Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 14:08:55


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como ligar headset de eletreto via XLR com Phantom 48v?  (Lida 10919 vezes)
HB
Visitante
« : 19 de Março de 2012, as 17:31:38 »

Olá amigos do Handmades, acabei de me tornar membro depois de muito pesquisar no Google, e perceber a grande concentração de conhecimento e boa vontade que existe nesse fórum.

A base do que eu preciso já até encontrei por aqui, mas decidi abrir um novo tópico, pois eu quero ser mais detalhista no meu projeto. Estou montando um projeto para transmissão ao vivo via internet dos cultos na minha igreja, onde contaremos com 3 ou 4 cameras no interior da igreja e 2 diretores que ficam em outro pavimento. Para comunicação interna, um membro adquiriu em uma viagem um sistema de rádio que até funciona, mas tem limitações que desejo eliminar.

Objetivo do projeto: Ampliar os recursos comunicação de um sistema de rádio básico. O sistema conta com 3 ou 4 rádios REMOTE e 1 rádio MASTER, originalmente o MASTER fala e ouve todos os REMOTEs, mas os REMOTEs só conseguem falar com o MASTER, não entre si. Os rádios são Full Duplex, com conversação igual à de um telefone, falando e ouvindo o tempo todo. Um grande problema é a limitação da transmissão, que depende de visada pra funcionar bem.

Minha pretenção: Utilizando uma mesa de som, pretendo transmitir sinal da mesa, podendo assim, mais de 1 operador dar ordens aos REMOTEs através do MASTER, possibilitando os REMOTEs também conversarem entre si, além de enviar qualquer outro tipo de sinal de audio de PROGRAMAÇÃO para todos (retorno de PGM). Também conta a vantagem de se estender um cabo de sinal entre a MESA e o MASTER, fazendo com que o MASTER e os REMOTEs fiquem no mesmo ambiente, eliminando o problema da falta de visada.

Todo o projeto já foi testado e está funcionando. Porém o teste foi feito com microfones dinâmicos tradicionais ligados à mesa, todos se ouvem e se falam naturalmente. O único problema agora, é fazer o MICROFONE dos headsets dos diretores funcionarem na mesa de som, pois os mesmos são de eletreto.

RESUMO: Preciso de um esquema eletrônico ideal pra ligar microfones dos headsets na mesa de som, sendo alimentados pelo Phantom Power 48v da mesa, pois não queria usar uma fonte externa. Posso montar uma placa de circuito dentro da caixa de conexões que irei fazer pra distribuir os cabos de sinais. Anexei um diagrama do projeto completo.

Não sou nenhum expert em eletrônica, por isso estou recorrendo a essa comunidade. Tenho tentando estudar pra conhecer melhor esse mundo dos componentes eletronicos. To acostumado a fazer solda de cabos de áudio e vídeo, já usei placas de circuito pra coisas bem mais básicas. Por isso gostaria de um esquema desenhado pra gente mais leiga como eu (rs), pra ficar fácil até de eu ir na loja comprar os componentes.

Uma dúvida pertinente, é se devo montar um circuito pra cada microfone, ou se posso usar a mesma via Phantom pros dois, sem sofrer com interferencia ou ter perda de sinal. Vale salientar que, no headset, o MIC e o FONE compartilham o mesmo GROUND. O esquema para as demais ligações está ok, preciso só do esquema pra ligar o MIC dos operadores.

Desde já agradeço a disposição de quem puder me ajudar.

Ilustração do sistema:
http://dc522.4shared.com/img/7EDkMKZ2/s7/0.8338481466832153/ESQUEMA_CAIXA_DE_PASSAGEM_FONE.bmp
« Última modificação: 19 de Março de 2012, as 17:48:51 por HB » Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #1 : 20 de Abril de 2012, as 11:00:38 »

Desenterrando!
Caso o autor do tópico ainda frente o fórum, eu tenho um esquema que talvez possa funcionar, mas preciso demais informações sobre o sistema fico esperando resposta!
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
HB
Visitante
« Responder #2 : 20 de Abril de 2012, as 11:31:12 »

Desenterrando!
Caso o autor do tópico ainda frente o fórum, eu tenho um esquema que talvez possa funcionar, mas preciso demais informações sobre o sistema fico esperando resposta!


Ainda to aqui... continuei pesquisando e encontrei um pre amplificador pronto no Mercado Livre. O cara já manda o circuito pronto, por 25,00 reais. Ele disse que resolve meu problema, desde que eu baixe a voltagem do phantom de 48 pra 12v.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #3 : 20 de Abril de 2012, as 14:42:00 »

Eu uso um circuito assim.

Não vou colocar valores porque depende do mic, dos transistores e da alimentação (+48V, +24V ou outro valor).

R3 é o valor que você usaria com o eletreto com 1/2 do phantom power num circuito simples (p. ex. se é 24V, o resistor que você usaria pra 12V).
R1 e R2 são pra polarizar os transistores. Ajustar pra dar 1/2 do phantom power nos emissores.
C1 e C2 vão determinar a resposta de graves, comece experimentando o mesmo valor que você usaria pra desacoplar o eletreto num circuito simples.

Aviso: tem um ganho bem elevado.

Código:
                         XLR

          R1          |        |     R2
             ___      |        |      ___
        +---|___|-----o        o-----|___|-----+
        |             |        |               |
        |             |        |               |
        |           |/          \|             |
        o-----------|            |-------------o
        |           |>          <|             |
        |             |        |               |
        |             |        |               |
        |             o--------'               |
        |             |                        |
       --- C1        .-.                       |
       ---           | |   R3                 ---     C2
        |            | |                      ---
        |            '-'                       |
        |             |
        |             |                       GND
        +-------------o
                      |
                      |

                    mic
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #4 : 24 de Abril de 2012, as 19:19:44 »

Tenho um projeto de um antigo site que hoje nem esta no ar...
Vou montar para testar se funciona, vou usar essas capsulas de Headset de PC mesmo hehe!
Espero que ajude alguém.
http://www.4shared.com/office/uWFvEfod/projeto_Microfone_condenser_Ph.html

Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal