Echo Yathos/Handmades - PT2399

Started by designermx2, 22 de May de 2012, as 09:23:29

Previous topic - Next topic

designermx2

Guest
Podem ser várias coisas, mas as mais comuns são:

- Componentes invertidos que deixam o som com ruído ou nulo
- Potenciômetros invertidos ou defeituosos
- Fios dos jacks errados(não entendi o porque você está ligando os jacks com fios vermelhos. Salvo engano, um lado desses jacks são negativos e o outro positivo. Quando encaixa, eles separam o o som sai. Quando tira o plug p10, eles  juntam novamente e o som fica 100% mudo.

- Resistores com valores muito altos. Um exemplo disso é se enganar com as cores e colocar 10M quando deveria ser 1M ou 100k , ou até menos. Isso faz o volume ficar muito alto, distorcido ou zerado (dependendo de onde venha o resistor).

-Pinagem dos transistores. Normalmente transistores equivalentes fazem com que você tenha apenas que girar, mas outras vezes vc precisa trocar as pernas. 123 do j201 pode ser o 312 de um outro e ao mesmo tempo 321 de um terceiro modelo alternativo. Olhe com calma essas coisas.

-Conecções invertidas. Muitas pessoas olham o layout e colocam errado potenciômetros ou até os plugs. No lugar de aumentar, diminui e a pessoa não percebe ou liga o in no out.

- Energia invertida. Pode ser que o negativo da fonte esteja invertido. Tente colocar uma fonte diferente para ver se funciona.

Como o esquema está correto e foi testado (montei apenas com placas separadas), é certo que funciona, mas precisamos nos ater aos detalhes para descobrir o porque isso está acontecendo.

Esses fios vermelhos estão soldados no pé de cada p10 fêmea? Se estiverem tente tirar e veja se o som aparece?

evil sense

*
Iniciante
Force & Honor
  1. viriunmetal@hotmail.com
Então...

Eu ia até comentar sobre os fios que estão nos jacks...

na verdade eu os coloquei porque eles tem "perninha" só de um lado e como tinha as ilhas lá resolvi colocar essas "proteses" hehe que são os fio vermelhos...será que está ai o problema??

Jaja estou indo p/ casa com o alicate na mão p/ corta-los e ver no que dá hehe espero seja só isso...mas vou  ficar ligado em tudo isso que me falou...

Mais uma vez agradeço pela ajuda....em breve posto os resultados!! :tup
Evil S.

designermx2

Guest
Corta os fios e utiliza então cola quente para prender o lado que não tem pernas. Nunca vi desse tipo de plug, mas... todo caso é um caso.

Veja como é a ligação do plug (vendo quem é o positivo e quem é o negativo) e coloca tudo em ordem.

Se o negativo fechar com a entrada ou com a saída (ou ambos) não haverá som algum, pelo contrário... será silêncio absoluto.

Verifica também os outros itens com calma.

Tive uma plaquinha aqui que deu zica e ficou dois meses de lado. Ontem resolvi mexer nela e funcionou de cara (na primeira vez que fui testar). era um pedacinho de solda topando onde não deveria e deixava o som mudo.

Observe que na entrada os fios de um lado são nulos. Não tem ligação com nada e nem precisa cortar os fios, mas os da saída... só poderá deixar os do meio.

Mas mesmo assim... mesmo cortando, se a ligação estiver para o lado contrário não vai funcionar. A entrada, os pinos tem que ficar soldados na parte de baixo já a saída para a de cima. Veja tudo isso com calma. Você vai gostar do efeito quando tudo ficar pronto.

Se houverem ruídos quando testar, é a carcaça. Coloque numa caixa de metal e veja o som como fica bem bacana.

Abraços.

Essas coisas acontecem. Basta relaxar primeiro e depois revisar coisa por coisa.

Abraços.

evil sense

*
Iniciante
Force & Honor
  1. viriunmetal@hotmail.com
E ai designermx2 beleza?

Cheguei em casa agora pouco e cá estou numa briga com esse pedal hehe...mas já obtiveum progresso: cortei os fios vermelhos do jack e voi lá...saiu som...porém nada de efeito ainda...notei também que ao mover os pots (mix e o feed) o volume do som aumenta ou diminui de acordo com o movimento do pot...

Poderá ser então o PT??  Inverti os FETs e nada de som...voltei no lugar e o som voltou... os componentes também chequei um por um e estão Ok...o que mais posso eliminar:? ;D

-----

designermx2,

Em tempo...gostaria de lhe agradecer MUIITTOO pela força!!!

Falei do PT e logo na sequencia troquei por outro que tinha aqui e adivinha? A BAGAÇCA FUNCIONOU MAN!!! heheh (hdbngr (hdbngr (hdbngr

baita QUE PT ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ (desculpem o palavrão, mas a emoção é grande!!!)
Curti demais o som dele é é exatamente o que faltava pros meus solos!!!!
mais uma vez brother muitissimo obrigado pela paciencia e atenção!

e, sem querer abusar (hehe >d) e já abusando...tenho sobrando de um foot velho aqui uma botão de 2 polos aqui e queria saber se rola de usar p/ ligar e desligar o efeito e se panz colocar uma led de 3mm...será que rola::?? (brav) (brav) (brav)
Evil S.

andrefreitas

Colaborador
  1. andrefreeitas@hotmail.com
se for a chave que eu estou pensando, você pode usar com algum chaveamento eletrônico, o Adiel postou, com integrado, copiaram o da Boss, tem com Relé também... são várias opções... fica algumas:
.
Relé http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=951.0
Boss http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=552.0

designermx2

Guest
evil sense , que bom que você gostou. Este é o espírito do forum. Não adiantaria nada para mim ficar com isso aqui guardado e funcionando. Aprendi com Eduardo isso! Conhecimento bom é conhecimento multiplicado (era algo mais ou menos assim). _

Quando você colocou a foto, vi os fios vermelhos e imaginei que estava com alguma coisa errada. Quanto ao pt, ele pode ter queimado mesmo. O ideal é depois testar ele com calma. Quando for manusear estes Ci's toma um certo cuidado ... eu geralmente faço:

Fico de pés descalços e descarrego a mão nas paredes e peças metálicas. Não calço a sandalha (não sei se é lenda, mas um amigo meu que conserta notebook disse que nunca perdeu um ci sequer e nem luva usa).

Por desencargo de consciência, coloco luva de borracha (aquelas dos dentistas e enfermeiros) e com calma pego o ci e coloco no lugar. Quando não estou com luvas ou saco para colocar, apenas uso uma pinça e coloco-o no lugar com cuidado e observando as perninhas.

Quanto a chave, gostei muito do que o Andréfreitas colocou. Estava precisando de algo do tipo e agora ficou ótimo!

Vou adicionar isso nos próximos projetos agora. Odeio pops.

Depois coloca o som aqui para a galera ouvir com essa nova montagem. A minha foi feito com módulos (buffers separados da placa) total do projeto: 3 placas independentes.

Teoricamente o resultado é o mesmo, mas queria ver como ficava.

Abraços.

-----

Mais alguém está montando?

Só umas sugestões:

Capacitores de poliéster, ok? Nada de cerâmico. Os pedais são bem sensíveis a ruídos e os capacitores cerâmicos causam muito ruído.
Usem caixas de metal ou as plásticas com blindagem interna.
Não usem spray para blindar. No mínimo papel alumínio.

Electric Effects

Handmaker
Galera, queria saber se esse projeto do site consegue reproduzir esse tipo de som, logo no comecinho com esse efeito. Obrigado
http://www.youtube.com/watch?v=4KnUBu8SFk0

designermx2

Guest
Na introdução deste vídeo pude perceber apenas um spring reverb (reverb de mola) com um delay com um feedback curto e tempo igual ao do tempo da música.

Electric Effects

Handmaker
Será que com esse reverb e com um deep delay mad professor eu consigo pelo menos algo parecido com isso? Obrigado pela ajuda.

-----

Bem creio que esse reverb seja um razoavelmente fácil de se fazer, eu não conheço outros... se alguém souber um mais possível de ser feito e que dê a sonoridade do vídeo podem me indicar o link.  [beer]

designermx2

Guest
Não sei dizer. Um amigo comprou o meu e não tive tempo de fazer outro e não tenho como testar. Acredito que não terá como ficar igual. Você precisará de um projeto que use no mínimo 2 pt´s 2399 . Salvo engano, existe um aqui no site. Este fica mais próximo de uma câmara de echo.

Assim que terminar o projeto de minha CNC router (daqui a alguns vários meses) eu vou reprojetar ele para ser mais versátil. 

Abraços.

Electric Effects

Handmaker
Vou procurar aqui  :tup , se alguém souber do link desse reverb de pelo menos 2 pt2399 me passe o link por favor, obrigado.

-----

Achei, parece ser o Equinox.

Tiarlei Crist

Guest
Poderia ser também:
este,
ou
este.

Mas na verdade qualquer delay poderia te dar algo nesse sentido se você souber o que está fazendo.

Até mais.

-----

Que projeto de CNC router fala, designermx2?

designermx2

Guest
Como estou sem "Tempo" , leia-se dinheiro.... estou meio que criando o projeto adaptando o que posso.

Estou fazendo uma que poderei fazer as PCB´s e caixas de pedal, guitarras e outras coisas. Para quem não conhece, você pode colocar no google CNC 3 axis.

Pretendo profissionalizar meus pedais e principalmente... facilitar minha vida e meu bolso com as guitarras que sempre quis ter e não tenho grana para dar 5000 em apenas uma. _

erick rodrigues

**
Freqüente
Bem os resultados nesse projeto estão satisfatórios? ele age como uma reverb mesmo ou ainda tem aquele lance meio delay?