Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 06:07:56


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Transformador(transformador) Ajuda...  (Lida 9448 vezes)
afonsolirio
Visitante
« : 27 de Abril de 2012, as 13:20:38 »

Galera, dei uma pesquisada mas ainda continuo com dúvida.
seguinte:

neste site vi esse esquema de uma fonte (25+0-25) que utiliza um transformador de 36+36 com tap central.

http://www2.eletronica.org/projetos/amplificador-de-audio-de-25w-2/

bom, minha dúvida é se a tensão de um transformador aumenta ou diminui após rebater e filtrar a onda,
pois fiquei com essa duvida depois desse artigo do site.

assim, possuo um transformador na seguinte configuração:

primário: normal, 240 ou 127

secundário: 34+34 com tap central.

to querendo muito usa-lo pra fazer um amplificador, mas não encontro de maneira alguma um esquema que use-o,
então decidi montar um com uma menor tensão, tipo que usem 35+0-35.

mas como li esse artigo eu me animei, pois constatei que posso diminuir a tensão dele...

aguardo...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 27 de Abril de 2012, as 13:32:21 »

Se o seu transformador tiver o secundário de 36V com tap central (isto é, dois enrolamentos de 18V ligados em série, tendo 3 fios disponíveis) você pode usá-lo no esquema pra obter a fonte simétrica de 25V (uma saída positiva de 25Vdc e ou negativa de -25Vdc).  Se o secundário for de 36+36 (ou seja 72V) a sua fonte vai ficar com quase 50V e aí precisa ver se o seu amplificador vai aguentar.

Pra tirar a dúvida ligue o transformador e meça a tensão AC ponta a ponta e entre tap central e cada ponta. Se der 36Vac ponta a ponta e 18Vac entre tap central e cada ponta, pode ir em frente.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
afonsolirio
Visitante
« Responder #2 : 27 de Abril de 2012, as 14:46:53 »

NA REAL ELE TEM 68 NO SECUNDÁRIO, 34+34...

ALGUEM SABE SE TEM ALGUM AMP FACIL DE MONTAR EM QUE EU POSSA UTILIZA-LO??
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #3 : 27 de Abril de 2012, as 15:11:09 »

NA REAL ELE TEM 68 NO SECUNDÁRIO, 34+34...

ALGUEM SABE SE TEM ALGUM AMP FACIL DE MONTAR EM QUE EU POSSA UTILIZA-LO??

leia as regras...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 27 de Abril de 2012, as 15:20:36 »

De uma olhada nos amps da Staner, muitos modelos usam transformador entre 30 + 30 e 40+40 V.
Alguns exemplos: Kute 105, Kute 106, MP600.
Registrado

aron62br
Visitante
« Responder #5 : 27 de Abril de 2012, as 17:34:42 »

afonsolirio,

um amplificador pushpull, classe B (ou AB) com alimentação de +-35V, e carga de 8 Ohm, fornece perto de 120W RMS.

A menos que essa tensão seja rebaixada por reguladores ou outros métodos.

Assim, antes de sair ligando o transformador, verifique qual a potência do transformador (núcleo e primário) e desses secundários.

Do mais, outro dia, com uma alimentação próxima a essa, fiz um amplificador com o CI 7294, exatamente como no datasheet, para o subwoofer do meu filho e ficou bem razoável. Mas precisa de um bom dissipador.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #6 : 27 de Abril de 2012, as 18:16:36 »

Baixar a tensao atraves de reguladores para usar em power, é algo muito ruim.
Prejudica a capacidade do amp.

Ja sobre o TDA7294 fico em duvida.
O recomendado é alimentaçao de +/-40V, tendo como adimissao maxima +/-50.
Um transformador de 34+34, depois de retificado tera em torno de 48V.
Fica muito proximo do maximo adimitido, tendo uma variaçao na rede, pode subir a tensao e  Bufando

Geralmente os transformadores usados para o 7294 sao de 28+28V.
Registrado

kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #7 : 27 de Abril de 2012, as 19:08:57 »

Complementando o Amorin...
To montando um ampli com o TDA7293, e pelo que lembro, usando um transformador de 28+28V a alimentação fica no limite, e só é recomendavel utiliza-lo com falantes de 8ohms.
transformador de 34+34V acho demais pros 7293/4
E é bom seguir a dica do aron62br... não basta tensão... tem que ver a corrente que esse transformador pode fornecer.
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, as 00:08:09 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
aron62br
Visitante
« Responder #8 : 27 de Abril de 2012, as 19:12:19 »

Baixar a tensao atraves de reguladores para usar em power, é algo muito ruim.
Prejudica a capacidade do amp.


Concordo, e de fato nunca fiz isso, mas, no caso, ajudaria a aproveitar o transformador.

Só que não "prejudica" a capacidade do amp. Amplificadores de altíssima fidelidade, ou seja, baixíssimas distorções (faixa de 0,0005% - existem, podem acreditar), costumam ter fontes reguladas, ou um tanto quanto superdimensionadas. O que ocorre com a regulação para estágios de saída de áudio, é que sempre há uma perda no processo de regulagem e a fonte fica realmente superdimensionada, havendo uma perda de recurso (energia e $$$).

Quando não estamos buscando essa faixa de distorção, o que é comum, pois montamos até valvulados para ter um som mais "vintage", e com certas distorções (eu curto isso!), pouco importa se a fonte cai um pouco nas passagens mais intensas da música, "achatando" a dinâmica ou mesmo a forma da onda.

Eu não tenho ouvido para ouvir isso, mas tem gente que afirma ouvir. Testes subjetivos levados a cabo têm se mostrado inconclusivos, quando feitos com critérios científicos.

Quanto ao TDA7294, o meu dá +-35V, 80W. Ligar no transformador sugerido realmente faz perder completamente a margem para ligar primários de 110 em 127 e aumenta um pouco a distorção. Mas que está dentro da faixa especificada pelo datasheet, isso está.

Saudações

Aron

Registrado
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #9 : 27 de Abril de 2012, as 22:49:55 »

Quanto ao TDA7294, o meu dá +-35V, 80W.

Retificados ou não?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #10 : 28 de Abril de 2012, as 00:06:53 »

aron62br, se os seus +/- 35V são após a retificação, esta sim dentro da especificação (desde que limitado a um falante de 8ohms - vai dar uns 70W). O seu transformador deve ser de 25+25V.
Mas o transformador do afonsolirio (a não ser que tenhamos entendido errado) tem 34+34V AC. Isso depois de retificado vai ter perto de +/- 48V, acima do especificado.
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, as 00:09:10 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
aron62br
Visitante
« Responder #11 : 28 de Abril de 2012, as 09:38:42 »

Quanto ao TDA7294, o meu dá +-35V, 80W.

Retificados ou não?

Sim, já "nas pernas" do TDA7294; o transformador foi feito para ele, não foi aproveitado.

-----

Mas o transformador do afonsolirio (a não ser que tenhamos entendido errado) tem 34+34V AC. Isso depois de retificado vai ter perto de +/- 48V, acima do especificado.


Não chega a ser acima dos máximos, mas realmente é MUITO perto...
« Última modificação: 28 de Abril de 2012, as 09:41:06 por aron62br » Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #12 : 28 de Abril de 2012, as 14:25:27 »

Baixar a tensao atraves de reguladores para usar em power, é algo muito ruim.
Prejudica a capacidade do amp.

Concordo, e de fato nunca fiz isso, mas, no caso, ajudaria a aproveitar o transformador.

Só que não "prejudica" a capacidade do amp. Amplificadores de altíssima fidelidade, ou seja, baixíssimas distorções (faixa de 0,0005% - existem, podem acreditar), costumam ter fontes reguladas, ou um tanto quanto superdimensionadas.

Quando digo que prejudica, é porque fica instavel, oscilante, principalmente quando se tem muito graves.
Ainda nao vi destes amplificadores que usem fonte regulada, mas o mais proximo disso, vi fontes chaveadas, mas isso ja é outra questao... ja sao amplificadores que geralmente usa FETs (MOSFETs).
Registrado

Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #13 : 30 de Abril de 2012, as 11:14:02 »

Saudações,

GrAmorim, e no caso de um pré? Devo usar um regulador nele ou usar um transformador especificamente pra ele sem regulador?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Lamer
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.629

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 105


« Responder #14 : 30 de Abril de 2012, as 13:55:47 »

Para pré, podemos usar reguladores de tensão sempre!

Um bom exemplo, é o C386 do Plautz, usa o mesmo transformador para o power e pré, porém a tensão que vai para o pré passa por reguladores, já a tensão pra o power, não.

O problema está em usar reguladores para o power.

Abraço
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal