Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 03:55:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de etching por Fernando Ruz  (Lida 21795 vezes)
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #30 : 12 de Abril de 2012, as 15:11:09 »

valeu kem
o difícil e so posicionar os nomes se eu conseguir vou colocar o super fuzz do bertola
nela
abraços
Registrado
Codorna
Visitante
« Responder #31 : 21 de Julho de 2012, as 13:52:02 »

Olá amigos,

este é meu primeiro post no Handmades!

Queria relatar minha experiência com a reação do percloreto de ferro com o alumínio. Primeiramente, fiz da forma mais artesanal que vocês possam imaginar. Escolhi o etching porque como ainda sou iniciante não estava querendo gastar com tintas e vernizes. O etching veio a calhar, já que bastava usar o percloreto que eu já tinha guardado em casa.

Li o tutorial do Fernando Ruz e decidi fazer um teste na tampinha traseira da minha caixa. Usei fita crepe, uma outra fita da 3M (não sei o nome, é uma mais estreita e bem lisa), esmalte de unha e caneta de retroprojetor.

O resultado com as fitas foi semelhante, proteção perfeita e bordas razoáveis. Com o esmalte a proteção também foi perfeita, mas as bordas ficaram ruins. Com a caneta ficou péssimo, porém me deu a idéia de usá-la para fazer um visual "rústico", tipo uma simulação de madeira ou material velho.

Como haviam dito que a reação era violenta, comecei diluindo o percloreto na água. Conforme o teste foi progredindo acabei por usar percloreto sem diluir e a reação foi super tranquila. Não houve grande aumento de temperatura nem nenhuma outra reação exagerada.

Peço desculpas por ser novo ainda não sei como inserir imagem do meu HD no corpo do post, se alguém puder dar uma força eu posto umas imagens.
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #32 : 21 de Julho de 2012, as 14:20:13 »

Fala Codorna, seja bem vindo.

Aqui tem um tutorial de como postar imagens http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2990.0

Que avatar horrível esse seu heim rs...
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Codorna
Visitante
« Responder #33 : 21 de Julho de 2012, as 15:53:14 »

Valeu! O avatar foi de uma festa a fantasia temática de Rock que eu fui esse ano... na verdade não sou esse black metal todo não!

Fiquei na dúvida quanto ao registro. Parece que agora tem que registrar no Imageshack. Eu dei um reload na página com os links e pausei o carregamento antes que o popup de registro aparecesse...

Enfim, segue a foto. De cima pra baixo, vê se os resultados com fita crepe, fita adesiva, caneta de retroprojetor e esmalte de unha.



Uploaded with ImageShack.us
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #34 : 21 de Julho de 2012, as 16:09:19 »

Com fita adesiva ficou muito bom heim retinho!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guitarjunior
Visitante
« Responder #35 : 25 de Outubro de 2012, as 18:09:40 »

Olá pessoal consegui um resultado meia boca com uma condulete tramontina.





Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #36 : 25 de Outubro de 2012, as 18:22:10 »

Não ficou meia boca não.

Gostei do Handmade in Bahia, meu rei. _


Abraço.
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #37 : 25 de Outubro de 2012, as 18:25:59 »

Não ficou meia boca não.

Gostei do Handmade in Bahia, meu rei. _


Abraço.


Pois é cara, é handmade in bahia porém sou paraibano de Campina Grande, Moro em Ilhéus Bahia à 10 anos, obrigado pelo elogio!!!
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #38 : 25 de Outubro de 2012, as 18:30:21 »

Esse Brasil é uma mistureba mesmo.  Cheesy

Eu sou de Pernambuco e moro aqui na tua terra, a Paraíba, mas em Jampa.   Smiley

Abraço.
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #39 : 25 de Outubro de 2012, as 19:10:59 »

Este dia fiz uns teste mais o seu fico muito melhor que o meu... depois eu posto meu resultado para comparação!

Abraço!
Registrado
guitarjunior
Visitante
« Responder #40 : 27 de Outubro de 2012, as 15:00:53 »

Bom,

Foram varias tentativas, li reli o tutorial e descobri que se não segui-lo a risca não da certo, o Jones falou que o papel que ele usou não sai sem 'agua, o que usei foi o glossy paper gramatura 180, e saiu perfeitamente depois que esfriou, se tentar tira-lo quente não funciona.
Para corroer utilizei percloreto de ferro bem concentrado e adicionei um pouco de soda caustica demorou uns 9 minutos, quando deu 5 minutos protegi as letras menores como ele sugere no tutorial.

Abraços!!
Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #41 : 27 de Outubro de 2012, as 15:25:00 »

Este falhou bastante... mas mesmo assim gostei do resultado, porém falta pintar.
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Abraço!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #42 : 27 de Outubro de 2012, as 19:09:40 »

Nã esquecer que quanto mais detalhe tiver, e linhas finas juntas, a possibilidade de corroer tudo (estas linhas) e estragar o trabalho é maior.

Será interessante dar uma lida sobre algumas técnicas de gravura em metais, chamadas de Água-Forte e Água-Tinta.  Procurando no  Procure têm muita informação.

Não que a intenção seja fazer arte; apesar de que um pedal feito por "etching", não deixe de ser uma obra de arte.

Quando se aprende as técnicas, e a forma de controlar os tempos de exposicão, obtêm-se belas peças.

Abraços,
Alfredo

-----
Vou colocar aqui as fotos de alguns pedais que fiz, usando etching.  Assim que vi os pedais do  Ruz, me amarrei nos pedais, e pensei vou "fazer um assim".

Comecei exatamente pelo primeiro pedal que fiz, e consequentemente, não ficou muito bom, por não dominar a técnica, foi só na vontade!



Vejam que exatamente por não dominar a técnica, as letras tendem a se "juntarem" pelo fato dá corrosão não controlada.



Já postei fotos deste pedal, no tópico de "fotos de pedais prontos"

Gosto muito desta técnica de etching, e pretendo um dia me aprofundar mais.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2012, as 19:38:30 por Alfredo Padrao » Registrado

Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #43 : 27 de Outubro de 2012, as 20:33:15 »

Se eu tivesse nesse nível ai hoje, estaria muuuito do satisfeito.
 Cheesy
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #44 : 27 de Outubro de 2012, as 20:58:18 »

Que isto Tiarlei Crist; têm que melhorar muito ainda para ficar bom!  Esta foi a primeira tentativa. 

Para fazer este usei a resina FastPCB, que "passei com o dedo" e fiz o processo como se fosse para fazer uma placa de circuito impresso.

Depois deste, fiz mais dois e cometi os mesmos erros; os detalhes não foram estudados antes, e com isto corroe inclusive onde não deveria:

Outro exemplo:


Se observar bem, nas palavras OUT, IN e em Alfredo Custom Effects dá para notar bem o que estou falando, quando a corrosão não é controlada.


Registrado

Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal