Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 09:08:16


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 26 27 [28] 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 182789 vezes)
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #405 : 25 de Junho de 2015, as 22:50:56 »

coloca uma foto desse transformador.
mas se voce está ligando direto sem retificação, teria que medir na escala AC não em DC.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #406 : 26 de Junho de 2015, as 17:45:47 »

Mesmo sem retificação o multímetro na escala AC deveria marcar alguma coisa.
Se não marca nada é possível que o enrolamento secundário esteja aberto.
Registrado
danilo_sono
Visitante
« Responder #407 : 26 de Junho de 2015, as 19:40:30 »

Olá!
Vi que tem uns vídeos no youtube ensinando a testar o transformador, vou dar uma estudada com eles para aprender um pouco sobre o assunto

seguem as imagens do simples teste:



« Última modificação: 26 de Junho de 2015, as 20:00:47 por danilo_sono » Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #408 : 26 de Junho de 2015, as 19:47:18 »

Recentemente ganhei uma fonte de 5V e 2A chaveada. O controle de tensão é dada pelo primário. Assim que tiver oportunidade vou desmontar o transformador e trocar as espiras do secundário. Com 5v o secundário original tem 6 espiras, acredito que com 10 ou 11 espiras eu tenha os 9V. desta forma adicionarei umas 6 saídas de 9V (100mA) e quem sabe algumas espiras para 15 ou 18v (100mA). Tenho certeza que, com a filtragem adequada os ruídos não serão perceptíveis, desde que a fonte não trabalhe abaixo de 50kHz. Breve trarei resultados.
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #409 : 26 de Junho de 2015, as 20:05:08 »

danilo_sono, pelo que vejo nas fotos, o cabo preto esta ligado no lugar errado do multímetro, o preto tem que ser no COM, onde esta é para medir corrente.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 122



« Responder #410 : 26 de Junho de 2015, as 20:48:49 »

danilo_sono, pelo que vejo nas fotos, o cabo preto esta ligado no lugar errado do multímetro, o preto tem que ser no COM, onde esta é para medir corrente.

é isso ai, e mesmo para medir corrente, é entre o COM e o 10ADC.
para medir tensão AC ou DC, resistência ou usar o teste de diodos, os cabos ficam no "COM" (preto) e no "VΩmA"(vermelho)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
danilo_sono
Visitante
« Responder #411 : 27 de Junho de 2015, as 11:00:25 »

danilo_sono, pelo que vejo nas fotos, o cabo preto esta ligado no lugar errado do multímetro, o preto tem que ser no COM, onde esta é para medir corrente.

hhaha fiquei até com vergonha do meu erro agora Sad
Comecei a estudar faz pouco tempo e as vezes deixo passar uns detalhes

Agora com o cabo preto na COM

Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #412 : 27 de Junho de 2015, as 13:00:22 »

Só tem que tomar cuidado para não mandar o multímetro para o espaço, mas essas coisas acontecem, se o multímetro esta ok, você pode testar medindo a entrada, acho que o transformador esta aberto, ou já era.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #413 : 27 de Dezembro de 2015, as 01:15:21 »

Desenterrei o tópico, mas se não devia, por favor deletem que eu abro outro tópico.
Minha dúvida é a seguinte: estou com um toroidal que me dá duas saídas de 21 AC no multímetro e eu queria aproveitá-lo numa pedaleira. Eu poderia usá-lo para montar uma fonte simétrica (projeto postado pelo GrAmorim), com reguladores de 9V ou a tensão é demasiada?
Abraço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #414 : 27 de Dezembro de 2015, as 09:00:05 »

Desenterrei o tópico, mas se não devia, por favor deletem que eu abro outro tópico.
Minha dúvida é a seguinte: estou com um toroidal que me dá duas saídas de 21 AC no multímetro e eu queria aproveitá-lo numa pedaleira. Eu poderia usá-lo para montar uma fonte simétrica (projeto postado pelo GrAmorim), com reguladores de 9V ou a tensão é demasiada?
Abraço

Depois de retificar e filtrar os 21Vac, você vai ter uma tensão dc perto de 25V, o que faria com que o uso direto de regulador linear 7809 fique ruim por causa do aquecimento elevado dele (vai ter que dissipar muita potência dependendo do consumo de corrente).

Eu tentaria usar um regulador chaveado LM2576T de  saída com 12Vdc e depois usar o 7809 para alimentar os pedais.  Ou usar um LM2576T de saída ajustável e configurá-lo para 9Vdc. A frequência de chaveamento é de 52kHz, portanto não audível. Esses reguladores são para até 3A de fornecimento de corrente e trabalham bem frios, pois tem boa eficiência na conversão de potência. Assim aproveitaria melhor a potência do seu transformador toroidal.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2015, as 09:01:36 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #415 : 28 de Dezembro de 2015, as 01:17:09 »

Obrigado pela resposta Xformer. Legal!
Registrado
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #416 : 01 de Outubro de 2016, as 21:32:06 »

Pessoal... não quis abrir novo tópico para tratar de um assunto que é correlato. Então aqui vai.

Hoje eu ví um anuncio na loja de componentes da ELETRODEX,  e gostaria de saber dos handmaders mais entendidos de eletrônica sobre esse módulo que eles estão vendendo. Pelo que entendi, é um tipo de diferente de transformador, e gostaria de saber se podemos adaptá-lo aos projetos (excelentes por sinal) de fontes que temos aqui no fórum como a do GRAMORIM e ESPANHOL, dentre outras.
Se for possível a adaptação, será muito bom pois as dimensões desse módulo, por ser menor que o transformador convencional, permite a fabricação de fontes com boa capacidade de alimentação e bem menores, acredito.
Aqui está o link do anuncio: http://www.eletrodex.com.br/hlk-pm12-modulo-fonte-encapsulada-12v-3w.html

Quem puder opinar será muito bom.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #417 : 02 de Outubro de 2016, as 16:43:21 »

AMPERX,
Apenas observe que este modulo fornece apenas 0,25A.
Para um pedal ou dois pode ate ser suficiente, mas pensando em algo maior vai faltar corrente ...
Abracos
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
AMPERX
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 215

Obrigado
-Dado: 104
-Recebido: 128



WWW
« Responder #418 : 02 de Outubro de 2016, as 22:58:24 »

É verdade Antonio de Campos Junior. Não tinha atentado para a valoração da corrente. Mas valeu pela atenção.
Registrado

"Dando graças a Deus por tudo!!"

http://amphandcrafted.blogspot.com/
rafaperotto
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 9

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #419 : 08 de Fevereiro de 2017, as 21:54:24 »

Ressucitando um pouco a discussão. Preferi não abrir um tópico novo pois o assunto é exatamente o mesmo.

Alguma das opções abaixo é melhor (gera um sinal mais constante / com menos ruído), ou qualquer uma das duas me traria o mesmo resultado?  (considerando o circuito depois da retificação igual para os 2 casos).

1) Transformador 12V-0-12V, ligando o CT no GND e usando um diodo em cada lado dos 12V.

2) Transformador 6V+0+6V, deixando o CT desconectado e ligando os 2 lados de 6V em 4 diodos (a ponte convencional)

Aproveitando a pergunta, percebi que na maioria dos projetos postados aqui, o LED está ligado antes do regulador. Coloquei meu LED depois do regulador (estou usando um 7809). Será que ele pode estar acrescentando algum tipo de interferência / oscilação na minha tensão de saída?
Registrado
Páginas:  1 ... 26 27 [28] 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal