Polaridade em Plug de alimentação

Started by Electric Effects, 20 de May de 2012, as 12:18:14

Previous topic - Next topic

hgamal

Hand MasterMind
Diodo em série:

• reduz a tensão fornecida em 0.7V;
  • protege o pedal, mas não causa problemas a fonte;
  • não interfere no funcionamento dos demais pedais, apenas não liga o pedal que está sendo protegido;

Diodo em paralelo:

• não reduz a tensão de alimentação;
  • protege o pedal enquanto o diodo não queima (se fonte for potente, ele pode queimar);
  • pode queimar a fonte;
  • pode proteger outros pedais na cadeia;
  • interfere no funcionamento dos demais pedais, uma vez que quando ligada invertida, a fonte reduz drasticamente sua tensão.

Qual que eu prefiro? E não é pessoal, é uma decisão técnica: Diodo em paralelo. Quando ligamos a fonte invertida, ele acaba por proteger os demais pedais (olha que há muitos pedais de boa marca - e caros - que não tem proteção) . O operador nota de imediato o que aconteceu. Só não pode demorar muito!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

Electric Effects

Handmaker
Foi isso que eu imaginei quanto ao diodo em paralelo, onde há fumaça há diodos queimando, no caso de você ter muitos outros pedais, ou alguém só usa um pedal handmade no set a opção em paralelo salva mesmo, vou ficar com o paralelo mesmo. :tup

RicardoVasconcelos

**
Freqüente
hgamal

Então para fazer a proteção dos pedais que estou montando devo colocar um diodo da série 1N400X ou um 1N4148, ligando o positivo ao negativo com o diodo invertido em relação a sua posição de funcionamento normal?
No circuito do RAT (tonepad) tem um 1N4002 fazendo assim.

Electric Effects

Handmaker
Isso mesmo, a ideia é essa.
É importante ao menos um pedal no set conter esse sistema de proteção.

gfr

Colaborador
Mais uma opção:

http://circuitsalad.com/2012/09/04/using-a-pmos-fet-as-a-reverse-polarity-protection/

Segundo o autor a queda é de poucos mV, dependendo do mosfet usado.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer