Echo Yathos/Handmades - PT2399

Started by designermx2, 22 de May de 2012, as 09:23:29

Previous topic - Next topic

designermx2

Guest
Pessoal, bom dia a todos.

Depois de muito procurar, muito ralar e muita ajuda (que darei os devidos créditos aqui), finalmente o site Handmades possui um projeto de reverb simples e barato de fazer.
A muito venho acompanhando os tópicos sobre o assunto e sempre ficamos com os layouts da Tonepad e outros.

Primeiro gostaria de agradecer ao GrAmorin que solucionou os enigmas de algumas das instabilidades que aconteciam nesse projeto e também ao Plautz, que fez um magnífico trabalho juntando tudo que foi feito (entreguei o material em partes) em dois projetos num só arquivo.

Só o Plautz sabe a quantidade de palavrões (de felicidade, claro) que disse a ele agradecendo o belíssimo trabalho feito por ele.

O projeto foi feito usando peças simples como o ci de echo PT2399, muito usado em delays como o Rebote.

O teste foi feito com placas separadas (buffers, modificações, etc) estão montados e em uso comigo. Tenho até demos se quiserem que eu coloque aqui, mas tudo junto ainda não montei por falta de caixas tamanho BB.

O som ficou bacana e amigos meus querem que eu monte uns para eles.

Agora deixa eu parar de "falação" e deixar o layout com vocês:

http://www.4shared.com/office/kxYX_9xk/Reverb_2399.html

Marcos Câmara

*
Iniciante
Mateus 11:28
Samples são muito bem vindos.  :tup

jboufelli

Guest
Muito Bom o Projeto ........ vou tentar fazer um Layout para Hamond 1590B ..... muito bem elaborado o projeto....... Parabéns a todos os envolvidos no projeto

designermx2

Guest
jvoufelli, muito obrigado pelas palavras em nome de todos. Se terminar um projeto para a 1590B e quiser compartilhar,estaremos felizes em ajudar, assim teremos duas opções de layout para pedal.

Obrigado a todos. Estarei subindo o sample assim que possível.

Victor Nery

Handmaker
There‘s no religion higher than truth
Saudações,

Que tipo de reverb você conseguiu extrair desse projeto? Room, hall?

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"

designermx2

Guest
Ele varia de um room , garage, church,cathedral, diria até um cave (caverna),onde no final vira até um leve delay (leve mesmo).

Os efeitos foram comparados com os do Reverb machine da behringer , mas não tem todos os recursos do da Behringer. Ele simula os mais comuns mesmo.

Sample temporário (até eu resolver um problema aqui para subir ao 4shared). http://www.yathos.com.br/temp/Reverb_pt2399/Reverb_5-14_Delay+Reverb_5-15.mp3 

Comecei sem acionar o efeito e até os 5:14 é apenas reverb. Na parte (inicial) o mixer estava para o lado esquerdo, dando um retardo para começar a fazer o eco e um som menos agudo) Depois coloquei para o meio e depois para a esquerda (som muito alto e distorceu um pouco).

Do 5:15 em diante, foi acionado o rebote delay 2.5 com algumas modificações que fiz. Não está fazendo pops. A toda hora clico e retiro o clique do pedal e não aparecem (de forma notável).

Perdoem o toque mal executado, mas na gravação cortei os dedos com um serviço que fui fazer e alguns cortes inflamaram (doiam na hora de apertar a corda).

-----

Mas claro que não sou nenhum profissional , mas também não erro tanto quanto está ai... _

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Não sei se foi a reprodução aqui, mas ao longo de toda a amostra só ouvi exemplos de delays. Primeiro bem próximos, com tempo de atraso bem pequeno, depois mais longos um pouco e bem mais adiante delays longos. Não notei reverber...

-----

Uma dica para demonstrar um som de reverber é usar muting, tocar notas bem destacadas abafadas com a parte lateral da mão direita (no caso de destros, claro...rs), bem percussivas mesmo. E deixar o som "molhado" bem alto.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

designermx2

Guest
Blza, vou regravar sim. Mas toda reverberação não deixa de ser um echo (delay) de forma rápida. As configurações que fiz foram bem exageradinhas, mas vou tentar deixar perto do que é o reverb. Do jeito que está ai fica como o cathedral (antigas digitechs tinham) e cave (no da behringer) mas vou tocar um novo sample mais elaborado com abafamento.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Concordo com o que o Alex falou, está mais para um echo mas de qualquer forma o timbre é muito bonito. Montarei um assim que puder. Acho que você poderia deixar o sample dessa ou das duas formas. Fica mais fácil de acessar. Acredito que nem todos tem acesso ao 4shared do local de trabalho.

Abraço

designermx2

Guest
Blza, sem bronca. Na próxima gravação vou reduzir o time. Ele que dá essa impressão de delay. Mas mesmo assim obrigado a todos pela contribuição.

Estou estudando para alterar ele ainda em uma segunda versão e colocar o efeito space do Reverb Machine (gosto muito dele). Assim que conseguir, já coloco um novo layout. Vou ver se consigo gravar ainda hoje.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Um reverber não é um eco definido. É uma sucessão de ecos de tempos quebrados um em relação ao outro que se somam, chocando-se um com o outro e criando uma densidade e difusão em que fica impossível distinguir os ecos distintamente. Por isso é tão difícil de se reproduzir sem um DSP. Há alguns projetos em que se utilizam BBD's com mais de um tap, como já foi demonstrado em outro tópico, assim pode-se obter algo mais difuso e parecido com um reverber de verdade ou uma boa simulação.

Novamente vejo que é mais um projeto que tenta tirar água de pedra, e pelo custo/benefício achei muito bacana o resultado. Mas está muito distante de um simulador de reverber realmente. Mesmo os mais fuleirinhos da Behringer que usam DSP fazem algo mais perto de uma boa simulação. De qualquer forma é um projeto testado, com bom timbre (de eco, mesmo que curtinho...rs), pode dar uma boa ambiência e se agradar, tem mais é que construir e usar!

Parabéns!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

felixmeirelles

Guest
Victor o Alex falou que o som está mais para delay do que para reverb.

Basicamente falando o delay tem uma rate ajustavel, que pode ser regulada, já as rates do echo são calculadas baseadas nas leis da reverberação e são fixas.

O delay clássico soa como uma repetição do que você tocou, essa repetição pode ser mais lenta ou rápida, longa ou curta, leve ou profunda.

O reverb soa como um eco, como pessoas gritando em uma sala grande vazia, basicamente você regula o tamanho da sala e a altura do grito dentro da sala.

A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginarias do efeito.

Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=IJ6kzw3x510

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Quote from: felixmeirelles on 22 de May de 2012, as 12:31:30A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginárias do efeito.

Para mim isso era o echo. Valeu pelo toque.

Abraço

felixmeirelles

Guest
Quote from: victor nery on 22 de May de 2012, as 12:55:42
Saudações,

Quote from: felixmeirelles on 22 de May de 2012, as 12:31:30A mistura que o Alex cita é o encontro do retorno dos sons depois de "refletirem" nas "paredes" imaginárias do efeito.

Para mim isso era o echo. Valeu pelo toque.

Abraço

Ué, mas é isso mesmo, echo = eco = reverb, são os efeitos da reverberação do som.

Esse efeito tem uma formula matemática especifica e bem complicada de simular.

Na verdade o que eu quis dizer é que o Alex inicialmente falou que o Yathos soou para ele como um delay, mas não como um reverb de fato.

Compartilho da opinião dele, em parte, inicialmente o efeito realmente lembra um reverb muito leve, um pouco fora de ritmo, mas conforme é adicionado mais efeito o delay realmente se sobressai e o efeito do eco se perde.

Victor Nery

Handmaker
Saudações,

Agora bagunçou tudo  :D. O echo não seria por exemplo, você estar no topo de uma montanha e dar um grito e escutar pouco tempo depois a "repetição" da sua voz? Achei que tivesse confundido isso com delay.

Abraço