Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 06:24:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Echo Yathos/Handmades - PT2399  (Lida 41653 vezes)
designermx2
Visitante
« : 22 de Maio de 2012, as 09:23:29 »

Pessoal, bom dia a todos.

Depois de muito procurar, muito ralar e muita ajuda (que darei os devidos créditos aqui), finalmente o site Handmades possui um projeto de reverb simples e barato de fazer.
A muito venho acompanhando os tópicos sobre o assunto e sempre ficamos com os layouts da Tonepad e outros.

Primeiro gostaria de agradecer ao GrAmorin que solucionou os enigmas de algumas das instabilidades que aconteciam nesse projeto e também ao Plautz, que fez um magnífico trabalho juntando tudo que foi feito (entreguei o material em partes) em dois projetos num só arquivo.

Só o Plautz sabe a quantidade de palavrões (de felicidade, claro) que disse a ele agradecendo o belíssimo trabalho feito por ele.

O projeto foi feito usando peças simples como o ci de echo PT2399, muito usado em delays como o Rebote.

O teste foi feito com placas separadas (buffers, modificações, etc) estão montados e em uso comigo. Tenho até demos se quiserem que eu coloque aqui, mas tudo junto ainda não montei por falta de caixas tamanho BB.

O som ficou bacana e amigos meus querem que eu monte uns para eles.

Agora deixa eu parar de "falação" e deixar o layout com vocês:

http://www.4shared.com/office/kxYX_9xk/Reverb_2399.html
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, as 08:20:22 por designermx2 » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #1 : 22 de Maio de 2012, as 09:29:13 »

Samples são muito bem vindos.  Legal!
Registrado
jboufelli
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 403

Obrigado
-Dado: 4
-Recebido: 12



« Responder #2 : 22 de Maio de 2012, as 09:31:34 »

Muito Bom o Projeto ........ vou tentar fazer um Layout para Hamond 1590B ..... muito bem elaborado o projeto....... Parabéns a todos os envolvidos no projeto
Registrado

yahooooooo 2a Estrelinha ....hahahaha rumo a 5a
designermx2
Visitante
« Responder #3 : 22 de Maio de 2012, as 10:49:40 »

jvoufelli, muito obrigado pelas palavras em nome de todos. Se terminar um projeto para a 1590B e quiser compartilhar,estaremos felizes em ajudar, assim teremos duas opções de layout para pedal.

Obrigado a todos. Estarei subindo o sample assim que possível.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 22 de Maio de 2012, as 10:55:09 »

Saudações,

Que tipo de reverb você conseguiu extrair desse projeto? Room, hall?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #5 : 22 de Maio de 2012, as 11:23:48 »

Ele varia de um room , garage, church,cathedral, diria até um cave (caverna),onde no final vira até um leve delay (leve mesmo).

Os efeitos foram comparados com os do Reverb machine da behringer , mas não tem todos os recursos do da Behringer. Ele simula os mais comuns mesmo.


Sample temporário (até eu resolver um problema aqui para subir ao 4shared). http://www.yathos.com.br/temp/Reverb_pt2399/Reverb_5-14_Delay+Reverb_5-15.mp3 

Comecei sem acionar o efeito e até os 5:14 é apenas reverb. Na parte (inicial) o mixer estava para o lado esquerdo, dando um retardo para começar a fazer o eco e um som menos agudo) Depois coloquei para o meio e depois para a esquerda (som muito alto e distorceu um pouco).

Do 5:15 em diante, foi acionado o rebote delay 2.5 com algumas modificações que fiz. Não está fazendo pops. A toda hora clico e retiro o clique do pedal e não aparecem (de forma notável).

Perdoem o toque mal executado, mas na gravação cortei os dedos com um serviço que fui fazer e alguns cortes inflamaram (doiam na hora de apertar a corda).

-----
Mas claro que não sou nenhum profissional , mas também não erro tanto quanto está ai... _
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 11:36:25 por designermx2 » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 22 de Maio de 2012, as 11:40:12 »

Não sei se foi a reprodução aqui, mas ao longo de toda a amostra só ouvi exemplos de delays. Primeiro bem próximos, com tempo de atraso bem pequeno, depois mais longos um pouco e bem mais adiante delays longos. Não notei reverber...

-----
Uma dica para demonstrar um som de reverber é usar muting, tocar notas bem destacadas abafadas com a parte lateral da mão direita (no caso de destros, claro...rs), bem percussivas mesmo. E deixar o som "molhado" bem alto.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 11:43:24 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
designermx2
Visitante
« Responder #7 : 22 de Maio de 2012, as 11:47:06 »

Blza, vou regravar sim. Mas toda reverberação não deixa de ser um echo (delay) de forma rápida. As configurações que fiz foram bem exageradinhas, mas vou tentar deixar perto do que é o reverb. Do jeito que está ai fica como o cathedral (antigas digitechs tinham) e cave (no da behringer) mas vou tocar um novo sample mais elaborado com abafamento.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 22 de Maio de 2012, as 11:51:00 »

Saudações,

Concordo com o que o Alex falou, está mais para um echo mas de qualquer forma o timbre é muito bonito. Montarei um assim que puder. Acho que você poderia deixar o sample dessa ou das duas formas. Fica mais fácil de acessar. Acredito que nem todos tem acesso ao 4shared do local de trabalho.

Abraço
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 11:52:36 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
designermx2
Visitante
« Responder #9 : 22 de Maio de 2012, as 11:57:14 »

Blza, sem bronca. Na próxima gravação vou reduzir o time. Ele que dá essa impressão de delay. Mas mesmo assim obrigado a todos pela contribuição.

Estou estudando para alterar ele ainda em uma segunda versão e colocar o efeito space do Reverb Machine (gosto muito dele). Assim que conseguir, já coloco um novo layout. Vou ver se consigo gravar ainda hoje.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 13:56:15 por designermx2 » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 22 de Maio de 2012, as 12:29:04 »

Um reverber não é um eco definido. É uma sucessão de ecos de tempos quebrados um em relação ao outro que se somam, chocando-se um com o outro e criando uma densidade e difusão em que fica impossível distinguir os ecos distintamente. Por isso é tão difícil de se reproduzir sem um DSP. Há alguns projetos em que se utilizam BBD's com mais de um tap, como já foi demonstrado em outro tópico, assim pode-se obter algo mais difuso e parecido com um reverber de verdade ou uma boa simulação.

Novamente vejo que é mais um projeto que tenta tirar água de pedra, e pelo custo/benefício achei muito bacana o resultado. Mas está muito distante de um simulador de reverber realmente. Mesmo os mais fuleirinhos da Behringer que usam DSP fazem algo mais perto de uma boa simulação. De qualquer forma é um projeto testado, com bom timbre (de eco, mesmo que curtinho...rs), pode dar uma boa ambiência e se agradar, tem mais é que construir e usar!

Parabéns!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #11 : 22 de Maio de 2012, as 12:31:30 »

Victor o Alex falou que o som está mais para delay do que para reverb.

Basicamente falando o delay tem uma rate ajustavel, que pode ser regulada, já as rates do echo são calculadas baseadas nas leis da reverberação e são fixas.

O delay clássico soa como uma repetição do que você tocou, essa repetição pode ser mais lenta ou rápida, longa ou curta, leve ou profunda.

O reverb soa como um eco, como pessoas gritando em uma sala grande vazia, basicamente você regula o tamanho da sala e a altura do grito dentro da sala.

A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginarias do efeito.



Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=IJ6kzw3x510
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 12:35:56 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #12 : 22 de Maio de 2012, as 12:55:42 »

Saudações,

A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginárias do efeito.

Para mim isso era o echo. Valeu pelo toque.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
felixmeirelles
Visitante
« Responder #13 : 22 de Maio de 2012, as 13:05:43 »

Saudações,

A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginárias do efeito.

Para mim isso era o echo. Valeu pelo toque.

Abraço


Ué, mas é isso mesmo, echo = eco = reverb, são os efeitos da reverberação do som.

Esse efeito tem uma formula matemática especifica e bem complicada de simular.

Na verdade o que eu quis dizer é que o Alex inicialmente falou que o Yathos soou para ele como um delay, mas não como um reverb de fato.

Compartilho da opinião dele, em parte, inicialmente o efeito realmente lembra um reverb muito leve, um pouco fora de ritmo, mas conforme é adicionado mais efeito o delay realmente se sobressai e o efeito do eco se perde.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 13:09:03 por felixmeirelles » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #14 : 22 de Maio de 2012, as 13:12:24 »

Saudações,

Agora bagunçou tudo  Cheesy. O echo não seria por exemplo, você estar no topo de uma montanha e dar um grito e escutar pouco tempo depois a "repetição" da sua voz? Achei que tivesse confundido isso com delay.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas:  [1] 2 3 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.041 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal