Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Junho de 2024, as 10:49:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 189814 vezes)
plautz
Visitante
« Responder #75 : 08 de Junho de 2012, as 18:05:18 »

Plautz, você usou 1n4007?

É que tenho uma fonte pronta aqui que dá 13,3v e queria colocar apenas o regulador, mas esse esquema que você colocou é bem interessante.

Ah, e outra dúvida. Preciso colocar algum filtro por usar o regulador ou o filtro da fonte já serve?

Você passou batido pelo que eu disse:

Com um 1N4007 obtive na saída 9,53V.

Com 1N60 obtive 9,13V.

Com BAT43 (schottky) obtive 9,21V.

Eu faria um circuitinho com um 7809 e dois capacitores de 100nF (poliéster ou cerâmico), um entre o terra e a entrada do regulador e o outro entre o terra e a saída.

Abraços.
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #76 : 08 de Junho de 2012, as 18:15:50 »

Plautz, você usou 1n4007?

É que tenho uma fonte pronta aqui que dá 13,3v e queria colocar apenas o regulador, mas esse esquema que você colocou é bem interessante.

Ah, e outra dúvida. Preciso colocar algum filtro por usar o regulador ou o filtro da fonte já serve?

Você passou batido pelo que eu disse:

Com um 1N4007 obtive na saída 9,53V.

Com 1N60 obtive 9,13V.

Com BAT43 (schottky) obtive 9,21V.

Eu faria um circuitinho com um 7809 e dois capacitores de 100nF (poliéster ou cerâmico), um entre o terra e a entrada do regulador e o outro entre o terra e a saída.

Abraços.
Batendo Cabeça Desculpe a confusão. Batendo Cabeça

Eu li, o post todo, mas na hora de postar a pergunta acabei boiando nessa parte, pois estava mais focado no que você diz sobre colocar o diodo entre o terra e o pino 2. É que não entendi muito esse como se dá o novo valor de referência, e pensei que talvez fosse pela queda de tensão oferecida pelo diodo, por isso perguntei que diodo você usou.

Ah, e valeu pelo lance dos capacitores. Pensava mesmo em fazer uma plaquinha, aí já deixo as trilhas pra eles também, além de umas ilhas pra um led indicador de ligado. Sei que pra algum parece frescura demais, mas gosto das coisas organizadas (apesar de nem sempre conseguir organizar  Cheesy )
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #77 : 08 de Junho de 2012, as 18:55:50 »

Estou com pressa para sair... masi dá uma olhada na área do iniciante ou eletrônica, pois existe uns tópicos onde te ensina a aumentar a tensão de saída do reguladores da série LM78xx.

Quanto ao que eu disse nos post anterior é bem básico... somente para se ter uma noção de fonte... o Plautz complementou!

Para fazer uma fonte legal é só obedecer o layout que o GrAmorin postou no site que não tem erro!

Abraço!
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #78 : 09 de Junho de 2012, as 19:43:00 »

Se for usar regulador da serie 78XX melhor usar o tap de 12V como dito pelo Plautz.
Se for usar sem regulagem use o tap de 7V.

Uma coisa estranha que acontece com os reguladores que compro aqui no Rio é que, embora ele esteja marcado como 7809, quando montado a saída apresenta 8,8 ou 8,9V. Isso com vários fabricantes.
Há pelo menos 15 anos que nao vejo um regulador da serie ter a tensão indicada.
MAs ambos tem a tensão na faixa de tolerancia.

Sobre o dissipador, se o consumo for na faixa dos 100 mA nao precisa, mas se for acima de 150~200mA é melhor usar.
Registrado

a.sim
Visitante
« Responder #79 : 09 de Junho de 2012, as 19:53:52 »

Eu me pergunto o que esses 100 a 200 mV a menos vão impactar no desempenho final do equipamento...
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #80 : 09 de Junho de 2012, as 20:08:26 »

Geralmente em nada, ou quase nada...
Mas tem quem queira exatamente os V inteiro que regulador indica.
Particularmente nao me importo, uso os 78XX sem adicionar o diodo na referencia.
O que mais me importa, é que a tensao nao seja muito acima da tolerancia.
Registrado

a.sim
Visitante
« Responder #81 : 10 de Junho de 2012, as 10:23:28 »

Olá.

Essa neura existe, e é bastante comum entre os alunos. O pior é que é induzida por certos professores, que não entendem que é necessário administrar as tolerâncias dos componentes ao se projetar um circuito eletrônico e acabam por incutir no pensamento dos alunos que tudo precisa ser exato para que o circuito funcione.

Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #82 : 10 de Junho de 2012, as 11:16:52 »

Eu procuro usar algo em torno de 9,6V por causa dos Boss que só acendem direito com voltagem um pouco mais alta, o que não prejudica os outros pedais.  Porém, não sou preciosista, também.
Registrado

Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #83 : 10 de Junho de 2012, as 11:20:35 »

Oi Pessoal

Não sei se tenho sorte, mas nunca vi um 78XX dar erro maior que 10mV quando devidamente alimentado e resfriado. É normal um erro de 200mV?

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #84 : 10 de Junho de 2012, as 11:59:02 »

Não sei se tenho sorte, mas nunca vi um 78XX dar erro maior que 10mV quando devidamente alimentado e resfriado. É normal um erro de 200mV?

Você é sortudo, 8.75 é um valor que aparece muito! Mas acho que não é caso de desespero, afinal, obter 7V com bateria é uma coisa comum!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #85 : 10 de Junho de 2012, as 12:15:06 »

Não sei se tenho sorte, mas nunca vi um 78XX dar erro maior que 10mV quando devidamente alimentado e resfriado. É normal um erro de 200mV?

Não sei se EU sou azarado, mas todos os 7809 que eu usei deram menos de 9V...
Começo a achar que é erro do meu multímetro (Minipa digital). Será que tem como calibrar?

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
a.sim
Visitante
« Responder #86 : 10 de Junho de 2012, as 13:00:15 »

Olá.

Existe um CI LH0070 que é uma referência de 10,000 V. Eu tenho alguns aqui, que uso para calibrar os multitestes a cada ano. Eles têm 3 terminais, tal como um 78XX; a única diferença é que a tensão de saída é de 10,000 V garantidos. Não sei se são fáceis de adqirir, mas recomendo aos que estão em dúvida com a precisão dos seus instrumentos, que providenciem uma unidade para refazer a calibração deles.
Registrado
IDN
Visitante
« Responder #87 : 10 de Junho de 2012, as 13:15:25 »

Não sei se tenho sorte, mas nunca vi um 78XX dar erro maior que 10mV quando devidamente alimentado e resfriado. É normal um erro de 200mV?

Não sei se EU sou azarado, mas todos os 7809 que eu usei deram menos de 9V...
Começo a achar que é erro do meu multímetro (Minipa digital). Será que tem como calibrar?

Abraço

Finck

Menos de 9V mas quanto? da uma olhada no datasheet do componente, ele tem tolerancia no valor de saida.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #88 : 11 de Junho de 2012, as 17:53:44 »

Tenho medido sempre em torno de 8,7 V nos 7809.

Eu também obtive valores esquisitos em duas fontes "comerciais", ambas chaveadas: a que vem com o pedal Behringer VT999 (também deu em torno de 8,7V, a tensão nominal é 9V) e uma fonte 12V de monitor LCD LG (deu 11,7V). Sei que há tolerâncias, mas o fato de sempre dar 0,3V a menor é muita coincidência. Já troquei bateria do multímetro, nada mudou.

Mas, multímetros a parte, se ao menos houver a certeza de que os CI's da série 78xx realmente andam "roubando" um pouco, é fácil de corrigir o erro usando resistor no terminal de referência...

Em tempo, A.Sim, grato pela dica, vou tentar achar o CI que você mencionou.

Abraço

Finck
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #89 : 13 de Junho de 2012, as 14:13:58 »

Alguns, nem todos, os 78xx, se medir a saida sem carga tem tensão pouco abaixo (mas dentro da tolerancia de variaçao), e quando coloca uma carga a tensao sobe.
O mesmo acontece com algumas fontes chaveadas, tipo as de monitores LCD.
Registrado

Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal