Optoisoladores

Started by gubterra, 26 de April de 2012, as 18:20:24

Previous topic - Next topic

GrAmorin

Hand MasterMind
Infelismente não.  :(

Por que?
O VTL é um optoisolador (ou optoacoplador) baseado em led-LDR.
O da Farnell é baseado em led-transistor.
Cada um tem funcionamento bem diferente.

O VTL pode simplesmente ser substituido por por um led e em LDR dentro de uma capa termoretratil.

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
Uma coisa que eu nunca entendi é: porque esse VTL5C1 custa 30 reais se um LED + LDR não custa nem 2 reais. Existe alguma melhoria?
"O essencial é invisível aos olhos"

gubterra

Guest
Oi gramorim, valeu brother... pois é comprei umas placas perfeitas do soldano 100w da c3amps e vai 4 desses optos, a 30 reais cada um fica impossivel....  ao mesmo tempo da dó de fazer led+ldr+capa termo-retratil...   no ebay tem a uss 4,60...  acho q vai ser o jeito....

Chris

Handmaker
Shut Up 'n Play Yer Guitar!
led+ldr vai funcionar do mesmo jeito que esse vtl
Shut Up 'n Play Yer Guitar!

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Nem sempre, e não é que os VTL sejam exatamente melhores, mas alguns valores das resistências do LDR podem dar diferença. Se não for crítico o circuito, ok. Lembro que tive problema com um autofilter da DOD, mas consegui dar um jeito colocando resistores em paralelo com os LDR.

Quanto à diferença de preço, bem... seja bem vindo ao mundo real onde um pedal de guitarra na maioria das vêzes não tem o custo da soma de seus componentes...rs
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

gubterra

Guest
a função é comutar os canais, fotswitch etc... no soldano slo.....

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Acho que pode experimentar o esquema caseiro de LED mais LDR.
Pagão e feliz!!

nevio

Colaborador
Que legal Gubterra!! Vai encarar o Slo!! Eu estou tomando coragem($$$$)para monta-lo também!! :)

O Fernando Bello esta montando ele usando o sistema led/ldr, olha ai as fotos: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3481.0

Só por curiosidade, quanto ficou as placas comprando lá na C3amps?? Eles mandam o esquema de ligação??

To querendo montar mais acho que vou seguir o layout oficial do http://www.slocloneforums.com!!

Grande abraço!!

Jones

Handmaker
  1. jonesxavier@hotmail.com
acho que é por conta disso que no meu temulus o trimpot não atua. Por causa do valor do LDR. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ vou trocar por um potenciômetro.
"O essencial é invisível aos olhos"

gubterra

Guest
Oi Névio... entã to na mesma cara! huhauahuah vou levar um ano pra juntar grana pra comprar todas as peças! hauhuhauhuah
A placa saiu barato, ja tem um tempo que comprei acho que com frete as placas sairão por 100 reais, vi alguem falando muito bem delas no thegearpage... acho que é alguma coisa assim... muito bem feitas!
Porém não vem esquema! Até agora com o que eu pude conferir é placa para o esquema original.
Abraço!

Patines

Handmaker
Quote from: gubterra on 26 de April de 2012, as 21:40:24
a função é comutar os canais, fotswitch etc... no soldano slo.....
Chavear:

LDR - R$0,50: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=85&products_id=6369
LED - R$0,38: http://tiggercomp.com.br/novaloja/product_info.php?cPath=35&products_id=6833
..

Melhor colar com epóxi na volta e pintar com tinta esmalte preta.

Total: R$0,88 de componentes  daí sobra: R$120 - R$),88X4 -correios -mão deobra.....   vale a pena.

Só prá ilustrar quanto sai..

Abraços, T+

michelterres

**
Freqüente
tenho uma duvida, referente a essa substituição em noise-gates, li em algum forum gringo os caras reclamando que o tempo de release em um noise-gate usando led/ldr fica meio grande, isso é sério ou é só frescura deles mesmo? alguem que ja montou noise-gate com led/ldr poderia me dar uma opinião?

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Para o Release, ok. Mas para o attack talvez até seja...
Pagão e feliz!!

GrAmorin

Hand MasterMind
A questao de funcionar incorretamente, esta ligado ao led usado.
Muitos usam o led errado, usando um led do tipo auto-brilho, ou branco.

A Boss indicava substituir o acoplador optico P873 por um ldr e led vermelho.
Ate porque este acoplador em seu interior era isso mesmo.

Ja fiz alguns testes, com cores diferentes.
E o melhor resultado realmente fica quando se usa o led vermelho (obvio que dependendo onde sera usado).
Se usar branco, azul, verde, amarelo, a mudança de resistencia é muito brusca.
Ja com led vermelho, a variaçao da resistencia é bem linear, conforme luminosidade do led.

É comum cometer o erro de achar que um led branco ou auto brilho seja o certo, porque o ldr altera conforme a luminosidade ambiente, que se aparenta branca ou clara, mas a verdade do funcionamento, esta no espectro da luz que incide sob o ldr, e nao na intensidade ou cor.

Para entender isso, é similar quando pegamos aqueles lasers (canetas, chaveiros, etc...) e apontamos para o sensor de acionamento de iluminaçao de postes de rua.

O sistema led/ldr nao fica tao ruim, se bem feito (caprichado), digo em questao estetica mesmo.
Pode se usar qualquer tubinho que caiba os dois.

Ja sobre as resistencias, a que o Alex mencionou, tem que se observar as caracteristicas de ambos itens usados.
Os VTLs tem resistencia na ordem de 400 ~600 OHMs quando acionados.
LDRs tem resistencias entre 30 OHMs e 1K5 como resistencia minima, dependendo da caracterisrica do componente.

Como disse mais acima, o sistema de led-ldr fica melhor com led vermelho conforme como e para que sera usado.
Quando se usa led vermelho, a variação do ldr é bem linear, mas nem sempre se atinge o valor minimo da resistencia.
Quando usa led branco ou verde (aquele verde escuro, geralmente alto brilho), a resistencia chega perto do minimo, mas a variaçao é bem brusca.
Com led azul, teve boa diferença conforme o led, sim, o led. Com alguns leds azuis a resistencia minima ficou acima da do vermelho, e com outros leds azuis a resistencia ficou abaixo. Creio que seja diferença por causa do fabricante.
Fiz esses testes com outras cores tambem, mas resultados sao similares.
Os testes foram feito com o mesmo ldr, usando uma fonte de 12V estabilizada, e resistor de 1K. Mesmo resistor foi usados para todos os leds do teste.
Se o valor do resistor for trocado (reduzido),  o resultado do teste com led vermelho muda tambem, podendo fazer o ldr ter uma resistencia menor ainda que quando usa  o led branco, azul ou verde.

Se o sistema for para ser usado em um sustain, ou VCA baseado em op.amp, o vermelho sera bem melhor.
Se for para fazer um chaveamento de canal, sera melhor algo que a variaçao seja brusca, e o ldr atinja o valor minimo.
Em um tremulo, dependera de como a pessoa gosta do tremulo.

Alguns amps, usa o acoplador optico para o tremulo, e nao para chavear canais.
Para chaveamento de canais nao creio que seria legal usar acoladores opticos baseados em resistencia.
Para esta finalidade seria melhor usar acopladores opticos baseads em transistores.