Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 08:02:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento usado nos pedais Zvex  (Lida 28998 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #30 : 25 de Maio de 2012, as 08:12:00 »

Saudações,

Boas notícias... a caneta acrilpen da acrilex, tem tinta à base d'água. O único detalhe é que ela mal risca (riscar ela risca, só não é visível dependendo da cor) por cima da tinta que usei (spray decor). Em outras palavras: Não funciona! Vou ver outras possibilidades que não exijam ser feitas com pincel pois já iria ficar grotesco eu desenhando com caneta; com pincel então o resultado não vai ser legal mas, se for o caso vou arriscar. Qual a tinta que posso passar por cima? Esmalte sintético? Se puder talvez até possa por o verniz PU por cima... seria uma boa.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #31 : 25 de Maio de 2012, as 09:25:28 »

Saudações,
Mas a questão esbarra justamente aí. O vendedor informou que não pode ser usado esse tipo de verniz por cima da tinta acrílica. Talvez por cima do verniz de uso geral... existe algum problema? Partindo do princípio que álcool mancha ele, acho difícil dar certo por o PU por cima...

Abraço

O alcool pode manchar, mas só se derramar muitas vezes, assim como nos carros, digo que é difícil manchar um verniz desses porque como eu disse, pintei as tampas do motor da minha moto com ele, e já caiu muita gasolina encima, lavo a moto com querosene e tudo mais e nada manchou ele.

Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #32 : 25 de Maio de 2012, as 11:13:44 »

Saudações,

Então; após fazer o teste com as canetas acrílicas ontem, vi que não dava certo. Vou tentar com esmalte sintético e volta a questão do verniz. Posso utilizar o 57051 que já comprei ou tenho que usar o PU? Ou tanto faz? Não pergunto em termos de qualidade mas sim se terei problema de algum deles dissolver a tinta.

Encontrei essas tintas para acabamento em metal (a base d'água também). Vocês acham que essa vai servir?

Abraço
« Última modificação: 25 de Maio de 2012, as 12:55:54 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #33 : 30 de Maio de 2012, as 20:23:13 »

Moçada, para pintar artisticamente (a mão, estilo "custom" da Zvex), a excelente opção é a tinta acrílica Vallejo, que se acha em algumas lojas de plastimodelismo, algumas vendem pela internet, como a Horiginal (com H mesmo) e a Model World.

São meio caras (importadas da Espanha), mas rendem muito, são solúveis em água, secam rápido, aderem bem (inclusive sobre o alumínio nu) e aceitam qualquer tipo de verniz spray por cima (ou mesmo PU, para quem for pintar com pistola). Podem ser aplicadas com pincel (recomendo que sejam macios, como os de pelo de marta) ou aerógrafo. Como elas tem uma infinidade de cores, o lance para economizar é comprar apenas cores básicas (preto, branco, vermelho, azul, amarelo), depois misturá-las para fazer cores diferentes.

Para tirar 10, o negócio é dar uma demão de fundo na caixinha de alumínio. O melhor para quem não tem pistola ou aerógrafo é o fundo em spray verde para metais da Colorgin, mas as tintas Alumen, da mesma marca, também quebram o galho.

Estou finalizando um clone do Wooly Mammoth usando os materiais comentados acima, assim que possível eu vou postar fotos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #34 : 30 de Maio de 2012, as 20:54:24 »

Finck, fiquei curioso para ver o rsultado.
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #35 : 30 de Maio de 2012, as 23:13:53 »

Tá ficando bonitinho...

Mais uns dois dias e eu acabo a pintura. O pedal em sí vai demorar um pouco mais...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #36 : 31 de Maio de 2012, as 08:33:05 »

Saudações,

Essas que você citou são tintas acrílicas certo? Testei tintas desse tipo:



Elas funcionam bem e depois de aplicado o verniz, elas não saem. Custam R$2,50 em média e rendem um bocado. Provavelmente não é a ideal; mas se dá bem com o verniz e a tinta. Falta testar o PU mas um amigo que faz artigos para bebês, me disse que usa essas tintas e passa o PU por cima sem problemas.

Quanto a base, estou usando uma branca da linha alumen e ela adere perfeitamente bem como outras tintas por cima dela; inclusive a acrilex que mencionei.

Abraço a todos
« Última modificação: 31 de Maio de 2012, as 08:36:40 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #37 : 31 de Maio de 2012, as 12:53:16 »

As Vallejo que eu citei são "acrílicas vinílicas", em relação à estas da Acrilex a diferença é que as primeiras secam muito rápido (segundos, se a camada não for muito grossa) e "grudam" melhor no momento da aplicação, inclusive sobre pintura brilhante.

Alguns tipos de acrílica se recusam a formar uma camada uniforme, e ficam se acumulando em gotas que nem quando a gente joga água sobre um pedaço plano de vidro (isso se chama Tensão Superficial, e a adição de um pouquinho de cera Brilho Fácil à tinta melhora o comportamento).

Também, para usar as acrílicas "genéricas", o ideal é que o fundo ("primmer") seja bem fosco, para tinta ancorar legal. Os sprays Alumen foscos servem bem a este propósito. O prata, em particular, é um dos melhores, porque fica meio "poroso" e sobre ele as acrílicas grudam que é uma beleza.

Fora isso, todas as acrílicas se comportam bem para pintura artesanal, e depois de bem secas resistem à qualquer tipo de verniz, mesmo que usem solventes fortes. Mas ainda existe o risco do fundo de pintura ser atacado se for incompatível com o verniz, então é sempre bom testar antes.

Para quem usa sprays da Colorgin, nunca use tintas da linha esmalte em baixo de tintas ou vernizes da linha uso geral ou automotiva. Já o inverso não tem problema. Os sprays luminosos também podem receber quaisquer vernizes, pois são acrílicos.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #38 : 31 de Maio de 2012, as 14:21:34 »

Saudações,

A linha esmalte a que você se refere é essa não é?



Quanto a essa daqui, que verniz usar (se é que é possível)?



Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #39 : 31 de Maio de 2012, as 22:30:27 »

A Esmalte é essa aí mesmo. Não é que sejam ruins, mas demoram para "secar". Ideal é 1 semana para ficar realmente bom, porque este tipo de tinta não apenas precisa secar (evaporação do solvente, que acontece em 2 ou 3 horas), ela tem que curar (é uma reação química entre os componentes da tinta e o ar) e não podem ser envernizadas. Por outro lado, o brilho é intenso, e depois de curadas elas ficam muito resistentes, inclusive à maioria dos solventes fracos (álcool, aguarraz, removedor para limpeza).

Eu nunca usei essa que brilha no escuro, mas veja se no rótulo se não tem indicação do verniz mais adequado (talvez nem seja aconselhado, é possível que o verniz mate o efeito da tinta). Se não falar nada e você quiser arriscar, veja a composição lá no finzinho dos textos do rótulo, se estiver escrito "resina acrílica" ela vai se comportar igual às "Uso Geral", então podes tentar o verniz Uso Geral ou o Verniz para Luminosas e Metálicas que não deve haver problemas de compatibilidade (mas ainda assim pode ser que o efeito "fosforecente" desapareça, só testando para saber). Mas se estiver escrito "resina alquídica e resina acrílica" ela é igual aos esmaltes, ou seja, não aplique verniz nenhum que vai dar problema.

E antes que alguém pergunte, não, eu não sou químico nem funcionário da Colorgin. É que eu faço modelismo há mais de 30 anos, então peguei bem as manhas dos materiais de pintura (aprendí do pior jeito, apanhando...).

Olha aí a foto do Wooly Mammoth "handmade" (desculpas pela qualidade, tirei com celular, depois eu ponho uma melhor). Espero que gostem!



Abraço

Finck
« Última modificação: 05 de Junho de 2012, as 22:29:16 por Finck » Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #40 : 24 de Junho de 2012, as 22:55:53 »

Saudações,

Huh? O seu ficou perfeito. Parece que foi usado caneta. Segue algumas fotos do meu que fiz com a tinta acrílica que mencionei.

http://www.4shared.com/photo/ue0Ep8oT/IMG093.html

http://www.4shared.com/photo/a_8yCEDq/IMG094.html

http://www.4shared.com/photo/Nj3henz6/IMG095.html

Espero chegar nesse resultado algum dia. Obrigado por compartilhar com a gente.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Bacelete
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 177

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 21



« Responder #41 : 25 de Junho de 2012, as 08:27:58 »

Ficou muito bom Victor, ta de parabens.
Queria ter capacidade de fazer isso só que sou meio aleijado pra desenhar.
Abraço
Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #42 : 25 de Junho de 2012, as 08:51:18 »

Ficou muito legal Victor Legal! Essa tinta é igual a que o Finck falou que não pode envernizar?
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #43 : 25 de Junho de 2012, as 09:57:23 »

Saudações,

Essa tinta é igual a que o Finck falou que não pode envernizar?

A tinta que utilizei foi a acrílica da acrilex. Como ela é a base d‘água, dá pra errar bastante pois ela sai facilmente com um pano molhado (fica um pouco ruim de tirar se secar porque tem que esfregar com um pouco mais de força, mas sai na boa). A tinta que o Fink usou dá um acabamento muito melhor, a que usei deixa com um aspecto um pouco grosseiro. Quanto ao verniz, utilizei o de uso geral da colorgin.

Abraço a todos
« Última modificação: 25 de Junho de 2012, as 09:59:09 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #44 : 17 de Outubro de 2012, as 20:40:02 »

Dá uma olhada nessa imagem:

ela está no site da Z-vex. Por sinal, são todas feitas à mão, com pincéis comuns de pintura artística.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
Páginas:  1 2 [3] 4 5 6   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal