Como faço a ligação nesse tipo de chave? É possível??

Obrigado!!