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Autor Tópico: Echo Yathos/Handmades - PT2399  (Lida 47576 vezes)
felixmeirelles
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« Responder #15 : 22 de Maio de 2012, as 13:20:19 »

Dar um grito em um vale de montanhas ou gritar em uma sala vazia, o eco como eu falei depende do tamanho do ambiente, o som vai e volta, em mais ou menos tempo, já a reverberação ocorre quando o som inicial se mistura com o som "refletido".

No caso da montanha você teria que gritar por alguns segundos para "reverberar"

Veja:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Reverbera%C3%A7%C3%A3o


Já o delay é um atraso/repetição do que você tocou, não tem uma física especifica.

« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 13:26:25 por felixmeirelles » Registrado
designermx2
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« Responder #16 : 22 de Maio de 2012, as 13:20:49 »

Exato Felix. Por isso eu queria os potenciômetros com stopers. Assim teria as configurações pré definidas.
Victor, os dois se confundem muito. O que o Alex citou e Felix complementou, é que existe um delay sim, mas o que se percebe é o efeito de reverberação. Imagine como um delay com tempo de repetição quase nulo. Assim vc escuta uma sequência. Vou tentar explicar como funciona com texto:

A palavra Fala, ficaria "FAAaalAAaa". Imagine um salão sem os móveis. Você fala algo e soa um echo... mas sem espaço de repetição que era o objetivo de tirar os potenciômetros comuns e colocar o sistema de stopers. Mas isso pode ser colocado sim. Eu apenas não usei a configuração que vocês esperavam.

Vou gravar novamente e poderão perceber que dá para usar tranquilamente como um reverb. Leve, mas funcional. Seria leite de gato no lugar da vaca... Não de pedra, blza? Cool

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felixmeirelles
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« Responder #17 : 22 de Maio de 2012, as 13:32:29 »

Mas ao travarmos a configuração do delay para simular o efeito da reverberação esbarramos na questão do espaço fixo.

O tamanho da "sala" não vai poder ser regulado, uma vez que esse calculo é uma função complexa e chata, muito chata.

A melhor solução seria fazer alguns presets, tipo usando reles, com alguns tamanhos de "salas".
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 13:39:02 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #18 : 22 de Maio de 2012, as 13:42:24 »

Saudações,

Designermx2, no lugar do leite de gatO, prefiro comer a pedra sem leite  Cheesy.

Se utilizar um outro PT, não aumentará ainda mais essa sensação de reverb?

Abraço
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« Responder #19 : 22 de Maio de 2012, as 13:44:13 »

Mas ao travarmos a configuração do delay para simular o efeito da reverberação esbarramos na questão do espaço fixo.

O tamanho da "sala" não vai poder ser regulado, uma vez que esse calculo é uma função complexa e chata, muito chata.

A melhor solução seria fazer alguns presets, tipo usando reles, com alguns tamanhos de "salas".

Seria exatamente essa a opção. Iria colocar presets em cada sessão.

Bem, aqui em casa tem uma área muito grande que ontem na faxina foi tirado tudo de dentro da sala. Só ficou a televisão que é pregada na parede. O reverb foi configurado de acordo com os "ecos" que escutei aqui ontem, mas existem várias opções...

Fiz uma gravação rápida e não ajustei nada... nem nível, nem graves e agudos e médios e nem qualquer outra coisa.É apenas para terem noção.Mas como o Alex falou, é algo que não é um DSP. Não tem como simular 6 paredes (contando teto e chão), a menos que comecem a colocar em série/paralelo... ai a coisa muda. Com essa configuração ai, quando ligo o rebote junto, tenho a impressão de delay mais puxado... ele fica com mais profundidade, mas não gravei. Deixei bem seco.

Vou inclusive fazer uma alteração lá pela aceitação. Vai virar o nome Echoverb. Concordam?
http://www.4shared.com/mp3/Q8svHxWI/Echoverb.html


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« Responder #20 : 22 de Maio de 2012, as 13:48:03 »

Esse sample é o mesmo que o anterior, só alterando o nome ?
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« Responder #21 : 22 de Maio de 2012, as 13:49:41 »

Quanto às pedras, prefiro coisa mais macia. Dentista por comer pedra é lasca. Nem que seja leite de ornitorrinco ou de baleia mansa... mula sem cabeça... qualquer coisa, menos pedra pura _

Você colocou algo quando eu tinha acabado de escrever. Em série dá essa impressão sim. Porém, comprei 9 pt2399 no ebay desde fevereiro e ainda não chegaram (e nem sei se vão chegar). Os correios fazem vergonha e deveria privatizar, mas isso é outro assunto.

Quando chegarem, poderei estudar mais algumas coisas e fazer uma versão 2.0.

Abraços.

-----
Esse sample é o mesmo que o anterior, só alterando o nome ?

Não... esse é um outro tentando evitar o delay. Deixando mais puxado para o que pode ser considerado Reverb.
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« Responder #22 : 22 de Maio de 2012, as 13:52:21 »

Garanto que a confusão não acontece só por aqui...rs Basta lembrar que as alavancas da Strato são vendidas como tendo um Tremolo Bar que na verdade são Vibrato Bars...

O Eco é à princípio um fenômeno acústico, uma repetição definida de um sinal original, acontece quando o som encontra uma superfície para refletir na direção oposta o sinal, obviamente com menos energia. Primeiro simulado com ecos de fita, onde se podia conseguir diferentes tempos de retardo (delay) gravando-se com uma cabeça e reproduzindo com outra. O tempo de delay era relativo ao espaço entre as cabeças de reprodução e gravação. Depois inserindo o sinal já atrasado na cabeça de gravação outra vez (realimentação - feedback) se consegue reproduzir novamente o sinal e conseguir várias repetições a partir de um único sinal. Depois vieram os BBDs e ficou fácil colocar o sistema de repetição em racks e pedais. Mais tarde vieram os sistemas de conversão digital e ficou ainda mais fácil manipular o sinal no ambiente digital.

A Reverberação é um fenômeno acústico mais complexo que o Eco, pois é composto de vários ecos com tempos de reverberação diferentes refletidos em várias superfícies ao mesmo tempo. É difícil distinguir cada um deles, cria-se normalmente uma massa sonora difusa e complexa. Em ambientes de dimensões muito amplas pode-se distinguir os primeiros ecos antes de se formar essa massa, esse primeiro momento menos difuso chama-se de Early Reflections. O tempo entre o sinal e o começo da resposta da reverberação chama-se comumente de PreDelay. O tempo que leva do começo da reverberação até voltar ao silêncio é o Decay. Esses são os parãmetros principais de um algoritmo de reverber, mas ainda há outros. Normalmente as frequências altas morrem antes das médias e baixas, isso define o tipo de ambiente, parede, etc segundo o amortecimento dessas frequências mais altas(Dump). Há densidade e difusão também em aparelhos mais sofisticados.

Como o tempo entre os ecos dentro do fenômeno da reverberação comum não tem uma relação matemática simples, fica impossível simulá-lo bem com apenas uma linha de retardo. Por isso existem alguns revérberes que usam um BBD com vários taps (várias linhas de retardo com tempos diferentes) ou mesmo um conjunto de linhas separadas como aquele circuito já apresentado aqui no fórum com um monte de PT2399. Mas o mais simples e eficiente hoje em dia é usar um DSP com bons algoritmos.

Se houver interesse, posso gravar um sample simulando esse efeito construído pelo nosso colega aqui e outro com um reverber digital para compará-los.

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Usar duas linhas de retardo com dois PT2399s já melhora, principalmente usando-os em paralelo, com tempos ligeira mente diferentes e com a realimentação cruzada. Mas certamente menos de 4 linhas ainda fica pouco difuso para um Hall ou Room de "responsa".
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 14:01:02 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #23 : 22 de Maio de 2012, as 13:55:48 »

Seria uma boa sim Alex. Seria muito bem vindo. Até para aprimorar projetos futuros.
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« Responder #24 : 22 de Maio de 2012, as 13:56:30 »

Saudações,

Não me referi ao efeito, mas sim ao fato do leite ser de um gatO e não de uma gatA. Aí lasca... Cheesy

Lembro de ter visto algo a respeito nos fóruns gringos. Teoricamente, se pudermos ter paredes de distâncias diferentes, o efeito será mais pronunciado; não seria essa a ideia? Daí, se usarmos um PT, para realimentar o primeiro, será que isso funciona (Me refiro a colocar a saída do segundo na entrada do primeiro)?

Abraço

« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 14:02:39 por victor nery » Registrado

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« Responder #25 : 22 de Maio de 2012, as 14:42:20 »

Para não dar oscilação precisaria atenuar a saída do segundo para o primeiro e entrar no sistema em paralelo (seria necessário mixar), mas a idéia é válida, sendo que é mais fácil o primeiro ir para o segundo. Já que terá o "punch" inicial, depois acertaria a parede e ai teria o retorno(que seria o segundo), sendo esse com controle de ganho para distanciar ou aproximar o efeito (atenuar de forma mais estável).

Lembrando que o efeito ficou com mais profundidade quando testei com um delay usando outro PT. Daí vem a tese de que vai funcionar. Coloquei com valor baixo e vi que estava ok.

Para usar assim a coisa mudaria completamente, visto que precisaria de um tl072 para adicionar ou um 074 e remover estes buffers com o j201.
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« Responder #26 : 22 de Maio de 2012, as 14:48:01 »

Em paralelo fica mais interessante e controlável, é assim que o tal reverber de seis PT2399 funciona. Cruzando-se os feedbacks de um com o outro a relação entre as duas linhas de retardo fica ainda mais complexa e menos discernível será o "ecozinho". Não entendi o que quis dizer com oscilação. Isso só ocorreria com feedback excessivo...

Ouvi seu novo sample e achei bem legal, mas ainda é apenas uma repetição bem rápida com bastante feedback... Mesmo assim parece bom para criar certa ambiência.
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« Responder #27 : 22 de Maio de 2012, as 15:13:35 »

Exatamente. Tirando de um e entrando no outro diretamente, haveriam configurações que dariam problema (apitos, zumbidos, etc...). Isso eu sei porque quando fiz dois delays com algumas mods (minhas por sinal), notei esse problema. Meu objetivo inicialmente era ter dois delays com opção de série e paralelo. Por estar precisando criar ambiência (melhor definição para o que eu queria até agora ) desfiz um para fazer este efeito. Já alterei o nome para echoverb, já que echo também é um tipo de reverb (o cave com grande feedback tem delays por exemplo).

Para tentar simplificar, "todo echo tem um pouco de reverb" (leia-se um pouco de reverberação), mas nem todo reverb tem echos (leia-se delays notáveis)... Não é a melhor definição mas acho que fica mais fácil para a galera entender.

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felixmeirelles
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« Responder #28 : 22 de Maio de 2012, as 15:25:42 »

O 6x PT2399 que o Alex falou postado pelo Marcus e testado pelo Fernando:
http://www.4shared.com/get/9b-pHpqX/Reverb_Digital_Project_PT2399.html

Bom ler de trás para frente:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1608.45
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, as 15:28:59 por felixmeirelles » Registrado
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« Responder #29 : 22 de Maio de 2012, as 15:30:17 »


O 6x PT2399 que o Alex falou postado pelo Marcus
http://www.4shared.com/get/9b-pHpqX/Reverb_Digital_Project_PT2399.html

Esse é lenha pra montar, se não me engano só o Fvob encarou.   Ui
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