Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 00:22:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acabamento craquelado  (Lida 9129 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 28 de Maio de 2012, as 09:08:46 »

Saudações,

Estava pesquisando na Net sobre artesanato e daí encontrei essa técnica que me chamou muita atenção. Fiz uns experimentos em casa com um pincel; passei a base e depois de 5 minutos, passei a tinta e depois de pronto, apliquei o verniz de uso geral 57051. O verniz assentou perfeitamente em cima da tinta mas como testei diretamente a base no alumínio, o craquelado descasca se puxá-lo. Ele se torna uma espécie de camada plástica bem fina. Daí me surge a pergunta: Aplicando o craquelado por cima da tinta e envernizando depois isso poderá ocorrer? Outra pergunta é como faço para obter aquele efeito tipo a guitarra do juninho afran? Vi um tópico aqui sobre como pintar a guitarra dessa forma. É o memso para os pedais?

Abraço
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, as 09:14:19 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #1 : 28 de Maio de 2012, as 09:51:18 »

Se vc pintar a caixa com uma tinta propria para aluminio a aderencia dela sera melhor. Apos a aplicaçao do verniz base para craquelado voce deve esperar 1 hora e so depois aplicar o craquelador. Quanto mais craquelador for aplicado criando uma camada grossa maior o tamanho do craquelado. Aguarde mais ou menos 30 minutos para a reaçao.Depois pode envernizar com verniz. 
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 28 de Maio de 2012, as 10:40:01 »

Saudações,

Pois é... na verdade apliquei numa barra de alumínio que tenho só para testar. Vi em algum lugar o uso de uma esponja para aplicação. Seria mais indicado que o pincel? O craquelado que consegui foi várias ranhuras finas. Tanto a base quanto a tinta foram aplicadas na mesma direção; aplicando em círculos ou em direções opostas dá um efeito diferente ou estraga o trabalho? Qual a vantagem de usar o verniz em vez da base? Ou fazem a mesma função?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #3 : 28 de Maio de 2012, as 10:58:33 »

Caro colega a direçao pode ser sempre a mesma(fica melhor). O uso do vernbuz base e obrigatorio, caso contrario pode nao haver reaçao(rachaduras). Eu dou aula de marcenaria e artezanato. Sempre usamos pincel para aplicar(acho mais pratico e limpo). Como eu disse a quantidade de material faz a diferença. Mais craquelador=maiores rachaduras. Lembre-se de aguardar uma hora de secagem do verniz base(caso contrario pode ficar poroso). Quando aplicar qualquer um dos dois produtos deixe descançar em superficie plana para nao escorrer. Caso tenha mais duvidas pode perguntar. Ate mais.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 28 de Maio de 2012, as 11:13:19 »

Saudações,

O verniz base seria esse? E encontrei também esse outro kit. Estou pintando minha caixa da seguinte forma: 1º passo uma base com uma tinta da série alumen (colorgin). 2º passo as demãos com as tintas  da linha decor da mesma marca. Minha ideia é aplicar nesse ponto, a base que postei no 1º post e depois a tinta craquelex. O último passo seria aplicar um verniz. Poderia ser o PU?

Encontrei essa imagem:



Como faço esse acabamento?

Abraço
« Última modificação: 28 de Maio de 2012, as 11:17:06 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 28 de Maio de 2012, as 11:41:10 »

O kit da acrilex é ótimo. ele vem com a base(que pode ser aplicada em cima da tinta da cor que voce quiser) e com o craquelador(da cor que voce escolher). Esta pintura que voce postou foi feita assim: aplicação de fundo(cor a sua escolha) desenho, aplicação de verniz base para craquelado e depois várias cores de craquelador para pintar o desenho.
Eu fiz um teste com craquelador incolor, aonde eu pigmentei o mesmo com anelina liquida.
O verniz base eu não tonalizei, apenas o craquelador. O resultado foi muito bom. Caso voce não encontre a cor de craquelado que voce quer voce pode usar o incolor pigmentado na cor que voce desejar.
Como pintamos muita madeira com esta tecnica eu indico o seguinte: pinte o fundo comm uma cor clara(branco, pele ou bege) e depois aplique a tecnica do craquele( de preferencia uma cor escura) ou voce pode inverter pinte o fundo mais escuro e capricha no craquele claro(exemplo fundo vermelho com craquele branco).
Nunca usei vernis PU para acabamento em craquele mas creio que deve dar certo.
Teste em algum material primeiro.
Boa sorte.
Qualquer coisa pergunte ok?
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 28 de Maio de 2012, as 11:47:15 »

Saudações,

Muito obrigado pela atenção. Vou tentar conseguir esse kit e postarei resultados assim que fizer os testes.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #7 : 28 de Maio de 2012, as 14:15:17 »

Estes kits são baratos e fáceis de encontrar. Geralmente papelaria de grande porte tem ou se preferir vá em alguma loja especializada em artesanato. Uma dica é o Armarinhos Fernandes.
Para aplicação use um pincel de cerdas macias.
Depois de tudo isso acho que até eu vou fazer um acabamento assim no meu A/B box.
Abraço e boa sorte
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 28 de Maio de 2012, as 15:19:09 »

Saudações,

Olhando aqui no site da condor, vi que eles vendem pincéis de acordo com o material a ser pintado. Comprei esse e mais dois da mesma cor:



Tem problema usá-los quando tentar fazer essa arte?

Quanto ao kit tem na mormaço aqui em Fortaleza. Falei em tentar conseguir pois meu tempo está muito mal organizado.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #9 : 21 de Junho de 2012, as 17:39:18 »

Não é só o material de que é feito o pincel que importa. O formato também.

Para fazer o craquelado com os "kits" Acrilex ou similar, o ideal é usar pincel chato e macio (pelo de marta é excelente, mas custa caríssimo; pelo de boi ou outros tipos macios quebram bem o galho e custam muito mais barato), com largura adequada ao tamanho da área (para uma caixinha de pedal, uma trincha de 1/2" a 1"  dá conta).

Se você usar pincel muito duro ou muito fino, ficarão marcas das pinceladas, e quando você estiver chegando ao final da área da pintura o começo já vai estar secando (e craquelando...). É bom que o pincel permita cobrir a área com o menor número possível de pinceladas, porque assim dá tempo da camada de tinta se "nivelar".

Pinceis fininhos são adequados para detalhes apenas (ou áreas bem pequenas). E o material do seu exemplo (Konex) é adequado para trabalhar com tintas mais "aguadas", o que não é o caso dos kits para craquelamento.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal