Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 04:26:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Qual a dificuldade de montar um power amp jcm 900  (Lida 10929 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« : 01 de Abril de 2012, as 16:59:43 »

Só por curiosidade e quem conhece sobre valvulados pode me esclarecer se existe algo difícil neste esquema? olhando muito por cima (bem por cima  Anjo) esse esquema não parece ter tantos segredos! segue o link do esquema:

 http://www.amparchives.com/Amp%20Archives/Marshall/Schematics%20&%20Layouts/Marshall%20Amp%20Schematics/JCM%20900%20Series/4100%20100W-50W%20Dual%20Reverb%20Power%20Amp/4100-60-02-2.gif

Att.   
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 01 de Abril de 2012, as 17:35:53 »

Oi Tiago

Para quem sabe como se faz, não existe segredo. Para quem não sabe, tudo é misterioso e oculto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #2 : 01 de Abril de 2012, as 18:58:27 »

Se você tem experiencia, é como o Eduardo falou, não tem la muito segredo.
Mas é bom ter um layout pronto e testado para montar, senão mesmo com experiencia o trabalho é grande.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #3 : 01 de Abril de 2012, as 23:19:48 »

 Bom pessoal, acredito que perguntando a gente aprende mais, Eduardo quando você diz que para quem não sabe é  um mistério só faz aguçar a vontade de saber mais sobre o assunto e ainda mais no caso das válvulas (sem demagogia), quando você se mete a fazer alguma coisa que não conhece, você percebe que tem que pesquisar sobre isso para não ficar boiando e no caso de um valvulado vejo que existem outras implicâncias, outros tipos de problemas comuns que podem gerar no projeto, acredito que assim um handmaker vai evoluindo tanto na prática como na teoria (bem, acredito eu, isso não quer dizer que eu esteja certo).
 Kem, vi sobre o amp que você desenvolveu e isso que deixa mais intrigado pois muita gente aqui está desenvolvendo seu próprio projeto. Eu ainda não tenho base o suficiente para criar um projeto como um amplificador valvulado, acho que com um CI não seria difícil, porém quando se entra em outro mundo e que faz parte do mesmo (isso é esquisito Roll Eyes ) isso faz a nossa evolução. Quando me deparei com esse power do JCM 900, me pareceu um esquema fácil sem muitas complicações relativo a outros como o dual rectifier da mesa boogie que parece não dar uma trilha sem uma ligação em uma válvula.
 Em todo caso eu agradeço o minuto de atenção, estou buscando tópicos e coisas na net sobre valvulados, para entender um pouco deste assunto (também para não tomar um choque de 400 volts), em fim...aos poucos se faz a evolução.
 Agora vem a pergunta: O transformador é aquelas duas barras com dois quadrados de um lado e três do outro? tem algumas coisas diferentes no esquema elétrico do que vejo em outros esquemas que existem por aí.   Smiley
   
 
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #4 : 02 de Abril de 2012, as 10:24:42 »

Oi Tiago

Antes de responder suas perguntas, que serão muitas, recomendo que você estude o curso de eletrônica valvulada Monitor. Está disponível em:

http://www.nartlof.com/CursoMonitor.aspx

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 02 de Abril de 2012, as 11:55:37 »

Santo conselho, Batman!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Epron
Visitante
« Responder #6 : 02 de Abril de 2012, as 16:41:17 »

Muito bom esse material Eduardo!
Com certeza vai me ajudar e ajudar o pessoal que ta começando que nem eu! =)
Mas no entanto é meio antigo esse material né ? Ainda é valido para os dias de hoje ?

Abçs!
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #7 : 02 de Abril de 2012, as 16:52:03 »

Rapá, se o Eduardo indicou pode ir fundo! se tratando de válvulas ele é o cara (Dr. Eduardo)  Wink
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #8 : 02 de Abril de 2012, as 17:53:39 »

Mas no entanto é meio antigo esse material né ? Ainda é valido para os dias de hoje ?

Que eu saiba, a eletricidade mudou muito pouco de Benjamin Franklin, Charles Coulomb, Jean-Marie Ampere e Georg Ohm  pra cá.

Abraços

Eduardo.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 02 de Abril de 2012, as 19:15:54 »

Ô, Eduardo, mas válvula é novidade...rs  Sarcasmo

Como o final do mundo está previsto para esse ano, algumas pessoas imaginam que as leis da física serão abolidas, pode ser isso...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Epron
Visitante
« Responder #10 : 02 de Abril de 2012, as 22:33:27 »


Que eu saiba, a eletricidade mudou muito pouco de Benjamin Franklin, Charles Coulomb, Jean-Marie Ampere e Georg Ohm  pra cá.

Abraços

Eduardo.

hauhauhau, a eletricidade pode não ter mudado, mas os materiais dos componentes e aplicações mudaram um pouco sim... rs
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 02 de Abril de 2012, as 22:41:59 »

Muito pouco no que concerne a valvulados.

Mas olhe, nada como começar pelo princípio! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
aron62br
Visitante
« Responder #12 : 03 de Abril de 2012, as 00:18:00 »

Thiago,

não vá aprender dirigir em uma pista de corrida (mesmo que de categoria mais simples).

Se vc. nunca fez um valvulado, comece com os SE (single end) como o Baby Wonder, por exemplo.

Valvulados, de modo geral, em relação a estado sólido, são mais legais, no entanto são mais caros, mais pesados, mais robustos (toleram melhor pequenas barbeiragens), mas podem ser verdadeiros "fazedores de viúvas".

As tensões são muito mais elevadas, e têm potência. Não são como cercas elétricas, seus choques são mais que irritantes, são perigosos.

Te digo de verdade: se vc. não tinha certeza o que eram aquelas duas barras verticais no esquema, ainda não está na hora de montar aquele esquema. Monte algo mais simples.

me perdoe a sinceridade, mas não quero ver vc, frustrado após gastar um dinheirão, menos ainda morto.

Se montar o baby wonder sobre a PCI sugerida for muito "babaca", monte ele ponto a ponto em um chassis de chapa cromada. É um desafio atingível para um experimentador de nível médio.

Saudações

Aron


-----
Mais umas coisas:

vc. só tem aquele esquema? ou tem outras páginas?

Me ajude com 2 perguntas:

1 - como é a fonte de alimentação? Onde está o simples cabo que eu ligo na tomada?
2 - Quais as especificações que eu uso para mandar enrolar o transformador de saída?

Por favor, não me leve a mal, mas quando eu era mais novo me frustrei algumas vezes e não foi legal!!!

-----
Estou chato nesse tópico. Já expliquei porque.

Achei a outra página em http://www.amparchives.com/Amp%20Archives/Marshall/Schematics%20&%20Layouts/Marshall%20Amp%20Schematics/JCM%20900%20Series/4100%20100W-50W%20Dual%20Reverb%20Power%20Amp/4100-60-02-1.gif

Qual a tensão do secundário de AT do transformador de alimentação? qual a corrente e potência do transformador? O filamento parece ser uma derivação nesse! como ficam as correntes?

Acho que até um handmade experiente iria precisar pensar bem antes de meter a cara nesse projeto só com essas informações.

Ta bem, prometo que não chateio mais. O véio vai dormir...
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, as 00:30:39 por aron62br » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 03 de Abril de 2012, as 00:47:24 »

Tiago Vulgar

Montar um power destes não tem grandes dificuldades. São poucos componentes e uma arquitetura simples - mas cara. O maiores problemas/precauções  são:

1 - os transformadores são grandes, com muitos fios e caros - quando for ligar cuidado para não confundir primário/secundário/filamentos de válvula/parafusos do chassis;
2 - você tem que regular o BIAS do amp cuidadosamente, para não comer as válvulas - vendo quem faz isto todo dia parece fácil, eles fazem isto enquanto dormem;
3 - não pode inverter a malha de realimentação que saí da saída (que pleonasmo horrível), se não, ele oscila e bem alto - mas provavelmente o engano sói vai deixar você impopular com os vizinhos;
4 - As tensões envolvidas são elevadas, portanto um choque acidental é potencialmente fatal (morre mesmo, não duvide, se você gosta de Hendrix e quer fazer uma JAM com ele, está aqui o caminho);
5 - O projeto da placa é muito sensível, para a primeira montagem, sugiro uma bela ponte de componentes;
6 - Tente fazer uma montagem limpa e bem rígida, caso contrário, ele desmonta no primeiro power chord;
7 - Se você economizar, sai umas 1000 pratas!

Se quer encarar, vá em frente. A verdade é que se você estudar o problema com carinho vai dar certo. Meu primeiro valvulado foi um high octane. Montei e deu certo, não teve graça alguma. Pasme, é o amp menos ruidoso que eu já fiz (desafio a maioria a repetir a minha façanha). Mas veja bem, para alcançar este objetivo, estudei tudo, simulei na cabeça enquanto tomava banho, pensava nisto durante o sexo, almoçava válvulas, bebia coca-cola em soquetes, e a sobremesa eram fios e pots.

Ando meio cansado de dizer ao pessoal novo como começar. Vou achar muito chato repetir as mesmas baboseiras de "comece andando, depois corra", "Pilote um velocípede antes de um fórmula 1", "não coloque a mão na tomada que dá choque!"
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Tiago Vulgar
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 346

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22


O sonho do careta é a realidade do maluco


« Responder #14 : 03 de Abril de 2012, as 10:12:22 »

 Oi aron62br, eu vi nesse esquema algo não tão complexo a primeira vista, porém eu não vou montar esse power amp a não ser que eu estaja sabendo o suficiente sobre valvulados, no máximo montarei (disse que não montei ainda, mas vou fazê-lo) o IIAL por enquanto para saber sobre dificuldades e conteúdos técnicos sobre valvulados. Estou vendo esse peixe grande para reduzir a idéia  e começar do mais simples.
 Quando eu vi o esquema do Randall RG100es eu achei um pouco complicado, depois de pensar bastante eu resolvi faze-lo no ealge para ver no que dava, em fim...saiu, tenho por enquanto o layout do pré já feito, estou no momento esperando entrar grana (p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) a coisa não tá fácil mesmo) para encomendar os transistores que não consegui encontrar em loja a não ser pela internet e quando montar e ver que ele funciona eu coloco no Handamdes para eventuais coisas como melhora do layout e etc.
 Oi Hgmal, nesse caso é sobre isso que eu procuro no fórum e muitas vezes eu acho como por exemplo: ajuste de bias, tensão elevada, transformador, informações técnicas sobre a válvula a ser usada no projeto e etc. Gostaria muito de fazer o curso que o eduardo me indicou mas como dinheiro é uma coisa extinta daí fica dificil, o jeito é procurar na net, atualmente estou lendo um arquivo em pdf: "Eletrônica Básica: teoria e prática", tem muita coisa lá e é quase 500 páginas e fala sobre muita coisa mesmo. Mais não fugindo muito do assunto, minha questão era sobre a dificuldade de construir um power desse tipo e agora mais umas informações, transformadores grandes e caros, não pode ter erros de ligação e outra duvida que vejo: valvulados não usam placa impressa?

 Apesar de ter montado um Pré-Amp eu não irei fazer a tal façanha de montar um power destes, prefiro mesmo montar igual está no esquema original (que acredito que não vai ser tão fácil de encontrar os transistors  Cry), por fim digo pela simplicidade deste esquema do jcm comparando com o power deste aqui (http://spaceryerson.com/pics/img%20RG80-A-SCH234.jpg), é que eu esperava t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) algo mais complicado no marshall e eu vi isso  Huh?!!!

Att.   
 
 
« Última modificação: 03 de Abril de 2012, as 10:16:39 por Tiago Vulgar » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.069 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal