Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:28:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Velocimetro digital para carros, Analisem este esquema por favor!!!  (Lida 9666 vezes)
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« : 28 de Abril de 2012, as 17:44:51 »

Ola galera sou cunhado do fisioterapeuta recentemente iniciei um projeto de velocímetro digital para carro vou anexar o esquema e a placa, porem nao esta funcionando os digitos ficam oscilando e nao marcam a velocidade, a placa e o video que mostra o erro.

http://www.youtube.com/watch?v=7-IJs09wU0E

o esquematico

http://www.4shared.com/photo/6KBDXJ3N/speedo-schematic__1_.html?

e a placa

http://www.4shared.com/photo/mZ88eyVS/speedo-2012-full_board__2_.html?

Espero que posam me ajudar
grato



Registrado
aron62br
Visitante
« Responder #1 : 29 de Abril de 2012, as 07:55:45 »

Caro fisioterapeuta, cunhado é mesmo um mal necessário: ou a gente está pegando a irmã do cara (e tem que aguentar) ou ele está amansando a nossa, que é um favor de eterna gratidão. Mas vamos lá.

Para corrigir essa deficiência, que pelo que entendi é a instabilidade no visor, é necessário entender como o visor funciona.

Uma análise rápida do circuito mostra que a saída é multiplexada, ou seja, acende-se somente um dígito de cada vez, e a persistência de nossa visão é que mantém o conjunto todo ao mesmo tempo, na realidade só um dígito está aceso em dado instante.

Para solucionar o problema deve-se entender de onde vem o sinal que faz mostrar cada dígito, e este deve ser um pouco mais rápido do que está agora. Tente uma simulação de velocidades de 100 ou 120 km/h, com um gerador de áudio ou mesmo com um oscilador montado em um 555 isso seria fácil, e veja se o 2o. dígito afirma-se e o terceiro é que começa a dar problema.

Ou será que a 80 km/h não tem mais problema?

Desculpe não informar isso, mas para mim não é óbvio, eu precisaria estudar o circuito com o datasheet de cada CI, e entender cada CI. Talvez até montar o circuito.

Desculpe pela pouca ajuda. mas agora preciso "tocar a vida". Tenho que ir na casa do meu cunhado. Nesse caso sou eu que pego a irmã dele há uns 25 anos.  Cheesy

Boa sorte.
Registrado
Fisioterapeuta
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.056

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 16



« Responder #2 : 29 de Abril de 2012, as 11:23:16 »

ola galera, aqui e' o cunhado.
Entao ele nao ta subindo a velocidade, entao nao ta dando para fazer o teste. esto usando um motor de passo para gerar a velocidade, no meu outro velocimetro de led este mesmo motor funciona perfeito, entao tambem nao e' o motor. segui o esquematico perfeitamente e o negocio nao quer funcionar, tentei regular os trimpots mas nada acontece tambem.
Registrado
admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.520

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 23



« Responder #3 : 29 de Abril de 2012, as 18:23:53 »

Caro cunhado do muito antigo membro do forum
Crie sua propria conta, qual a dificuldade ?
Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 29 de Abril de 2012, as 22:02:36 »

Até login ele já tem: "O Cunhado"...   Cheesy
Registrado

admin
Administrator
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.520

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 23



« Responder #5 : 30 de Abril de 2012, as 19:06:21 »

Até login ele já tem: "O Cunhado"...   Cheesy

Isso mesmo, cadastre-se, não custa nada. Aproveite e leias regras do forum.
Registrado

Barci
Administrador e Moderador - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #6 : 01 de Maio de 2012, as 07:38:42 »

Até login ele já tem: "O Cunhado"...   Cheesy

O justo no cunhado é ser uma relação de reciprocidade. Todo mundo é cunhado dos cunhados! Mas como meu cunhado costuma dizer: "se cunhado fosse bom, chamava bom-nhado!"

Eu voto para o cunhado entrar para o fórum com o login Cunhado!

Está cunhada a alcunha do Cunhado do Fisioterapeuta!  Cheesy

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
o cunhado
Visitante
« Responder #7 : 01 de Maio de 2012, as 10:38:35 »

ola pessoal do HM, aqui eh o cunhado do fisioterapeuta. nao tinha me cadastrado ainda por que o fisio, ja oi entrando com a conta dele.

Mas espero que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) possam me ajudar com o meu projeto.

Valeu.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #8 : 01 de Maio de 2012, as 10:51:29 »

ola pessoal do HM, aqui eh o cunhado do fisioterapeuta. nao tinha me cadastrado ainda por que o fisio, ja oi entrando com a conta dele.

Mas espero que v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) possam me ajudar com o meu projeto.

Valeu.

O cunhado, bem vindo e leia as regras, pois aqui prezamos a boa escrita, dentre outras coisas.

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 01 de Maio de 2012, as 12:24:52 »

É muito difícil tentar fazer a depuração de um circuito apenas olhando o esquema e um vídeo. Você vai precisar de pelo menos alguns instrumentos pra tentar descobrir o problema.  Um osciloscópio pra ver as formas de onda, ajudaria muito e você poderia ir seguindo o caminho dos pulsos de entrada até o contador BCD 4553. Comece vendo se a sua fonte de sinal (o motor de passo) gera os pulsos necessários e adequados para excitar os primeiros estágios conformadores de sinal (após a primeira porta inversora do 74C14 tem que ter um trem de pulsos). e assim por diante. Se os pulsos chegam na entrada do clock do 4553, já é meio caminho andado.  A seguir precisaria ver se está havendo a multiplexação dos displays. As saídas DS1 a 3 do 4553 precisam ser pulsadas para ligar os transistores de anodo dos displays.  Eu sugiro que use uma outra fonte de sinal ao invés do motor de passo (é muito precário e irregular - sozinho você não consegue girar o eixo e fazer as medições).  Se não tiver o osciloscópio, pelo menos arrume um logic probe (sonda lógica).

Outra sugestão:  não sei se está fazendo só um velocimetro ou vai fazer em quantidade. No segundo caso, esse tipo de circuito leva muitos componentes e espaço. Hoje em dia, com um microcontrolador você substitui e faz o trabalho de todos os CIs (menos o regulador). Os microcontroladores do tipo AVR, PIC, 8051, ARM, MSP  fazem isso com um pé nas costas e menor complexidade no PCB e circuito, além disso podem trabalhar com maior precisão e estabilidade (o 555 como temporizador astável varia muito) se usarem cristal no clock.  Se for pra montar 1 velocimetro só  pra aprendizado de circuito digital, então você precisa estudar mais o funcionamento e ficar visualizando as formas dos sinais.  
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, as 12:34:08 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 01 de Maio de 2012, as 15:09:10 »

Isso está parecendo mais uma falha de sensor, ou inadequação, mesmo.
Registrado

o cunhado
Visitante
« Responder #11 : 02 de Maio de 2012, as 09:37:03 »

É muito difícil tentar fazer a depuração de um circuito apenas olhando o esquema e um vídeo. Você vai precisar de pelo menos alguns instrumentos pra tentar descobrir o problema.  Um osciloscópio pra ver as formas de onda, ajudaria muito e você poderia ir seguindo o caminho dos pulsos de entrada até o contador BCD 4553. Comece vendo se a sua fonte de sinal (o motor de passo) gera os pulsos necessários e adequados para excitar os primeiros estágios conformadores de sinal (após a primeira porta inversora do 74C14 tem que ter um trem de pulsos). e assim por diante. Se os pulsos chegam na entrada do clock do 4553, já é meio caminho andado.  A seguir precisaria ver se está havendo a multiplexação dos displays. As saídas DS1 a 3 do 4553 precisam ser pulsadas para ligar os transistores de anodo dos displays.  Eu sugiro que use uma outra fonte de sinal ao invés do motor de passo (é muito precário e irregular - sozinho você não consegue girar o eixo e fazer as medições).  Se não tiver o osciloscópio, pelo menos arrume um logic probe (sonda lógica).

Outra sugestão:  não sei se está fazendo só um velocimetro ou vai fazer em quantidade. No segundo caso, esse tipo de circuito leva muitos componentes e espaço. Hoje em dia, com um microcontrolador você substitui e faz o trabalho de todos os CIs (menos o regulador). Os microcontroladores do tipo AVR, PIC, 8051, ARM, MSP  fazem isso com um pé nas costas e menor complexidade no PCB e circuito, além disso podem trabalhar com maior precisão e estabilidade (o 555 como temporizador astável varia muito) se usarem cristal no clock.  Se for pra montar 1 velocimetro só  pra aprendizado de circuito digital, então você precisa estudar mais o funcionamento e ficar visualizando as formas dos sinais.  


Eu estou fazendo somente um para o meu carro mesmo, não tenho intenção de produzir em serie, sou apenas um curioso persistente.

Então já havia pensado em usar os microcontroladores, porem não sei programar e também não tenho a leitora/gravadora para os mesmos.

Mas agradeço as dicas, porem queria fazer este mesmo funcionar, apesar que se alguém conhecer um projeto com PICs que inclua, um velocímetro com os dígitos de segmento, um velocímetro de leds, um contagiro, um medidor de combustível e de temperatura em um só projeto. ai já compensaria comprar uma gravadora.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 02 de Maio de 2012, as 12:16:47 »

Se você pesquisar por:  "computador de bordo PIC"; "computador de bordo arduino", "computador de bordo AVR", "computador de bordo microcontrolador"   vai passar o resto do mês vendo páginas de projetos com esse assunto.

Voltando ao seu velocímetro, se você não tem a mínima idéia de como funciona o circuito e não tem como fazer as observações dos pulsos em vários pontos, vai ser muito difícil fazê-lo funcionar. O layout da placa é testado e garantido que funciona ?  Ressolde todos os pontos da placa, veja se os soquetes estão bons, se os pinos dos CIs não estão oxidados (passe uma borracha neles pra deixá-los polidos), cheque a fiação com multímetro, etc. Faça um check-up geral na montagem pra ver se não tem algo faltando ou errado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal