Tubescreamer

Started by whitebilly, 01 de March de 2012, as 21:19:12

Previous topic - Next topic

Patines

Handmaker
Quote from: guifelippelli on 23 de May de 2012, as 14:38:18
Como faço isso amigo?
Coloca a ponteira preta do multímetro no GND(negativo=terra) e a ponteira vermelha em cada um desses pontos que te falei e anota.  não te esquece de colocar o multímetro em escala de tensão DC 20V e ligar o circuito à fonte.

Quote from: guifelippelli on 23 de May de 2012, as 14:38:18
posso medir e postar o resultado aqui.

faça isso!

guifelippelli

Guest
Ok, entendi patines, mas só me explica quais são os pontos pra colocar o pino vermelho: "tensão da fonte", "+4,5v", "emissor Q1". O pino 1 do C1 já sei qual que é.

Valeu!!

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Guifelippelli, o preto vai direto no terra e com o vermelho você vai checando os pontos. Sugiro que veja o datasheet do transistor em questão. Pode ser que você tenha soldado ele invertido. Os capacitores de 0.22u (tântalo) não são cruciais para fazer o drive funcionar (desde que não estejam com avarias) da forma adequada. Percebam no esquema que ele é um filtro em ambas situações.

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

guifelippelli

Guest
Quote from: victor nery on 23 de May de 2012, as 15:21:02
Saudações,

Guifelippelli, o preto vai direto no terra e com o vermelho você vai checando os pontos. Sugiro que veja o datasheet do transistor em questão. Pode ser que você tenha soldado ele invertido.

Abraço

Olá Victor, entendi isso, só não sei onde coloco o vermelho pra medir o "+4,5v", "emissor q1" e "tensão da fonte"

obrigado!!

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

É exatamente por isso que estou lhe sugerindo consultar um datasheet no caso do transistor. Qual transistor você utilizou?

Nesse esquema que postei observe o canto superior direito do esquema. Entre os dois resitores de 10k você obterá "metade" da tensão que alimenta o circuito. A fonte deve ser medida direto no plug, depois em todas as conexões ligadas a ele.

Abraço

guifelippelli

Guest
Ok victor, mas é que não sei ler isso direito. O transistor é o 4558, mas não sei em qual ponta colocar o vermelho.

Ja testei o pino 1 CI + Gnd e deu 4,7.

obrigado!!

Patines

Handmaker
Quote from: guifelippelli on 23 de May de 2012, as 15:17:53
Ok, entendi patines, mas só me explica quais são os pontos pra colocar o pino vermelho: "tensão da fonte", "+4,5v", "emissor Q1". O pino 1 do C1 já sei qual que é.

Valeu!!
O +4,5V é a trilha rosinha no desenho do félix;
O positivo é onde é ligado o fio que vem da fonte, que vem do J4;
O pino 1 3 do CI está ligado ao teu capacitor de 1uF.  a outra perna do capacitor, que não é o pino 1 3, está ligada no emissor do transistor ou num resistor(se existir) que vai pro emissor.  É na perna do capacitor que não liga no CI que tu precisa medir.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

O 4558 é um CI e não um transistor. Segue a imagem de um transistor:

Qual você utilizou?

Abraço

guifelippelli

Guest
Testei o transistor agora. Testei as 3 "perninhas" dele. Só consegui medição em uma delas e em um escala menor que D20. Na escala de 200m deu 79,0.

-----

Quote from: victor nery on 23 de May de 2012, as 15:33:03
Saudações,

O 4558 é um CI e não um transistor. Segue a imagem de um transistor:

Qual você utilizou?

Abraço

Desculpe Victor, me confundi aqui. O transistor é o 2N3904.

-----

Agora só falta saber onde que é que meço esses  "+4,5v" e "tensão da fonte"

Victor Nery

Handmaker
Suadações,

Ok, então os pinos dele são como segue na imagem:

Você soldou ele da forma correta? O "C" (Coletor) vai para 9v; o "B" (Base) vai para 1k e 510k e o "E" (Emissor) vai para 10k e 1uNP. Faça essa mesma verificação no segundo.

Abraço

guifelippelli

Guest
Sim victor, fui muito cuidadoso em seguir o layout. Qualquer dúvida, eu postei as fotos dele no link acima.

valeu!!

-----

perdão, o link das fotos está na ultima mensagem da página 19.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Posta pra gente a tensão em cada ponto dos transistores. Anote eles e poste aqui da seguinte forma:

1º transistor:
C -> x
B -> y
E -> z

Faça o mesmo com o CI. Anote a tensão em cada pino.

Abraço

guifelippelli

Guest
Ok Victor, vou fazer isso agora. Mas vou demorar um pouquinho porque o fio do Gnd quebrou. Vou resolda-lo e já faço as mediçoes e posto aqui.

abraço!

Patines

Handmaker
ô Guifelippelli:

Tem certeza que está escrito NP no teu capacitor, pois me parece um eletrolítico polarizado e se for polarizado, tá virado.

T+

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Não tenho como visualizar as fotos aqui :(. Monta a prova que postei num dos posts anteriores e vai seguindo do IN até o OUT do circuito ponto por ponto. Quando o som mudar de forma notória, você estará de frente para o seu problema.

Abraço